Parceira entre SAAB e Boeing se desenha para o programa T-X

Conceito artístico do FS 2020
Conceito artístico do FS 2020

Possibilidades incluem até mesmo um projeto baseado no Gripen – Empresas não comentam o assunto

A Boeing e a Saab estão discutindo uma parceria para participar do programa da Força Aérea dos EUA (USAF) que escolherá o substituto do jato de treinamento T-38 Talon, informaram várias fontes da indústria para o Defense News.

Se as conversas caminharem, isso poderá abrir as portas para ambas as empresas de um contrato altamente valorizado. A USAF pretende adquirir 350 novos treinadores, provavelmente empurrando o valor do contrato para a casa dos milhares de milhões de dólares.

As negociações entre as empresas estão avançadas e podem terminar em um acordo, disseram as fontes. Uma delas disse que o negócio está em espera, pois a Força Aérea decidiu atrasar o programa devido a problemas no orçamento.

Leia a matéria na integra em Parceria Boeing-Saab pode gerar futuro treinador do programa T-X no Poder Aéreo.

GRIPEN DEMO versão biplace, assim como deverá ser o treinador do programa T-X
GRIPEN DEMO versão biplace, assim como deverá ser o treinador do programa T-X

NOTA DO EDITOR: Vale lembrar que em 2011 o Plano Brasil colocou a possibilidade de eventualmente se utilizar o Gripen como uma aeronave para a tarefa de LIFT, leia a matéria em:
FX-2 Algumas possibilidades futuras

34 Comentários

  1. É uma boa oportunidade para os “especialistas” nos mostrarem qual a importância real da vetoração de empuxo nas aeronaves.

      • Só reponda a pergunta e mostre que sabe, o Carl não vai fazer isso por você pq ele também não sabe.

        Não é armadilha é só para mostrar como as fontes de vocês são ruins.

        Falam coisas que não sabem e ainda ficam brabinhos quanmdo contrariados. Você X-egg é um completo leigo pq nunca responde nada. apenas faz xingamentos e ofensas.

        Se vocês sabem mais que eu me ensinem!

      • Hummm!! Entendi!

        Agora Entendi!!! ( falou foi PN!! sobre “a importância real da vetoração de empuxo nas aeronaves”! E se falar sabe que vou frizar cada trecho e matar um por um! Seu tergiversador!)

        JPC3IXPLICA*allrightsreserved

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Estranho, responder uma pergunta simples você não pode, mas baixar o nível e fugir do assunto você faz sempre.

        Na real, nem precisam responder meus post, você não tem nada a contribuir.

  2. Ao contrário das outras empresas que supostamente concorrerão no T-X da USAF (para substituir os T-38 Talon), a Boeing irá apresentar um produto novo, ainda não projetado.

    E é evidente que ela construirá um treinador com as características principais da frota atual da USAF: um avião com capacidade multirole (ar-ar, ar-terra e ar-mar), stealth (em algum nível), com alto índice de fusão de dados e avançados equipamentos de guerra eletrônica e com baias internas de armamentos.

    É com efeito um negócio de CENTENAS de bilhões de dólares. Só na primeira etapa serão 350 treinadores, podendo chegar a até MIL E DUZENTAS aeronaves!

    A Boeing claramente procura parceiros para essa empreitada. Já procurou oficialmente a Embraer, que possui acordo com a Boeing para tal desenvolvimento, no âmbito da transferência de tecnologia do FX2.

    Por menor que fosse a transferência de tecnologia (e segundo a Boeing o nível de transferência de tecnologia oferecido ao Brasil é inédito em negociações do gênero), imaginem o status e o conhecimento que a Embraer não agregará se realmente fizer parte do treinador para a mais poderosa Força Aérea do globo terrestre. Sem falar na grana (e estamos aqui a falar de centenas de BILHÕES de dólares) e nos possíveis empregos gerados. E sem falar que tal aeronave poderia vir a servir à FAB que, nunca é demais lembrar, não possui treinador avançado a jato ou LIFT.

    Agora a Boeing busca a SAAB, uma empresa com experiência indiscutível em aviões de combate de pequeno porte.

    Para a Embraer o grande problema continua a ser o FX2: um resultado negativo para a Boeing pode pôr a perder o acordo Boeing-Embraer que, conforme noticiado anteriormente, não se limita ao KC-390.

    O tempo passa, enquanto o governo não se decide. O mundo continua girando, enquanto o governo do PT tergiversa. O cavalo só passa encilhado na frente uma vez mas, como sabemos, o Brasil nunca perde uma oportunidade de perder uma oportunidade…

    Aguardemos para ver se o governo federal do PT terá a coragem de dar esta verdadeira tirada de tapete na Embraer.

    • Vader,
      Não necessariamente precisa de ser um produto novo se for visando somente o “treinador avançado”.

