E a Contra-Espionagem Brasileira? como se encontra?

“Se o governo e a população ficar achando que atividade de inteligência ainda é fruto de um passado triste na história do Brasil, e também representa “porão”, o país só perde em competitividade e segurança.” Fábio Pereira Ribeiro.

Fábio Pereira Ribeiro, 08/07/201

fabiomkt@uol.com.br

Dias atrás escrevi aqui no Blog EXAME Brasil no Mundo sobre o Serviço de Inteligência, e vendo os últimos acontecimentos da novela Estados Unidos X Snowden, o governo federal brasileiro se mostra cada vez mais ineficiente no tema “Inteligência e Espionagem”. Já falei diversas vezes sobre a temática, e quanto o governo, por algum fantasma do passado relega à atuação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) às traças. É notório e perceptível, o descontentamento dos diversos agentes e operadores de inteligência, e também a falta de conexão do serviço secreto de Estado com os diversos serviços de inteligência na estrutura do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

Mas o pior é ver as declarações do governo federal, através dos ministros, tanto do Itamaraty, como também das telecomunicações, em estarem perplexos com as atividades americanas em território brasileiro. Me pergunto, pois era mais do que explícito, anos atrás, e até hoje, a atuação de agentes de inteligência em território brasileiro através de cobertura diplomática, e com autorização do próprio governo brasileiro.

Pós o 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos ampliaram suas redes de inteligência com o objetivo de Guerra ao Terror, e com isso os países parceiros foram solidários em dar apoio ao próprio sistema. Como Barack Obama afirmou, qualquer potência tem por dinâmica e prática o desenvolvimento de atividades de inteligência estratégica, por quê um chefe de Estado, ou ministro brasileiro iria ficar perplexo com isso?

Outro ponto, nós brasileiros tivemos que engolir o sistema de controle de segurança portuária ISPSCODE, que literalmente afronta a soberania de qualquer país, mas pela parceria, nós fomos obrigados à adequar os portos brasileiros. Sem contar que o próprio sistema é um ponto de coleta de dados estratégicos.

Outro ponto, durante anos o Brasil aceitou, ou ainda aceita, agentes da DEA (agência americana de inteligência contra o narcotráfico) em território brasileiro, sem contar agentes da própria CIA com cobertura diplomática na famosa Tríplice Fronteira, que para os americanos é um verdadeiro “hotel para terroristas planejarem ações”.

O governo brasileiro não pode se mostrar perplexo, e nem cego com isso, o mesmo deve potencializar as atividades de inteligência através da ABIN e das Forças Armadas, e também potencializar o trabalho de Contra Espionagem, que é a salva guarda das informações estratégicas do país, e pelo visto, a turma da contra espionagem deve estar em uma geladeira só. Até semana passada, muitos gritavam que o Brasil não tinha ameaça. Pelo contrário, um país tão importante e grande em sua geopolítica, com certeza é um alvo prioritário para a espionagem internacional.

Um país com os condicionantes de política externa como o Brasil tem, com certeza é um alvo prioritário. Veja alguns pontos:

– Pré Sal

– Amazônia

– Crescimento das ameaças em Narcotráfico e Contrabando de Armamento

– Fronteiras desguarnecidas

– Baixos indicadores de segurança em Tecnologia da Informação

– Políticas de Inteligência e Defesa ainda truncadas

– Vasto território adquirido por chineses e outros grupos multinacionais

– Amplo território biológico para bio pirataria

– Diversidade de atuação de organizações não governamentais em territórios indígenas

– Sérios problemas diplomáticos e de segurança internacional com os vizinhos

– Nióbio (maior reserva do mundo no Brasil)

– Outras riquezas minerais concentradas

– Reservas de água mineral (aqüíferos)

– Urânio

– Políticas de aproximação com países fora do eixo de relacionamento com os Estados Unidos e Europa

– Alimentação

Bom, a lista é bem grande, mas estes são alguns exemplos, sem contar a preocupação de países da Europa, e o próprio Estados Unidos em relação ao futuro político do Brasil, considerando inclusive a carga de investimentos no país.

