Brasil propõe à Argentina aliança para defesa cibernética

Janaína Figueiredo

Em meio à crescente tensão gerada pelas atividades de espionagem do governo americano, que envolveram até a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras, o ministro da Defesa, Celso Amorim, desembarcou nesta quinta-feira em Buenos Aires com uma importante mensagem para o governo argentino: o Brasil considera fundamental iniciar um processo de cooperação em matéria de defesa cibernética com “seu principal parceiro estratégico”.

— A defesa cibernética é, talvez, a mais importante área para a Defesa no século XXI. Cada vez se tornará mais difícil usar armas convencionais, é praticamente impossível, salvo casos isolados, o uso de outras armas de destruição de massas. As armas cibernéticas podem ser armas de destruição de massas, e nós temos de estar preparados para nos defender — disse Amorim, em conversa com correspondentes brasileiros na embaixada do Brasil, em Buenos Aires.

O ministro, que veio acompanhado pelo diretor do Centro de Defesa Cibernética do Exército, general José Carlos dos Santos, assegurou que, nessa matéria, “é muito importante a cooperação com outros países da América do Sul, começando pela Argentina”.

— Como será essa cooperação, ainda não sei, temos de evoluir, até porque nosso centro ainda é um pouco embrionário. Mas os passos iniciais devem ser rápidos, porque o mundo está mudando rapidamente — enfatizou Amorim, que foi recebido pela presidente Cristina Kirchner na residência oficial de Olivos.

Nesta sexta, o ministro conversará sobre esse e outros assuntos com seu colega de pasta argentino, Agustin Rossi (nomeado recentemente), e com o chanceler Héctor Timerman.

Um dia depois de o ministro das Relações Exteriores, Luiz Figueiredo, ter se reunido com a chefe do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, em Washington, para intensificar a queixa do Brasil pelas atividades de espionagem do governo americano, Amorim referiu-se ao encontro:

— Não conheço o resultado das conversas do meu colega Figueiredo com a Susan Rice, mas um dos casos recentes (Amorim não quis mencionar especificamente a espionagem à Petrobras) ilustra como essa questão da cibernética está ligada aos recursos naturais… e nossa região é muito rica em recursos naturais, energia, petróleo, alimentos… — comentou o ministro.

Para Amorim, o Brasil nunca será capaz de proteger seus recursos sem uma adequada defesa cibernética.

— O risco não é só espionagem, é também de sabotagem… a guerra cibernética é a guerra do futuro, esperamos que não aconteça — frisou.

Perguntado sobre novas medidas para reforçar a segurança na costa brasileira, o ministro lembrou que a região é “uma preocupação central da Defesa”, mas não revelou mais detalhes. Amorim insistiu em deixar claro que “ninguém superará suas vulnerabilidades integralmente. Temos de entender a importância do assunto, trabalhar, mas saber que o Brasil é vulnerável, como também são os Estados Unidos”.

— O que pudermos fazer em conjunto com outros países da América do Sul, principalmente com a Argentina, será bom — reforçou o ministro.

A cooperação entre os países da região em matéria de defesa cibernética começou a ser discutida pelos presidentes do Mercosul na última cúpula do bloco, em julho passado, em Montevidéu, no Uruguai.

Fonte: O Globo

59 Comentários

  1. ” o Brasil considera fundamental iniciar um processo de cooperação em matéria de defesa cibernética com “seu principal parceiro estratégico”.
    De uns tempos para cá ”todo mundo” virou parceiro estratégico do Brasil,e nós só levando a pior !
    Mas a iniciativa de cooperação com a Argentina é válida é melhor que nada !

  2. Na minha opinião essa vai se juntar a todas as outras ideias de integração e parcerias que temos proposto a América Latina. Tem lógica pragmática e são ideias interessantes, mas tem pouco ou nenhuma lógica política. Os governos latino americanos simplesmente não são confiáveis. Enquanto tivemos essas pragas populistas na Bolívia, Argentina, Venezuela e etc… tentar parcerias é perda de tempo.

    • O contrário de populista é ditadura? É regime das corporações, dos bilionários? O que é um governo não populista, é um governo tucano, com seus tremsalões?