      Em todo caso se isso for preciso, a imagem que coloquei na matéria já previa algum comentário como o teu, a imagem do projeto FS 2020, que a SAAB sepultou preferindo se dedicar ao Gripen NG, se encaixa como uma luva.

      Agora interessantíssimo vai ser um vetor desenvolvido apartir de um dos concorrentes de nosso F-X2, que será mais capaz (já partindo minimamente da furtividade) se tornar LIFT…

      • Carcará, não precisa ser novo, mas o caso é que a Boeing não tem um produto pronto: TERÁ que ser um novo avião.

        Quanto ao FS2020: amigo, pra cada projeto que vira protótipo dezenas de outros são abandonados na prancheta. A SAAB não “sepultou” o FS2020, apenas concentrou esforços no Gripen E.

        Sds.

      • Vader,
        Novamente, não precisa ser novo, se a Boeing não possuí o produto mas outra empresa o possuí ele não será novo, simplesmente terá outro selo.

        Sobre o FS2020 ele foi sepultado apartir do momento que foi descontinuado, dentro de Linköping era ou ele ou o NG, o NG levou e esse foi engavetado.

        Pode ser ressuscitado? Claro, só precisa de ter alguém bancando e agora pode ter.

        Fui mais claro agora?

    • Então agora dos males o menor! Se for o f-18 o escolhido! As FA’s são americanas mesmo!… Esta parceria entre Saab e Boeing pode evoluir pra uma parceria Saab – Boeing – Embraer! =b No futuro caça brazuca!

    • Não sabia que vc foi autorizado a pressionar a EMBRAER no projeto Kc-390 e no programa FX2.Vc está fazendo por sua conta e risco.
      Os EUA decididamente tem poder de restringir componetes que integrariam o KC-390 e até toda a família de jatos regionais da empresa brasileira.
      Mais isso é chantagem de gigolô barato,porém o jogo é esse que o Brasil seja esperto e encontre novos parceiros.

      • Amigo, poder por poder os EUA tem o poder de mandar o Brasil, seus PeTralhinhas amestrados, o resto da catervuxa esquerdofrênica, a América Latrina, e o resto do mundo pra Idade da Pedra, na hora em que bem entenderem.

        Mas eles não farão isso, e nem deixarão de vender peças para a Embraer, por um simples motivo: eles não rasgam dinheiro.

        Da mesma forma, a parceria Embraer-Boeing em torno do KC-390 é tremendamente vantajosa pra Embraer, na medida em que gera acesso à empresa brasileira aos mais importantes mercados militares do globo, a saber, o americano e o da OTAN.

        No mais, não entendi a colocação sobre “pressionar” a Embraer em qualquer um dos projetos. O KC-390 é um projeto da FAB e Embraer, assim como o FX2 será para beneficiar PRIORITARIAMENTE a Embraer, e isso goste o amigo ou não (não fui eu que estabeleci assim, quem o fez foi o SEU governo do PT).

      • Acho que esse capacete está te deixando além cego obtuso.Acho deplorável o governo do PT ,tanto como acho deplorável sua veneração INCONDICIONAL por tudo que vem dos EUA, pra mim vc começa o dia escutando star and stripes forever, que por sinal é uma bela marcha.
        O mercado dos EUA é sempre muito tentador $$$$ e vc sabe muito bem que eles defendem com unhas e dentes e estçao mais do que certos. mas se o preço disso for viver de migalha feitos galinhas felizes com equipamento defesado , desdentados e embargos eu prefiro viver plantando bananeiras por aqui.
        No mais não sou nem de esquerda nem de direita sou INCONDICIONALMENTE a favor do Brasil.

      • Que equipamento defasado rapaz, os EUA tem o maior e melhor equipamento bélico do globo terrestre e metade do mundo compra deles e vivem muito bem obrigado, que papo doido é esse?

        Ou você não sabia que o pouco que temos em nossas Forças Armadas é 90% de origem americana? Que de cinto NA a blindados e caminhões, de morteiros a canhões, de rádios a naves e aeronaves, quase TUDO nas nossas forças armadas, dos itens mais comezinhos aos maiores e mais poderosos tem ou origem americana ou tecnologia americana, a ponto de que se tirarmos o equipo americano das FFAAs quase que lutaríamos só com o Fuzil, que é belga?

