Rússia desloca mais um navio de desembarque para o Mediterrâneo, o Nikolai Filchenkov

A Rússia deslocou o navio de desembarque Nikolai Filchenkov para o leste do Mediterrâneo, reforçando a presença militar perto da Síria, informou nesta sexta-feira a agência de notícias estatal russa Interfax.

A Rússia, aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, diz que seus navios no leste do Mediterrâneo garantem a segurança, à medida que os Estados Unidos consideram realizar ataques militares para punir Damasco pelo suposto uso de armas químicas.

“O navio vai atracar em Novorissiysk, onde receberá uma carga especial, e seguirá para um área de serviço designada no leste do Mediterrâneo”, afirmou uma fonte não identificada da Marinha à Interfax. A fonte não deu mais detalhes e o Ministério da Defesa russo recusou fazer qualquer comentário de imediato.

O Nikolai Filchenkov não estava entre os navios que seriam deslocados para o Mediterrâneo como parte de um revezamento já planejado, segundo informou o ministro há um mês.

A Rússia afirma que não vai se envolver militarmente na Síria e se opõe a um possível intervenção dos EUA, alegando a falta de um mandato do Conselho de Segurança da ONU, onde Moscou tem bloqueado as tentativas do Ocidente de colocar pressão sobre Assad. A disputa sobre a Síria ofuscou a cúpula do G20 em São Petersburgo nesta semana, e há pouca expectativa de que as potências mundiais consigam superar as divergências sobre o assunto.

REUTERS

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Ainda disseram que a Rússia não arriscaria uma guerra contra OTAN por causa de Assad.Pois é quebraram a cara mais uma vez,só fico curioso qual seria esta carga especial que estaria sendo carregada,será que é um sistema antiaéreo?

    • Devem estar levando um estoque enorme de calcinhas e espartilhos pois quando a aguia começar fazer chover fogo na siria as russofilas terao diarreias estericas por la e por estes blogs nacionais ,imaginem a Ilya chorosa e cagada de medo dos meios imperiais kkkkk , (nao sou favoravel a uma intervençao na siria)

  2. Este não corre o risco de afundar por “causas desconhecidas” como muitos cargueiros indo pra a síria 😉

    Ainda não posso afirmar que uma Síria vitoriosa é o ideal! Pois a questão do conflito secular entre as civilizações ocidentais e orientais.. não mostrou o seu grau de urgência e necessidade, ou pelo menos ainda nao cheguei a estes dados. Mas que é injusto isto é! Levando em conta que a Síria é um estado soberano.

  3. SE A RÚSSIA FALAR NÃO..SERÁ NÃO MESMO….ESPEREM PARA VER A CRISTA ABAIXAR….esse negocio de fazer consulta com políticos pra ver se ataca ou não é conversa fiada/circo/espetáculo/encenação pra sair da esculhambação sem perder a pose…pra sair sem humilhação/desmoralização….

  4. NovoBrasuk ( 7 de setembro de 2013 at 18:46 )

    Charles Dal, ( 8 de setembro de 2013 at 5:05 )

    Não creio que os russos ousariam alvejar tropas, aeronaves ou navios americanos ou europeus, sob pena de iniciar uma guerra de consequências catastróficas… Vale lembrar do risco de se destruírem no processo… Assim sendo, os russos pouco podem fazem no que diz respeito a OTAN, em primeira instância…

    Só tem um jeito dos russos evitarem uma intervenção americana: entrando primeiro na Síria… Desembarcar tropas em auxílio a Assad seria uma maneira de evitar a interferência americana, sob risco de que armas americanas acabem matando soldados russos. Da mesma forma, os aliados também teriam receio de que um ataque a soldados russos poderia acabar gerando um grande entrave com a Russia… Contudo, mesmo isso não é uma garantia total de que os EUA não entrem na briga…

Comentários não permitidos.