      • Como se populismo tivesse algo haver com ser de esquerda ou de direita…

        Acorda meu caro, quem você acha que banca lideres populistas? Você acha que não é conveniente um líder, semi autoritário mas carismático, com poder de manipulação da massa, aos seus comandos? Com total controle da maquinaria estatal e sobre os 3 poderes? Você realmente acha que populismo tem algo haver com realmente querer o bem de seu povo? Ser populista não é estar contra uma elite, é estar a SERVIÇO dela. Aliás, a diferença entre populismo e ditadura, é que na última o líder pelo menos é sincero que ele detêm todo poder. Já na outra, ele dissimula uma imagem de “democrático” através de eleições manipuladas e fraudulentas.

      • No meu conceito ser populista é fazer a vontade do povo. Esse ditador com ares de bonzinho não é populista, é só mentiroso.
        Um governo populista é mantido por eleições. Um governo de ditador enganador é mantido pela força das armas, porque ao povo não beneficia.
        Todos os governos de direita (que defendem apenas os interesses das corporações) acusam os de esquerda de populistas, como se ser populista ou popular não fosse obrigação e única forma de sustentação de um governo democrático.

      • Ser populista não significa fazer a vontade do povo meu camarada e sim dizer aos otarios aquilo que eles gostariam de ouvir.
        O populismo de Chavez deixou a Venezuela em uma divida impagavel,inflação galopante e sem ate mesmo generos alimenticios para nutrir o povo e tudo porque distribuia o dinheiro Venezuelano a BOLSISTAS INTERNOS E EXTERNOS e se endividando com linhas de credito com a Russia e mais ainda com a China que desde o começo ja avisaram que não aceitam o xisto impuro como garantia.
        O mesmo fazem no Brasil dando bolsismos a internos e externos para comprarem fidelidades deixando a maioria na merda total e ainda roubando descaradamente no sol quente tudo o que podem.
        Se isto é populismo eu prefiro um caligula que rasgue o rabo de todos enchendo as burras do povo de pão.
        Ai me diga baseando-se nas escrituras que não so de pão vive o homem kkkk è igual aquele dito popular boniteza não põe a mesa mas que faz a cama gostosinho isso faz.

      • Vc, além de idiota é dissimulado… “No meu conceito ser populista é fazer a vontade do povo.”… rsrsrsrsrsrsrs… essa foi de doer… que estelionatário da verdade !!!… esse não tem vergonha alguma de distorcer os fatos… vou te mandar um litro de óleo de peroba, esquerdalha…

      • Não. Tem a ver com o culto a personalidade, com o mito do “salvador da pátria” que tantos males causou na história da humanidade.

        Um governo deve ter diretrizes tecnicas estadistas para tomar decisões, e não populistas baratas de pão e circo

      • Vão mudarem a tatica liberando a maconha e fornecendo supusitorios de xilocaina (bolsismos) pra galera não sentir a trolha.

  3. Cesar Pereira
    13 de setembro de 2013 at 14:11

    ” o Brasil considera fundamental iniciar um processo de cooperação em matéria de defesa cibernética com “seu principal parceiro estratégico”.
    De uns tempos para cá ”todo mundo” virou parceiro estratégico do Brasil,e nós só levando a pior !
    Mas a iniciativa de cooperação com a Argentina é válida é melhor que nada!===== Vc disse uma grd verdade,o pior q n GF/congresso ñ vê isso…é só tende a sair do pior e passar a mt mau..Trágico.Sds.

    • Temos acordos de parceiria estrategica ate com Cucamonga Federation.
      O que é estrategico na cabeça de politicos boçais que não sabem nem responderem perguntas basicas sobre assuntos que cuidam.
      E meus caros se de um lado temos bostericos politicos corruptos do outro lado temos uma minoria militar peidabundaria conivente com Anglos e Franceses.

      • Ahahahahaha Maluco, tô rindo até agora do seu “Cucamonga Federation”, ahuahuahuahuahua…

        Pior que é isso mesmo, rs…

        Abraço e bom fds a todos.

      • Temos acordos de parceiria estrategica ate com Cucamonga Federation.
        O que é estrategico na cabeça de politicos boçais que não sabem nem responderem perguntas basicas sobre assuntos que cuidam.

        Perfeito, para eles estrategico, e a boca livre diplomatica.

