Snowden é indicado a prêmio de direitos humanos do Parlamento Europeu

O analista de inteligência americano Edward Snowden está na disputa por um prêmio de direitos humanos europeu que já teve como ganhadores Nelson Mandela e a líder de oposição de Myanmar Aung San Suu Kyi.

Snowden, que é procurado pelos EUA e está asilado na Rússia, é um dos sete nomes indicados por membros do Parlamento Europeu para o Prêmio Sakharov pela liberdade de pensamento. A indicação provavelmente vai desagradar a Washington, que quer julgá-lo por acusações de espionagem.

Snowden foi nomeado pelos Verdes no Parlamento Europeu, que disseram que ele prestou um “enorme serviço” pelos direitos humanos e aos cidadãos europeus por ter feito revelações sobre programas dos EUA para vigilância da Internet e de telefonemas.

“Edward Snowden arriscou sua liberdade para nos ajudar a nos protegermos e ele merece ser homenageado por ter lançado luz sobre sistemáticas infrações a liberdades civis feitas pelos serviços secretos dos EUA e da Europa”, disseram as líderes dos Verdes, Rebecca Harms e Dany Cohn-Bendit.

As revelações de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) monitora grandes quantidades de dados de email e telefonia tanto de norte-americanos como estrangeiros, assim como relatos de que Washington espionou países da União Euopeia, causaram indignação em capitais da Europa.

Os outros nomeados incluem Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que levou um tiro na cabeça do Taliban no ano passado por cobrar educação para meninas, e o ex-magnata do petróleo russo Mikhail Khodorkovsky, um crítico do presidente Vladimir Putin que foi condenado por lavagem de dinheiro, evasão fiscal e fraude. Os comitês do Parlamento Europeu votam em um lista final de três nomes em 30 de setembro. O vencedor será escolhido pelos líderes parlamentares em 10 de outubro.

REUTERS

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. por LUCENA.
    .
    .
    .

    Isso….vai lá receber o prêmio,cai no visgo,que os bonachões só estão te esperando;os amiguinhos dos tio Sam,estes te dão também um par de pulseiras prateados…. 🙂

  2. Por mais que eu concorde com a indicação, duvido muito que Snowden leve esta premiação. Seria uma segunda derrota diplomática norte-americana em trinta dias, o que não é pouca coisa. E o russo pode esquecer esquecer também.

  3. O imbecil doSnowden é apenas um bocó útil aos interesses dos inimigos dos EUA. Daqui mais um pouco ele vai descobrir a estupidez que cometeu ao pedir asilo na Rússia e voltará com o rabinho entre as pernas.

    • Interessante como aqueles que levantam a voz contra a policia do mundo nao prestam ou sao do mal

      Os EUA estao sempre certos…. Nunca erram,…. Estao sempre acima do bem e do mal

      Inetressante

      Esses beneficiários do bolsa banana viu……..

      Rita povo ridiculo

  4. Este viadinho traidor vai ser empalado brevemente, que leve 10anos mas ele tera´o desprazer de ver um viper fungar no seu cangote,sua bestialidade foi boa para os espionados mas,nao vai mudar em nada o mundo, os paises que praticam espionagem agora reforçarao seus sistemas de contra espionagem, china e russia ja devem estar sabatinando seus espioes para detectar alguma bicha com tendencia a salvadora da patria, suas revelaçoes so serviu para mostrar o obvio e demostrar que terceirizar areas de segurança nacional e´a maior furada !!!!!!!

  5. PARABÉNS SNOWDEN

    MARECE O PRÊMIO E TODOS OS LOUROS POR TER NOS MOSTRADO O QUE AQUELA GENTE DA TRILOGIA FAZ DA VIDA!

    por mais que as lagartixas adestradas com curso de piloto e os congêneres queiram desmerece-lo, é preciso reconhecer que o Snowden teve coragem e arrancou a mascara hipócrita da América do Norte

    Logicamente, os adestrados ja foram muito bem pagos pra descontrair a sua imagem na internet… Mas para mim o Snowden é quase um herói de guerra

    Interessante é que todos aqueles que tem coragem de desafiar os USA sao sempre do mal

    Ja repararam? As pessoas sao simplesmente obrigadas a idolatrar os EUA, caso contrario a turma da meia dúzia se encarrega logo de rebaixar e xingar aqueles que nao comungam da sua hóstia….

    As pessoas simplesmente nao tem o direto de ciriticar os EUA…. Por que se alguém ousa criticar os yankees os patéticos ja aparecem logo praticando anti jogo, chamando voce de vermelhuxos, petralha, tapado e por ai vai….

    Foi assim com o coitado do Assange e agora é assim com o Snowden…

    É claro que o Assange e o Snowden (que agora estao com a liberdade cerceada) estao errados…

    E o império esta sempre certo, né?

  6. Snowden: esse é um nome de respeito, o único x-9 em minha vida que tenho prazer de chamar de amigo, um amigo dos fracos e emergentes de terceiro mundo que são constantemente desrespeitados em sua soberania por um estado fascista e satânico que agride nações soberanamente constituídas quando isso lhe convém matando mulheres e crianças e destruindo famílias inteiras em nome da sua “PSEUDO LIBERDADE DE ARAQUE” “CHUPA ESTADOS DO TERROR DAS AMÉRICAS”.

Comentários não permitidos.