TEORIA DAS JANELAS PARTIDAS

teoria da janela quebradaSugestão: Ronaldo Leão Correa

Há alguns anos, a Universidade de Stanford (EUA), realizou uma experiência de psicologia social. Deixou duas viaturas idênticas, da mesma marca, modelo e até cor, abandonadas na via pública. Uma no Bronx, zona pobre e conflituosa de Nova York e a outra em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califórnia. Duas viaturas idênticas abandonadas, dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada local.

Resultou que a viatura abandonada em Bronx começou a ser vandalizada em poucas horas. Perdeu as rodas, o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram.Contrariamente, a viatura abandonada em Palo Alto manteve-se intacta.

Mas a experiência em questão não terminou aí. Quando a viatura abandonada em Bronx já estava desfeita e a de Palo Alto estava há uma semana impecável, os pesquisadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto. O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o de Bronx, e o roubo, a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro pobre. Por quê que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro, é capaz de disparar todo um processo delituoso? Evidentemente, não é devido à pobreza, é algo que tem que ver com a psicologia humana e com as relações sociais.

Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma idéia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação. Faz quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras. Induz ao “vale-tudo”. Cada novo ataque que a viatura so fre reafirma e multiplica essa idéia, até que a escalada de atos cada vez piores, se torna incontrolável, desembocando numa violência irracional.

Baseados nessa experiência, foi desenvolvida a ‘Teoria das Janelas Partidas’, que conclui que o delito é maior nas zonas onde o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores. Se se parte um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão partidos todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.

Se se cometem ‘pequenas faltas’ (estacionar em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar com o sinal vermelho) e as mesmas não são sancionadas, então começam as faltas maiores e delitos cada vez mais graves.Se se permitem atitudes violentas como algo normal no desenvolvimento das crianças, o padrão de desenvolvimento será de maior violência quando estas pesso as forem adultas.

Se os parques e outros espaços públicos deteriorados são progressivamente abandonados pela maioria das pessoas, estes mesmos espaços são progressivamente ocupados pelos delinquentes.

A Teoria das Janelas Partidas foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, o qual se havia convertido no ponto mais perigoso da cidade. Começou-se por combater as pequenas transgressões: lixo jogado no chão das estações, alcoolismo entre o público, evasões ao pagamento de passagem, pequenos roubos e desordens. Os resultados foram evidentes. Começando pelo pequeno conseguiu-se fazer do metrô um lugar seguro.

Posteriormente, em 1994, Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York, baseado na Teoria das Janelas Partidas e na experiência do metrô, impulsionou uma política de ‘Tolerância Zero’. A estratégia consistia em criar comunidades limpas e ordenadas, não permitindo transgressões à Lei e às norm as de convivência urbana. O resultado prático foi uma enorme redução de todos os índices criminais da cidade de Nova York.

A expressão ‘Tolerância Zero’ soa a uma espécie de solução autoritária e repressiva, mas o seu conceito principal é muito mais a prevenção e promoção de condições sociais de segurança. Não se trata de linchar o delinqüente, pois aos dos abusos de autoridade da polícia deve-se também aplicar-se a tolerância zero.

Não é tolerância zero em relação à pessoa que comete o delito, mas tolerância zero em relação ao próprio delito.Trata-se de criar comunidades limpas, ordenadas, respeitosas da lei e dos códigos básicos da convivência social humana.

Essa é uma teoria interessante e pode ser comprovada em nossa vida diária, seja em nosso bairro, na rua onde vivemos.

A tolerância zero colocou Nova York na lista das cidades seguras.

Esta teoria pode também explicar o que acontece aqui no Brasil com corrupção, impunidade, amoralidade, criminalidade, vandalismo, etc.

Reflita sobre isso!

Fonte: ClinicaAlamedas

38 Comentários

  1. Realmente o Brasil tem estado tão ”esculachado” que tudo que é anormal e imoral ficou normal,flanelinhas por todos os cantos a nos extorquir e ameaçar,crianças grávidas,violência,descaso das autoridades,etc !
    Essa teoria mostra infelizmente um retrato do nosso país !

  2. Excelente análise, não conhecia esta teoria. É o tipo de coisa em que é possível teorizar, algo quase que intuitivo. Porém a experiência prática endossou a teoria. Vou repassar o texto, muito interessante!

    • Essa teoria foi utilizada em NY como pano de fundo para a política de tolerância ZERO que trouxe de volta o sentimento de segurança pública a Big Apple… tá faltando um cabra macho para aplica-la no Brasil… aqui, graças aos esquerdalhas e suas políticas “sociais” protetoras de delinquentes e marginais, a bandidagem agora tem amparo legal para deitar e rolar… também, com tantos representantes no Congresso Federal, não havia porque eles não terem tantas leis que os beneficiem…

  3. Opa, opa…

    Mais devagar.

    O primeiro a defender a “Tese” foi o Prof. Dr. Phillip Zimbardo, da Universidade de Standfor, em 1969. Como foi contestado por falta de base empírica que comprovasse as afirmações, ele iniciou uma série de pesquisas que sustentassem sua afirmação, entre elas a descrita no artigo do post (que é o normal em se tratando de Ciências Humanas). Até o Drauzio Varella já falou sobre isso.
    http://drauziovarella.com.br/drauzio/janelas-quebradas/

    Ao longo das duas décadas seguintes vários experimentos foram realizados, em vários países, para tentar confirmar, total ou parcialmente, a hipótese de que sob determinadas circunstâncias, as sociedades humanas não estão aptas a seguirem normas ditadas pela convivência social junto a outras pessoas. O que se procurava eram os motivos que levam pessoas a transgredirem normas sociais de convivência, na relação entre indivíduo e grupo. As mesmas normas que nos permitem viver harmonicamente com outros indivíduos com temperamento/caráter/hábitos culturais totalmente diferentes.

    Ainda hoje não é amplamente aceita, mas seus resultados não são ignorados. Os motivos são, entre outros, o elevado índice daqueles que “não quebram a janela”, sob o ponto de vista estatístico, também destacados nestas pesquisas. Outro motivo é que, sob certas circunstâncias, a reação do indivíduo não reflete o comportamento normal do deste, mas a sua percepção sobre como funcionam Sociedade e Estado. Se ele acha que estas são incompetentes, incapazes, porque ele seria ordeiro? Exemplo: se a coleta de lixo na minha cidade é ruim (função do Estado), porque eu (Indivíduo) devo me preocupar com asseio da calçada em frente da minha casa, já que meu dinheiro (impostos) não esta sendo devidamente utilizado por quem tem responsabilidade sobre isso?

    Outra coisa é associar ao “Tolerância Zero”. Muita coisa foi utilizada para elaborar aquele programa. A teoria citada no texto não é nem de longe uma das principais. E lembrando que as pesquisas foram realizadas sob a conduta espontânea das pessoas não sob a coerção do Estado, que é o que caracterizou as ações do “Tolerância Zero” (por coerção não se deve entender ameaça ao indivíduo, mas realização das funções do Estado dentro do que ele deve fazer para prover segurança, bem estar, etc; infelizmente isso não ocorreu o tempo todo nesse caso).

    O texto finaliza afirmando: ” Não é tolerância zero em relação à pessoa que comete o delito, mas tolerância zero em relação ao próprio delito.Trata-se de criar comunidades limpas, ordenadas, respeitosas da lei e dos códigos básicos da convivência social humana.”. Errado. O delito é praticado por pessoas e elas é que são punidas por isso. O “Tolerância Zero” é uma forma de ação SOBRE a pessoa e não sobre o seu delito. Não se pune “a ação de assaltar”, mas o assaltante.

    A sociedade brasileira realmente tem problemas graves e que refletem o comportamento de seu conjunto. A dúvida é se a estratégia adotada em Nova York é realmente a mais adequada visto que não foi adotado, nem parcialmente, em mais nenhum local do mundo.

