Categories
Defesa Sistemas de Armas Tecnologia

J20 demonstra poder de manobra

J20-China-Air-Force
E.M.Pinto
Mesmo sem a motorização definitiva e sem os TVC, a  aeronave realiza um looping cerrado com aparente tranquilidade.
A supermanobrabildiade é um dos itens necessários para se considerar um caça de 5ªGeraçao.
A imagem a seguir foi postada no site China Defense Review

Está prevista a  incorporação no J 20 de sistemas de vetoração de empuxo, TVC que permitirão a  aeronave efetuar manobras ainda mais arrojadas.
Ao que parece, os chineses não estavam” brincando” quando disseram que o J20 seria um caça 5G.
Vídeo do primeiro voo do J 20
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/185DJ6u” standard=”http://www.youtube.com/v/SACsz41hlIs?fs=1″ vars=”ytid=SACsz41hlIs&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5894″ /]
Testes de manobras do J 20
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/185E8Wg” standard=”http://www.youtube.com/v/zbhCDmTGwno?fs=1″ vars=”ytid=zbhCDmTGwno&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9889″ /]
 

25 replies on “J20 demonstra poder de manobra”

Está prevista a incorporação no J 20 de sistemas de vetoração de empuxo, TVC que permitirão a aeronave efetuar manobras ainda mais arrojadas.
Ao que parece, os chineses não estavam” brincando” quando disseram que o J20 seria um caça 5G.==== E c certeza virá o de 6ºG….Azar q quem ficar na frente do voo do dragão..nipos, se cuidem.Quem viver verá.Sds.

1maluquinhosays:

O Chengdu J-20 é um caça intereçante pena não termos conhecimentos de suas reais caracteristicas e especificações.

Lucas Sennasays:

Pelo que se especula atualmente, é de que ele será mais para ataque ao solo e ataque naval do que superioridade aérea. Principalmente devido ao tamanho e formato de sua asa. Não significa no entanto que não possa engajar alvos aéreos, já que em combates aéreos modernos pouco importa o desempenho em si da aeronave e sim o dos eletrônicos.

Lucas Sennasays:

E dos armamentos obviamente.

1maluquinhosays:

Correto.
A China sabe que a superioridade America é a naval sendo esta arma o que lhe oferece perigo no Pacifico.
É erroneo pensarmos que a China agiganta-se para guerrear contra o mundo.Eles apenas cuidam de sua area de influencia e estão certos.
O mundo não proclamou ninguem como juiz do mundo e sim somos uma comunidade de nações onde todos devem ter voz e decidirem tudo pela vontade da maioria.

Ja desde 2008 circula nos bastidores dos meios de informação que o Brasil teria projetos secretos com Chineses inclusive na area naval.
Existem dentre nossas forças armadas uma parcela que tem aversão a uma aproximação com a Russia e prefere que nos aproximemos da China.
Quem ainda acha que o Paquistão é aliado dos EUA esta enganado.O Paquistão hoje é aliado militar da China e apenas joga o jogo com os EUA.
E quem pensa que a India é aliada dos EUA engana-se,eles são aliados militares da Russia e tambem apenos jogam o jogo com os EUA.
Tudo isso são apenas articulações geoestrategicas pois no fundo todos temem a China e seu leque e capacidade simplesmente desconhecido.

“E quem pensa que a India é aliada dos EUA engana-se,eles são aliados militares da Russia e tambem apenos jogam o jogo com os EUA”

Não vejo a índia como aliada militar da Rússia.

Desde a queda do embarago americano a índia tem comprado euipamentos americanos e Europeus em grandes quantidades. Como o c-17, P8, C-130, apache, chinook e Rafale.

E compram equipamento ocidental,naõ apenas para dar um lição à rússia, mas também pq os equipamentos russos perdem quase todas as concorrências que participam, mesmo com eles oferencendo suas tecnologias mais modernas além de transferência tecnológica.

Não acho que a índia seja aliado militar de nenhum dos dois, inclusive não acredito que os indianos iriam à guerra para apoiar os russos.Na vedade, cada vez mais os indianos passsam para o lado do ocidente.
E isso é só o começo.

luiz anselmo pias perlinsays:

Pena que nosso governo não envista em nossas forças armadas como os chineses tudo bem que eles copião mas um dia acabaram sendo copiados e tem mais o que faz um aluno na escola? ELE APRENDE COPIA E APERFEIÇOA E UM DIA CRIA OU COMO PREFERIREM INVENTA ALGO NOVO.parabens Chineses.