      • Perfeito “1maluquinho” … parcerias estratégicas com quem quer só nos ferrar é mesmo coisa de nossos governos! Segurança e estratégia não se partilha… pergunta pros EUA se eles dividem sua segurança cibernética e militar com o México?
        Aliás os donos de nosso satélite geoestacionário são justamente do México, outro crime que os “direiteopatas” fizeram ao vender a Embratel de porteira fechada e que os “esquerdeopatas” que iriam salvar o mundo não mudaram pois gostaram da mordomia e dos “espelhinhos” além mar…

      • E dizem que “não sabemos como estamos sendo monitorados”… rsrsrsrsrsrs… será que o obamis vai jogar merda no ventilador ???…

  4. Essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas tem uma obstinação de sempre atrelar esses Latrinos ao Brasil.Na cabeça deles é impossivel que o Brasil caminhe pelas proprias pernas sempre nos atrelando aos Latrinos que não tem bala na agulha para investirem em nada e apenas entram em tudo conosco como beneficiarios.
    Defesa Cibernética é pessoal e não coletiva e ponto.
    Temos nos BRICS dois icones em cyberwar China que a meu ver é a top e a Russia que não deixa nada a desejar.
    Desenvolvimento cyberwar no nosso caso é pagarmos assessoria Chinesa ou Russa e encima disso desenvolvermos proprio programa.
    Defesa cibernetica é pessoal e intransferivel pois adentra segurança nacional.
    Civis fora do ramo para cuidarem de assuntos de Estado e de segurança nacional da nisso BOSTERIDADES.

    • Essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas tem uma obstinação de sempre atrelar esses Latrinos ao Brasil.Na cabeça deles é impossivel que o Brasil caminhe pelas proprias pernas sempre nos atrelando aos Latrinos que não tem bala na agulha para investirem em nada e apenas entram em tudo conosco como beneficiarios.
      ———————————————————————————————————

      Esta e a questão meu caro maluco genial genioso, nosso desgoverno de coletivistas fanaticos não tem um projeto de nação mas sim de integração a la USSR dos tropicos.

      Sabe porque não teremos caças novos para reequipar a FAB ? porque os Petralhas já consideram ter uma força aerea eficiente para a sua “nação” , ele conta com os SU-30, e esta baseada em de Caracas.

    • Se não fossem os brasileiros e os argentinos que fomentam a divisão e a cisânia, juntos poderíamos ser uma potência maior que os EUA, pois temos território, população e riquezas para isso.

      • Confissão de internacionalização de nosso território meu caro apatrida ?
        O Brasil e o Brasil e somente o brasil, deve negociar com a Argentina de forma firme, pragmatica e respeitosa, mas nuca atrelar nossa identidade a eles, nem a ninguém.

        Vá tagarelar as atas do Foro de Sp, de unificação sul americana em outra freguesia.

      • O petralha canino se entregou todinha agora… esse sempre foi o plano deles… entregar o Brasil em uma bandeja de nióbio aos internacionalistas, seus donos… pergunte a eles porque o molusco foi a NY receber condecoração de Mrs. Soros ???… isso eles não respondem…

  5. Isso é piada pronta?

    Por que se for, essa é boa pra car… 🙂

    Isso, junta mesmo com a Argentina da Beiçuda pra desenvolver a segurança cibernética brasileira, kkkkkkkkk…

    A NSA agradece tremendamente!

    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    Ai ai ai, agora eu quase que me estourei de rir por aqui, rsrsrsrs…

    Se tem uma coisa que é GARANTIA DE FRACASSO é o governo PeTralha juntando com o governo da Beiçuda de BA para promover algo além de futebol.

    Certeza de fiasco, kkkk… Vão juntar o podre com o arrombado e ver no que dá, kkkkkk…

    Meu Deus do Céu, é tanta incomPeTência que só dando risada à beça, kkkkkkk…

    Esse governo do PT é mais engraçado que o Costinha e o Ari Toledo JUNTOS, hehehehehe…

    • Com certeza! Qual a dificuldade em desenvolver um programa nacional de defesa cibernética?
      A galerinha da esquerda adora se juntar para fazer suas esquerdices e quem paga a conta pela sua incompetência somos nós!

    • Entenda, o PT ainda tem pelo menos mais cinco anos garantidos. Vão conitnuar com o mesmo discurso? Porque se é com essa argumentação chula que pretendem chegar ao poder, esqueça. O PT vai virar um PRI mexicano. Tratem de fazer mais e melhor, de preferência sem maracutaias nas licitações, governando para beneficiar a todos ao invés de alguns, caso contrário, vão se tornar pessoas infelizes e ressentidas, pois seu discurso e sua turma estará cada vez mais isolados.

