Acabou o tempo para negociações com Irã

Ministro de Assuntos Estratégicos, Yuval Steinitz

O Irã está a caminho de desenvolver uma bomba nuclear dentro de seis meses, e o tempo acabou para a realização de novas negociações, disse um ministro israelense nesta sexta-feira. O ministro de Assuntos Estratégicos, Yuval Steinitz, disse que o Irã ainda acredita que tem espaço para manobras nas negociações com as potências mundiais, e que a República Islâmica só vai encerrar suas atividades nucleares se enfrentar uma ameaça firme de ação militar dos EUA.

“Não há mais tempo para realizar negociações”, disse Steinitz, que é próximo ao premiê Benjamin Netanyahu, em entrevista ao jornal israelense Hayom, publicada nesta sexta-feira.

Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que Teerã esteja trabalhando em busca de construir armas nucleares, mas o Irã insiste que seu programa atômico tem apenas fins pacíficos.

Durante os quatro anos de negociações sobre o programa nuclear iraniano, nos quais sanções da ONU atingiram a economia do país, o Irã avançou em suas capacidades atômicas, segundo Steinitz. “Se os iranianos continuarem correndo, em mais meio ano eles terão a capacidade para uma bomba”, disse.

Israel tem minimizado a busca do novo presidente iraniano, Hassan Rouhani, de engajar-se com o Ocidente. Em entrevista a uma emissora de TV dos EUA, Rouhani inclusive afirmou que o Irã nunca vai desenvolver armas nucleares. Em resposta, o gabinete de Netanyahu disse na quinta-feira: “Ninguém deve ser enganado pelas palavras fraudulentas do presidente iraniano. Os iranianos estão girando na mídia para que as centrífugas possam continuar girando”.

REUTERS

 

Fonte: Terra

21 Comentários

  1. Eles tem sempre que estarem virando seus rabos para alguma parte.
    O recado ja foi dado : Acabou o unilateralismo.
    A insistencia nisso os levara ao inferno.
    Israel ja clama a muito tempo para ser destroçada ai depois posam de vitimas de novo.
    As mentiradas,intrigas,discordias e acusações sem prova não colam mais.

  2. Vai Salim nossa economia esta periquitante.Arrume uma guerrinha qualquer pra gente entrar numa cruzada contra os demonios em nome de Deus.
    Vão tomar é tantas bombas e misseis por dentro da cara que nem saberão de onde eles vem.
    Se não tomarem uns cogumelinhos cintilantes daqueles que ressuscitam ate profetas e fazem cumprir escrituras.

    • É verdade. A tal linha vermelha e de seis em seis meses…. então o Irã já deve ter umas cinco bombas….kkkkk.
      Se Cuba tivesse petróleo até Cuba estaria fazendo bomba…kkkk.
      Acho que a Venezuela está querendo fabricar bomba também….

  3. Israel está a pelo menos 5 ou 6 anos ameaçando de invadir o Irã.

    Nem me surpreende mais os discursos inflamados de seus dirigentes.

    Sds.

  4. Será o fim deste dramalhão méxicano?!?! Será q os intrépidos judeuss vão atacar os Persas sem à ajuda dos iankss, seus cães de guarda?!?! Veremos às consequências deste ato insano, realizado pelo tal bestaniaruh; ñ percam, os vivos, o fim desta novela maldita….Sds.

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Porque os israelitas juntos com os sauditas não fazem eles mesmo a parte mais nojenta ?
    .
    más para que fazê-la se há quem adorara fazer !
    .
    Essa guerra fria entre os aiatolás e os sultões sauditas mancomunados com os tamulistas do sião,já derramaram muito sangue inocentes naquela região,como fora na Líbia e agora na Síria.
    .
    O governo americano irá unir a fome com a vontade de comer,ou seja,os aras adoram jogo sujo e se são pagos para isso,ai eles vão fazer com muito prazer a sujeira para os hipócritas dos sauditas e os sionistas mascarados… 😉
    .
    A final para que a vacona e as suas americanalhices…. 😉

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Porque os israelitas juntos com os sauditas não fazem eles mesmo a parte mais nojenta ?
      .
      Más para que fazê-la, se há quem adora fazer a sujeira !
      .
      Essa guerra fria entre os aiatolás e os sultões sauditas mancomunados com os tamulistas do sião,já derramaram muito sangue inocentes naquela região,como fora na Líbia e agora na Síria.
      .
      O governo americano irá unir a fome com a vontade de comer,ou seja,os caras adoram jogar sujo e se são pagos para isso,ai é perguntar se porco adora lama.
      .
      Para fazer a sujeira que os hipócritas dos sauditas e os sionistas mascarados não tem coragem de fazer,o governo americano sendo pago com petrodólares,farar com muita maestria…coisa de profissional…..Rsrsrs 😉
      .
      A final para que a vacona dos americanófilos serve;as suas americanalhices são muito uteis para os dois governos mais párias daquela região…. 😉