Mas analisando o evento em si, me pergunto, onde está a Contra Espionagem Brasileira? Por quê a ABIN não se pronunciou? Por quê a Polícia Federal irá atuar? E o investimento e a política de inteligência do país, estão na gaveta?

Se o governo e a população ficar achando que atividade de inteligência ainda é fruto de um passado triste na história do Brasil, e também representa “porão”, o país só perde em competitividade e segurança.

As declarações que o governo, e outros políticos prestaram até agora, literalmente demonstram que estamos mais para Clouseau do que para James Bond. Se temos uma política séria de inteligência, com certeza a Contra Inteligência brasileira já deveria estar trabalhando nisso a muito tempo, e por sinal, o próprio jornalista que escancarou as informações do espião Snowden, já vive algum tempo no Brasil, será que a contra espionagem brasileira não sabia disso? Se a ABIN tivesse um foco de Estado exterior, e mais estratégico, em vez de receber missões para monitorar políticos e movimentos sociais, com certeza este assunto Estados Unidos seria de menor impacto para o país.

O governo brasileiro já deve partir de um pressuposto, que os Estados Unidos sempre, e cada vez mais intenso, utilizarão da espionagem como arma de seu poder mundial. E quanto mais o Brasil crescer no sistema internacional, mais o país se tornará prioridade de inteligência. É muito piegas achar que isso não aconteceria.

Fonte: Exame 

 

Leia também:

Segredos brasileiros são bisbilhotados há décadas por outros países

Segredos brasileiros são bisbilhotados há décadas por outros países

MÁRIO CHIMANOVITCH
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A denúncia do ex-técnico da NSA Edward Snowden de que os EUA usam métodos sofisticados para nos espionar, que gerou furor nos meios governamentais, não deveria ter causado tanta comoção.

Casos ocorridos nos anos 80 e 90, e até antes, mostram que os segredos políticos e tecnológicos do Brasil são bisbilhotados há décadas não só pelos americanos, mas também por franceses, israelenses e sabe-se lá quem mais.

Documentos ultraconfidenciais do extinto Serviço Nacional de Informações revelam que várias instituições do governo e indústrias estratégicas foram alvo permanente de espionagem externa –os mais visados eram o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e o Instituto de Estudos Avançados da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP).

Com o SNI voltado para o “inimigo interno”, a atividade de contraespionagem era praticamente nula no Brasil. Mesmo assim, vez por outra, investigavam-se agentes de “países amigos”, como John James Gilbride Jr., que também utilizava os nomes John Gilbraith ou Jack O’Brian.

Credenciado como vice-cônsul para assuntos econômicos, fachada comumente usada pela CIA no exterior, operou no Brasil de 1988 a 1992, nos consulados dos EUA no Rio e em São Paulo.

Estava empenhado em recrutar cientistas e pesquisadores do CTA, principalmente do programa aeroespacial. Deixou o país quando já estava “queimado” –ou seja, identificado como agente empenhado em ações prejudiciais a interesses brasileiros.

Apurou-se que Gilbride nunca fora diplomata de carreira. O assunto foi encoberto, já que o governo do Brasil queria evitar a eclosão de um escândalo diplomático.

O espião americano marcara almoço com importante cientista brasileiro numa churrascaria da alameda Santos (SP). Os agentes brasileiros que o vigiavam descobriram ser impossível pôr escutas no local devido à fortíssima interferência das antenas de rádio e TV. Terminado o almoço, o americano despistou nada menos que 11 agentes.

O interesse estrangeiro recaía também sobre os centros de pesquisa de universidades como a Unicamp e a USP, com tentativas persistentes de aliciar técnicos e cientistas.

Entre 1983 e 1985, a então Telesp, hoje Vivo, teve roubados carros e macacões dos serviços de manutenção. Após os furtos, a Polícia Federal localizou gravadores em postes do Vale do Paraíba.

Esses grampos –especulou-se– objetivavam registrar telefonemas de pessoas ligados ao setor aeroespacial.

