NOTAER – Pilotos de caça da FAB treinam combate além do horizonte

Jornal NOTAER

Doze pilotos de caça da Força Aérea Brasileira fora para a Suécia onde treinaram treinaram em simuladores táticas e técnicas do combate BVR, do inglês Beyond Visual Range, ou seja, além do alcance visual.

Os aviadores puderam participar simultaneamente durante uma semana. Também participaram do treinamento quatro controladores militares.

Leia esta e outras notícias no jornal da Força Aérea Brasileira, o NOTAER.

Fonte: Agência Força Aérea

Tags: BVR, Suécia, NOTAER, pilotos, treinamento, militar

25 Comentários

  1. sim, salvaria nossos tucanos EUA , manteria componentes americanos no caça. e continuaria nossas relações em defesa. sera se e uma boa ?.

  2. Gripen!! \o/ Uuuhhhhhuuuu!! Kkkkkkk

    Os FÊLA DA MÃE TEM DEZENAS DE INSTITUTOS EDUCACIONAIS E DE CIENCIA E TECNOLOGIA POR AQUI!!!

    ELES QUEREM UM BRASIL COM EDUCAÇÃO FORTE, POIS SABEM QUE UM BRASIL COM POVO SÁBIO SABERÁ ESCOLHER PELAS SUAS VIAS DE SANGUE!! E ACABARÁ CADA VEZ MAIS ALIADO DA SUÉCIA! EM TODOS OS ASPECTOS!!! =bb

    Ô povim pra amar o Brasil hein?… Temos mais a ver com a Suecia do que com os paisecos por estas bandas!… NOS FOI TIRADO A MAIS DE 100 ANOS ATRÁS A NOSSA IDENTIDADE!!

    O pessoal ta mais feliz nessa foto do que ao lado dos arrogantes americanos… e dos franceses soberbos!!…

  3. Logicamente voaram no Gripen, não no NG simplesmente esse não ecxiste, a Saab está investindo nisso, recentemente um grupo de políticos esteve na Suécia e fez uma “””perfeita avaliação técnica “”” do Gripen , não do NG esse não ecxiste.
    Inclusive um senador , o Agripinho, quer dizer o Senador Agripino deu seu parecer favoravelmente técnico da aeronave.

    http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/12257/Cacas-suecos-sao-melhor-opcao-para-o-Brasil–afirma-Agripino-/

    • É muito difícil esconder tecnologias enquanto se está fazendo!

      A FAB aprendeu isto depois do embargo do dispositivo do míssil anti-radiação(dos exemplos de que tenho conhecimento). Demorou MUUITO tempo pra criar um brazuca mas conseguiram!

      É possível fazer engenharia reversa nos f-18 e pegar uma coisa ou outra da tecnologia do f-18 ou do rafale… Mas seria muito mais rápido! Numa linha de produção com a coisa ainda no projeto!.. Eu preferiria tot do f-18. Mas isto nao existe, será somente alguns dispositivos.

      • X-tudo,

        Ao contrário do que possa parecer, fazer engenharia reversa pode se constituir em um verdadeiros martírio… Deve-se desmontar, descobrir como funciona, ganhar proficiência em cada dispositivo, e aí sim tentar replicar. E somente após algum tempo de experiência com o dispositivo replicado é que se parte para alguma coisa nova…

        E mesmo assim, ainda há o risco de não se conseguir uma réplica de fato, pois mesmo que se tenha compreensão acerca do funcionamento de cada componente, a utilidade do conhecimento estaria comprometida se os métodos de produção e/ou materiais não podem ser replicados…

        Em suma, poderia até ser mais proveitoso fazer por conta própria sistemas mais simples e evoluindo a partir do que já se tem… E o certo mesmo seria se associar a parceiros para se conceber o que se quer…

  4. Com a baixa dos mirage 2000 faltará vetor para treinamento a vera,já o F-5 ,pelo que eu saiba , não tem capacidade BVR.Imagino um AIM-120 no F-5 e dou risadas.

    • A FAB opera com 2 mísseis BVR, de médio alcance…
      Os F-5M com o Derby (israelense) e os Mirage 2000 com o Matra Super 530 (os M-2000 e Matra vão dar baixa agora em Dezembro).

  5. Pessoal…

    Entre outras coisas, os simuladores desse centro de treinamento são capazes de replicar as características de diversas aeronaves e joga-las em um ambiente virtual. Não precisaria necessariamente treinar com Gripen…

    Em suma, isso pode dizer muito; ou simplesmente nada…!

    De toda a forma, considero impressionante esse centro de treinamento… Algo assim, sem sombra de dúvidas, pouparia uma porrada de dinheiro que é gasto em treinos com aeronaves reais.

