USAF e Boeing completam etapa de revisão critica do projeto KC-46

A conclusão da CDR coloca o programa de desenvolvimento do reabastecedor KC-46 na fase de produção e ensaios dos protótipos (Imagens:Boeing)

Ivan Plavetz

Com mais de um mês de antecedência em relação ao cronograma original, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e a Boeing Defense, Space & Security concluíram a etapa de revisão critica do projeto (CDR- Critical Design Review) do novo avião de reabastecimento KC-46.

A Boeing e a USAF estão trabalhando há dez meses na revisão dos projetos de componentes e subsistemas para alcançar o atual status. Com o CDR concluído, o programa KC-46 esta agora pronto para produção dos protótipos e testes.

A produção do primeiro KC-46 esta em andamento. A Boeing iniciou a fabricação das asas no dia 26 de junho. O teste de voo da célula base Boeing 767-2C esta marcada para iniciar-se em meados de 2014. De acordo com a USAF, o protótipo totalmente configurado do KC-46 deve decolar pela primeira vez no inicio de 2015.

A Boeing foi contratada para fabricar quatro exemplares de testes do KC-46 e entregar 18 deles prontos para o serviço ativo a partir de agosto de 2017.

Se a USAF exercer todas as opções contratuais, a Boeing produzirá 179 aviões do modelo, sendo que a estimativa é para que o último seja entregue por volta de 2028.

O KC-46 foi escolhido pela USAF para substituir a frota dos veteranos reabastecedores Boeing KC-135.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa