Israel não ratificará tratado que proíbe armas químicas

Ataque israelense com Bombas de Fósforo Branco em Gaza na guerra contra o Hamas no período de 2008 a 2009. Até uma edificação da ONU que abrigava cerca de 700 palestinos foi atacada.

Israel não ratificará o tratado que proíbe as armas químicas, que assinou em 1993, enquanto outros países da região as possuam e em um momento em que o mundo aguarda a Síria destruir seu arsenal, disse nesta quinta-feira a porta-voz da chancelaria israelense, Ilana Stein.

“Enquanto Israel assinou o tratado, outros países no Oriente Médio, incluídos os que utilizaram armas químicas recentemente ou no passado, ou os que acredita-se que trabalham para melhorar suas capacidades químicas, não fizeram isto imediatamente e indicaram que manteriam sua posição inclusive se Israel ratificasse a convenção”, explicou Ilana.

O Fósforo Branco é usado regularmente para a fabricação de bomba fumígena para camuflar movimentação de tropas e blindados, em operações militares. A sua utilização como componente de armas químicas é proibida pelas Convenções de Genebra e especialmente pela Convenção sobre Armas Químicas, reafirmando os termos do Protocolo de Genebra de 1925, que proíbe o uso de armas químicas e biológicas.    

Alguns desses Estados, lembrou, “não reconhecem o direito de Israel existir e pedem descaradamente sua aniquilação”, por isso, argumentou a porta-voz, a ameaça contra seu país “não é nem teórica nem distante”.

A proposta russa para o desarmamento químico da Síria, com o objetivo de evitar um ataque militar liderado pelos Estados Unidos contra Damasco, poderia pôr sobre a mesa novamente o debate sobre armas químicas na região.

A Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Uso de Armas Químicas foi assinada em 1993 e entrou em vigor cinco anos mais tarde, integrando-se ao Protocolo de Genebra de 1925. Um total de 189 Estados assinaram o texto, com exceção de apenas cinco países reconhecidos pela ONU: Coreia do Norte, Egito, Síria, Angola, Sudão do Sul e Líbano. Além disso, dois o assinaram mas não ratificaram a convenção, Mianmar e Israel.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou recentemente que o arsenal químico sírio existe em resposta às capacidades militares israelenses. O debate coincide com a publicação nesta semana pela revista Foreign Policy de uma matéria sobre a descoberta de um documento da CIA de 1983 que indicava a presença de uma possível instalação para a produção e armazenagem de armamento químico em Dimona, no sul de Israel.

EFE

Fonte: Terra

    

47 Comentários

    • Não precisa de nenhum contorcionismo verbal meu caro néscio beneficiário da bolsa lan House do PT! Israel assinou o dito tratado ao contrário dos outros países, todos eles inimigos de Israel e que o tempo todo o ameaçam. Ocorre que a ratificação, momento pelo qual o mesmo ganha eficácia, está pendente da assinatura pelos outros países, o que é muito justo.

      Burrice tem limite mas você os extrapola…..

  1. por LUCENA.
    .
    .
    .

    Israel atacou com armas químicas e os EUA bloqueou e até hoje blinda o Israel atômico no CS quando este quer punir os tamulistas pelas suas sacanagem.
    .
    Tais sacanagem,são as mesmas que os americanófilos e sionistas gritam contundentemente com os seus dedos sujos apontando para os outros assemelhados déspotas,com as sua frases carregada de hipocrisia.
    .
    Só quero vê o quê tais hipócritas pensam de tudo isso,em especial os notório que conhecemos aqui no PB…….Rsrsrsrsr

  2. Israel é um estado terrorista e genocida, mas como é protegido pelos bandidos americanos mata impunemente. Mas… o poder americano diminui a cada ano, uma hora Israel vai está a só de frente a suas vitimas enfurecidas, aí vai ser interessante…

    • Com certeza..

      Os beneficiários do programa BAG banana botaram os dedos pra trabalhar e justificar o injustificável….

      Eita povo cínico

      É de dar dor de barriga

    • Carl,

      Com ou sem EUA, Israel varreria seus vizinhos a fogo, se assim desejasse… Não precisam dos americanos para isso… O único país na região que poderia ( em teoria ) rivalizar Israel em poderio convencional é Arábia Saudita…

      Quanto aos extremistas que lançam foguetes indiscriminadamente em áreas civis israelenses, Israel somente espera um pretexto para aniquila-los…

      • Discordo, em uma guerra total hoje Israel seria totalmente aniquilado se o Irã ou a Síria usassem seu arsenal químico, claro que teria consequências terríveis para quem o fizer, mas isso não retira o fato que Israel também não pode fazer o que bem pensa como a alguns anos atrás.

