Nota oficial da Presidência da República: Presidente Dilma Rousseff não fará viagem de Estado a Washington

Priscilla Mendes

As práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais e incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos.”

Nota oficial da Presidência da República

Nota oficial

A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem, 16 de setembro, telefonema do presidente Barack Obama, dando continuidade ao encontro mantido em São Petersburgo, à margem do G-20, e aos contatos entre o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado e a assessora de Segurança Nacional Susan Rice.

O governo brasileiro tem presente a importância e a diversidade do relacionamento bilateral, fundado no respeito e na confiança mútua. Temos trabalhado conjuntamente para promover o crescimento econômico e fomentar a geração de emprego e renda. Nossas relações compreendem a cooperação em áreas tão diversas como ciência e tecnologia, educação, energia, comércio e finanças, envolvendo governos, empresas e cidadãos dos dois países.

As práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais, e incompatível com a convivência democrática entre países amigos.

Tendo em conta a proximidade da programada visita de Estado a Washington – e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação – não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriormente acordada.

Dessa forma, os dois presidentes decidiram adiar a visita de Estado, pois os resultados desta visita não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada.

O governo brasileiro confia em que, uma vez resolvida a questão de maneira adequada, a visita de Estado ocorra no mais breve prazo possível, impulsionando a construção de nossa parceria estratégica a patamares ainda mais altos.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Federativa do Brasil

A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a viagem de Estado que faria em outubro a Washington, nos Estados Unidos, segundo informou em nota nesta terça-feira (17) a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

De acordo com a nota, “os dois presidentes decidiram adiar a visita de Estado, pois os resultados desta visita não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada”.

A decisão foi motivada pelas denúncias de que a agência de segurança norte-americana, a NSA, espionou a presidente, seus assessores e também a Petrobras, segundo revelou o programa Fantástico.

As práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais e incompatível com a convivência democrática entre países amigos.”

Nota oficial da Presidência da República

“Tendo em conta proximidade da programada visita de Estado a Washington – e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação – não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriorimente acordada”, diz a nota.

Ainda de acordo com a secretaria, o governo brasileiro espera que a visita de Estado ocorra “no mais breve prazo possível”.

“O governo brasileiro confia em que, uma vez resolvida à questão de maneira adequada, a visita de Estado ocorra no mais breve prazo possível, impulsionando a construção de nossa parceria estratégica e patamares ainda mais altos”, diz o texto da nota.

Dilma chegaria no dia 23 de outubro à capital dos Estados Unidos para a visita de Estado. O único presidente brasileiro convidado para uma viagem nestes moldes foi Fernando Henrique Cardoso, em 1995.

A viagem de Estado está na mais alta categoria diplomática entre dois países e é realizada apenas duas vezes por ano pelos Estados Unidos. A visita inclui diversas pompas e cerimônias formais, como revista às tropas norte-americanas, visita às sedes dos três poderes e jantar de gala na Casa Branca oferecido pelo presidente Barack Obama.

Segundo informou o blog de Cristiana Lôbo, o governo avaliou que não há garantias de que novas denúncias de espionagem não vazarão. O receio da presidente, de acordo com o blog, é o constrangimento que uma nova denúncia provocaria no momento em que ela estivesse nos EUA.

 

Fonte: G1

 

23 Comentários

  1. Chora bananeira
    bananeira chora
    chora bananeira a Boing ja foi embora
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    AI TITIA GANHOU PONTO COMIGO UM BEIJINHO RESPEITOSO NO TOUCINHO DO SEU BIFINHO ROLE.

  2. Sera que foi decidido de comum acordo ou colocado assim para não arranhar imagens heim pois como esta colocado basta eles contarem estorinha convincente e voltam abrirem as perninhas né !
    Veremos se essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas resistira aos convincentes argumentos regados a dolares como de costume.
    Então minha Senhora os M2000 estão saindo e alem disso o Brasil necessita ter capacidade de construir proprios caças,o que voce fara heim ?
    Ate se escolher o Gripen NG Anglos armarão alguma.
    Porque não compra JF e assim se isenta de desagradar a todos ou tenha a coragem de decidir-se pelo que realmente capacitara a industria,a nação que é o desejado dos pilotos SUKHOIS.
    Dentro de sua visão de dizer que ate Cucamonga Federation é parceira estrategica do Brasil não é a Russia nos interesses gerais em ambito BRICS tambem parceira estrategica do Brasil ?
    Amiguinha Dilma sua cabeça sera pesada e medida ano que vem e se não tiver a coragem de tomar decisões impactantes vai de ralo heim…

  3. “países amigos”? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK to chorando de rir aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. “Guess who\’s not coming to dinner”
    ”Adivinhe quem NÃO vem para o jantar”
    Huffington Post, sobre o não da Dilma

  5. Se a gerentona fosse realmente uma estadista teria mantido a visita e, quando fosse conversar diretamente com Obama, teria mostrado todo o seu descontentamento. Mas não! Deixou-se aconselhar por um “núcleo duro”composto dois notórios bolcheviques de tendências fascistóides (Rui Falcão e Franklin Martins) e o nosso ex-presidente, que anseia pela oportunidade de vingar-se de Obama pelo fato do Presidente americano ter jogado aquele acordo nuclear fajuto no lixo. República bananeira é isso aí!

