NSA = [Cinco olhos + 1]

“Segundo o documento, as agências israelenses devem lidar com os dados de acordo com as leis dos EUA, mas aparentemente não há nenhuma lei ou mecanismos de supervisão judicial para garantir que isso aconteça.

Israel é um dos aliados mais próximos dos EUA, mas não está no grupo de cinco países envolvidos na partilha de dados de vigilância com os americanos. O grupo conhecido como “Cinco Olhos” consiste em Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, além, claro, dos EUA.”

 EchelonSystem

EUA compartilham dados brutos de inteligência com Israel, diz novo vazamento

UOL, São Paulo

A NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) compartilha regularmente dados brutos de inteligência dos EUA com Israel, mesmo sem remover informações sobre os cidadãos americanos, de acordo com a mais recente revelação publicada pelo jornalista Glenn Greenwald no diário britânico “The Guardian”, baseado em um documento vazado pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden, que atualmente vive na Rússia após ter aceito seu pedido de asilo político.

Pelo acordo entre as agências de inteligência dos dois países, o governo norte-americano entrega a Israel comunicações interceptadas que podem conter telefonemas e e-mails de cidadãos americanos.

Segundo o documento, as agências israelenses devem lidar com os dados de acordo com as leis dos EUA, mas aparentemente não há nenhuma lei ou mecanismos de supervisão judicial para garantir que isso aconteça.

O memorando vazado por Snowden apenas faz uma exceção para comunicações envolvendo funcionários do governo dos EUA, que devem ser destruídas logo que as pessoas são identificadas.

Israel é um dos aliados mais próximos dos EUA, mas não está no grupo de cinco países envolvidos na partilha de dados de vigilância com os americanos. O grupo conhecido como “Cinco Olhos” consiste em Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, além, claro, dos EUA.

Em uma declaração ao “The Guardian”, a NSA defendeu o acordo, dizendo que “o fato de que as agências de inteligência trabalham em conjunto sob condições específicas e regulamentadas fortalece a segurança de ambas as nações.”

Fonte: UOL

 

2 Comentários

  1. “Via Intelsat eu mando noticias minhas para o Pasquim
    Beijos de minha amada que tem saudades e pensa em mim…”…
    Desde a década de 60 já se sabia do poderio americano no que tange às comunicações internacionais… nada de novo debaixo do sol… só as vermelhuxas escandalizadas que ficam por ai derramando suas lágrimas de croco porque a wanda levou uma espiadela… rsrsrsrsrsrs… como se ela não soubesse… é como aquela menina que anda de minissaia e se sente surpresa porque tem alguém vendo sua calcinha… menina ingênua !!!… rsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.