Considero muito estranho os produtos chineses sempre serem semelhantes(cópias fiéis) a outros já existentes. Isto o Snowden não diz! Né!!!… Também se dissesse não ia respirar por mais de 5 segundos!!..

1maluquinhosays:

X-TUDO tudo o que aparece na China onde o designer assemelha-se com algo Americano bostéricos correm para escandalizarem.
Voce acha que os EUA não espionam e copiam as coisas dos outros ?
A Russia é a maior vitima da espionagem e copia por parte de Americanos pois criam e não tem como desenvolverem por falta de verbas e o projeto acaba migrando para os EUA por roubo ou contrabando e é desenvolvido e aprimorado nos EUA e a Russia criadora acaba ficando pra traz.
Quantas coisas foram criadas aqui no Brasil e por falta de investimento e de interesse foram para os EUA sendo la patenteadas como produtos deles.
Quanto ao Snowden meu caro ele apenas é um ser humano indignado com as covardias de seu proprio pais.Ele apenas divulga fatos que ocorrem sem expor profundidades dos mesmos pois envolveriam muitas coisas inclusive colocando em perigo as vidas de milhões de pessoas.

Colega, entendo sua posição, mas desde que o mundo é mundo as armas são copiadas… sempre foi assim, sempre será assim…

Agora, que os caras ‘dão muito na cara’…. ahh, isto dão… é lógico que o projeto aí tem muito ctrl+c ctrl+v de um lugar que não vou dizer qual é! kkkk….

A China não assinou nenhum tratado internacional de proteção de marcas e patentes!! Como os demais países!!

E estimulam!! A CÓPIA!!

E os grupos economicos vítimas ficam QUIETOS!!

A China argumenta que ajuda na efetividade e aperfeiçoamento dos produtos alvos!!

E TODOS ENGOLEM ESTA!!

O Snowden tem que expor isto também!! Porque nada se encaixa!!

como uma economia de milhoes de cidadãos pode se basear no mercado pra espiões assim em larga escala??? SÓ PODE TER CONIVENCIA DE AMBOS OS LADOS!… @@

Lucas Sennasays:

Não é como se alguém pudesse fazer algo. Vai fazer o que, declarar guerra e tomar uma chuva de ICBMs nucleares na cara? Embargar o maior mercado consumidor em potencial do planeta? Não tem nada que ninguém possa fazer, e mesmo que houvesse, todos tem teto de vidro, então é prudente deixar pra lá.

Concordo sem tirar nem por!!!

“todos tem teto de vidro”

É por causa da teia que UNE todos. Aliás… UNE = UN-E. A China é o país com maior número de prédios da ONU!!!

Rafa_positronsays:

Olha… eu não duvido da capacidade criativa dos chineses

Mas eu olho pra esse caça e a impressão que eu tenho é que ele é muito “pesadão” …

sei la…. a sensação que eu tenho é que ele não é versatil…. apesar das manobras demonstradas

É diferente do PAK FA T 50 da Sukhoy…

quando eu olho o PAK FA, a sensação que eu tenho é que ele é um caça facil de manobrar…

e olhe que o PAK FA é maior que o F 22

Temos que reconhecer, os chineses estão trabalhando… certamente vão longe, muito longe…

Amigos…

Tudo em uma aeronave diz respeito ao seu propósito específico…

No caso do F-22, ele foi pensado para defender o espaço aéreo dos EUA de bombardeiros soviéticos, abatendo-os antes que esses chegassem as posições de lançamento de seus mísseis de cruzeiro. Também foi pensado para lidar com as possíveis escoltas e dominar o espaço aéreo onde atua. Por isso que a sua capacidade de ataque ao solo está sendo desenvolvida aos poucos… A prioridade do Raptor é interceptação.

