Grã-Bretanha nega aos Estados Unidos uso de bases para ataque à Síria

Notícias veiculadas neste domingo, 8, pela mídia internacional informam que os Estados Unidos não poderão contar com o apoio de algumas bases aéreas britânicas em seu planejado ataque à Síria. Esta seria a primeira restrição do gênero desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

A proibição se estenderia à base aérea do Reino Unido em Akrotiri, em Chipre, e à base estratégica de longo raio de ação de Diego Garcia, no oceano Índico.

A restrição britânica se deve ao fato de que o Parlamento do país, em 30 de agosto, votou contra a operação militar na Síria em resposta ao suposto uso de armas químicas pelo regime do Presidente Bashar al-Assad. A moção apelando por uma “forte resposta humanitária” no país árabe foi derrotada por 285 votos contra 272. A oposição ganhou a maioria quando aproximadamente 30 deputados conservadores decidiram votar contra o governo, segundo relatos do jornal “The Independent”.

Falando no Parlamento após a votação histórica que descartou o envolvimento de Londres em uma ofensiva liderada pelos Estados Unidos, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que compreendia claramente a vontade expressa pelo povo e pelos paralmentares e que o governo iria agir em conformidade com ela. Então, em resposta à votação do Parlamento britânico, a Casa Branca afirmou que Washington “continuará a se consultar” com a Grã-Bretanha, um de seus “aliados e amigos mais próximos”.

RAF Akrotiri é uma grande base da Royal Air Force, no Mediterrâneo na ilha de Chipre. Está localizado na zona de soberania Ocidental, é uma das duas áreas que compreendem Akrotiri e Dhekelia, um território britânico ultramarino. É uma das poucas bases da RAF completa deixada fora do Reino Unido.

A votação britânica ocorreu dois dias depois de um impasse na reunião do Conselho de Segurança da ONU, na qual Londres tentou obter apoio para uma resolução condenando Damasco e autorizando a intervenção militar no país por conta do suposto uso de armas químicas contra a população civil. China e Rússia se opuseram à resolução.

Anteriormente, o Gabinete de David Cameron tinha dito que, se a ação dentro do Conselho de Segurança da ONU fosse bloqueada por veto, o direito internacional ainda permitiria que seu país tomasse “medidas excepcionais” a fim de “aliviar a escala esmagadora da catástrofe humanitária na Síria”.

 

Fonte: Diário da Rússia

9 Comentários

  1. Porque a mãe do Vampiro esta tirando o dela da reta embora indiretamente com o sem parlamento assessoraria os EUA?
    Talvez seu momento economico atual a faça receiar.
    Em infraestrutura de sustentação os EUA tem uma supremacia na região e seria isto que lhe daria o cacife de serem bem sussedidos?
    Penso que os EUA não estejam prognosticando o long prazo e é justamente o longo prazo que o derrubaria.
    Armas atomicas como blefe diplomatico-militar kkkkk se do outro lado incontaveis Nukes existem.
    Se Americanos pensam que pressão rendera alguma coisa e na hora que seus aliados Europeus Ocidentais perceberem que o caldo pode realmente engrossar e pularem fora o que seria heim ?
    A Alemanha perde a oportunidade de ficar quietinha e se beneficiar de tudo isso e a França implora para ser mais uma vez devastada.
    Sera a maior tolice nações endossarem a maior de todas as mentiras que o porco Assad usou srmas quimicas e é mais descarado ainda a alegação dos EUA dizerem que tem provas que evidenciam isso.
    Eu não tenho nenhuma duvida que usaram armas quimicas e tenho toda certeza que as mesmas foram usadas pelos rebeldes e a eles repassadas por Americanos.
    Querem guerra,querem sangue,então que se jogue o jogo.
    A Russia tem poderio e tecnologia para sozinha lutar contra todos,sim tem ! Mas tanto a Russia quanto os EUA não tem a certeza de poderem alimentarem um conflito de larga escala prolongado.
    Então surgue o ator economico a China que leva desvantagem nos outros quesitos frente a Americanos e Russos.
    Quem sera o tolo de usar primeiro armas nucleares e tomar como resposta tantas outras por dentro da cara sem mesmo saber de onde vem.

