Câmara dos Deputados aprova documentos estratégicos para a Defesa Nacional

Ivan Plavetz

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12) as versões atualizadas da Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END) e do Livro Branco da Defesa Nacional (LBDN).

Os documentos já haviam sido aprovados pelo Senado. Nelson Pellegrino, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, destaca que essas são as cartas que definem os princípios da Defesa Nacional. Pellegrino enfatizou que a aprovação desses documentos irá fortalecer a Defesa do País e influenciar positivamente as nossas Forças Armadas e a indústria nacional.

O parlamentar lembrou a tradição pacífica do Brasil e destacou que a doutrina de Defesa Nacional esta voltada para a dissuasão.

Também explicou que nos documentos já mencionados encontram-se as diretrizes de atuação das Forças Armadas e uma delas diz respeito ao fortalecimento da integração regional e de uma maior cooperação com os vizinhos do País na área da Defesa.

Esses documentos esclarecem que a estratégia brasileira está baseada numa visão de Defesa focada na proteção do território, da população, da soberania e das riquezas, ou seja, exibe uma clara posição de que o conceito de Defesa adotado pelo Brasil é baseado na construção de um potencial dissuasório.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Política Nacional de Defesa é o principal documento de planejamento da Defesa do país e diz respeito aos objetivos e diretrizes para o preparo e emprego da capacitação nacional.

A END define como fazer o que foi determinado na PND, e o Livro Branco analisa o contexto estratégico do século XXI e fornece as perspectivas de médio e longo prazo, além de destinar-se a subsidiar a elaboração do orçamento e do planejamento plurianual.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

10 Comentários

  1. “”””Esses documentos esclarecem que a estratégia brasileira está baseada numa visão de Defesa focada na proteção do território, da população, da soberania e das riquezas…”””

    Pois acelerem os planos … se muito e talvez tenhamos 25 anos de paz artificial … na minha opinião já estamos em guerra.

    http://www.youtube.com/watch?v=oqKsJbObjYE

  2. De aprovações e kaozadas a socolinha ja ta lotadinha.
    Quando deixarão a fanfarronice de lado e passarão a efetivarem as coisas ?

  3. E mt conversa e pouca AÇÃO, n FAs estão sucateadas, a FAB o seu caças tem 45 anos ou +, a MB só tem 05 subs meiabocas, qdo deveriam se no mínimo uns 13 e td os convencionais c AIP 05 subNucks.. Sistema AntiAéro S=400 p Thor M2 , Panthsir….é o amarrado VLS…Qdo a vítima está armada o predador dorme c fome…e td isso p ontem.Sds.

  4. Aprovada a política, esperamos que passamos à fase da articulação final das alianças e ao reequipamento e treinamento das forças de maneira efetiva, real, imediata, com a liberação de bilhões para o setor de defesa, para, principalmente adquirir e desenvolver tecnologia própria.

    • é realmente antes de se fazer tem que existir uma regra uma lei ,e isso foi feito ,além de muitos projetos que já estão em andamento com a aprovação dessa lei poderá agilizar o andamento
      esse governo novamente foi o único que fez o livro branco ser aprovado

      antes quando era apenas uma proposta alguns que criticavam falava que nunca seria aprovado esse livro branco
      ,agora mudam o discurso e dizem que isso é nada
      e com isso eu continuo não vendo eles acertarem nada em geopolítica a quase dois anos rsrsrsrs

  5. Os defensores contratados do “governo trabalhista” se esforçam para demonstrar o qnto o mesmo está “empenhado” no desenvolvimento do país, só que se esquecem de combinar com a realidade… esse papel não servirá nem para limpar a bunda desses trouxas, pois deve ser reciclável para estar politicamente correto perante o establishment esquerdalha, afora isso NÃO SERVE PARA NADA além de embromaition… quem quer faz e não fica esperando por “leis e regras”, coisa que temos até demais nesse país dos idiotas úteis…

Comentários não permitidos.