    E alguém me explique qual é a vantagem em ser uma das mais seguras cidades do mundo se assassinatos, assaltos, desorganização urbana, etc, ainda continuam afetando o local. Se é pra ser tolerância ZERO os objetivos também deveriam significar isso, não apenas diminuição estatística que só serve ao fim das contas pra turista ver.

    PS1: acho muito correta a prática do Plano Brasil em publicar textos como este, que podem levar as discussões sobre segurança/defesa que vão muito além das descrições técnicas sobre armamentos;
    PS2: Cesar Pereira – alguém ainda vai ter de explicar esse poder misterioso dos flanelinhas. É impossível aceitar este tipo de atividade nas ruas de qualquer cidade. Um absurdo.

    • Roberto, creio que não fui bem interpretado… observe que faço um adendo dando conta que tal teoria “serviu de pano de fundo”… isso pode se constatado em vários trabalhos publicados sobre o tema, os quais no momento não me recordo a autoria, mas tenho lembrança do seu conteúdo e como foi tratado o assunto… o Giulianne, prefeito de NY à época quem implementou tal política de contenção da violência… na época, me lembro, ela não tinha o escopo de zerar a violência, mas sim não aceitar mais os pequenos delitos que sempre acabam minando a moral da sociedade e deixando caminho aberto para delitos maiores… a política de melhorias dos bairros também foi um dos mecanismos usados, devido ao prévio conhecimento que se tinha da ligação entre a violência e o abandono pelo estado da comunidade… espero ter elucidado meu ponto de vista… saudações…

  4. A Corrupção não é um privilegio de políticos. Não existe político corrupto. Existe o Corrupto que foi transformado em político. Representante real daqueles que o colocaram no poder! Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…..

    PARA SUA REFLEXÃO…

    Tá reclamando do Serra? do Arruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso?
    Brasileiro Reclama De Quê?

    O Brasileiro é assim:

    1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

    2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

    3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

    4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

    5. – Fala no celular enquanto dirige.

    6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

    7. – Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.

    8. – Viola a lei do silêncio.

    9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.

    10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

    11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

    12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

    13. – Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo.

    14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

    15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

    16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

    17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.

    18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

    19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

    20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

    21. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

    22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

    23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

    24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

    25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

    26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.

    27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

    28. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

    29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

    30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

    31. – Quando é funcionário público municipal, estadual e federal, leva pra casa o que pode carregar, desde canetas até aparelhos eletro-eletrônicos (de acordo com a graduação do cargo que exerce).

    E ainda quer que os políticos sejam honestos…

    Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas…

    E ainda tem gente que acha tudo isso muito bonito, acha graça, e que quem não age assim é OTÁRIO…

    Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não? De onde vc acha que vem os politicos que nos governam?! de marte? de jupiter? de zamunda? da terra oca? ou de algum pais “bulivariano cunspiracionista” ? NÃO ! Vem de nossa sociedade! VEM DO POVO!

    Brasileiro reclama de quê, afinal?

    Em qualquer lugar do mundo há corrupção! Nos países desenvolvidos ela é refinada e no Brasil grosseira. Entretanto, no Brasil a corrupção é maior porque não é um privilégio de políticos. Ela esta entranhada nos pequenos gestos do dia-a-dia…Na cultura e na mentalidade da gente deste pais..

    • Perfeito comentários, desnudou todo o relativismo moral que nos atormenta desde os tempos do descobrimento.
      No brasil criminoso latrocida, para muitos, não e um criminoso mau carater ,mas sim um “revolucionário lutando contra ordem vigente”

      De todos os 31 itens que você expos, em todos, vai aparecer quem faz relativisando a questão :

      “há mas a industria da multa”

      !”há mas se fosse o meu ninguem devolvia”

      “Há mas e muito caro”.

      “há mas era rapidinho, todo mundo faz”

      O Relativismo moral é um tipo de subjetivismo que sustenta que as verdades morais são preferências muito parecidas com os nossos gostos em relação a sorvete, por exemplo. O relativismo moral ensina que quando se trata de moral, do que é eticamente certo ou errado, as pessoas podem e devem fazer o que quer que sintam ser o certo para elas. Verdades éticas dependem de indivíduos, grupos e culturas que as sustentam. Porque acreditam que a verdade ética é subjetiva, as palavras como devem ou deveriam não fazem sentido porque a moral de todo mundo é igual; ninguém tem a pretensão de uma moral objetiva que seja pertinente aos outros. O relativismo não exige um determinado padrão de comportamento para todas as pessoas em situações morais semelhantes. Quando confrontadas com exatamente a mesma situação ética, uma pessoa pode escolher uma resposta, enquanto outra pode escolher o oposto. Não há regras universais de conduta que se apliquem a todos.

