Rússia e Irã chegam a acordo sobre fornecimento de S-300

S300

Autoridades russas tomaram uma decisão política para satisfazer os desejos do Irã quanto às duas questões fundamentais, ou seja, o fornecimento de sistemas de mísseis antiaéreos S-300 modificados e a construção da segunda etapa da usina nuclear de Bushehr.

O contrato para fornecer ao Irã cinco batalhões de S-300, no valor aproximado de 800 milhões de dólares, tinha sido assinado em 2007. Três anos mais tarde, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução sobre o Irã, introduzindo sanções contra este país que incluiam a proibição da transferência de armas modernas.

Em setembro de 2010, a Rússia cancelou o contrato para o fornecimento de S-300. Em resposta, o Irã entrou com uma ação contra a Rosoboronexport no tribunal de arbitragem de Genebra.

Fonte: Diário da Rússia

11 Comentários

    • Sim…

      Eles irão chorar muito na ONU

      e possivelmente, vão parar de matar a sangue frio as crianças palestinas

      quem sabe, eles passem a ler mais a biblia e busquem o sentido da palavra “humildade”

    • Caro, HMS

      Quantas vezes já lemos essa notícia?

      Com certeza o S-300 dificultará qualquer ataque isralense contra alvos importantes dentro do Irã, mas acredito que com o apoio dos EUA (fornecendo despistadores, aeronaves de inteligência e guerra eletrônica) apenas 5 sistemas S-300 não poderão garantir a segurança do regime Iraniano.

      Eu me preocuparia mais com os sistemas de interferência e inteligência eletrônica que os russos podem estar fornecendo aos iranianos.

      Sds.

      • “Eu me preocuparia mais com os sistemas de interferência e inteligência eletrônica que os russos podem estar fornecendo aos iranianos.”

        Quando me refiro a “sistemas de interferência e inteligência eletrônica”

        Estou falando sobre interferidores de Radar, de rádio comando, GPS e possivelmente até lasers que possam cegar os sensores eletroóptico dos caças e míssies de cruzerio. Tem outras coisas mas não me lembro agora.

        Mas, de um jeito ou outro, o Irã não terá muitas chances caso Israel inicie uma guerra em larga escala com o apoio dos EUA e alguns países da Região.

      • Quem mandou?… Forjada pelas superpotencias da época!… Israel agora que encontra-se sozinha sente-se ameaçada até por um s-300 !!… Já que pode atrapalhar a defesa aérea de Israel!…

        Tem que se espernear toda pedindo ajuda agora… porque até se for usar seus nukes… vai degringolar a economia do mundo todo.. além de claro! No contra-ataque virar pó!!..

  1. É um contrato de compra e venda internacional

    A Russia tem o produto e o Irã quer comprar

    QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ESSA VENDA E AS MILIONÁRIAS VENDAS DE ARMAS QUE OS EUA FAZEM PARA OS DITADORES DA ARÁBIA (M)AUDITA ???

    A hipocrisia de uns e outros está caindo por terra, e de novo a Russia dá um belo de um “pedala Robinho” no pé do ouvido dos Yankes

    – Snowden
    – Siria
    – S 300 do Irã
    – Georgia

    a dominação unilateral dos Yankes está chegando ao fim …. queiram ou não queiram as lagartixas adestradas pagas a soldo de banana para fazerem patrulha macartista na internet

    • “QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ESSA VENDA E AS MILIONÁRIAS VENDAS DE ARMAS QUE OS EUA FAZEM PARA OS DITADORES DA ARÁBIA (M)AUDITA ???”

      A diferença é simple: A Arábia Saudita é aliada e o Irâ “inimigo”.
      É completamente normal que Israelenses e EUA queiram bloquear a venda dos S-300. Ainda mais com declarações públicas de que Teerã deseja o fim ou a destruição de Israel.

      Pode não ser justo do nosso ponto de vista, mas é assim que a coisa funciona.
      Simplificando bastante a coisa. Nós não ajudamos nossos amigos e tentamos ” bloquear” ou prejudicar nossos adversários? Na geopolítica é a mesma coisa.

      Por mim os EUA não venderiam armas para ninguém, nem a Israel, Arábia Saudita ou qualquer outro. A rússia, a mesma coisa, não devia vender armas também.

      Mas geopolítica é assim, cada um defende seus interesses usando seus poderes econômicos e militares para isso. Cada um defende os interesses de seu povo ou de suas elites.
      Não adianta termos raiva dos americanos, estão fazendo o papel deles por mais injustos que sejam.

      Acho que não dá para confundir aqueles que defendem as tecnologias americanas com aqueles que defendem a política externa americana.
      Eu, por exemplo, acho o F-35 muito superior em eletrônica e furtividade do que o Flanker. Mas isso não significa que eu concorde com as invasões do Afegansitão e do Iraque, pelo contrário fui totalmente contra essas guerras.

      O problema desses blogs, assim como acontece no cavok, é que as pessoas misturam tecnolgia com ideologia e acabam discutindo e brigando umas com as outras. É muita gente querendo falar e pouca gente querendo ouvir.

      Respeitosamente. Sds.

  2. Engraçado como a Rússia se sujeita às resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e os EUA não estão nem ai !

  3. O contrato para fornecer ao Irã cinco batalhões de S-300, no valor aproximado de 800 milhões de dólares, tinha sido assinado em 2007. Três anos mais tarde, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução sobre o Irã, introduzindo sanções contra este país que incluiam a proibição da transferência de armas modernas.

    Em setembro de 2010, a Rússia cancelou o contrato para o fornecimento de S-300. Em resposta, o Irã entrou com uma ação contra a Rosoboronexport no tribunal de arbitragem de Genebra. === Paguem o q deve caloteiros…qto aos judeuss…vão pensar 2x ou +…e outros .quem viver verá.Sds.

Comentários não permitidos.