      • Parceiro, e eu lá tô preocupado com “isolamento”? Kkkkk, faz-me rir…

        O PT pode ficar 5.000 anos no poder: eu vou continuar denunciando suas falcatruas enquanto viver.

        Cada povo tem o governo que merece: o povo brasileiro merece o PT, que é pra largar a mão de ser estúpido. Tem é que se danar com eles mesmo.

        Mas ponha uma coisa na sua cabeça: tudo que vai volta e o mundo não parou de girar ainda.

        O dia em que o PT cair, e IRÁ cair um dia, ainda que demore, será um brado de liberdade como não se vê no Brasil desde que as tropas portuguesas foram expulsas.

        E quando isso acontecer nós, que aqui estamos e aqui permaneceremos, iremos nos lembrar. E vocês irão pagar cada centavo de desgraça que causaram.

      • Então obrigado por seu desprendimento. Todo partido que chega ao poder é invadido por interesseiros e quintas colunas em pele de cordeiro. O trabalho de denunciar os maus feitos é ingrato, mas necessário. Obrigado!

      • E há de cair… então se ouvirá o brado retumbante de um povo sofrido que grita: liberdade, liberdade, abra os braços sobre nós… quem sabe ai, teremos uma nação de verdade onde a miséria e a ignorância não tenham mais financiadores… nós, os formadores de opinião que não se vendem temos uma dever para com esses acorrentados que hoje carregam quadrilhas sobre os lombos, de joelho… ACORDA BRASIL !!!…

      • Cuidado entre a proxima posse existe uma distancia muito grande e acidentes de percurso acontecem e imprevistos tambem kkk

  6. É um incômodo para algumas “”potências “” essa integração do Brasil com a Argentina, aliás todo tipo de união na América do Sul voltada inclusive para a defesa incomoda muita gente. Recentemente o Brasil esteve na Venezuela e também firmou um acordo de segurança cibernética.
    Esse tipo de união é extremamente saudável a todos os países, o Brasil comprou recentemente lanchas blindadas da Colômbia e nesse momento está sendo oferecido a eles veículos Agrale… é assim mesmo … incomoda né ???
    Ahh sim a Argentina vai fechar mesmo a compra dos Mirages F1 … também incomoda.
    http://www.cavok.com.br/blog/?p=72226

  7. Defesa Cibernética com Argentina? Heim…??? Vai…, vai dinheirinho, vão jogar mais dinheiro fora com o esse povo que só consegue ser bom no tango. De um lado o Poder Executivo fazendo loucura, do outro o Poder Judiciário se preparando para anistiar mensaleiros, só mesmo botando fogo no Brasil, para ver se das cinzas vai restar alguma coisa que preste.

    • Vá visitar a Argentina, é logo ali, a passagem e a estadia é baratinha. Conte quantas bibliotecas tem no centro de Buenos Aires! Depois pare de escrever besteiras.

      • Não tergiversa canino… vc entendeu o que ele quis dizer… e ele só falou a verdade… mas vc, como sempre, desvirtuando os fatos em prol do partidão…

  8. Sao hilarios realmente mas,quando se percebe que queimam grana com estas parcerias de prostitutas ,tudo perde a graça , so resta o desejo de ver paredes enfeitadas com suas cabeças !

  9. Não vou repetir o que o Maluco e o Vader disseram acima porque já foram bastante específicos.
    É um disparate… eu não estou conseguindo entender… esse processo deve ser feito única e exclusivamente no Brasil e para o Brasil…. mas que loucura! quando será que seremos independentes em algo? É sim um verdadeiro fiasco…. fala sério…. Argentina e defesa cibernética, agora estamos bem na foto…..

  10. Parceiros estratégicos:
    Resumindo: Argentina, Bolivia, Venezuela, Irã, Coreia do Norte, Cuba, Países com ditadores africanos..

    É muita parceria estratégica..vixxx

  11. ………NOSSA…..

    Quando você acha que o troço ta ruim, a petralhada dá um jeito de lascar de vez a cumbuca.

    Aliança estratégica em inteligencia com a argentina??

    Com certeza teremos a “inteligência” estratégica de um macaco mordendo uma lata de goiabada fechada.

    Os argentinos vão nos entregar na primeira oportunidade, de bandeja na boca dos leões.