        Quanto ao futuro só a Deus pertence, nada impede que os vizinhos mais próximos de Israel fiquem mais fortes do que são hoje e Israel sem os EUA não tem nem mesmo coragem de atacar o Irã…
        Então isso de Israel varrer a fogo seus vizinhos não é bem verdade, poder até poderia destruir alguns, mas as consequências agora e no futuro impedem.

      • Carl,

        O que eu quis dizer é: Israel não precisa dos EUA para se garantir… Sua capacidade de dissuadir, através de suas armas, é suficiente para garantir sua segurança quanto as forças não convencionais de seus vizinhos…

        Mas, levando apenas para o campo das forças convencionais, nem Irã e muito menos Síria seriam uma ameaça ( em primeira instância ). Vale lembrar que Irã não faz fronteira com Israel. E a Síria, apesar de ter uma aviação e um exército numerosos, jamais foi capaz de suplantar Israel onde mais importa: expertise em todas as áreas militares ( desde seus soldados até a concepção de tecnologia ), o que lhe garante ter a superioridade mesmo diante de uma força mais numerosa.

      • Muito bem dito, caro RR.

        Só essa gente adoentada antiamericana de internet que acha que Israel precisaria dos EUA pra aniquilar com seus vizinhos árabes.

        Já venceram três guerras contra eles, tem extenso arsenal nuclear, grande arsenal químico e biológico, e a catrefa esquerdopata daqui ainda acha que os árabes dão conta…

        Quantas vezes será que Israel precisará espancar os árabes pra essa gente se convencer? 😉

      • terá que matar todos os árabes. Mas como quase metade da população de Israel já é formada por Arabes, eles estão em um mato sem cachorro. A melhor solução é criar o Estado da Palestina e criar uma mercado comum, com todos os cidadãos tendo o direito de morar em um ou outro estado, com todos os direitos. Enfim, uma comunidade europeia de países árabes. Infelizmente, Maomé inventou a charia e os muçulmanos ficam querendo impor sua lei aos vizinhos.

      • walfredo,

        Isso seria perfeitamente possível… Se os mesmos árabes não houvessem feito guerra quando do surgimento de Israel…

      • Ai esta a prova deque vc fala merda e e´incoerente e imbecil, as vezes tem lampejos de entendimento mas so lampejos breves !

      • Vader,

        walfredo,

        Só complementando,

        Mesmo a população árabe de Israel estaria totalmente integrada a sociedade israelense… Não creio que trocariam o padrão de vida de Israel por outros…

    • Israel e um estado cercado de inimigos por todos os lados, que querem dizima-los ate o ultimo de seus cidadãos, eles não tem outra escolha, a não ser resistir para sobreviver.

      E quando a luto e por sobrevivência, lenga lengas ideológicos, valem tanto quanto aposta de bêbado.

  3. O Estado de Israel é a única democracia plena do Oriente Médio e como tal possui o direito de proteger seu povo contra seus inimigos internos (terroristas palestinos) e externos.

    Não se trata de uma ditadura que se mantém à bala há 30 anos no poder…

    Como a própria reportagem deixa claro, quando as teocracias, ditaduras e monarquias absolutistas do OM reconhecerem o Estado de Israel, fizerem a paz consigo, assinarem o mesmo tratado e entregarem suas armas químicas, Israel fará o mesmo.

    Simples assim.

    • Brilhante amigo Vader! Pena que infelizmente tentar explicar o óbvio a esses militantes é impossível afinal a burrice é uma constante no meio deles…rs

  4. “O Estado de Israel é a única democracia plena do Oriente Médio e como tal possui o direito de proteger seu povo contra seus inimigos internos (terroristas palestinos) e externos.”

    Meu Deus……

    Hipocrisia, canalhismo, cara de pau, dois pesos duas medidas

    Que nome se dá a isso?

    • Rafa, você sabe?
      Se um país é democrático ele tem todo o direito de matar como bem quiser civis inocentes.
      Para falar a verdade eu também não sabia, mas se o “grande” Vader ta falando…

      Mas é um safado mesmo!!!

      • Uma democracia defende seu povo. Uma ditadura defende o seu ditador e a catrefa que invariavelmente o acompanha.

        É exatamente isso: uma democracia tem todo o direito de se defender, com as armas que tiver; eventuais excessos devem ser punidos.