      O relativismo moral, num sentido prático, é completamente inviável. Que tipo de mundo seria o nosso se o relativismo fosse verdade? Seria um mundo em que nada estaria errado – nada seria considerado mau ou bom, nada digno de louvor ou de acusação. A justiça e a equidade seriam conceitos sem sentido, não haveria responsabilização, não haveria possibilidade de melhoria moral, nem discurso moral. Um mundo em que não haveria tolerância. Este é o tipo de mundo que o relativismo moral produz. Vejamos os sete erros fatais do Relativismo:
      .os relativistas morais não podem acusar de má conduta a outras pessoas. O relativismo torna impossível criticar o comportamento dos outros, porque, em última análise, nega a existência de algo como ”má conduta”. Se alguém acredita que a moralidade é uma questão de definição pessoal, então abre mão da possibilidade de fazer juízos morais objetivos sobre as ações dos outros, não importa quão ofensivas elas sejam para o seu senso intuitivo de certo ou errado. Isto significa que um relativista não pode racionalmente se opor ao assassinato, ao estupro, ao abuso infantil, ao racismo, ao sexismo ou à destruição ambiental, se essas ações forem consistentes com o entendimento pessoal sobre o que é certo e bom por parte de quem as pratica . Quando o certo e o errado são uma questão de escolha pessoal, nós abdicamos do privilégio de fazer julgamentos morais sobre as ações dos outros. No entanto, se estamos certos de que algumas coisas devem ser erradas e que alguns julgamentos contra a conduta de outros são justificados – então o relativismo é falso.
      . Os relativistas não podem reclamar do problema do mal. A realidade do mal no mundo é uma das primeiras objeções levantadas contra a existência de Deus. Toda esta objeção se fundamenta na observação de que existe mal verdadeiro. Mas mal objetivo não pode existir se os valores morais são relativos ao observador. O relativismo é inconsistente com o conceito de que o mal moral verdadeiro existe, porque nega que qualquer coisa possa ser objetivamente errada. Se não existe um padrão moral, então não pode haver desvio do padrão. Assim, os relativistas devem abandonar o conceito de verdadeiro mal e, ironicamente, também abandonar o problema do mal como um argumento contra a existência de Deus.
      Os relativistas não podem condenar alguém ou aceitar elogios. O relativismo torna os conceitos de louvor e condenação sem sentido, porque nenhum padrão externo de medição define o que deve ser aplaudido ou condenado. Sem absolutos, nada é, em última análise, ruim, deplorável, trágico ou digno de condenação. Nem é qualquer coisa, em última análise, boa, honrada, nobre ou digna de louvor. Relativistas são quase sempre inconsistentes nesse ponto, porque eles procuram evitar condenação, mas prontamente aceitam elogios. Se a moralidade é uma ficção, então os relativistas também devem remover as palavras aprovação e condenação de seus vocabulários. Mas se as noções de elogio e crítica são válidas, então o relativismo é falso.
      Os relativistas não podem fazer acusações de parcialidade ou injustiça. De acordo com o relativismo, as noções de equidade e justiça são incoerentes, já que ambos os conceitos ditam que as pessoas devem receber igualdade de tratamento com base em alguma norma externa acordada. No entanto o relativismo acaba com qualquer noção de normas vinculativas externas. Justiça implica punir aqueles que são culpados de um delito. Mas, sob o relativismo, a culpa e a condenação não existem – se nada for finalmente imoral, não há acusação e, portanto, nenhuma culpa digna de punição. Se o relativismo é verdadeiro, então não há tal coisa como justiça ou equidade, porque ambos os conceitos dependem de um padrão objetivo do que é certo. Se, porém, as noções de justiça e equidade fazem sentido, então o relativismo é refutado.
      . Os relativistas não podem melhorar a sua moralidade. Relativistas podem mudar a sua ética pessoal, mas eles nunca podem se tornar pessoas melhores. De acordo com o relativismo, a ética de uma pessoa nunca pode se tornar mais ‘moral’. A ética e a moral podem mudar, mas nunca podem melhorar, já que não existe um padrão objetivo pelo qual medir esse melhoramento. Se, no entanto, o melhoramento moral parece ser um conceito que faz sentido, então o relativismo é falso.
      Os relativistas não conseguem manter discussões morais significativas. O que há para falar? Se a moral é totalmente relativa e todas as opiniões são iguais, então não há uma maneira de pensar melhor do que outra. Não há uma posição moral que possa ser considerada como adequada ou deficiente, razoável, aceitável, ou até mesmo bárbara. Se disputas éticas só fazem sentido quando a moral é objetiva, então o relativismo só pode ser vivido de forma consistente se seus defensores ficarem em silêncio. Por esta razão, é raro encontrar um relativista racional e consistente, já que a maioria deles são rápidos para impor suas próprias regras morais, como, por exemplo, ”é errado forçar sua própria moralidade nos outros”. Isso coloca os relativistas em uma posição insustentável: se falam sobre questões morais, eles abandonam seu relativismo; se não falam, eles abrem mão de sua humanidade. Se a noção de discurso moral faz sentido intuitivamente, então o relativismo moral é falso.
      Os relativistas não podem promover a obrigação de tolerância. A obrigação moral relativista de ser tolerante é auto-refutante. Ironicamente, o princípio da tolerância é considerado uma das virtudes principais do relativismo. A moral é individual, assim eles dizem, e, portanto, devemos tolerar os pontos de vista dos outros e não julgar seu comportamento e atitudes. No entanto, se não existem regras morais objetivas, não pode haver nenhuma regra que exija a tolerância como um princípio moral que se aplica igualmente a todos. De fato, se não há absolutos morais, por que ser tolerante afinal? Relativistas violam seu próprio princípio de tolerância quando não conseguem tolerar as opiniões daqueles que acreditam em padrões objetivos morais. Eles são, portanto, tão intolerantes quanto freqüentemente acusam os que defendem a moral objetiva de ser. O princípio de tolerância é estranho ao relativismo. Se, por outro lado, a tolerância parece ser uma virtude, então o relativismo é falso.

      O relativismo moral está falido. Não é um verdadeiro sistema moral. É auto-refutante. E hipócrita. É logicamente inconsistente e irracional. É seriamente abalado com simples exemplos práticos. Torna ininteligível a moralidade. Nem mesmo é tolerante! O princípio de tolerância só faz sentido em um mundo no qual existem absolutos morais, e somente se um desses padrões absolutos de conduta for “Todas as pessoas devem respeitar os direitos dos outros que diferem em conduta ou opinião”. A ética da tolerância pode ser racional somente se a verdade moral for objetiva e absoluta, não subjetiva e relativa. A tolerância é um princípio “em casa” no absolutismo moral, mas é irracional de qualquer perspectiva do relativismo ético.

      O relativismo moral, e a arma preferida por coletivistas fanáticos, pois para eles, tudo e subjetivo, tudo e “construção social, não acreditam na indole e merito individual.O coletivo não mata e a sociedade não tem vida própria. Assassinos matam e a sociedade é composta de indivíduos com livre-arbítrio.

  5. Neste pais culpa-se os políticos, culpa-se as “isquerdas”, culpa-se as “direita”, culpa-se as “ilitis”, culpa-se o “funki”, culpa-se a midia(a midia mostra o que o povo quer, o que o povo gosta e deseja, se nas midias e meios de comunicação existe destaque e interesse apenas em absurdos, desgraças, imundices e safadezas é porque o povo quer, é porque o povo gosta, a midia é o reflexo do carater e mentalidade predominante de um povo, do telespectador de um pais, portanto o que a midia mostra é o que a maioria esmagadora do povo do pais é), culpa-se as montadoras, culpa-se as empresas ou corporações nacionais e internacionais, culpa-se o interesse estrangeiro, culpa-se ideologia “x” e “y”. Neste pais culpa-se a tudo e a todos. Mas todos nós sabemos bem quem é o verdadeiro e unico culpado de tudo isso…É VOCÊ…Isso mesmo…VOCÊ…Que lê isso aqui! Quando eu digo que o culpado de tudo isso é vc, é porque eu quero dizer que o culpado é a maioria do povo deste pais! A mentalidade e a cultura da maioria da gente deste pais! O brasileiro basicamente consiste e resume-se de um povo que não se valoriza e não se respeita. Vejo fatos que corroboram isto que digo diariamente seja nos telejornais ou nos lugares que convivo!!!! Por isso que todo o mercado internacional e nacional nos tratam assim….E é merecido mesmo!!!!! A maioria da gente deste pais tem que se @#$% na vida mesmo. Sem dó! Que é pra aprender a tomar vergonha na cara…. E sou completamente a favor da internacionalização da amazônia! Tem que internacionaliza TUDO mesmo! A grande maioria do povo deste pais não merece mesmo….POVO QUE NÃO SE RESPEITA E NÃO SE VALORIZA JAMAIS SERA RESPEITADO OU VALORIZADO SEJA POR QUEM FOR!!!!!!!! RESPEITO NÃO SE COMPRA OU NEGOCIA! RESPEITO SE CONQUISTA! QUEM SE DA AO RESPEITO É RESPEITADO!

    As 10 maiores paixões dos brasileiros

    O Ibope entrevistou por telefone 1.969 mil pessoas, com idade acima de 18 anos, entre os dias 10 e 16 de julho de 2012, em todo o país para eleger as maiores paixões dos brasileiros. As respostas foram espontâneas e você pode conferir a porcentagem total de respostas e entre parêntesis o percentual separado por sexo:

    1 Futebol: 77% (Homens: 82% | Mulheres: 72%)

    2 Cerveja: 35% (H: 36% | M: 34%)

    3 Carnaval: 30%(H: 30% | M: 30%)

    4 Mulher: 22% (H: 33% | M: 13%)

    5 Churrasco: 20% (H: 19% | M: 21%)

    6 Praia: 13% (H: 12% | M: 14%)

    7 Cachaça: 10% (H: 11% | M: 10%)

    8 Família: 9% (H: 7% | M: 11%)

    9 Carro: 9% (H: 10% | M: 8%)

    10 Novela: 9% (H: 4% | M: 13%)

    Quando Cabral aqui chegou
    E semeou sua semente
    Naturalmente começou
    A lapidação do ambiente…
    Roubaram o ouro
    Roubaram o pau
    Prá ficar legal
    Ainda tiraram o couro
    Do povo desta terra original…
    E só deixaram a má semente
    Presente de Grego
    Que logo se proliferou
    E originou a nossa gente…
    É ladrão que não acaba mais
    Tem ladrão que não acaba mais
    Você vê ladrão quando olha prá frente
    Você vê ladrão quando olha prá trás
    Ih!
    A terra boa, mas o povo continua escravizado
    Os direitos são os mesmos
    Desde os séculos passados
    O Marajá, ele só anda engravatado
    Não trabalha, não faz nada
    Mas tá sempre endinheirado…
    E se entrar no supermercado
    Você é roubado!
    E se andar despreocupado
    Você é roubado!
    E se pegar o bonde errado
    Você é roubado!
    E também se votar prá deputado
    Você é roubado!
    Certo!
    Tem sempre 171 armando fria
    Tem ladrão lá no congresso
    Na quitanda e padaria
    Ladrão que rouba de noite
    Ladrão que rouba de dia
    Dentro da delegacia
    Ninguém entendia a maior confusão
    O doutor delegado grampeou todo mundo
    Porque o ladrão roubou outro ladrão
    É ladrão que não acaba mais
    Tem ladrão que não acaba mais
    Você vê ladrão quando olha prá frente
    Você vê ladrão quando olha prá trás.

