CERIMÔNIA MARCA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO SUBMARINO “HUMAITÁ”

No dia 04 de setembro de 2013, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, presidiu a cerimônia do corte da primeira chapa do segundo submarino convencional (SBR-2), que se chamará Humaitá. O SBR-2 faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

O evento, que ocorreu nas dependências da Nucleobrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ), marca o início da construção do meio naval. Na cerimônia, equivalente ao batimento de quilha dos meios de superfície, o Comandante da Marinha acionou a Máquina de Corte Hidrojato ‘Flow’, iniciando o corte do primeiro elemento de alma da caverna nº 72, da subseção nº 10, da seção 2B do SBR-2.

Nomar - Cerimônia marca início da construção do submarino Humaitá

Na ocasião, estava presente o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão; o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; o Assessor Especial do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pire.

Fonte: Marinha do Brasil/Nomar