Rússia pode ampliar venda de armas ao Irã se EUA atacarem Síria, diz aliado de Putin

Su30SM

Sugestão: Praefectus

MOSCOU, 11 Set (Reuters) – Um influente deputado russo, aliado do presidente Vladimir Putin, sugeriu nesta quarta-feira que a Rússia poderia aumentar as vendas de armas para o Irã ou rever sua cooperação com os norte-americanos no Afeganistão caso os Estados Unidos lancem um ataque militar contra a Síria.

A Rússia é uma antiga aliada do Irã, principal país a apoiar a Síria e maior antagonista dos EUA no Oriente Médio. O governo russo construiu a primeira usina nuclear do Irã e lhe forneceu sistemas de defesa antiaérea.

Os comentários de Alexei Pushkov, líder da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados da Rússia, parecem ser parte de uma estratégia para convencer os EUA a desistirem de atacar a Síria em retaliação por um ataque com gás venenoso em Damasco, que matou centenas de civis.

Pushkov endossou Putin ao dizer que a iniciativa da Rússia de levar a Síria, sua aliada, a desistir de suas armas químicas só terá sucesso se o governo norte-americano e seus aliados rejeitarem o uso da força.

Num esboço sobre possíveis respostas no caso de a Síria ser atacada, Pushkov disse à Duma, a Câmara dos Deputados: “Isso incluiria a expansão da entrega de armas defensivas ao Irã e a discussão da possibilidade de rever nossa cooperação com os Estados Unidos no Afeganistão.”

Ele não deu detalhes no pronunciamento à Duma, que planeja votar na noite desta quarta-feira uma resolução endossando a oposição de Putin aos ataques militares.

(Reportagem de Alexei Anishchuk)

Fonte: Reuters

13 Comentários

  1. Só lembrando: foi assim que o Irã conseguiu abater um Sentinel….

    Aias, conseguiu capturar aquele drone sem destruí-lo…

    Deve ter repassado a tecnologia a Rússia e a China

    Outra trollada

  2. A velha aliança que as puuutencias tinham na guerra fria, de desestabilizar um fim de mundo qualquer, e vender armas cada uma para um lado,esta de volta, repaginada.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .

      É isso mesmo pulguento,mandou bem….é só assim que essas puuutencia que adoram estabilizar e espalhar o caus pela região toda (planeta) que eles ganham muito dinheiro.
      .
      Destroem toda a infra estrutura civil e social para as grandes empreiteiras,industria de transformação,os sistemas financeiros internacional; reconstruírem em cima dos inumeráveis mortos;aquilo que as grandes industria de material bélico fizeram,um verdadeiro ciclo satânico viciosos da politicagem internacional…….o capitalismo selvagem na mais pura molecagem.

      • Pra franga, se os EUA vendem armas aos aligados é “capitalismo selvagem”, mas se a Rússia vende aos seus é camaradagem entre aliados… rsrsrsrsrs… luxenta, deixa de ser parcial…

      • depende Blue, se a CHINA lança uma ofensiva contra taiwan, e os EUA fornecem armas para tal, não é capitalismo não selvagem não. no caso da síria idem, agsora BLUE: vc acha que os EUA nos tratam como aliados? temos o mesmo tratamento que ARABIA SAUDITA E JAPÃO? isso pq jogaram uma bomba atômica lá ein…agora pensa comigo: não é capitalismo selvagem vender para taiwan, arábia saudita, japão , israel etc..ok, são aliados concordo. pq o show da xuxa em 61 então quando a URSS colocou os MÍSSEIS EM CUBA? isso pq tinha motivo ( MÍSSEIS AMERICANOS NA TURQUIA , VC SABE DISSO) .

  3. Como diriam no México: “luchamos como nunca; perdemos como siempre”.

    A Rússia pode armar o Irão até com a Bomba A.

    Se a hora desse chegar, será aquela farra.

    E o complexo industrial americano agradece e fica feliz! 🙂

    • É?

      O Sentinel e o diga…

      Conforme-se Vadieruxo,

      O seu desejo nao é uma ordem… A realidade é bem diferente do colorido da sua imaginação…..

      Huahuahuhauhauhauhuhuhauhahuu

  4. Ninguém pode enfrentar os americanos. Eles sozinhos gastam metade da verba armamentista do mundo. Mas umas 40 embarcações de Rússia e China talvez tenha poder de dissuasão.

    • walfredo são 12 SUPER PORTA AVIÕES, SABIAM QUE JÁ PARARAM 6, PRA ECONOMIZAR? A REALIDADE AGORA É OUTRA, ENQUANTO O ORÇAMENTO MILITAR AMERICANO ( QUE AINDA É ABSURDAMENTE GIGANTE ) DIMINUI, O DA CHINA CRESCE. DE GRÃO EM GRÃO? UMA HORA A CHINA ENCOSTA LÁ, EM RELAÇÃO A RÚSSIA NÃO VOU NEM CITAR, OS EUA PODEM INVESTIR 1 TRILHÃO , 2, 3 ….ENQUANTO NÃO TIVER UM DEFESA CONTRA ARMAS ESTRATÉGICAS, NÃO ASSUSTA A RÚSSIA. EX: SÍRIA. PQ OS EUA ACEITARAM O ACORDO PROPOSTO PELA RÚSSIA SE ESTAVAM TÃO DECIDIDOS A INVADIR? JÁ FAÇO ESSA PERGUNTA A UNS 10 DIAS E NENHUMA RESPOSTA, SABE PQ? QUEM RESPONDER DEFENDENDO OS EUA NÃO VAI TER ARGUMENTO, SIMPLES. QUE ARGUMENTO VAI USAR, NÓS VIMOS, OS EUA TÃO DECIDIDO A ATACAR E DERAM PARA TRÁS, A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA QUE ELES FIZERAM ISSO ( DÁ PARA TRÁS)

Comentários não permitidos.