        Esse papinho de migalhas, galinhas e defasado é coisa de esquerdista ou de gente que não conhece a realidade: quem viveu o dia a dia da caserna sabe bem a diferença dos equipos americanos pro resto da tralha. Isso porque o nosso material é da década de 70/80, na maioria. Imagine se fossem novos e atuais…

        O resto é ataquezinho infantil seu, que não perderei meu tempo respondendo…

      • Se vossa alteza acha que o F-5 é a oitava maravilha do mundo ou é porque é doido ou tomou o chá da alice e enxerga o mundo com estrelas azuis e listras bracas e vermelhas.Não sabia que era versado em assuntos da caserva e se realmente serviu devia prestar maior maior amor a sua pátria e não viver um amor platônico a pátria do Obama.Acorda cara não adianta querer me tachar de esquerdalha que não estou nem aí pro PT ou qualquer outra porcaria vermelha.
        No mais prepare o rivotril porque ou o tio sam tira uma carta da manga(chantagem contra a dona Wanda,como vc memso diz) ou então de adeus ao Fx2.Na minha opinião o não agradaremos nem a gregos e troianos e o mesmo será prorrogado para o próximo ano.
        Agora escuta a música da Disney e fica mais calmo.

      • Amigo, paz ok? Não quis dizer que o amigo é esquerdista ok? Apenas que realmente não conhece a realidade da caserna como eu tive a oportunidade e a honra de conhecer (apesar de tudo viu como sou grato a meu país?).

        Quando o F-5 foi adquirido era sim um dos melhores caças do mundo. E não é à tôa que ele está voando até hoje, não apenas na FAB mas em Forças Aéreas ao redor do mundo todo.

        Pode não ser a 7a maravilha do mundo, mas é um prodígio de longevidade e ainda há muitos países ao redor do mundo (cito o Uruguai, por exemplo, para ficar num exemplo próximo) que fariam de tudo para tê-lo em inventário.

        Quanto aos EUA, não tenho amor algum a tal país; nem sequer o conheço pessoalmente, e sei que tem um monte de problemas, internos e externos. Mas reconheço seu valor na história humana e, acima de tudo, repudio veementemente a tentativa tôsca da esquerda internacionalista brasileira e latrino-americana de usar os EUA como bode expiatório para todos os nossos problemas, tentando tapar o sol com a peneira e tapeando o povo tonto com a tática diversionista mais antiga do mundo: criar um inimigo externo pra esconder as mazelas internas.

        Meu amor, que é CONDICIONAL (não sou tonto e me reservo o direito de criticar SIM meu país e mais ainda seu governo), é ao Brasil.

        Mas não coloco tapa olho na cara, nem tapo o sol com a peneira, e sei ver o quanto somos atrasados (inclusive ideologicamente) em relação ao resto do mundo.

      • E continua a agressividade e tentativas de intimidação aumentando o “Tom de Voz” contra os demais comentaristas que tem posição diferente da tua hein Vader…

        E depois se faz de vitima!!

      • Francoorp, você não tem mais nada pra fazer do que ficar me PaTrulhando em conversas com outros comentaristas, que nem um papagaio de pirata não é?

        Vai ler um livro cara! Ou então vai cavucar as unhas, limpar o nariz, ou ver se eu estou na esquina, ok?

        Cara chato…

  3. Eu enxergo ou sou cego?
    No caso importantíssimo de Alcantara que Brasil criou a parceria com a Ucrânia (foguetes). Nem se iniciaram os trabalhos e os EUA propuseram aos Ucranianos uma parceria que nunca saiu do papel, quem sabe até um $$$ tenha chegado lá para alguém, mas enfim resumindo, aqui nada avançou.
    Eu esperava que o Brasil fechasse logo o caso FX-2 com o Gripen, Já se passaram muitos anos, mas como a vaca dorme com os olhos tampados, ou seja duas vezes fechado, um pela natureza pois é natural dormir de olho fechado e outro pela venda, os EUA já estão inflacionando o mercado e cooptando o que poderia ser um bom (qualidade e preço) fornecedor ao Brasil.
    Imagina com um negócio milionário desses da SAAB e EUA, se vai interessar vender uns teco-teco pro Brasil com transferência de tecnologia? Lógico que não e daí o Brasil vai se amoitar de novo e beijar o pézinho do Tio SAN, além de dar a bunda.
    Brasil eternamente deitado em berço…

    • Caro Tadeu, poderia por favor explicar tecnicamente pra gente porque que um caça que é do tamanho de um Mirage III (que foi por décadas a ponta de lança da FAB) mas com potência seca igual a que este último tinha com pós-combustor seria um treinador em sua visão?

      Ou melhor, já que estamos tratando do FX2, e portanto do Gripen E/F (Next Generation), explica para nós porque que um caça do tamanho de um Mirage F1 (caça de médio porte que várias Forças Aéreas ainda possuem em inventário como seu “high”), mas que, de novo, entregará a mesma potência seca que este último tinha com AB full, serviria apenas como treinador avançado?

      Fico no aguardo da explicação.