    • Vc parece ter profundo conhecimento das nossas misérias e suas raízes… a mim me parece algo orquestrado e premeditado… saberia me responder qual a origem desse macunaismo que perpassa nossa cultura extravagante, pois me nego a aceitar que sempre fomos assim, pois em tempos de outrora conseguimos produzir grandes nomes, tanto na ciência como na cultura, com renome internacional, mas de um tempo para cá a coisa degringolou a tal ponto que chego a pensar que houve uma imbecilização coletiva em nossa terra de modo industrial, diria quase que por obrigação…

  6. É mesmo Charles Dal? Qual seria a solução então… ME DIGA A SOLUÇÃO 😉

    Morar fora e chingando brasileiros? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vejo que receberá até bourbon de graça na França se for com este discurso!!

    Quando começar a procurar por uma solução verá que não é assim!!!!

    EDUCAÇÃO… é a base! Para o brasileiro e QUALQUER povo passar a valorizar o que tem de ser valorizado.

    O BRASIL POSSUI IDENTIDADE RESPEITOSA SIM!… E ESTA FOI TIRADA EM 1888. FORAM 100 ANOS DOS MELHORES ÍNDICES SOCIAIS E ECONOMICOS DE UM PAÍS DA ÉPOCA. DEPOIS DE 1889 TENTAMOS IMITAR OS AMERICANOS ALEMAES POLONESES E VOLTAMOS COM OS AMERICANOS DE NOVO. E CONTINUAMOS TIRANDO A BRASILIDADE DO PAÍS… Como estatisticas! 😉 Discussões… Ibopes da Vida que tiram do proprio sistema perverso instalado no país a culpa…

    e põe nos coitados mal-educados dos brasileiros.

    ISTO SIM É PERVERSIDADE!!!

    • “EDUCAÇÃO… é a base! Para o brasileiro e QUALQUER povo passar a valorizar o que tem de ser valorizado.”

      Basta reparar nas regiões brasileiras onde ocorre uma educação enfocada na comunidade… COMO ERA ANTES!! PROVÍNCIAS BRASILEIRAS E COMO É EM 95% DOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS… A fraternidade…. generosidade são mais pungentes! O sentimento da coletividade! É aflorado!

      Morei no Sul e ví isto na pele… É outra coisa! SERVE COMO BARREIRA AO SISTEMA em que estamos!…

  7. Uma viatura em perfeito estado destoa do entorno caótico do bairro pobre. Uma viatura com janela quebrada destoa do entorno ordenado do bairro rico. Não seria o instinto natural do animal homem de atacar aquele objeto estranho que invadiu seu território? Como faz as formigas, anticorpos, bandos de capivaras, etc….?
    Além disso, no bairro violento, os moradores, sob a pressão do crime e da polícia. No rico a população vive sob a pressão de manter-se na linha. Depredar a viatura é uma válvula de escape agredindo indiretamente quem oprime ou inibe o homem de fazer o que quer respectivamente. Os grupos tem em comum o tempo livre para o ato. Se trabalhassem ou estudassem ou praticassem um hobby ou outra atividade lúdica qualquer não teriam tempo para destruir. Os chamados desocupados. Ocupar o tempo construtivamente talvez…

  8. Caro comentarista Charles,

    Sua crítica negativa não acrescentou nada de novo, ou bom, ao que já estamos mais que cansados de saber, pelo contrário, serveria apenas para afundar mais ainda na lama nossa deficiente sociedade.

    Sua tentativa de crítica positiva, ou de melhora dessa nossa realidade, é a internacionalização deste país??????

    Péssima e contraproducente sugestão, pois… você em seu alarido desesperado esqueceu-se de refletir algumas realidades justificadoras e compensadoras dentro de nosso cáos vivencial verde amarelo…

    1- somos rodeados por países ainda mais limitados e pobres que o nosso;
    2- nossa raíz cultural portuguesa é elitista e não democrática,
    3- temos, inclusive, condições climáticas (calor em abundância) que incentivam o ócio, e o pouco esforço, já q basta um par de chinelas e um calção para se viver em boa parte deste país. E, querendo ou não, esse é um ideal de vida para muitos, mesmo para milhares de imigrantes trabalhadores de países europeus que para cá se dirigiram e dirigem permanentemente.
    4- Sim, somos malandros e corruptos (generalizando), mas quem já foi ao estrangeiro constatou que somos também, super educados e gentis com o próximo (nada a ver com nível cultural e civilizatório), somos também (quem sabe?…) o povo mais higiênico de todos (o que vi de sujeiras e porquices no exterior me enche sempre de nojo da gente porca que há por lá), somos também um povo alegre diferente de povos sombrios que existem por aí etc etc etc.
    5- Quem sabe um de nossos defeitos seja sermos espertos, e até demais, o que permite fazermos uma eterna limonada das desgraças de nossa vida… já que conseguimos ser felizes com o mínimo necessário para sobreviver (generalizando).

    Mas o principal é identificarmos o verdadeiro mal que vem nos atingindo permanentemente como nação… Educação, limitada e péssima.

    E identificado esse mal capital apontar a solução positiva (e não a desintegração do país)…

    Alguns sugerem uma guerra ou revolução faxinadora na nossa população (poderia ser) mas e depois? Certamente recomeçaria tudo de novo.
    Outros sugerem (como vc) a entrega de vez do Brasil ao estrangeiro (Deuses superiores… kkkkkk!!).
    Outros sugerem se fazer as malas e abandonar essa nau de velas pequenas, rasgadas ou recolhidas.

    Porém, apesar de todo enorme pessimismo que envolve muitos brazucas, a solução é a médio e longo prazo só uma… EDUCAÇÂO, e muita perseverança no Bem, pelos brasileiros que acreditam que tudo faz parte (mesmo coisas desagradáveis) na receita de uma grande nação, e que a fase histórica atual brasileira ainda é a de formação e alicerçamento das bases (ainda inexistentes) do que acreditamos e conhecemos por justiça social.

    E no mais… com todos nossos defeitos e falhas nosso país ainda é o melhor que se encontra neste planeta para se viver, claro que alguns possam preferir os Estados Unidos, onde corruptos e corrupção foram ardilosamente trocados por… membro honorável e irmandades. Ou, por que não? Um Paraguai, Suriname, Índia etc.

    Sds!!

    PS: Quanto a “Janelas Quebradas” isso tem a ver também quanto a psicologia do “proibido” na alma humana. A tentação de cometer atos ilícitos, a tal da “alma criminosa” etc etc. O que provoca e em que medida os crimes? São raizes emocionais e ou racionais? E, mais uma vez… será a coação ou a educação que promovem um melhor estado de Bem Social?

  9. Isso se explica muita coisa aqui no meu Brasil querido e sofrido,com as suas janelas quebra com o descaso social secular.

  10. A teoria é absolutamente verdadeira. E o Brasil é um exemplo invertido dela. Começamos com pequenos desvios e como ninguem é punido, viramos o país da corrupção e da roubalheira.