MORTE MISTERIOSA

A misteriosa morte do tenente-coronel José Alberto Albano do Amarante, da Aeronáutica, em 3 de outubro de 1981, evidenciou a atuação de um espião do Mossad, o célebre serviço secreto de Israel.

Nos anos 70, o Brasil desenvolvia secretamente um programa nuclear para fins militares. Parceria com o Iraque assegurava os altos recursos financeiros necessários à sua execução; em troca, os iraquianos teriam acesso aos conhecimentos tecnológicos dos cientistas brasileiros.

O responsável pelo programa na Aeronáutica era Amarante, engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica visto como o pai da pesquisa nuclear no país.

Em outubro de 1981, ele foi atacado por uma leucemia galopante: morreu em dez dias. Sua morte passou a ser investigada pela Aeronáutica –teria sido contaminado de propósito por radiação.

A família acreditava que o cientista fora morto pelos serviços secretos de EUA e Israel, mas nada se comprovou. Na época, a mulher de Amarante contou que ele se queixava de ser seguido quando ia a SP ou ao Rio. Depois, quando seus restos mortais foram exumados para novo enterro no Rio, a família constatou sinais de violação da sepultura.

Amarante fundara o Laboratório de Estudos Avançados, grande centro de estudos destinado a se constituir na espinha dorsal da pesquisa nuclear do país. Seu objetivo era ambicioso: desenvolver o enriquecimento de urânio por raios laser (usados para detonar a reação nuclear), em vez do sistema de centrífugas, mais oneroso e lento.

No exterior, cresciam as suspeitas de que as experiências objetivavam desenvolver armas nucleares, o que sempre foi negado pelo Brasil.

ESCUTAS NO HOTEL

As investigações sobre a morte de Amarante revelaram a existência de um misterioso personagem, Samuel Giliad ou Guesten Zang, um israelense nascido na Polônia, que lutara contra os alemães na Segunda Guerra.

O israelense, apelidado de “Mister Pipe” por fumar cachimbo, chegou a São José em 1979 para gerir o Hotel Eldorado, o principal da cidade, que hospedava muitos estrangeiros, civis e militares, envolvidos em atividades industriais e científicas na área.

Extremamente simpático, Giliad mancava de uma perna devido a um tiro levado na guerra, contava. Hábil, instituiu no Eldorado reuniões sociais de secretárias e gerentes de indústrias, gente solitária capaz de soltar a língua estimulada por drinques. Assim, tinha acesso a informações valiosas: sabia quais delegações visitavam quais indústrias da região e, sempre que possível, a razão das visitas.

O israelense tentou se aproximar de Amarante, mas o oficial o repelia: nunca atendeu a nenhum convite. Passou a frequentar o dentista que atendia Amarante, procurando marcar horários logo depois dos do oficial.

O coronel aborrecia-se com a insistência, e suas suspeitas cresceram quando o dentista o alertou das perguntas que Giliad fazia: “O que é que a Aeronáutica está construindo em Cachimbo (Pará)? Ouvi dizer que se trata de uma grande pista de pouso. Mas para que servirá, se já existem as de Manaus e Belém?”.

Era em Cachimbo que estava sendo preparado o local para a primeira experiência do projeto nuclear brasileiro.

Diante dessas perguntas, o alarme foi dado, e Giliad passou a ser vigiado de perto. Descobriu-se que ele tinha cinco passaportes com nomes diferentes e instalara escutas nos quartos e demais dependências do hotel, para ouvir hóspedes e empregados.

Após dois anos, o israelense bateu em retirada de forma hábil quando percebeu que a vigilância crescia: publicou anúncio num jornal local procurando uma acompanhante para dividir despesas numa viagem à Argentina.

O Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica errou ao responder ao anúncio enviando um agente (homem). Percebendo que fora desmascarado, Giliad deixou a cidade e desapareceu.

Foi durante a ação do agente israelense em São José que a mídia internacional revelou que o Brasil fazia remessas secretas de urânio enriquecido ao Iraque, disfarçadas em material bélico da Avibrás.