    • Isso que é “inteligenSia”, caro amigo… com um governo destes, quem precisa de inimigo ou da NSA ???… rsrsrsrsrsrsrs… INTELIGÊNCIA PURA !!!… RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS…

  12. Salve senhores.
    .
    Só para refletir:
    .
    — Eu destruo meus inimigos quando faço deles meus amigos. — Abraham Lincoln
    .
    Só para dá uma “arejada”, uma de nosso grande filosofo:
    .
    — A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde. — Zeca Pagodinho
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Konner isso era a dois seculos kkkk de la pra ca é cada um por si e olho em quem esta do teu lado e luta ombro a ombro contigo.

    • Konner o Brasil para fazer amigos tem de compra-los com o dinheiro do contribuinte Brasileiro enquanto nosso povo morre as portas de hospitais.
      Mais na frente o territorios dos que prostituimos serão usados de base contra nós.
      Estamos sozinhos meu caro.
      Somos o alvo.

      • Salve amigo 1maluquinho.
        .
        Reflita um pouco sobre este:
        .
        — Mantenha os amigos sempre perto de você e os inimigos, mais perto ainda. — Lao-Tsé
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • Tem outra também konner, um velho e sábio aviso de Sun Tzu:
      “Mantenha seus aliados próximos. Seus inimigos mais próximos ainda.”

      • Salve amigo Lucas Senna.
        .
        Isto que é sintonia em pensamento…, veja só o horário da entrada do nosso post e o post propriamente dito.
        .
        Só distou um pouco a fonte, mas, não muito. Se eu não estiver enganado, o meio mítico filósofo e mestre taoísta Lao –Tsé, se situa no tempo um pouco antes de Sun-Tzu , portanto, se de fato for assim, nada impede que tenha sido um mestre para Sun-Tzu se este fosse taoísta.
        .
        Saudações,
        .
        Konner

      • Amigo, isso é válido sim, MAS NÃO QNDO SE TRATA DE INTELIGÊNCIA… veja o caso dos EUA… nem com a Inglaterra eles se abrem qndo o tema é “intelligentsia”… saudações…

  13. Será que é desinformação ou é ignorância mesmo. Para quem não sabe, quase todos os programas de defesa possuem parcerias em certo grau com a argentina, inclusive nosso programa espacial. Estamos em um mato sem cachorro com essas espionagens, visto que os governos brilhantes do passado venderam quase todas as nossas empresas estratégicas, por 30 moedas, inclusive nossos satélites. Mais, demitiram os brasileiros para que viessem técnicos de fora chipar tudo. Toda ajuda que for possível termos para criar tudo de novo é benéfica. Podemos compartilhar satélite e informações com os países do mercosul. O único requisito é ums bossais vencerem seu preconceito ideológico.

    • Meu caro se voce observar bem tudo que abrimos a eles é superficial.Não somos otarios de lhes ensinarmos o pulo do gato que custo o sacrificio,suor e sangue de Brasileiros.
      Tudo entre Brasil e Argentina nas areas de defesa e aeroespacial não passam de meras formalidades basicas para nos fingirmos amigos.
      Não pense tambem que politicos tem o controle de tudo neste pais.Quando adentra a segurança nacional o buraco é bem mais embaixo e se eles não primam por isso tenha certeza que tem quem se importa e muito.

      • Bem, isso seria muito grave, pois são os políticos quem detém representação para decidir por nós. Quem faz um, por fora, pode se dar muito mal, veja o caso do “diplomata”.

        Evidentemente, estamos no começo de um processo de troca de informações e técnicas. Mas isso não significa que já, de cara, vamos abrir todos os nossos sistemas e eles os deles.

        Mas é muito importante que os sistemas desenvolvidos lá e cá possam ser integrados, pois temos inimigos comerciais comuns.

        Também é importante partilhar os custos de um novo sistema. A parte de criptografia permitirá a manutenção do sigilo de parte a parte.

  14. o governo brasileiro esta correto ,pois se quer levantar a unasul ,celac e mercosul tem que se aliar e ajudar a américa latina a sair do estagio letárgico colocado pelos regimes militares que foram apenas atrasa lado e escravo de yanke
    eu apoio o governo!!!!!

    • Qndo vc não apoiar esse partido corrupto que nos governa, nos avise… vai seru um Glory Day… rsrsrsrsrrsrs…

Comentários não permitidos.