  11. Mas a experiência em questão não terminou aí. Quando a viatura abandonada em Bronx já estava desfeita e a de Palo Alto estava há uma semana impecável, os pesquisadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto. O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o de Bronx, e o roubo, a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro pobre. Por quê que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro, é capaz de disparar todo um processo delituoso? Evidentemente, não é devido à pobreza, é algo que tem que ver com a psicologia humana e com as relações sociais.==== ..ñ é só questão de pobreza…ainda bem..sds.

  12. “Posteriormente, em 1994, Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York, baseado na Teoria das Janelas Partidas e na experiência do metrô, impulsionou uma política de ‘Tolerância Zero’. A estratégia consistia em criar comunidades limpas e ordenadas, não permitindo transgressões à Lei e às normas de convivência urbana. O resultado prático foi uma enorme redução de todos os índices criminais da cidade de Nova York.”

    É o que São Paulo precisa, e com urgência. Quanto aos outros locais deste país, não vou opinar porque obviamente também o precisam, mas eu vivo em São Paulo e tenho ‘certeza’ absoluta de que é o que precisamos aqui.

  13. o problema desse pais é complexo e variado…os fatores que fazem desse pais o que ele é atualmente são complexos e variados..”UM” dos principais grandes problemas deste pais é o preconceito socio economico. o pobre se tornou/é a personificação de tudo que é indesejado neste pais…de tudo o que é temido e odiado…no brazil o pobre é visto e tido como tudo de ruim da sociedade… é rotulado, classificado e taxado com tudo que é negativo para a sociedade..o preconceito no brazil é peculiar e interessante….o pobre é visto/tratado/colocado neste pais da mesma forma como os nazistas viam/tratavam/colocavam o povo judeu na epoca….da mesma forma como é visto/tratado/colocado o negro,nativo e o latino nos EUA….e o estrangeiro na europa….é o mesmo padrão comportamental…na alemanha nazista em Der Giftpilz(o Cogumelo Venenoso)….um livro infantil publicado por Julius Streicher..Escrito por Ernst Ludwig Hiemer e ilustrado pelo cartunista/caricaturista alemão Fips..Os judeus são descritos/colocados como pessoas más. ..São como cogumelos venenosos….outros trechos afirmam/dizem/colocam: “Mamãe, todos os não judeus sabem que o judeu é tão perigoso”, “o judeu […] alardeia que sua mercadoria é a melhor e a mais barata. E na realidade é a pior e a mais cara”, “Assim como os cogumelos venenosos provocam freqüentes desgraças, o judeu causa miséria, doença e morte” …como podemos ver o pobre no brazil é colocado/descrito da mesma forma…o pobre no imaginário do brasileiro é sempre colocado/tido/retratado/descrito como mal,inferior,bufão,feio,trapaçeiro,canalha,sem carater,ignorante,estupido,burro,grotesco,idiota,sem futuro,mal trapilho,sujo,imundo,capacho,bandido,criminoso,preguiçoso,vagabundo,incapaz,inutil,perverso e nocivo em todos os aspectos/sentidos…de todas as formas…na sociedade..no brasil o pobre sempre é retratado/descrito/mostrado de uma determinada forma…da forma ai descrita…seja na sociedade, midias ou onde for…expressões como “raça maldita” ou “favelados”/”malditos favelados”….comumente proferidas entre esta sociedade…..são um ex disso…assim é com os pobres aqui…assim é com os negros,nativos e latinos nos EUA…assim é com os estrangeiros e imigrantes na europa…no brazil o pobre tem jeito de falar,se vestir e se comportar… para a sociedade/no imaginario da sociedade brazileira….tem todo um padrão comportamental pré-definido e rotulado….todo um padrão comportamental determinado e estabelecido…que o indentifique…no brazil o rico e o pobre são “racificados”….são como raças…são classificados/tidos/representados alienadamente desta forma….como raças…ser ou se torna pobre no brazil é como passar a fazer parte de uma raça ou especie…..assim como o rico….da mesma forma como o rico….no brasil o pobre tem raça…são os negros, mestiços, pardos e indios…devido ao fato da população deste pais ser composta em sua maioria de ex escravos que eram em seu todo compostos destas raças e etnias….enquanto que o outro lado da população é composta de uma “elite” que nos governou/governa direta e indiretamente….marcada sempre por completo/total/absoluto desprezo,desvalor,desrespeito,negligência,abandono e desdém não só com o pais mas com principalmente o povo…somos uma população composta em sua maioria de gerações de ex escravos que eram tratados, desprezados e execrados como animais….que eram obrigados diariamente a carregarem barris de urina e fezes que na maioria das vezes escorria parte de seu conteudo por conta de frestas que surgiam nos barris fazendo com que diariamente tomassem banho do conteudo….somos compostos em maioria de descedentes de escravos que eram torturados e mortos por nada…desprezada e desdenhada por uma elite estrangeira “complicada” em sua epoca..Texto extraído do livro 1822, sobre a situação do país na época da Independência: Quem observasse o Brasil nessa época teria razões de sobra para duvidar de sua viabilidade como país. As vésperas do Grito do Ipiranga, o Brasil tudo para dar errado. De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços. Era uma população pobre e carente de tudo. O medo de uma rebelião escrava pairava como um pesadelo sobre a minoria branca. Os analfabetos somavam 90% dos habitantes. Os ricos, embora muito ricos, eram poucos e, em sua maioria, ignorantes…..tudo isso construiu/fez um pais problematico e sem futuro que é este pais hoje…..um pais em que todos se odeiam…todos se desprezam…um pais em que todos odeiam-se e desprezam-se uns aos outros…em um pais em que todos não se valorizam e não se respeitam…..povo que não se respeita,que não se da ao respeito e não se valoriza é corrupto, mal caráter, cafetão, entreguista, vagabundo, desvirtuado e perdido…se prostitui/presta a tudo/todos por qualquer coisa…não valoriza,se importa ou respeita a nada e a ninguém…por isso é que morrem filhos, pais e mães em portas de hospitais…por isso que aqui praticam todo tipo de atos ilícitos e ainda debocham/desdenham de tudo e de todos sem dó…Não adianta ter dinheiro, a cultura/mentalidade desse povo não permite que sejamos potencia….Podem bota todo o dinheiro que existir nesse pais….Até mesmo Cristo pra governar este pais…Não adiantara NADA….Pois o maior problema do brasil é o BRASILEIRO…É a sua cultura e mentalidade…Somos um povo que renega,execra,abomina,despreza,não reconhece,rejeita e odeia a propria origem,A propria raça, A propria cultura, A propria etnia, A propria historia, A propria identidade, Ao proprio talento, Ao Santos Dumont, Aos nossos icones e grandes nomes, A sua propria terra, Proprios costumes, Proprios valores e principios, As proprias conquistas, As suas proprias riquezas e potencialidades, A seus proprios patrimonios e bens! POVO QUE NÃO SE RESPEITA E NÃO SE VALORIZA JAMAIS SERA RESPEITADO OU VALORIZADO SEJA POR QUEM FOR!!!!!!!! RESPEITO NÃO SE COMPRA OU NEGOCIA! RESPEITO SE CONQUISTA! QUEM SE DA AO RESPEITO É RESPEITADO! NUNCA SERÃO! JAMAIS SERÃO! NUNCA!…Somos o povo da malandragem….Da esperteza pessoal….Do “jeitinho brasileiro”….Do rei na barriga!!!….Da put…, da “cachaça” e do futebol…Do pão e circo….Somos o povo da “alegria”, do deixa pra lá e dos 10%!!!!….O Google publicou o relatório anual, Zeitgeist, que mostra os acontecimentos, eventos e personagens mais buscados em 2012. Confira os dez termos mais pesquisados no Brasil e no mundo no geral: brazil: 1 – Face, 2 – BBB12, 3 – Ask, 4 – Avenida Brasil, 5 – Zerg Rush, 6 – Eleições 2012, 7 – Transformice, 8 – Enem 2010, 9 – TRE, 10 – Fina Estampa…