Foi também durante a sua estada na região que o “Latin America Weekly Report” noticiou a misteriosa morte de Amarante, expondo suas atividades secretas com impressionante riqueza de detalhes.

Finalmente, quando se divulgou, em 1981, a história das remessas secretas, o Mossad já sabia de tudo e as documentara com fotos. O episódio brasileiro, acreditam os especialistas, serviu como manipulação da opinião pública para que Israel justificasse seu bem-sucedido ataque aéreo ao complexo atômico de Tamuz, no Iraque.

Fonte: Folha 

 

29 Comentários

    • Este tipo de notícia nos remete a um nível ‘inacreditável’, e pode elevar isto à décima potência… vou parar por aqui pra não me chatear mais…

  1. O artigo da “Exame” é perfeito. Simplesmente perfeito.

    “Estamos mais para Inspetor Clouseau do para James Bond”, kkkkkkk, ganhei o ano com essa…

    ‘Inteligência” para o governo do PT só serve para espionar aliados e montar dossiês fajutos contra opositores.

    Mas aqui se faz, aqui se paga.

    Ou melhor, o preço da incomPeTência dos governantes quem paga é o povo.

    Cada povo tem o governo que merece…

  2. hoje todos dizem eu já sabia exemplo o cara da revista exame!!!
    mas a dois anos quando o plano brasil soltou algumas matérias falando que o brasil estava sendo espionado e que em uma matéria tinha um jornal de grande tiragem de são Paulo que se ofereceu para atuar na espionagem junto aquela empresa texana de espionagem
    a maioria que hoje se diz eu já sabia ,falou que os estados unidos não iriam perder tempo com o brasil pois eles são os donos de todas as tecnologias produtos serviços e o escambal
    mas hoje como já saiu até na veja e exame ,mudaram os discursos agora é culpa do governo rsrs
    quando o governo começou a fazer uma lei da internet disseram que era censura e etc etal ,mas agora que saiu na rede esgoto de televisão sionistas a gente se ve por aqui agora que eles a turma que antes dizia não ocorrer espionagem agora com dois anos de atraso estão querendo medidas rápidas
    essa turma do psdb que vendeu satélites brasileiros para estrangeiros agora estão super preocupados não querem que a dilma vá visitar o Obama
    mas se o psdb não quer agora eu acho que a dilma tem que ir e fazer vários acordos e sobre a espionagem tomar medidas tecnológicas eficientes e não ficar chorando o leite derramado

    • Aprendeu a escrever como gente ???… melhorou MUUUUITO… vai praticando… quem sabe um dia aprende também a pensar com independência, sem arremedos partidários…