        Já uma ditadura não. Tem que tomar é bomba na cabeça.

        É simples assim mesmo.

        E safado é você, seu esquerdista esquerdoso sem-vergonha! 🙂 Vai cantar a Internacional Socialista vai lixo!

      • Vc tá gastando vela boa com defunto ruim e podre… eu já os teria mandado para a tonga da mironga do kabulete… rsrsrsrsrsrsrs…

      • kkkk adoro quando vc perde o controle Vadia.

        Só uma pergunta se eu sou de esquerda então vc se considera de direita?
        Lamento mas a direita não asseita “qualquer coisa”. Para ser de direita a pessoa deve ser nacionalista, patriota e defender seu povo. E não tari-lo ou se comportar como um cão vira-latas.

        Tchau

      • Vá no baixaki e baixe um corretor de texto… deixe de preguiça… senão vai continuar a “escrevinhar” asseita ao invés de aceita… o bom e velho portuga agradece… saudações pasqualenses… rsrsrsrsrsrs…

  5. O pior é que nem é mais possível ficar surpreso.

    Mesmo a Síria se livrando de seu arsenal (em caso das coisas andarem adequadamente), Israel sempre vai achar uma justificativa para não seguir o mesmo padrão.

    Bem, o que esperar de um país que segue basicamente doutrinas religiosas como se fosse um código civil, e ainda afirma que os fundamentalistas são os outros?

    • Caro Roberto, um país que possui armas nucleares pode tranquilamente prescindir de seu arsenal QB. De fato, sob quaisquer pontos de vista, armas atômicas são muito mais eficientes que armas químicas.

      O Estado de Israel não abandona seus arsenais químicos porque seus vizinhos não fazem o mesmo.

      A propósito, desde que começou a crise na Síria quantas vezes Israel, que não tem nada a ver com o pato, foi ameaçado de ataque químico, tanto pelo tirano sírio quanto por seus apoiadores?

      Pois é. Se sem contribuir em nada no conflito sírio Israel continua sendo constantemente ameaçado, porque abriria mão de suas armas químicas, quando seus vizinhos não fazem o mesmo? 😉

      • Os Sírios tem armas químicas porque Israel bombardeou suas instalações nucleares. Enfim, é uma desgraça só, para todos os lados. O guerra miserável, não sei como eles podem considerar aquela terra sagrada, que merda, quanta infelicidade desnecessária, quanta burrice, quanta ignorância, quanto ódio, quanta insensatez.

      • De fato, concordo com os adjetivos sobre a guerra e aquela região.

        Mas não fosse o ataque israelense e hoje o regime sírio teria bomba atômica e aí o problema seria beeeeeeeeeem maior.

      • Vader,

        Concordo quando diz que armas atômicas são mais eficientes, principalmente no que diz respeito a capacidade de destruir…

        Contudo, para efeito de dissuasão, armas químicas e biológicas são praticamente equivalentes… E tem certas vantagens: são, na maioria dos casos, menos caras e mais fáceis de serem manipuladas e estocadas, além de serem mais discretas… E, verdade seja dita, podem ser mais pavorosas sob muitos aspetos…

        Armas nucleares em geral são caras de conceber, de manter, e costumam ser ainda mais caras para se livrar delas…

  6. Humm, pela lista de países apresentadas no texto o Irã assinou e ratificou em não ter armas químicas….???? E Israel, além de não ratificar, continua chorando?
    Ou seja, sempre eu primeiro. Propaganda enganosa um dia se descobre.

    • O Irã também assinou E RATIFICOU o TNP-2 (nem Israel nem o Brasil, por exemplo, assinaram) e nem por isso cessou suas pesquisas com armas nucleares.

      Propaganda enganosa iraniana? 😉

      A assinatura do Irã em qualquer tratado não vale um rial furado.

      Países que não respeitam tratados, que assinam (e ratificam) e depois os denunciam, perdem completamente a credibilidade internacional. Caso do Irã. Caso da Coréia do Norte. Caso da Venezuela. Etc…

      Israel é um país honesto. Se promete, cumpre. Se não promete não cumpre e não há ninguém no mundo que consiga fazê-lo fazer algo contra sua vontade soberana (e suas armas nucleares estão lá para garantir tal prerrogativa…).

      Isso é soberania. Isso é lealdade com a comunidade internacional. Isso é compromisso.

