A-10 Thunderbold II e Boeing F-15C devem ser retirados de serviço na USAF

A United States Air Force (USAF, Força Aérea norte-americana) terá que retirar de serviço frotas inteiras de aeronaves de combate para atender se adequar as leis orçamentárias. Na lista, o jato de ataque Fairchild A-10 Thunderbold II remonta como um dos mais prováveis.

Segundo o General Mike Hostage, comandante do Comando de Combate Aéreo da USAF, a única forma da Força continuar atendendo as demandas operacionais é retirar de serviço as aeronaves que cumprem um único tipo de missão, preservando os jatos de multiemprego.

Ao retirar o A-10 de serviço, por exemplo, uma cadeia logística, de suporte, manutenção e treinamento também deixam de existir junto com a aeronave, reduzindo drasticamente os custos para a USAF e ampliando a operação de outros aviões de combate.

Os F-15C poderão ser mantidos, em menor quantidade, devido a falta de aeronaves de superioridade aérea na USAF, mesmo considerando os 184 F/A-22 Raptor em serviço. Os Lockheed Martin F-35 serão capazes de suprir a tarefa dos F-15C quando operarem em conjunto com o F/A-22.

A USAF também precisa olhar com mais atenção para os programas de modernização da sua frota, pois caso contrário poderá enfrentar no futuro desvantagens com os seus caças de 4ª geração com 45 anos de idade. Ainda segundo o General Hostage, seriam necessários 350 novos F/A-22 até 2030 se o programa do F-35 fosse cancelado.

O F-35 será capaz de substituir o A-10 em missões de apoio aéreo aproximado, entretanto o custo de operação comparado ao A-10 será ainda maior.

Fonte: C & R

7 Comentários

  1. MAL DAS PERNAS
    E se não introduzirem estrategia adequada comprometera todo o conjunto.
    Onde esta a capacidade de criação pois se fiarão em um projeto acabado que volta e meia apresenta problemas e um projeto novo que para leva-lo adiante necessitam que aliados invistam.
    Do outro lado tem a Russia com orçamento apertado mas criações multiplas e a China desenvolvndo com aplicações.
    Superioridade aerea a meu ver não teem mais e a maritima ainda em vantagem começa a ser ameaçada porque tambem tem grandes cortes.

  2. Impressionante como a USAF não “vai com a cara” do A-10, malgrado este seja uma aeronave única no mundo.

    Faz duas décadas pelo menos que eu ouço que ela quer aposentá-lo, sem sucesso, até hoje.

    • É so isso mesmo né Vader é apenas uma questão de preferencia né kkkkk Vader estou esperando a conclusão do que voce afirmava que ja estava fechado e o contrato seria assinado em um jantar na Casa Branca onde a Michele ira fazer um tease so de pantyhose.
      Eita a negona tem um rabão que é coisa de loko.

  3. O General não disse, mas serão substituidos por drones, menores, mais leves, mais baratos e com poder de fogo semelhante.

  4. Quanto ao F-15C, eu não me espantaria ( sabendo que há substitutos ). Mas no que diz respeito ao A-10, creio ser difícil que o aposentem antes da próxima década… Simplesmente não há outra aeronave igual no ocidente, seja agora ou projetada para o futuro…

Comentários não permitidos.