    • É isso ai Pé de Cão.
      Este maravilhoso pais é habitado por idiotas e manipulado por serviçais assumidos Disney.
      Tudo neste pais quando se pensa em fazer envolvendo segurança de Estado e informação de Estado se recorre aos simpaticos amiguinhos Irmão Caim do Norte.
      Ate nas forças armadas é a mesma coisa.
      Um povo que confunde cultura com folclore e educação com escolaridade é um povo medieval fadado a ser eterno serviçal,cultivador,extrator.
      Eu sempre batia nesta tecla por anos e a Virgenzinhas Escandalizadas que se defloraram com o dedo por amor ao Bob pelo MSN diziam que eu era maluco e vivia de teoria da conspiração.
      O problema do Brasil vai alem de infraestrutura,investimento mas acima de tudo é um problema cultural.
      O Brasileiro navega na maionese Hollywoodiana e sonha ser um James Bond a serviço do lado do bem mundial que na verdade é o lado do mal.
      Nada justifica nem mesmo baixo salarios a serem complementados por externos.
      Nossa Policia Federal sente-se escritorio avançado do FBI e a informação sente-se agencia avançada da CIA.
      Congelaram a mente do Brasileiro no tempo da guerra fria e nos anos de chumbo.
      Isto tem nos impedido e muito de progredirmos.
      Se boa parte do mundo aceita ser serviçal Yankke e ate mesmo equipar-se com material Yankee formando uma legião padronizada,problema deles.
      Nós somos um pais com potencial de ser potencia onde ninguem ira querer nos ver progredirmos e atrelar-se com quem não tem nada a acrescentar é perda de tempo.
      Se reclamam dos tempos de ditadura militar saibam que a segunda metade do mesmo foi marcada por desatrelamento do capaxismo Yankee e progredimos.
      Voltou o poder civil e voltou o capaxismo Yankee.
      Não se iludam ate os subversivos,terroristas,comunistas de outrora e ate a cupula milica de hoje todos se renderam a prostituição do capitalismo e anseiam por dolares.
      São todos agora social-democratas travestidos de defensores da liberdade.
      Um povo sem cultura,sem ate mesmo educação moral se deixado a revelia vira o que vemos,um bando de suplicantes e uma orda de reivindicantes.Mas jamais ninguem pensou conscientizar que para ter direitos se tem deveres a cumprir e porque nunca fizeram isso?Porque dizem ao povo apenas o que o povo gostaria de ouvir,é a mesma tatica usada em templos evangelicos para praticarem estelionato coletivo induzido.
      Se voce conta fabulas e promete prodigios o otario te solta ate o proprio rabo.
      Aquele que so reclama de condições de trabalho,baixos salarios,não justifica omissão e muito menos banditismo e trairagens.
      Temos um pais com povo desprotegido,desassistido,onde oportunidades inexistem e existem milhões que anseiam por oportunidades e tem o que falta a muitos outros,amor ao Brasil.
      Pé de Cão,se a Dilma for sabia ela abre a assembleia da ONU dia 23 de outubro e depois entra no avião e volta e deixa Obama no vacuo.
      Tem uma palavra muito usado nos meios de defesa e segurança mas que Brasileiro não compreende ASSIMETRIA que é nada mais nada menos que ADAPTAÇÃO,VERSATILIZAÇÃO,CRIAÇÃO DE PROPRIA DOUTRINA.
      Neste pais tudo obedece envelhecidas cartilhas fornecidas pelo Irmão Caim do Norte.
      Um pais que não tem capacidade de adaptar-se a sua realidade e a suas necessidades sera apenas um pais secundario com governo,povo e forças armadas serviçais de externos.

  3. Já havia comentado em outro post que o Brasil é um fiasco em termos de estratégia e planejamento. Esquerda, Direita, Centro e adjacentes nunca se preocuparam com os interesses reais do Brasil, que guarnecessem nossa soberania através da educação (moral e cívica), tecnologia, infraestrutura e defesa nos seus mais amplos aspectos. Somos humilhados pela Bolívia, Paraguai, Equador etc… imaginem que passeio não é para as demais potências bisbilhotarem aqui. Tem medicamentos com princípios ativos patenteados lá fora onde seus componentes só existem na biodiversidade da Amazônia …. ou seja, não temos controle de nada aqui! (que o diga as centenas de ONGs suspeitas espalhadas pelo nosso território); No regime militar ainda se fazia um pouco de inteligência mas a maioria de seus generais (formados na Escola das Américas no Panamá) não passavam de teleguiados dos EUA. Nossa educação foi DESTRUÍDA ao longo das últimas décadas onde as crianças vão para a escola e não aprendem NADA, não se formam fortes em cálculo, matemática, valores cívicos, patriotismo, amor à família… tudo isso está simplesmente desmantelado em nosso ensino o que reflete na base das famílias e consequentemente nas urnas onde os políticos que temos são o reflexo de uma sociedade corrompida e sem compromisso com a pátria. O plano de defesa, inteligência e contra-inteligência do Brasil está muito mais comprometido do que só formar agentes ou ter melhores meios tecnológicos… está comprometido justamente na base de nossa sociedade atual. Abraços,

    • Eu não conseguiria expor com mais clareza a situação atual da moral do país do que vc o fez agora… parabéns… ainda tenho esperança em nossa gente, pois no deserto da sequidão intelectual surge vida com abundância e capacidade como a sua pessoa… saudações…

  4. Essa é pra calar de vez a boca dessa vadia antipetista, mas que antes de ser antipetista é um traidor da pátria que em tempo de guerra seria o primeiro a ser fuzilado.