    • Já que o Brasil está atrasado na área mesmo o que o sr. acha da Embraer entrar nesse programa do caça stealth Boeing – Saab? Porque senão o Brasil já começará atrasado! E se for começar atrasado… que seja comprando uns de prateleira 4.0 4.5 e entrando num projeto mais avançado!… Como este que a Saab está entrando com a Boeing!… Dando até uma oportunidade subentendida ao Brasil!!!!

    • Vader,

      ninguém é contra nenhum avião do SHORT LIST , inclusive aquele que não ecxiste … basta o escolhido TOPAR , Aceitar, estar de acordo com , comungar , unir, estabelecer , favorecer etc etc etc … aquiilo que o Estado Brasil deseja e precisa , independente da forte opinião da gloriosa Embraer outra empresa.
      Questão de noção de conjunto :
      contem, está contido, pertence , união …

      http://www.brasilescola.com/matematica/definicao-conjunto.htm

      O que não vale é isso aqui … basta :

      http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8

      • Ai ai ai, o vídeo do Brigadeiro Venâncio de novo não…

        Já falei minha opinião meu caro: a FAB deveria mandar o youtube retirar do ar esse vídeo. Esse vídeo deveria ser PROIBIDO.

        Esse vídeo é a prova mais que cabal da nossa safadeza, da nossa sem-vergonhice atávica, de como ficamos o tempo todo tentando passar a perna nos estrangeiros, utilizando a tecnologia desenvolvida POR ELES a custo de bilhões de dólares e décadas e mais décadas de pesquisa científica aplicada, para fins não aprovados por eles, os DONOS da tecnologia.

        Esse vídeo é a prova mais que cabal de que o brasileiro é VAGABUNDO, porque quando “cortam nossas asinhas”, quando arrebentam com o nosso “jeitinho brasileiro”, quando não conseguimos “aplicar o golpe” “nusamericanu mau, feiu i bobu”, a gente vai lá e faz o dever de casa de forma surpreendentemente brilhante.

        Esse vídeo, além de tudo, é a prova mais que cabal de que precisamos mesmo viver tomando chute nos fundilhos das grandes potências do mundo para tomarmos tenência, tirarmos o rabo da cadeira, e aprendermos a jogar que nem gente grande. Como o mundo todo faz, aliás.

        Esse vídeo é a prova cabal de que o brasileiro não é burro, ao contrário: somos um dos povos mais criativos e inventivos do mundo.

        O que nos ferra é o nosso mau-caratismo mesmo.

        Já falei, aqui e em outros debates: esse vídeo deveria ser proibido…

      • Esse vídeo é a prova mais que cabal de que o brasileiro é VAGABUNDO, porque quando “cortam nossas asinhas”, quando arrebentam com o nosso “jeitinho brasileiro”, quando não conseguimos “aplicar o golpe” “nusamericanu mau, feiu i bobu”, a gente vai lá e faz o dever de casa de forma surpreendentemente brilhante.

        Fale por voce, que passa o dia na internet imitando a voz do lula…
        Eu trabalho e estudo

        Nunca tive papai coronel nem vovô general pra me dar tudo na mão

        então, se quiser taxar alguém de vagabundo, se olhe no espelho primeiro

        Doente

      • “Esse vídeo é a prova mais que cabal de que o brasileiro é VAGABUNDO, porque quando “cortam nossas asinhas”, quando arrebentam com o nosso “jeitinho brasileiro”, quando não conseguimos “aplicar o golpe” “nusamericanu mau, feiu i bobu”, a gente vai lá e faz o dever de casa de forma surpreendentemente brilhante.”

        .

        Fale por voce, que passa o dia na internet imitando a voz do lula…
        Eu trabalho e estudo

        Nunca tive papai coronel nem vovô general pra me dar tudo na mão

        então, se quiser taxar alguém de vagabundo, se olhe no espelho primeiro

        Doente

      • Parabéns ao brigadeiro Venâncio por ter coragem de falar a verdade e cuspir na testa das lagartixa adestradas que o objeto de adoração deles (os EUA) sao um pais sujo, sem ética e corrupto…..

        E quem liga para aquilo quem ex infante frustrado fala?

        Que moral temem ex infante frustrado para contestar um brigadeiro engenheiro?

        MORAL NENHUMA …. MORAL NENHUMA PRA DIZER O QUE DEVE SER PROIBIDO OU NAO…..

        FALA MAIS, VENÂNCIO

        O senhor deve ter muito mais a dizer

  6. O Brasil deve dar um fim ao fx 2

    Devemos começar um Fx 3 e comprar logo o PAK fa ……

    É um avião em desenvolvimento, de 5a geração…a EMBRAER poderia ajudar a desenvolver a sua eletrônica …

    Enfim…

    Pra mim a melhor opção é o Su 35 ou o PAK fa

Comentários não permitidos.