  2. Brasil?… Presidenta! Ups!… Presidente!… Eleita DEMOCRATICAMENTE… Aprenda!… Aprenda…

    Uma MONARQUIA PARLAMENTARISTA… O REINO UNIDO… não cederá bases aos EUA… (reino unido & eua : deu pra entender a relação?… NÃO CEDERÁ BASES AOS EUA!) Porque… sei lá!… talvez o POVO NAO QUEIRA!…

    Presidentes… Dos 70% do povo… 60% do povo… Contra medidas A…. B… C…

    Me digam… ONDE ESTÁ A DEMOCRACIA?… ONDE??….

    Cadê a Rainha que manda em tudo?… O parlamento que manda em tudo?… Os “burgueses” ingleses “”banqueiros”” que lucrariam os tubos com a guerra?… CADÊ?…

    … e como sempre… haverão “argumentos”… contra… tais posturas.

  3. estão tirando o corpo fora pois sabem bem que ali o negocio será feio..é perigoso…ali o buraco é mais embaixo…eles estão bem ali do lado da toca do ursinho carinhoso……

    Guerra por procuração – nações confrontam-se indiretamente, financiando os conflitos efervescentes ou subvertendo as massas populares, cujos resultados dizem respeito aos interesses delas. Ex.: ocasião em que os Estados Unidos da América financiaram a Grécia contra o avanço do comunismo (vide Doutrina Truman).Também podem ser consideradas guerras por procuração, as situações em que um país ataca outro, servindo aos interesses de um terceiro, como na Guerra da Coréia ou na Guerra Irã-Iraque.

    aquilo ali será nada mais nada menos do que mais uma guerra por procuração travada entre os EUA e Rússia senhores…aquilo ali será mmmuuuiiittoo diferente do Iraque ou líbia….será como no Vietnã ou na Guerra da Coréia ..a inglaterra foi completamente humilhada…saiu com o rabinho entre as pernas… ainda debochada como paiseco insignificante pelos russos…nada poderia ser mais humilhante..tadinhos…hahahaha….se os EUA atacarem aquilo ali não terá fim e ainda pra piorar mais tudo terá apoio de grupos terroristas e ate mesmo de alguns países da região…vai junta Rússia, China mais alguns países da região pra toca o horror no ocidente…pra fazer acontecer a tal da terceira guerra mundial…os navios de desembarque russos já dão uma ideia e dimensão de como as coisas serão lá…ali a síria terá todo tipo de ajuda,informação,esquema e apoio dos russos…sem dó..se atacarem…eles que não tirem pra longe da região seus bilionários alvos flutuantes/banheiras flutuantes/porta aviões pra ver só com quantos paus se faz uma canoa….a síria possui Su-24,MiG-23,MiG-25,MiG-29 modernizados e misseis de cruzeiro super sônicos de ultima geração…além do melhor sistema anti aéreo da região..

    • Charles Dal,

      Na Guerra da Coréia, russos e chineses duelaram junto aos coreanos do norte, a passo que americanos e outros países da OTAN se juntaram ao sul…

      Os ingleses se retiraram por um simples motivo: político algum vai arriscar sua reputação em um ato dessa magnitude sem aprovação popular.

      No tocante a Síria, uma intervenção em terra é algo extremamente improvável… Os americanos sabem o caos que é aquele lugar e não creio que ousem avançar… Mas se quiserem entrar lá, entram de um jeito ou de outro.