    Vadia, desmascaro com FATOS os mentirosos.
    Concordo com a matéria sim, mas foi o PT o UNICO partido que de fato começou a se preocupar com o sistema de inteligência brasileiro e eu provei isso numa postagem na minha comunidade do facebook:

    Os números com os gastos ano a ano com a ABIN, realizados pelos governos PSDB/FHC e Lula/Dilma/PT:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=434383039938568&set=pb.263368443706696.-2207520000.1379030609.&type=3&theater

    • Ô sua azêmola escoiceadora, o problema do governo do PT jamais foi dinheiro, seu lixo!

      Se o problema fosse dinheiro, tava tudo resolvido não apenas na ABIN, mas em coisas muito mais importantes, como o SUS, a Segurança Pública, etc.

      O problema do PT é INCOMPETÊNCIA mesmo! A roubalheira pura e simples!

      No mais, “pare de dizer esquerdices, seu esquerdista esquerdoso!” 🙂

      E traidor é você seu pedaço de estrume! Você vibra é com a Internacional, e não com o Hino Nacional, seu xurume! Sua cor é a vermelha e não a verde ou a amarela. E no meu mundo quem seria fuzilado seria você sua besta-fera. Não sem antes passar um tempinho feliz na sala PG…

      Volta pro lago, monstro… 🙂

      • Caro Vader, eis mais um caso de apneia neonatal… creio que o pt conseguiu unir em sua vassalagem a mais fina flor da incapacidade intelectual jamais vista por m2 em todo o mundo… é gritante a incapacidade de formar uma ideia que esses petralhas tem… mas são uníssonos em uma coisa… defender o indefensável partidão CORRUPTO e mau frequentado…

  5. “Diga-me com quem andas…

    Na crista da mais recente onda diversionista orquestrada pelo governo petista, com a finalidade de desviar a atenção dos cidadãos dos graves problemas que vive a nação, acenando com um inimigo externo que ameaça nossa soberania – no caso, os EUA e sua NSA – a cada dia temos na imprensa “equivocada” mais uma pílula sobre o vazamento de informações e a procura de conhecimentos sobre nossa vida política e econômica por parte dos “gringos”.

    O fato de só ter aparecido, até agora, a Petrobrás como alvo econômico da bisbilhotice eletrônica apenas demonstra que poucas empresas brasileiras atingem um nível de importância que cause real atenção mundial por seus assuntos. Ou que há mais matéria guardada, a ser divulgada a conta-gotas, para fazer a crise durar bastante.

    Enquanto isso, arrefecem os protestos quanto aos problemas que realmente afetam a vida dos brasileiros, motores das manifestações espontâneas de junho – nada a ver com as arruaças atuais montadas pela extrema esquerda, pelos anarquistas classe média Black Blocks e por marginais comuns – em que se exigiam melhor transporte, saúde, educação, gestão pública e honestidade.

    O governo se diz surpreso e indignado pela busca de informes por parte dos americanos que, como potência que são, procuram todo tipo de informação que lhes possa ser útil. Assim, aliás, procede qualquer país, dentro dos limites de seu poder nacional.

    O governo brasileiro não sabia disso? De onde vinham as informações a respeito do tráfico de drogas e armas que abasteciam nossa Polícia Federal? E as outras informações trocadas no interior da comunidade de inteligência americana, da qual o Brasil participa e se beneficia? Não, o mundo da inteligência não começou hoje, sempre existiu e sempre existirá. É claro que nossos governantes tinham conhecimento da existência de um grande e poderoso esquema de coleta de dados sobre todos, apoiado por tecnologia de ponta, em favor das grandes potências.

    Só o governo brasileiro não sabia que a NSA é o maior centro mundial de SIGINT, isto é, inteligência obtida a partir de sinais, incluindo interceptação e criptoanálise? Também é o principal órgão estadunidense dedicado a proteger informações sujeitas a SIGINT, sendo, dessa forma, o maior núcleo mundial de conhecimento em criptologia. Foi criada no início da Guerra Fria, em 1952, e foi se adaptando às mudanças do mundo.