      • Bom… Pelo seu raciocínio o Brasil deve ter Arma Atômica afinal os Eua, Russia e China também têm. A diferença está na maneira de se falar, deve-se tê-las e nunca ameaçar o vizinho, apenas tê-las, entendi. Assim: “Se não promete não cumpre e não há ninguém no mundo que consiga fazê-lo fazer algo contra sua vontade soberana (e suas armas nucleares estão lá para garantir tal prerrogativa…)”. Entendi, agradecido pela explicação, muito valiosa…. kkkk.

        Engraçado as coisas sempre valem apenas para um lado e principalmente se eu ganhar por primeiro e se estiver na frente, sem chance de ser ultrapassado. Desta maneira nunca se conseguirá paz. Israel e Palestina recentemente voltaram a sentar na mesa de negociações e na mesma semana Israel avançou os assentamentos sobre a terras dos outros, aumentando sua expansão, chama isso de diálogo? Eu chamo de deboche, pois quem pode mais chora menos. Israel pode debochar dos escravos palestinos, são fedelhos e amordaçados e só conseguem atirar pedras. É fácil falar quando se tem o completo domínio e a submissão do adversário. Israel nunca cedeu um passo, somente avança e oprime. Faz as mesmas práticas que o nazismo fez, só que que de maneira homeopática e disfarçada. Nazismo fez durante seis anos, Israel vem fazendo em mais de 50 anos.

        Com poder bélico que Israel possui, deveria voltar ao seu tamanho original e demonstrar ao mundo que definitivamente quer a Paz, então nenhum vizinho seu poderia questioná-lo de suas intenções e qualquer senão dos vizinhos seria visto internacionalmente como inadmissível, mas acredito que isso seja algo impensável por Israel, afinal de contas, quem pode mais chora menos e se esta na vanguarda os outros que se danem, pois eu tenho armas químicas e atômica e vocês não tem direito de tê-las….e agora? Isso não e propaganda enganosa?

      • Amigo, longe de mim discutir a questão palestino-israelense. Há argumentos válidos para ambos os lados e não tenho o menor interesse em discutir isso.

        Só estava respondendo a uma colocação que o amigo fez, tentando dizer que o Irã seria melhor que Israel.

        Isso não é verdade.

        Sds.

  7. sabe esse tal de israel ele não existia ai um bando de fugidos do egito expulsaram o povo que vivia lá e fizeram israel e para justificar o roubo das terras falaram que foi prometido pelo deus deles aquela terra
    ai passou o tempo e eles foram expulsos e ficou séculos sem ali ter esse povo
    novamente voltaram para aquele lugar que supostamente é prometido pelo deus deles ,mas
    o mundo gira e esse estado de Israel vai voltar a ser apenas istorinha para boi dormir
    quem não sabe conviver com a vizinhança não consegue ficar no local por muito tempo ,quantos anos 60 anos israel ?????? eu acho que não passa de cem anos esse estado fictício!!!!

    • So porque vc quer , nao doi aceitar os fatos senhores esquerdopatas, reconhecer que israel realmente tem o direito de-se defender nao iria deixa-los perfilados aos odiados americanos, pode-se ter uma contataçao logica sem permitir que paixoes esquerdopatas lhes prive da sensatez ,sera que sao idiotas ao ponto de ignorar fatos legitos ,tudo em nome de uma ideologia comprovadamente fracassada , pense, se um nada igual a vc pensa desta forma ,imagine oque trama os beduinos contra ISRAEL,mas entender isto deve lhe causar diarreia microcefalica !

      • Lixoesquerdopata ,que culpa tem ISRAEL se os terroristas sao covardes e se escondem debaixo da saia de suas esposas e filhas? Mas vc certamente nao entende nada de nada,so vomita asneiras para ficar em evidencia !

      • Me explica porque és pró palestinos e anti israelense se vc não tem aparente ligação com nenhum deles, japonês ???…

    • Sabe esse tal de brasil, ele já existia ate os portugueses pisarem aqui oó pá…

      Es a favor do exterminio do estado brasileiro, e da criação do estado ianomami meu caro ?

    • PÉ DE CÃO, com todo respeito, mas eu sempre quis lhe fazer esta pergunta :
      Por acaso es anti-semita ? defende a aniquilação do estado de Israel, e o exterminio de todos os seus cidadães ?

  8. Pq o estado democratico judeuss ñ ratifica o tratado contra armas quimica? Se o msm ,sabida/,tem armas nucleares? Esse estado de partidos religiosos ultra ortodoxos, maioria,democracia de religiosos,dê o exemplo aos outros países Àrabes, seus irmãos semitas(Gên.16:4)?!?! Seria mt bom p todos. Sds.

Comentários não permitidos.