      Responder

  6. Pessoal,

    A maior preocupação dos israelenses nesse caso é o tempo para uma ofensiva, que está se esgotando… É sabido que os iranianos reforçam suas instalações de pesquisa e que o país busca “blindar” seu espaço aéreo, saturando-o de armas anti-aéreas. Se o Irã conseguir isso, então um ataque por parte de Israel torna-se impossível, pois simplesmente não terão a quantidade de material necessária para ultrapassar essas defesas…

    Também não creio que os iranianos venham a ter urânio em grau armamento tão rapidamente, mas isso também não os impede de montar uma arma nuclear de baixo potencial…

    Vamos entender que o perigo não se constitui nos iranianos em si… Eles sabem que qualquer ataque a Israel seria prontamente retaliado, fosse como fosse. O maior perigo parte dos extremistas, que poderiam ter acesso a esse material e começar uma contenda maior, que poderia envolver todo o Oriente Médio.

    Por fim, repito o que já disse antes: armas nucleares no Irã não é bom nem para os iranianos… Tudo o que conseguirão com isso será um reforço da presença americana na região, com o possível deslocamento de armas nucleares americanas para garantir o equilíbrio do Oriente Médio, acarretando por tabela uma verdadeira corrida armamentista…

    • Excelente comentário amigo RR! As acéfalas tietes iranianas, os sedizentes antissionistas (lembrando que o antissionismo é o antissemitismo limpinho, branqueado) e os americanofóbicos não enxergam que uma bomba atômica iraniana apenas iria transformar a vida do país persa em um inferno. No dia que resolverem fazer uma bomba, ato contínuo os sauditas vão construir suntuosas instalações para que os EUA possam armazenar armas nucleares.

      • Amigo HMS_TIRELESS,

        Nem precisa de tanto… Navios armados com armas nucleares e SSBNs passarão a ser presença constante por aquelas águas… A cessão de alguma base de onde possam decolar aeronaves armadas com misseis nucleares também é possível em países como Catar e EAU…

  7. Por fim, repito o que já disse antes: armas nucleares no Irã não é bom nem para os iranianos… Tudo o que conseguirão com isso será um reforço da presença americana na região, com o possível deslocamento de armas nucleares americanas para garantir o equilíbrio do Oriente Médio, acarretando por tabela uma verdadeira corrida armamentista…=== Que equilíbrio? Td sabem q os judeuss tem armas nucleares…será equilibios qdo outra nação , pode até ser os Persas, terem seu arsenal atômico…Aliás, pq só os judeuss podem?Pq a tal IEA ñ toma às armas nucleares deles?.Sansões e td essas coisa?Sei ñ, acho q são coniventes.Sds.

    • giancarlos,

      Um Irã nuclear não visto como ameaça somente para Israel, mas por todos os países da Península Arábica… Em relação a eles, haveria sim grave desequilíbrio… O fato é que um Irã atômico colocaria todos os árabes em saia justa, e não somente os israelenses. Dessa forma, temendo o vizinho persa, os árabes também se veriam no direito de criar alguma dissuasão. E esse meio de dissuasão passa justamente pelos seus aliados americanos ( que também não creio que permitiriam um país árabe nuclear )…

  8. Sempre quando falam do Irã e Israel muitos de voces tem uma visão unilateral de Israel contar com o apoio dos Arautos da liberdade e esquecem-se que do outro lado tem Russia e China que unidas levam tudo de bandeja.
    Acordem para a realidade da vida os EUA estão mais preocupados com sua embriagada economia e o fato de terem de apertarem os proprios ovos torna-lhes impossivel manterem seu vasto imperio em caso de conflito generalisado.
    Se a Siria ja fez a Russia afirmar que a insistencia do unilateralismo levara a terceira guerra mundial toquem então no Irã que é estrategico a China e tem a proteção Russa.
    Armas atomicas e de destruição em massa podem cairem em mãos erradas não so sendo roubadas ou desviadas do Oriente Medio mas de muitos outros paises inclusive Europeus.
    Este é o unico argumento de Anglos-Sionistas para justificarem suas esquizofrenias.
    Israel não reconhece o TNP e não permite que sejam inspecionadas suas intalações e o que eles tem de melhor que o resto do mundo ?
    Acordem de seus filmes de faroeste THE END ja apareceu na tela e voces insistem em continuarem assistindo.