    Sim, meus compatriotas: após a 2ª Guerra Mundial, houve uma Guerra Fria, que opôs democratas e comunistas e que só acabou com o desaparecimento da URSS.

    Novamente sim, meus amigos: o comunismo acabou em todo mundo, menos em Cuba, Coreia do Norte e alguns países sul-americanos, dentre os quais desponta o Brasil. Quase cem anos depois da falecida e fracassada Revolução Comunista na Rússia, estamos criando nossos sovietes, mencheviques e bolcheviques, para reinventar o que não deu certo no mundo inteiro e reescrever a história. Parece que estamos fadados a andar sempre em círculos, incapazes de romper tal inércia e mover-nos para frente.

    Numa das imagens apresentadas nos jornais e na TV, principalmente na mídia “equivocada”, como alvos da espionagem americana, aparecem o Brasil e mais alguns países vacilantes, sob o título: países amigos, neutros ou inimigos.

    Novo arrepio de indignação: como podemos ser considerados inimigos? Nós, que sempre fomos tão democratas?

    Observem o rumo de nossa política interna, sob um governo paquidérmico, incapaz e corrupto, cada vez interferindo mais no livre arbítrio e nas demais liberdades individuais do povo, aparelhando os órgãos do estado com companheiros e sindicalistas despreparados, controlando as atividades empresariais por meio de empréstimos generosos aos escolhidos e pela crescente carga tributária e ingerência no mercado de trabalho já engessado, apoiado por ONGs e “movimentos sociais” espúrios e, muitas vezes, criminosos. Isso é ser democrata?

    Vejam como a política externa dúbia dos nossos últimos governos causa dúvidas sobre o real alinhamento internacional brasileiro, já admitindo que possa vir a ser inimigo do país que simboliza a democracia e o liberalismo em seu grau máximo.

    Por quê?

    Ora, basta ver os votos brasileiros nos foros internacionais, sempre contrários à posição defendida pelos EUA e aliados, mesmo em prejuízo de nossos reais interesses, desde que marquem a ideia de antiamericanismo.

    Quem têm sido os amigos de fé, irmãos e camaradas do Brasil nos últimos anos? Os irmãos Castro, Cristina Kirchner, Nicolas Maduro – herdeiro bolivariano de Hugo Chávez – Evo Morales, Mahmud Amajinehad, Muammar al-Kadafi, o insano e divino imperador norte-coreano Kim Jong-um, além de uma plêiade de ditadores africanos cujas dívidas para conosco foram perdoadas… Isso é ser democrata?

    Se os caros leitores tivessem um amigo assim, também não se precaveriam, colecionando dados de inteligência sobre ele?

    Percebem em que barco, em que águas e em que companhia estamos navegando?

    Não há, portanto, motivo algum para surpresa.

    Dize-me com quem andas e te direi quem és, ensina o velho ditado.”

    http://clubemilitar.com.br/

    • Impressionante, defende que o povo brasileiro não tem soberania para definir seu sistema de governo.

      Desde quando os EUA foram nomeados polícia do mundo?

      Ter um governo que gera e distribui riqueza, acabando com a angústia de milhões de famílias é ruim?

      Sempre nos roubaram, desde antes do descobrimento.

      Só apátridas para preferir os gringos ao governo brasileiro, apenas porque temem ser obrigados a viver em um país sem escravos miseráveis.

      Talvez o caminho seja como o de Cuba mesmo, enviar para os EUA todos os apátridas que querem viver do trabalho alheio e que acham que as riquezas minerais e o petróleo do país deva gerar benefícios para apenas alguns privilegiados.

      Lá eles estarão felizes, bem próximo da Disney e da brodway, poderão fazer como os cubanos da Flórida, dedicar-se a falar mal de Fidel, kkkkk.

      • Sistema de governo?