  4. Explicação técnica do gripe ng ???
    Você tem que pedir explicação pra saab/boing , porque até hoje o ng é de papel e se muito maquete, estamos loucos para ver o primeiro ng no chão, quanto mais voando.
    Eu quero essa explicação também… mas aceito as que você der , vai que você é um dos engenheiros da saab/boing e nos convença tecnicamente e também GEOPOLÍTICAMENTE que esse tal ng existe e é bom para a FAB, mas ser somente b om para a FAB não interessa tem que ser bom para o Brasil… portanto só cunversinha de radar, aerodinâmica, alcance, capacidade naval, pacote de armas ,código fonte e etc não interessa… o foco principal tem que ser o BRASILLLLL.

    E não peça para ninguém e muito menos para o Brasil viver de esperanças … esperando esperando esperando… esperança eu tenho em Jesus que vai perdoar meus pecados … o resto é CUNVERSA .

    • Caro Tadeu, como lamentavelmente você não se dignou a responder a duas perguntas simples, então eu vou responder por você:

      O Gripen C/D possui no geral as mesmas medidas do Mirage III, a saber:

      Gripen (A/B e C/D):
      Comprimento: 14.1 m
      Envergadura: 8.4 m
      Altura: 4.5 m
      Área alar: 30,00 m2
      Peso vazio: 6.800kg

      Dassault Mirage III:
      Comprimento: 15,03 m
      Envergadura: 8,22 m
      Altura: 4,49 m
      Área alar: 34,85 m2
      Peso vazio: 7.050 kg

      A diferença é que o Gripen (GE/Volvo F-404) possui, sem uso de pós-combustor, a mesma potência que o Mirage III tem COM o PC.

      No entanto, JAMAIS ouvi alguém chamar o Mirage III de “treinador avançado”…

      Já o Gripen E, segundo informado pela SAAB, terá mais ou menos as mesmas medidas do Mirage F1, a saber:

      Comprimento: 15,33 m
      Envergadura: 8,44 m
      Altura: 4,50 m
      Área (asas): 25 m²
      Peso vazio: 7.400 kg

      Com a diferença da área alar que será sem dúvida maior que a do Gripen C/D, ou seja: maior que 30,00m2. Consideravelmente maior que a do Mirage F1, portanto.

      E aqui de novo a GE F-414-400 do Gripen E entregará mais ou menos a mesma potência SECA que entregava a Atar 9K50 do Mirage F1 COM o PC!

      No entanto, novamente, JAMAIS ouvi alguém chamar o Mirage III de “treinador avançado”…

      Vejamos agora as medidas de um treinador a jato (avançado). Peguemos por exemplo o BAe Hawk:

      BAe Hawk:
      Comprimento: 12,43 m
      Envergadura: 9,94 m
      Altura: 3,98 m
      Área alar: 16,70m2
      Peso vazio: 4.480 kg

      Ou, para ficar nos russos, que a turma daqui idolatra:

      YAK-130:
      Comprimento: 11,49 m
      Envergadura: 9,72 m
      Altura: 4,76 m
      Área alar: 23,52m2
      Peso vazio: 4.600 kg

      Assim meu caro, como visto, as medidas do Gripen são medidas de um CAÇA, e não de um treinador.

      De modo que, numa boa, porque você simplesmente não admite que falou uma TREMENDA DE UMA BESTEIRA? 😉

      Besteira esta, aliás, que não é nem sua, mas copiada de alguns idiotas sem noção que escrevem por aí?

  5. Caro Vader o que você fez foi colar e postar o que está escrito por aí net e dizer que é dado técnico … faça-me o favor.

    Responde pra nós e agora sem fugir do assunto cadê o gripe ng ??? melhor ainda me explica como o ng , entrou no short l IST se ele não exIST.

    Me explica também :
    http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8

    Explica também :
    http://www.cavok.com.br/blog/?p=72195

    Mas que ele ficaria um baita treinador avançado no Brasil ahhh ficava rs rs rs.

    • Ué, não são essas as medidas dos caças que colei?

      Estará a wikipédia errada? 😉

      Entenda Tadeu: eu não estou falando sobre se o Gripen NG existe ou não existe.

      Eu estou falando sobre a BOBAGEM que você falou, qual seja, que o Gripen é um treinador avançado.

      Lamentavelmente você não possui DADOS para contestar minha afirmação de que o que você falou é asneira, e fica tentando desviar o assunto.

      Aliás, você não fala nada: não tem essa capacidade.

      Você apenas replica o que outros falam, como uma Maria-vai-com-as-outras.

      Simplesmente lamentável.

  6. “””… eu não estou falando sobre se o Gripen NG existe ou não existe.”””

    Ahhhh bom, finalmente admitiu algo, o resto é xororó teu . Sem baixarias .

  7. Passo um tempo fora e vira isso…

    Enfim, alguém poderia acrescentar ao comparativo feito a informação sobre as “medidas” do do KAI T-50 que salvo não me engano usa o mesmo motor do Gripen C/D.

    Att,
    Carcará do Cerrado

Comentários não permitidos.