    • Em parte vc cai no coitadismo, tradicional refúgio dos esquerdalhas… em outro vc consegue ser mais realista qndo atira a responsabilidade pela situação de bagunça atual no colo do brasileiro, pois se nosso governo é corrupto é porque o povo também o é… gostemos ou não, essa é a verdade dos FATOS… isso só mudaria com uma mudança no “Zeitgeist” brasileiro atual, onde a imoralidade convive com a amoralidade em todos os setores da existência nacional… sem isso, é como enxugar gelo… para que haja mudanças é necessários que desenvolvamos centros de doutrinação conservadora, coisa aliás que as igrejas fazem muito bem… de minha parte elas tem todo o apoio necessário para agregar tanto a família como a sociedade em torno de um projeto de nação que não contemple a bandidagem e o banditismo em forma de máfias incrustadas no edifício do estado brasileiro…

  14. aos que elogiaram meus comentários obrigado….aos que se revoltaram com eles….eu compreendo…..eu entendo perfeitamente a revolta e inconformismo de vcs….eu entendo cara…eu entendo mesmo….sabem porque?!…porque vcs são iguais a mim..pensam igual a mim…todos nos aqui pensamos iguais…temos ideias em comum….

    podemos ter posições diferentes em alguns aspectos mas temos algumas coisas em comum…QUE A MAIORIA DO POVO DESTE PAIS NÃO TEM….A MAIORIA DO POVO DESTE PAIS NÃO SÃO COMO NÓS SENHORES…PONHAM ISSO NA CABEÇA…INFELIZMENTE ESTA É A REALIDADE DOS FATOS…A MAIORIA NÃO É COMO NÓS…A MAIORIA NÃO MERECE O PAIS EM QUE VIVE…NÃO MERECE O CHÃO QUE PISA…nós nos importamos com o brazil e com o seu futuro…nos valorizamos…nos damos ao respeito…nos respeitamos…nós somos patriotas de verdade e não apenas quando é a copa do mundo como a maioria do povo deste pais faz….nós somos minoria…somos uma espécie ameaçada de extinção…Países sérios protegem suas empresas/Interesses….Aqui a troco de propina enterram nossas empresas/interesses para depois fazerem negociatas com empresas estrangeiras….

    A MAIORIA DOS BRASILEIROS NÃO MERECE O BRASIL….

    eu não sou antiamericano…….é a cultura que mais admiro e tenho paixão seguida da japonesa e muçulmana…pois praticamente todas as paixões da minhas vida vieram de lá..como a internet, vídeo game,cinema,o molho Barbecue, comics/super heróis e por ai vai….não sou pró ou anti estadunidense…sou Brasileiro…Pró Brasil…eu não tenho que ser aliado ou apoiar a nada e a ninguém a não ser o Brasil…a nossas coisas e conquistas…a minha cultura…a mim….a minha gente..o estadunidense esta pouco se lixando/importando para nós ou qualquer outro que for…e correto mesmo, eles tem que se importarem/preocuparem com os deles e não com os outros como aqui se faz….porque eu teria que ter uma posição diferente?não sou militante de esquerda e nem de direita…sou equilibrado…centrista…não sou 8/80 como aqui são neste pais…como costuma ser aqui neste pais..aqui ou vc é 8 ou é 80…tem que ser radicalmente um ou outro…Não sigo nem a direita e muito menos a esquerda….Sigo o reto…O caminho da Retidão….meu único aliado é o Brasil..não tenho quer ser e não sou aliado a nada e a ninguém…a única coisa que me importa são os nossos interesses..NÓS….APENAS NÓS..SEM DÓ….ACIMA DE TUDO…DO MESMO JEITO COMO OS OUTROS FAZEM…a única coisa que me importa são os nossos interesses porque os outros pensam/são da mesma forma…e eles estão certos mesmos…ESTÃO CERTÍSSIMOS…aqui neste pais se diz notoriamente(ja faz parte da cultura) que não devemos capacitar/modernizar a defesa demais..que não devemos ser competitivos demais…não devemos investir em todo ou qualquer desenvolvimento de produto/tecnologia/ciência/indústria/economia/bens e serviços Nacional ou lutar por nossos interesses..porque ira confrontar o nossos “parceiros estratégicos”..nossos “aliados” e amiguinhos do coração……O complexo de vira-latas dos meus queridos compatritotas é de enojar um porco….é DEVER E OBRIGAÇÃO de qualquer força armada DEFENDER O PAIS DE QUALQUER AMEAÇA QUE FOR..inclusive neste “carnaval” de pais aqui…..é obrigação de nossas forças armadas SSSSIIIIIMMMMMM garantir a nossa segurança/defesa contra qualquer @#$% que for…seja ela interna ou externa…seja ela de Zamunda….Da terra oca…De Venus…De Marte….De Nibiru…De Zeta riticuli…Dos EUA…Do Paraguai…Da Venezuela…Da Argentina….Da Inglaterra…Da Somalia…Da França…Da Russia….Da China…De Marciano….Feliciano…E o escambau….É obrigação, função, dever e o escambau deste pais/forças armadas garantir a SEGURANÇA E A DEFESA… CONTRA TUDO E TODOS!!!!!!!!!!!…..FUNDAMENTALMENTE DE NOSSOS INTERESSES!!!!!!!!!!….Reitero, Repito e Ratifico….Quem pode…PODE…Quem não pode…SE SACODE…E quer saber mais….. os EUA estão CERTOS….ESTÃO CERTÍSSIMOS…..Estão totalmente,completamente,absolutamente,inequivocadamente, etc e tal……CERTOS MESMO.. em ter interesses em pré sal ou Amazônia….porque é obrigação e dever de qualquer pais ou nação garantir/lutar/defender o melhor para seu povo…..lutar, garantir e defender seus interesses……os interesses/o melhor do seu povo/pais…….O problema não são os EUA…são o povo daqui…é “nóis manu”….como sempre o problema é com o povo deste pais….como sempre o problema é a maioria do povo deste mald$%@ pais…que é mais preocupada, que da mais prioridade a futebol,novela e micareta do que a outra coisa qualquer…..

    “EDUCAÇÃO… é a base! Para o brasileiro e QUALQUER povo passar a valorizar o que tem de ser valorizado.”

    Tudo começa com a educação.Desde pequeno ensinado que tem que gostar de futebol e televisão, que certos assuntos são desprezáveis e outros proibidos,incluindo política…..Ensinado que dinheiro é mais importante que honestidade e honra, passando essa “cultura” durante gerações,esse é o brasileiro que criamos, esses são os políticos que estão lá, estão nos representando sim, estão representando o “jeitinho de brasileiro” que lhe foi ensinado….Sempre virando motivo de piada em outros países…um povo que não têm acesso a educação básica DE QUALIDADE , jamais saberá seus direitos e principalmente seus deveres !

    “X-tudo
    12 de setembro de 2013 at 18:29 ”

    Olha vc me lembra uma amiga minha! ela pensava assim igual a vc! até o dia em que resolveu larga os 2 empregos fixos pra tenta se candidata a vereadora! ela trabalhava muito na área social com pessoas carentes e acreditava que estas pessoas apoiariam ela depois de anos prestando serviço pra esta gente….quando saiu pra pedir voto e apresentar as propostas sabe qual foi a resposta unânime desta gente!? CASH!!!!!!!!!DINHEIRO!!!!!!!! SÓ VOTO EM TI SE ME PAGAR!E EM ESPÉCIE!!!!!! E isto é apenas 1 ex da coisa toda viu! se vc conhecesse 1 décimo do que já presenciei ou testemunhei nesta vida ate hoje iria compreender e entender bem o porque de minha postura..