        Sistema de governo tem relação com a separação entre os poderes! Parlamentarismo, presidencialismo, etc. Ou, na definição da wikipédia:

        “Em ciência política, o sistema de governo é a maneira pela qual o poder político é dividido e exercido no âmbito de um Estado. O sistema de governo varia de acordo com o grau de separação dos poderes, indo desde a separação estrita entre os poderes legislativo e executivo (presidencialismo), de que é exemplo o sistema de governo dos Estados Unidos, até a dependência completa do governo junto ao legislativo (parlamentarismo), caso do sistema de governo do Reino Unido.
        O sistema de governo adotado por um Estado não deve ser confundido com a sua forma de Estado (Estado unitário ou federal) ou com a sua forma de governo (monarquia, república etc.).”

        Pergunto:

        O que tem isso a ver com o texto?

        Num viaja caro Walfredo…

        O resto são esquerdices suas… como essa de que os militares nos roubaram desde antes do descobrimento…

        Ai ai ai, quanta sandice, só rindo mesmo, rsrs…

      • WALFREDO meu caro concordo contigo em parte menos na parte de que sempre nos roubaram como se isto fosse uma justificativa para concordarmos com a implantação de uma organização criminosa que so não da ordens aos Latrinos e comando o trafico de drogas e armas mas que de tão farta prostitui instituições que deveriam serem isentas de microbios por serem naturalmente os unicos pesos de moralidade e ética.
        Se o direito inexiste eu o abandono e luto pela ética.

      • Concordo com vc, agora nem adianta falar com esse Vader, o cara e americano deve lavar banheiro de restaurante por lá ^^

        Pode ver é quase impossível achar um post dele sem que ele mencione o PT kkkk fiko pensando como seria o post dele na época do FHC.

      • FHC, pt, ESQUERDALHAS em geral, wanda e demais petralhas… tudo uma BOSTA só… isso serve para os cooptados também…

  6. Aparentemente a ABIN não tem o peso político necessário para a função, acha visto os comentários (maldosos?) na imprensa a respeito do medo dos dirigentes em dar “más” notícias a presidenta. Acredito que os serviços militares são eficientes, mas como são focados na sua area de interesse, não teriam a abrangência necessária. Solução facil não tem, mas se querem uma sugestão lá vai: Passar todo o serviço e responsabilidades da ABIN para a PF. Esta teria orçamento, aparato, pessoal qualificado nas mais diversas práticas e perícias e agentes com poder de autoridade frente a situações de risco. No popular ” bala na agulha”.

    • O problema é justamente este meu caro peso politico.
      E desde quando quem lida com segurança nacional e assuntos de estado tem que ter peso politico?
      Brasileiro não sabe discernir a diferença de uma salsicha para um supusitorio,para ele tudo é comestivel e penetravel.

      • O peso político neste caso significaria independência operacional. É claro que a PF tá cheia de CCs mas, por mais que tentem (PT e antes o PSDB) não conseguem enquadrar a corporação totalmente. observando os vários políticos (situação e oposição) grandes empresários e pivetes internacionais garfados pelas operações (sempre com nomes irônicos) me fazem crer numa ação de Estado, interesses do Brasil maior. Não apenas acompanhar facebook de adolescentes porraloucas (sem excluir essa tarefa). Lembro que um agente da Abin pode ser detido por seguir alguem, já que essa prerrogativa é (preferivelmente) emanada de ordem judicial e executada por autoridade legítima (a PF). Atente para os fatos: Investigação de substâncias tóxicas, Análise de conteúdo criptografado, armas, textos nas mais diversas linguas (nada de google tradutor) e tantas outras perícias diversas. Todo este aparato de pessoal técnico e laboratorial a PF dispõe. Alem disso se a Abin se deparar com terroristas em transito ( acho pouco provavel) quem sera chamado para resolver a situação? A PF! Então já deixem tudo com ela e todo o orçamento da ABIN passe a reforçar o caixa da corporação. Como sou contra o desemprego, proponho que a estrutura física e pessoal da agência passa para debaixo da asa da polícia federal.

  7. A culpa não é da ABIN e sim da mesma não ter liberdade operacional e estar subordinada a boçais que filtram o que é ou não relevante.
    Não podem estes ignorarem o relevante e tambem manipularem ?

Comentários não permitidos.