O PAK FA foi, em princípio, pensado de acordo com os mesmos parâmetros americanos, mas, em teoria, deve defender uma aérea maior, cobrindo todo o arco norte da Russia e as rotas pelo Ártico. E vale lembrar que os russos, diferente dos americanos, não tem tantos aliados e nem mais bases aéreas que possam ser de grande proveito fora de seu território… Por tanto, o alcance e a autonomia devem ser estendidos o máximo que for possível. É, a grosso modo, o mesmo conceito do Flanker… Também é possível que, tal como a família Su-27, o T-50 também acabe dando origem a uma família de novas aeronaves ( basicamente tipos específicos para exportação, cobrindo um nicho que os americanos teoricamente não cobrem: um caça stealth de grande alcance )…

Já quanto ao J-20, parece ser óbvio que seu foco é ser multifuncional, mas com capacidade real de projeção de poder em territórios vizinhos… A ideia desse caça, ao que tudo indica, é ir ao longe, lançar armamento inteligente a distância segura, e retornar sem a necessidade de escolta; ou no mínimo, uma aeronave do mesmo tipo garantindo a proteção enquanto a atacante faz o serviço…

Por fim, resta saber o que há realmente por baixo dessa carapaça… Se houver uma aeronave chinesa, com motores chineses e sensores chineses, muito bem… Se for uma aeronave chinesa com motores russos e sistemas incompletos ou de origem russa… também serve… O fato dos motores e/ou aviônicos serem russos, não diminui a genialidade do projeto ou a empregabilidade do meio em si ( embora possa comprometer a autonomia chinesa em ultima instância ). Com ou sem componentes russos, o fato é que os chineses poderão colocar essa aeronave em operação talvez antes de 2020, haja visto o progresso que já fizeram. Quanto a desempenho, os chineses aprenderam com a escola russa; isto é, eles não procuram o “grito da moda”. Apenas se preocupam com o que é bom o bastante…

Só doido pra acreditar que este caça será um bombardeiro…

Lucas Sennasays:

Porque você acha isso meu caro? Se importa em elaborar?

Pelas poucas imagens que vimos até agora, o J-20 parece ser bem grande e possivelmente terá grandes baias para o transporte de cargas ar solo pesadas.
Porém, a cabine em forma de bolha, semelhante a do Raptor e a possível vetoração de empuxo podem indicar que a aeronave também estará preparada para o combate aéreo.

Lucas Sennasays:

É como eu disse lá em cima, o que importa num combate aéreo são os eletrônicos e o desempenho dos armamentos, e não da aeronave em si. Qualquer piloto em sã consciência evitaria uma dogfight a qualquer custo. Com misseis de 5ª geração ele seria um problema sério para qualquer aeronave não furtiva operando na região, mas dificilmente seria ameaça para o F-22 ou para o PAK FA.

luiz anselmo pias perlinsays:

Com muito respeito a todos EU GOSTARIA QUE NOSSO GOVERNO CHEGA-SE NA EMBRAER COM UNS 2 BILHÕES E MEIO E DICESEM ME MOSTREM O CAÇA QUE O AMADO BRASIL MERECE EM 2 ANOS.tenho certeza que os anos 80 se repetiriam só que ao invez de tamque teriamos um caça se alguem ai se lembra dos anos 80 sabe do que estou falando.

Concordo, mas outros 2 bilhões deveriam ir para a estatização da Avibrás, com a mesma missão, prover o país de uma defesa área decente. No caso, via um caças não tripulados e satélites de defesa.

HMS_TIRELESSsays:

Estatização para que? Para virar um cabide de emprego para os vagabundos petralhas? Qual seria o próximo passo? Estatizar também a EMBRAER e colocar na presidência da mesma um sindicalista barrigudo e cachaceiro?

luiz anselmo pias perlinsays:

HMS talves tu fique chateado comigo mas tambem concordo com Walfredo em investir na Avibras e ate resucitar a emgesa eu só não concordo com a cituação de comando exemplo um civil comandando o ministerio da defesa penso que cada um na sua area UM MEDICO NO MINISTERIO DA SAUDE,UM PROFESOR NO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO,UM JUIZ NO MINISTERIO DA JUSTIÇA,E UM MILITAR NO COMANDO DO MINISTERIO DA DEFESA.não fique chateado comigo mas o nosso governo não é formado só pelo PT.

A configuração delta canard deve dar, só por si, alta manobrabilidade, inclusive em baixa altura. A colocação do tvc deve dar ainda uma capacidade de stol além de acrescentar a manobrabilidade. Problema so vai ser o peso q tal sistema tem — os motores, q sabemos, os chineses ainda estão caminhando nesse quesito; têm de ter elevada potencia.

Contudo pelo tamanho e tbm, pelo proprio delta-canard [vai lá, ‘meio delta-canard’, delta canard mesmo era o mig-141 q é parecidissimo com o j-20] acredito q seja uma aeronave de ataque nuclear, e tbm, de interceptação.

mas ne? é esperar pra ver.

abraços

Comments are closed.