    “ISTO SIM É PERVERSIDADE!!!”

    Em hospital do Gama – DF, o médico se recusou a levantar da cadeira para atender uma paciente com crise de hipertensão. Pacientes tiveram que empurrar o banco com a mulher para dentro do consultório. Segundo testemunha que nos encaminhou a denúncia, foram quase 20 minutos de conversa para convencer o médico.

    http://www.youtube.com/watch?v=6yLKvPmx-YA

    Essa garota contraiu Aids através de uma transfusão de sangue feita no hospital público da Bahia , a família colocou estas desgraças na justiça pedindo indenização por esse absurdo…a justiça concedeu vitória indenizatória , mas o governo vagabundo e covarde recorreu e se recusou indenizar a família , deixando ela nesta situação ai que você viu , isso aconteceu na Bahia ,na região Metropolitana de Salvador , ela não resistiu e morreu sem ter os devidos cuidados negados por esse maldito governo….

    http://www.youtube.com/watch?v=Q9hGJAu61CY

    • “”Olha vc me lembra uma amiga minha! ela pensava assim igual a vc!””

      Não são pensamentos meus não meu caro. E resumir o que expus a estes exemplos é por demais! Não compreender o TODO do que eu quis dizer….

      É FATO!…

      Sem educação forte de base não há ser pensante!…

      O Sr. não vai aqui continuar a dizer que brasileiro é caso perdido não… porque está ERRADO… é CRIMINOSO!…

      Nenhum povo é caso perdido. Gringo depois do almoço vai ler nú na praça um livro!… Pra depois à noite passar a mao na bunda de alguem num pub a base de extase e nao quer dizer nada!…

      • “Sem educação forte de base não há ser pensante!…”

        Amigo X-Tudo….infelizmente a solução para o problemas deste pais não esta em mim…no senhor ou em alguma autoridade/governo…porque como eu insisto em dizer aqui…o problema deste pais é a cultura e a mentalidade do povo deste pais…e isso só se resolve com educação, instrução, conhecimento, esclarecimento e informação como o senhor corretamente coloca…e quando falo em educação, falo num contexto mais amplo e abrangente, não em apenas “estudo ou diploma” ! O que não falta neste pais são V-A-G-A-B-U-N-D-O-S com diplomas di “dotô”, o que não falta são analfabetos das diversas formas, mas “dotôradas” neste pais. Educação primordialmente…Fundamentalmente…VEM DE BERÇO… DE FAMILIA….A FAMILIA é a base e estrutura de tudo! Mas o que temos e vemos neste pais são uma geração, são crianças, jovens e adolescentes completamente largadas e atiradas. O que nós vemos é uma geração completamente negligenciada, alienada e consequentemente vag@#*%. O que nós temos hoje é toda uma geração sendo educada, modelada e alienada pelos BBBs da vida! Neste pais a maioria esmagadora de nossos jovens, adolescentes e crianças são educados pelas mídias, pelas ruas, pelos programas de TV como o BBB! Principalmente por este programa! Porque o BBB é o programa mais visto neste pais pelas crianças, adolescentes e jovens. O BB daqui é o que mais da audiência e lucro do mundo inteiro! Na final da 10ª edição do programa, foi quebrado o recorde mundial de maior votação em reality shows no mundo, com mais de 154 milhões de votos. VIVA AO BBBRASSSSSIIIIILLLLLLLL! É GOL! É GOL! É PENTA! É PENTA! É PENTA! É PENTA! rs ! E porque isto acontece?! Porque o conceito de FAMILIA é ausente! Ele não existe! É desvalorizado e desprezado não apenas em nossa sociedade mas em muitas outras por ai! Portanto! Reitero! No brasil, os filhos não são educados pelos seus pais! A maioria é educada pelos realitys shows mesmo! Os “filhos do brasil” não são educados pelos pais, são educados pelo programa BBB! E onde estão os pais?! Estão no futebol, nas novelas, no carnaval, na cachaça(álcool), na put$#@ ou futilidades de sempre! Porque os pais estão nisso…A maioria esta nisso….É desta educação que eu falo aqui! E as mulheres?! Adivinhem!? rs! PELAS NOVELAS! Se vc quiser conhecer a mulher brasileira a fundo, em toda sua totalidade e detalhes, como ela pensa, se comporta e agi, basta apenas ver e estudar as novelas que elas assistem! Pois a grande maioria das mulheres brasileiras são educadas, modeladas e formadas em todos os aspectos e sentidos pelas novelas que assistem!!!! esta é a realidade dos fatos…Nunca/jamais seremos/conseguiremos nada do jeito que vamos..como diz o ditado…Quem acredita é feliz…Quem dúvida é sábio…..

      • Neste ponto, X-tudo, eu tou com o Charles… o mau do Brasil é sim o brasileiro… talvez não por sua culpa exclusiva, mas porque se deixou levar pelo canto da sereia vermelha gramscista desconstrutora de mundos… meus respeitos…

      • Mas reitero… “mas porque se deixou levar” SE DEIXOU LEVAR.

        Este ponto… é que eu não concordo, como se fosse uma escolha… pois seria ilógico!… sendo capazes de dircenir a ponto de escolher!… Chegarmos a este ponto!

        Por isto que acredito na educação de base. Mas não o puro! investimento… mais escolas… prof’s com altos salarios. Mas sim o sistema. Não o livro – aluno – professor. Mas a comunidade – prática – cultura local – herois nacionais – literatura humanistica internacional pegando da sociologia… filosofia… ensinando o muleque a pensar… Aì volta pra asua realidade… aplica nela!…

        Mas nunca vai acontecer! Só em uma ou duas escolas-modelo que vemos de vez em quando aparecer nos telejornais!…

      • Caro X-tudo, veja uma exemplo de constatação do que eu disse:

        “DeDeGyN
        1 mês atrás

        MÃE OLAVO!!! há 20 anos já previa o estrago que o Antonio Gramsi faria na educação brasileira e na ascensão comunista deste País!! Fora comunistas!!! Quem diria, no pais mais católico do mundo, o lulismo conseguisse exercer sua agenda de quebras dos valores morais!!! Fora LULA e sua corja petista ou qualquer partido comunista!! Não queremos ser nivelados por baixo!!!”…
        (http://www.youtube.com/watch?v=FebR13TQa0w)…

        É que nós, pobres mortais demoramos a sentir as mudanças devido a falta de acesso a informações que fazem a diferença, ao contrario dos estudiosos do assunto que tem acesso às mesmas… saudações…

  15. “Sua tentativa de crítica positiva, ou de melhora dessa nossa realidade, é a internacionalização deste país??????”

