Rússia propõe que a Síria coloque seu arsenal químico sob controle internacional

Uma porta-voz do Departamento de Estado afirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos estudarão a proposta russa de que a Síria entregue seu arsenal químico, mas admitiu seu “sério ceticismo” a respeito de que o regime sírio a cumpra.

Em entrevista coletiva, a porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf, afirmou que o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, falava de maneira “retórica” quando disse que a Síria poderia evitar um ataque se entregasse todo o seu arsenal de armas químicas.

Segundo a porta-voz, Kerry falou dessa possibilidade “de maneira retórica sobre uma situação pouco provável”.

Essa possibilidade, no entanto, foi saudada pela Rússia, que propôs que a Síria coloque seu arsenal químico sob controle internacional.

EFE

Fonte: Terra

Rússia convoca Síria a colocar suas armas químicas sob controle internacional

A Rússia pediu à Síria que coloque seu arsenal químico sob controle internacional para evitar um ataque ocidental e espera uma resposta rápida de Damasco a respeito, anunciou o chanceler russo, Serguei Lavrov.

“Pedimos às autoridades sírias não apenas que aceitem colocar seu arsenal de armas químicas sob controle internacional e em seguida destruí-lo, assim como a união plena à Organização para a Proibição de Armas Químicas” da ONU (OPAQ), disse Lavrov, que espera uma resposta “rápida e positiva” de Damasco que permita evitar um ataque ocidental à Síria.

“Nós já transmitimos esta proposta ao ministro sírio das Relações Exteriores, Sr. Muallem, que está em Moscou, e esperamos uma resposta rápida e positiva”, acrescentou.

“Nós não sabemos se os sírios concordam com isso, mas se colocar sob o controle internacional as armas químicas do país puder evitar ataques, vamos trabalhar rapidamente com Damasco”, assegurou.

Lavrov se expressou pouco depois do secretário de Estado americano, John Kerry, ter afirmado em Londres que o presidente sírio Bashar al-Assad poderia evitar ataques ao colocar seu arsenal químico sob controle.

“Certamente, poderia entregar à comunidade internacional até a última de suas armas químicas na próxima semana”, disse Kerry.

“Entregá-las sem demora e permitir uma contagem completa e total”, disse.

“Mas não vai fazer isso e não pode ser feito”, completou.

Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado, no entanto, insistiu sobre a natureza “retórica” da observação de John Kerry, dizendo que não deve ser interpretada como um ultimato ou uma oferta para negociar.

“O secretário de Estado utilizou um argumento retórico sobre a impossibilidade e a improbabilidade de ver Assad entregar armas químicas, que ele nega ter usado. Se cumprisse as normas internacionais em vigor há 100 anos, não teria começado a usar armas químicas para matar mais de 1.000 homens, mulheres e crianças”, insistiu o porta-voz.

AFP

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. Se eu fosse presidente Sírio, já mais aceitaria isso, pois se os EUA não se aventuraram a atacar Síria terrestre até agora é porque temem que essa arma seja usada contra eles…. Entregar essas armas é mesma coisa aceitar de desamar . Há não sei que a Síria tenha outra estratégia por trás..

    • Mas a Russia bem que poderia fazer o seguinte,Assad entrega as armas químicas em troca Russia coloca suas tropas na Siria para não ser atacada. kkk

    • Os fundamentalista mulssumano negro Obama juntamente com seu secretario, o judeu sionista John Kerry ja teria invadido Syria se nao fosse a oposicao da propria populacao norte americana. A politica islamica fundamentalista/ sionista da administracao obama nao e popular nos EUA.(by the way, uma conselheira de nego Obama para assunto do oriente medio e membro da irmandade islamica. Como se diz ingles: Say no more! )A muitas noticias publicadas na midia americana que contradiz o que esta sendo dito pela Casa Branca dai o impasse em que Obama se encontra. Mas como ele ja foi reeleito pela segunda vez, nao podemos duvidar que de repente ele decide ignorar a opiniao publica norte americana e ir ao ataque. Quanto essa sugestao russa apenas confirma minha hipotese inicial. Russia vai abandonar Assad.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .

      O Assad deveria colocar o arsenal químico aos cuidado de um depositário fiel e a Russia seria ideal.
      .
      Esse arsenal deveria ser estocado em uma base desse depositário,no caso em Tartus,assim a Russia manteria em suas mãos o depósito químico dos sírios bem perto deles para um eventual ataque oportunistas do atômico Israel.
      .
      A Russia garantia aos Sírio que os EUA e a sua gangue,pensaria mais de duas vezes em atacá-los

    • O real poder de dissuasão das armas químicas é algo discutível, posto que existe a Antropina como antídoto, sem falar das máscaras de gás… O seu uso seria, antes, econômico, voltado para destruição das criações, e contaminação do solo…
      Todavia, criações podem ser retiradas, ou importadas, e o solo descontaminado, apesar de ser uma operação difícil e cara…
      A verdade é que a arma de destruição em massa que oferece real poder de dissuasão se chama ogiva termonuclear… O resto, ora, é o resto…
      😉

  2. Se a Síria entregar seu arsenal químico,só estará facilitando as coisas para os EUA/ONU/OTAN,pois fizeram isso com Sadam Husseim,e em seguida invadiram o Iraque.
    Bombas clauster ,armas químicas ,minas terrestres são todas armas eficazes que metem medo nas grandes potências e a única arma do fraco contra os poderosos o grande problema é o efeito colateral que essas armas causam durante anos,lecionando civis de todas as idades por décadas !,Assad não é bobo não irá cair nessa,terão que pegá-lo morto !

  3. Acredito que não adiantaria muito entregar as armas químicas a comunidade internacional, pois os Estados Unidos diriam que: “ainda há grandes estoques escondidos” e atacariam assim mesmo.
    Acredito que os EUA também não estão muito preocupados com o uso de armas químicas contra as tropas americanas pois essas dispõem de boa proteção contra esses tipos de armas e mesmo bacteriológicas ou radiativas.
    E mesmo se fosse o caso não usariam, pois pode ser o pretexto ideal para os EUA usarem armamento nuclear tático, como já insinuaram durante a guerra do golfo.
    Agora porque querem invadir???? Geopolítica? pressão da indústria armamentista para vender armas? estabilizar uma região rica em petróleo.?!

  4. Não foi a Russia que propos e sim o vice Americano e a Russia endossou.
    Kaozadas tem muitas.
    Os EUA festejarão uma saida diplomatica pois ter de atacar poderia deixar exposta a imagem Americana.
    Se eu fose a Siria eu pagaria para ver.
    Os bundões so chutam cachorro morto e mesmo assim desestabilizam economica e logisticamente punindo os póvos.
    Ate hoje o mundo se calou para o embargo ao Iraque na primeira do golfo que matou mais de 300 mil crianças Iraquianas por falta de alimentação e remedios.

    • Falou tudo….Aqueles só chutam cachorro morto… Sempre que enfrentaram osso duro perderam…
      Se Assad entregar suas armas químicas, amanhã terá de se entregar pois virá nova exigência, então que vá para luta, dá na mesma, ao menos tenta.
      O mesmo ocorreu no IRAQUE, primeiro foi enfraquecido e milhares de civis morreram… o mesmo irá acontecer no IRÃ…

  5. Ué Rafinha, não foi vc que disse que a Rússia iria bater o pé e por os yankes para correr ???… e agora tão aceitando sugestões de WDC ???… isso prova que numa guerra convencional os russos não põem a cara com os EUA… pelo menos por enquanto…

Comentários não permitidos.