Vídeo: SU – 47 Berkut

berkut

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/14VwQaJ” standard=”http://www.youtube.com/v/eJOOKkiBo9w?fs=1″ vars=”ytid=eJOOKkiBo9w&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5802″ /]

Sukhoi Su-47 Berkut

10 Comentários

    • O enflechamento negativo aumenta a manobrabilidade consideravelmente. Porém é menos estável, o que não é problema hoje com o Fly-by-wire.

  1. Uma das mais fantasticas aeronaves já desenvolvidas.

    Nunca entendi o porque os russos não terem dado continuidade no projeto, devidamente bem desenvolvido, este sim seria um adversario a altura do raptor.

    • Problemas de tecnologia, em específico de materiais aeronáuticos. A asa de enflechamento negativo é genial, mas exige um material absurdamente resistente a toda a séria de forças que vão agir ali, que vão ser muito maiores do que numa de enflechamento positivo. E atualmente não existiria uma material suficientemente leve e resistente a pressão e torção com preço razoável para justificar produção em massa. Com a nanotecnologia, quem sabe, o projeto seja retomado. Mas nunca houve intenção dos russos de levar a frente, ele é apenas um demonstrador de tecnologia.

  2. Parece um Javali voador,lindo.
    Dizem que apesar das assas serem extranhas tem excelente manobrabilidade.Sera ?
    Sera que esta versão pode ser embarcada?

    • Sim, ele já é uma aeronave de pouso e decolagem em pistas curtas, as asas invertidas reduzem a velocidade de stall, mas ele precisaria ter adicionado um gancho e ter seus trens de pouso reforçados.

  3. por LUCENA.
    .
    .
    .

    Se analisar bem a geometria do SU-47,veremos uma pincelada da geometria dos caças de 5º geração.
    .
    Este caça deveria ser um conceito do que seria hoje,do Sukhoi PAK FA ( T-50 ),desde ali,provavelmente os projetistas pensaram em um projeto de 5° geração.

  4. Amigos,

    No que diz respeito a RCS, o Berkut estaria muito atrás do que é hoje o PAK FA ou Raptor… Foi, de fato, um estudo de configuração bastante interessante, mas não foi nada além disso. A rigor, se tivesse ido em frente, não seria muito melhor que uma aeronave de geração 4.5. Bem fizeram os russos, que souberam esperar e avançar para o PAK FA, já aproveitando os estudos realizados em experiencias passadas.

Comentários não permitidos.