    Sim…

    Como um antigo ditado diz:

    “Quem cuida tem”

    O que acontece quando alguém deixa alguma coisa de valor qualquer atirada em um local publico e não presta atenção/cuida dela?!….. Ela PERDE Senhor
    ViventtBR….É isso que acontece….Quem se valoriza e se respeita TEM….Quem se da ao respeito TEM…Quem valoriza e respeita suas coisas…A propria raça, A propria cultura, A propria etnia, A propria historia, A propria identidade, Ao proprio talento, Aos seus icones e grandes nomes, A sua propria terra, Proprios costumes, Proprios valores e principios, As proprias conquistas, As suas proprias riquezas e potencialidades, A seus próprios patrimônios e bens….TEM/Não Perde…Quem não respeita e valoriza Não TEM/PERDE…E merece perde mesmo…..Tem que perde mesmo…Sem dó….Por isso que sou a favor da internacionalização da Amazônia…Por isso que sou a favor da autodeterminação para os povos indígenas deste pais SIM…Não só sou a favor destas coisas como sou a favor mesmo da internacionalização de tudo neste pais…Da internacionalização de todo este pais…Porque esta é a única solução/saída/salvação que existe para este pais maldito senhor
    ViventtBR…Esta é a realidade dos fatos….

    http://www.youtube.com/watch?v=kiW8PyYuUeY

    • “Por isso que sou a favor da internacionalização da Amazônia…Por isso que sou a favor da autodeterminação para os povos indígenas deste pais SIM…Não só sou a favor destas coisas como sou a favor mesmo da internacionalização de tudo neste pais…Da internacionalização de todo este pais…Porque esta é a única solução/saída/salvação que existe para este pais maldito senhor
      ViventtBR…Esta é a realidade dos fatos….”…

      Entendo sua revolta… até acho que falas isso da boca para fora, em um momento de raiva… mas talvez seja exatamente isso que “eles” queiram que façamos… que percamos a cabeça… querem nos levar a loucura para depois aparecerem como salvadores da pátria incontestáveis… não podemos cair nessa… a nossa democracia, não a democradura esquerdalha, é o único caminho para a nossa redenção… não podemos permitir que seja substituída por qualquer outro sistema de salvação imediata… isso seria golpe contra a nação brasileira soberana… rezo para que mentes esclarecidas consigam perceber isso a tempo e obstruam os planos malignos dessa gente estúpida… saudações…

  16. Caro Charles,
    Pelo jeito sua última caixa de Rivotril acabou e vc está em uma severa crise de abstinência, pois entre outras patologias esse remédio é recomendado para Distúrbio do Pânico e Fobia Social (no caso, esta sua ojeriza pela sociedade brasileira).

    Quanto a continuidade deste seu alarido intelectual…

    A realidade dos fatos é que vc está fazendo uma análise restrita (muito miope) do nosso país, tanto em termos históricos, como em estratégicos.
    No andar da carruagem social mundial, nosso povo e país, não é nem melhor e muito menos pior que todos os outros.

    A predominância de poder estadunidense, presentemente, que faz dos USA a nação número 1, é algo que à luz da história encontramos várias justificativas. O que não torna seu povo melhor que o nosso, ou qualquer outro. A própria Teoria das Janelas Partidas mostra isso a respeito da natureza moral do povo estadunidense.

    Porém, repare, na passada e importantissima fase histórica da Revolução Industrial os USA foram justamente colônia e ex-colônia (umbilicalmente ligado) do país mais industrial e também número 1 do mundo na epóca (Inglaterra), será que isso não tem extrema importância e futuras implicações no que eles foram se estruturando?

    Compare essa ligação econômica dos USA e Inglaterra com a nossa e Portugal – país sem tradição e arrojo industrial.
    Essa é uma simples justificativa econômica, mas vamos também a uma estratégica…

    No século passado, retrasado e anteriores, antes da navegação a vapor (e mesmo nessa), a questão de enfrentar viagens oceânicas era algo caríssimo (início do Seguro Marítimo) e também demorado, cansativo e mortal (muitas doenças a bordo – durante muito tempo o escorbuto “Mal de Angola” “Peste dos Navios” foi um tremendo mistério assassino – resolvido finalmente só em 1927), entretanto veja que dádiva no novo mundo… os Estados Unidos ficavam ao lado da Europa e de sua rica e poderosa Coroa inglesa. Bem diferente do Brasil lá ao sul, alcançado somente com fretes e seguros bem mais caros e viagens demoradas, cançativas e perigosas.

    Claro, que isso é só uma pequena pincelada sobre o porquê de nosso Brasil ser carregado de possíveis atravancamentos sociais e econômicos e outros países não. Mas o importante é termos consciência que nosso país apesar de carregar inúmeros problemas, pelo contrário, mostra com seu povo que é duro na queda, e que enfrenta com coragem e sobrevivência toda a montanha de obstáculos que o cerca historicamente. Veja, que até hoje, um frete dos USA para o grande mercado consumidor europeu e asiático é sempre mais em conta que um frete brasileiro.

    Então, por favor, faça seus próprios estudos e pesquisas, melhore suas reflexões sobre o passado, presente e futuro da humanidade (e nosso país), e perceba que temos um país e povo valioso, e que cada criança, adulto e pedaço deste chão vale ouro e nos pertence. Nosso povo merece respeito, compreensão e incentivo. Desqualificá-lo por problemas idiossincráticos é mostrar falta de visão internacional e histórica. E pior… sugere até tentativa de sutil lavagem cerebral desagregadora da nação brasileira. Espero que esse não seja o caso, mas apenas de um desabafo pessoal irrefletido e desesperançoso com nossos presentes dias.

    Acredite… as nações não são feitas em décadas, mas em séculos e milênios..e… Nós, brasileiros, destes duros anos, num futuro distante, seremos honrados como os grandes formadores da grande, poderosa e lider planetária…Incrível Nação Brasileira.

    Sds!..

    “Não compreendo como querer o outro possa tornar-se mais forte do que querer a si próprio.” Caio Fernando Abreu

  17. “Acredite… as nações não são feitas em décadas, mas em séculos e milênios..e… Nós, brasileiros, destes duros anos, num futuro distante, seremos honrados como os grandes formadores da grande, poderosa e lider planetária…Incrível Nação Brasileira.”… peço permissão para fazer de suas as minhas palavras, caro ViventBR… saudações…

    • Em tempo: qnto ao governo PETRALHA, só uma frase me consola: VAI PASSAR…

      “Num tempo
      Página infeliz da nossa história
      Passagem desbotada na memória
      Das nossas novas gerações
      Dormia
      A nossa pátria mãe tão distraída
      Sem perceber que era subtraída
      Em tenebrosas transações”…

      Dá-lhe MENSALÃO… TENEBROSAS TRANSAÇÕES… quem diria que o Chico fosse tão bom profeta !!!…

  18. Caro B. E.
    A desesperança bem espalhada e fixada é terreno fértil para traidores… pessoas que no fundo são fracas, ingênuas e manipuláveis… exemplo, a grande turma esquerdalha, que no fundo não consegue enxergar um palmo à frente de seus narizes, estômagos e bolsos. Traidores de nações, medíocres morais e intelectuais, posam apenas de ganaciosos irrefletidos, sempre de olhos fixos na riqueza alheia. E nem mesmo desconfiam que a desesperança, até mesmo de si mesmos, dentro de suas almas é que está a lhes devorar moralmente… Olham para o fucinho dos outros e se esquecem de seus próprios rabos… Coitados… coitados!!!! Aqueles milhões e milhares de vítimas na China, URSS e Cuba são frutos da desesperança… Cuidado! Com as sementes desse virus… Cuidado!

    Não podemos baixar a guarda, por nós e pelos outros!!!!

    Abraço!

    • senhor ViventtBR eu não sou traidor….eu sou apenas realista…como eu ja disse aqui…Quem acredita é feliz…Quem dúvida é sábio….a maioria do povo deste pais de hoje ai não tem futuro não e não merece o chão que pisa mesmo….o problema é que o senhor se baseia em si/em sua pessoa..o problema é que o senhor esta se baseando em seu patriotismo e força moral para falar/descrever/classificar dos “brazileiros” deste pais…..acontece que eles não são como o senhor…eles são completamente diferente do senhor…eles são o inverso do senhor…e vc não quer enxergar isso….esta com negação velada pra isso…eu sei que é difícil admitir mas é a realidade nua e crua…eu sei que isso te deixa revoltado,frustrado e inconformado…mas é a realidade dos fatos senhor ViventtBR…pode descarregar/desabafar sua frustração,revolta e inconformismo em mim senhor ViventtBR…não tem problema não…eu compreendo…eu entendo…o senhor é um herói senhor ViventtBR….Tem meu respeito e admiração..

Comentários não permitidos.