  6. Quem não é protagonista acaba sendo protagonizado!O protagonista dessa historia é o repórter americano radicado no Brasil, que recebendo os dados do americano exilado na russia constrangeu a nossa grande líder (fisicamente falando)!Corria o risco de passar vergonha ao lado do Obama!Essa senhora anda com marqueteiro a tiracolo, imaginem que transformações implicará ao Brasil e aos brasileiros esse governo, ou seja, nenhum!Se nem pra comprar 36 caças pra defesa do Brasil tem a ousadia, tão pouco pra coisas de maior envergadura!O futuro é turvo e como sempre depende do protagonismo do nosso povo, de todos os brasileiros, que continuarão a pagar altíssimos impostos pra sustentar esses parasitas, cada vez mais dispensáveis!

    • E o cagaço dos Americanos de quando a Dilma estar em Washington no meio do jantar sair mais um vazamento de informações contra os EUA heim ! kkkkkk
      Perdeu EUA kkkk

  7. O lado bom da espionagem é o seguinte :

    NINGUÉM ESTÁ ACIMA DO BEM OU DO MAL OU SE SENTIR INTOCÁVEL POIS ESTARÁ SENDO OBSERVADO.

    • Também acho que dada a fragilidade da segurança das informações mais

      finas está na hora de ESTATIZAR as grandes empresas que envolvem a

      Segurança Nacional :

      Embratel, Telebras, Embraer , Avibrás e qualquer outra empresa que possa

      sofrer um cheque mate sob qualquer pretexto estrangeiro no país.

      Economia aberta é uma coisa de perna aberta é outra.

      • Concordo, mas seria melhor apena ampliar o âmbito de atuação da Telebrás e criar concorrência publico-privada no setor de comunicações.

        Os governos, prefeituras e empresas estatais seriam obrigados a contratar com a Telebras.

        Os cidadãos e empresas privados ficariam livres para contratar o melhor serviço e preço.

        Uma concorrência parecida com a que existe no setor financeiro entre bancos públicos e privados.

  8. Prevaleceu a politicagem barata, como era de se esperar do governo da gerenta do PT. Aquela do Foro de São Paulo. Aquela que recebe ordens de Havana.

    Alguns fatos desse causo todo:

    1. Não há prova ou sequer evidência alguma de prejuízo ou ação danosa dos EUA ou suas empresas contra o Brasil, seus governantes ou suas empresas;

    2. A PeTralhada podre achou a desculpa que queria para engavetar mais uma vez o FX2. Que venha o JF-17 “Thunder”…

    3. A corja que nos governa joga para a torcida (público interno), mais uma vez, “peitando” o USA sem necessidade ou resultado prático algum pra mostrar “independência”;

    4. Os EUA não deixarão de interceptar as comunicações de outros países por conta do chilique da Boca-Torta, dado que para eles esta é uma questão de segurança nacional. Apenas irão melhorar seus controles para impedir vazamentos;

    5. O governo brasileiro HÁ MUITO TEMPO não apenas sabe como se beneficia da “espionagem” (?) do Tio Sam. Se o governo do PT quer uma internet “neutra”, que fabrique a sua. Porque a internet que usamos É americana e será SEMPRE monitorada por eles;

    6. O Brasil tem tudo a perder com o afastamento dos EUA, e nada a ganhar. Como disse um certo assessor do Presidente George Walker Bush, “sem os EUA o Brasil pode começar a se preparar para negociar com os pinguins da Antártica”.

    Torço e torço muito para que a administração americana perca a paciência e atire a porcaria ao ventilador contando a nós, reles brasileiros mortais, o que descobriu nessas escutas sobre o alto escalão do governo PeTralha.

    Mas sabendo que se trata do governante mais patético que já sentou-se na Casa Branca desde Jimmy Carter (no mínimo), provavelmente o cidadão apenas dará de ombros.

    Como disse alguém outro dia: comecem a estocar papel higiênico, senhores. Pois a Venezuela é aqui.

  9. Essa viagem não tinha importância alguma mesmo, mas o certo seria mandar um recado mais incisivo, ou seja tirar o caça dos EUA da concorrência do eterno FX2, Assim os EUA tomariam do próprio veneno, e de quebra mexeríamos na parte mais sensível deles ,o bolso !

  10. Calma Virgenzinhas escandalizadas diante do pupito a descabelarem as piriquitinhas,quando acharem que a poeira vai baixar virão novas revelações e o caldo entorna de novo kkkkkkkkkkkkk

  11. Os dementes de plantão acham que isso foi vantagem para o país… bando de tapados… isso foi IRRESPONSABILIDADE e DESCONSIDERAÇÃO com a nação brasileira… antes de ser petista ela é PresidentE do Brasil… mas isso os esquerdalhas não entendem porque são por demais imorais… também, filhos de chocadeiras… rsrsrsrsrrsrs….

Comentários não permitidos.