      Quanto as defesas anti-aéreas sírias… É bem verdade que se deve trabalhar com esperteza para torna-las úteis ( independente da idade dos sistemas ), mas invariavelmente elas terminam sucumbindo… O que os sírios possuem não é muito diferentes das demais defesas aéreas dos países da região, apoiadas na maior parte em equipamento soviético dos tempos da guerra fria; o mesmo valendo para seus caças, limitados de uma forma ou de outra, e misseis de cruzeiro, que jamais alcançariam uma frota da OTAN estando baseados em terra ( que eu saiba, não há aeronaves militares na Síria capazes de lançar mísseis dessa categoria ). Se os americanos levarem a sério, em menos de um mês derrubam aquela defesa, tal como já fizeram no passado com outros…

      Quanto a Russia, já disse antes e não custa repetir: a única maneira de evitar uma incursão ocidental é agindo primeiro e desembarcando tropas na Síria em apoio a Assad… No mais, não arriscará um confronto aberto com a OTAN. Os resultados seriam imprevisíveis…

  4. os eua são os mestres supremos da guerra de propaganda…mas temos que admitir que estes russos são uns verdadeiros monstros na guerra psicológica…esta sendo como na crise dos misseis…quando os eua ameaçaram atacar os navios russos rumo a cuba os russos mandaram 2 mensagens seguidas..a primeira dizia que recuariam e negociariam…logo seguida de uma segunda mensagem que dizia que atacariam/fariam guerra total..alias o que acontece é exatamente como na crise dos misseis…é exatamente mais uma nova crise dos misseis…soltaram o papo reto e direto…se nos tirarem a síria nós tiramos de vcs a Arábia saudita…senhores quem tem mais a perder?!….os eua que tem no bolso o maior produtor de petróleo de mundo e também o maior exportador desse produto para eles além de serem um dos maiores mercados consumidores de seus produtos em geral?!..ou a russia?!numa guerra total entre eua e russia quem tem mais a perder?!os eua maior economia..maior potencia econômica,financeira,industrial,tecnológica e tal ou a russia…quem tem mais a perder?! os eua pais imerso em abundância,prosperidade,vida boa e mansa?!…pais onde o povo leva vida boa e tranquila…quem tem acesso a tudo sem preocupações..pais onde as bolsas,negócios,comércios e economias estão sempre em alta..dando resultados positivos/lucros….que estão recém saindo de uma crise financeira..ou a russia um pais precário?!..que tenta se levantar de um colapso..apesar de também serem potencia militar,industrial e tecnológica…quem perdera mais ai numa guerra total?! quem terá a economia falida,arruinada,zerada e destruída no final disso tudo?! quem sairá com mais danos financeiros ?!…quem terminara com mais danos na economia?!.. 🙂

    povo estadunidense… que durmam como anjinhos e que tenham muitos sonhos com os ursinhos carinhosos…. 🙂

    http://www.youtube.com/watch?v=wgqWCq54YrM

    http://www.youtube.com/watch?v=PkB3YRN5ae4

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Para os britânicos tomarem esta postura,é por que eles não estão convencidos com as afirmativas do Obama.
    .
    Será que os britânicos sabem muita coisa deste episódio e não querem dizer a opinião pública ?…..o Iraque foi uma boa aula para eles no que se referem a cretinice (americanalhice).
    .
    Os EUA já estão decididos em atacar a Síria,com ou sem o apoio da sua população ou do seu congresso,para os “falcões”,democracia atrapalha os seus interesses escusos no mundo.

  6. eu iria dizer que os ingleses recuaram pois do outro lado tem a russia e a china .mas o maluquinho e o Charles já escreveram tudo a respeito
    e a terceira guerra pode vir a acontecer sim pois guerra começa as vezes por bobagens ,e os gringos já abusaram demais do mundo todo ,
    os yankes hoje em dia são vistos como os nazistas eram antes vistos
    o mundo já percebeu que Obama ou qualquer outro presidente americano é apenas um boneco de ventrilogo dos anglo sionistas

Comentários não permitidos.