    • 1maluquinho,

      O apoio vai até onde alguém cometer a primeira sandice… Esteja certo que se o Irã atacar Israel, Russia e China ficarão com um pé atrás. Não que iriam se indispor com os iranianos, mas é certo que não moveriam um soldado por eles… E o mesmo, obviamente, vale para os americanos e europeus, que não estariam muito dispostos a lidar com alguma “caca” que Israel venha a fazer…

      Contudo, os israelenses são prudentes. Apenas atacam quando estão certos do que estão fazendo… E os iranianos também tem se mostrado muito hábeis em criar “subterfúgios” para lidar com essa situação…

      • Caro _RR_, por acaso vc vê alguma mudança de postura iraniana quanto ao programa nuclear ou quanto sua relação com o estado de Israel?

      • Caro Andre Bacha,

        Eu diria que ambos… Poderia tanto haver uma mudança nos planos nucleares iranianos quanto na relação dos mesmos com os israelenses…

        Quanto ao programa, creio que os líderes iranianos tem plena consciência de que conceber uma arma nuclear em seu território poderá ser o mesmo que estar abrindo a “caixa de Pandora”. Um extremista mais lunático e pronto… Assim sendo, muito provavelmente considerarão não levar o seu programa ao enriquecimento nível armamento de seu urânio… Num dado momento, podem até considerar barganhar uma relação mais harmoniosa em troca de sua desistência do programa; ou por puro medo de que a situação acima venha a acontecer…

        Na relação com Israel… Tal como o programa nuclear, fazer Israel de “inimigo” pode até ser “apelativo” em um primeiro momento, mas poderá gerar uma carga de atrição que dificilmente poderá ser sustentada a longo prazo. Existem diversos outros problemas com dissidências internas e com a vizinhança ( além das águas hostis do Golfo, infestadas de navios da USN ) com que se preocupar… Ou seja, manter Israel como inimigo somente representa muito mais pressão sobre um país que já é virtualmente isolado…

        E toda essa situação combinada gera ainda mais atrito com outros países do mundo, notadamente com EUA e Europa. E isso pode chegar a um nível que mesmo os Russos podem se estressar ( mais ou menos o que aconteceu com os chineses e os norte coreanos )…

        O pior mesmo seriam os extremistas que andam por aquelas bandas, e que poderiam terminar por destroçar quaisquer intenções de paz… E a liderança iraniana fica no fio da navalha, por assim dizer; tentando equilibrar-se entre uma condução mais competente na sua relação com os demais países e tentando manter os extremistas apaziguados…

        Por fim, digo que tudo isso é mera especulação minha… Pode evidentemente não ser assim, e os iranianos estejam realmente levando a sério o seu programa. Nesse caso, parece ser lógico prever que as relações com Israel fiquem mais instáveis…

        Mas uma coisa é certo nisso tudo… Não haverá constância nessa situação… Ela tenderá a mudar a partir do momento que uma decisão for tomada acerca do programa nuclear… Ambos ( o programa nuclear e as relações com Israel ) estão diretamente ligados.

      • _RR_ Porque Israel pode ter armas nucleares e outros paises não podem terem ?
        Se o Irã viesse a ter armas nucleares seria apenas como dissuasão e a meu ver seria equilibrio e não ameaça.
        Ameaça por ameaças qualquer arma ou artificio ortodoxo põe em risco vidas humanas.

      • Porque possui excelentes armas convencionais e mantém um grande e bem armado exército.

        Primeiro passo para quem deseja falar em criar armas nucleares.

        Se o Irã tivesse um grande sistema de defesa aéreo e capacidade de dar um troco significativo, Israel não ficava ameaçando.

      • Oh então esta explicado Israel se caga de medo do Irã não é e junto com Americanos implantam o terrorismo psicologico a Europa dizendo que Tamaras cintilantes cairão sobre suas cabeças.Franceses e Espanhois tem ejaculações bostéricas a noite quando dormem por isso.
        Sabe meu caro a melhor forma de se buscar resolver problemas é atravez do dialogo e busca de entendimento coisa que Israel nunca fez e sim sabotou todas as tentativas possiveis.
        A verdade que não é apenas uma paranoia ideologica mas uma boçalidade segregacional com embasamento teologico.
        Eu ja cansei de afirmar que toda a segregação existente hoje no mundo se fundamenta na lei antiga do Judaismo que proibia o povo de interagir com outros póvos e o Cristianismo Ocidental assimilou isso.
        Israel usa ou pensa que usa o mundo com enfabulações que não surtem mais efeitos.
        Um exemplo é o Brasil que apesar do tsunami deturpador protestante Anglo-Americano é o pais Ocidental mais anti-sionista do mundo.Jamais o povo Brasileiro endossara as segregações praticadas por Israel contra Arabes e Palestinos.Jamais o Brasil formara com lobos travestidos de ovelhas.
        Quem constituiu Israel juiz do mundo ?

Comentários não permitidos.