Defesa & Geopolítica

Rússia: Congresso dos EUA não tem legitimidade para permitir ataque à Síria

Posted by

O presidente russo, Vladimir Putin, durante encontro da caúpula do G20 em São Petersburgo – Foto: AP

“O único órgão no campo internacional que tem legitimidade para tomar esse tipo de decisão é o Conselho de Segurança da ONU. Não é o Parlamento russo nem o Congresso americano que podem tomar tais decisões” — Porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov

Diogo Alcântara

Um dos principais opositores aos Estados Unidos em relação a uma intervenção militar na Síria, o governo russo criticou a decisão do presidente americano Barack Obama de dar ao Congresso o aval a ataque ao país governado por Bashar al-Assad. Para Moscou, o foro adequado para esse tipo de decisão é o Conselho de Segurança das Nações Unidas, no qual a Rússia tem poder de veto.

“O único órgão no campo internacional que tem legitimidade para tomar esse tipo de decisão é o Conselho de Segurança da ONU. Não é o Parlamento russo nem o Congresso americano que podem tomar tais decisões”, afirmou o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov. “Essa decisão não pode ser considerada legítima pelo direito internacional”.

De acordo com o porta-voz, a relação entre os presidente Barack Obama e Vladimir Putin não está desgastada. “A relação deles é como deve ser a de dois países que compartilham a responsabilidade sobre a segurança internacional”, disse Peskov, reconhecendo que “eles têm tido muitas divergências sobre Síria”.

O Comitê de Relações Exteriores do Senado americano aprovou a moção que autoriza Barack Obama a declarar uma intervenção miitar na Síria. O projeto agora vai para o Senado e depois para o Congresso, que deve deliberar sobre o tema a partir da próxima segunda-feira, em Washington.

Estados Unidos e França lideram o movimento pró-intervenção na Síria depois que suas inteligências comprovaram autonomamente o uso de armas químicas na Síria. A ONU, principal organismo internacional que poderia fornecer provas independentemente dos países, não provou que o armamento químico tenha sido usado pelas forças de Assad contra a população, fato usado pela Rússia como argumento contrário a uma ação militar no país de Bashar al-Assad.

 

Fonte: Terra

8 Comments

  1. Afinal, o congresso iankss, pressupõe-se, q ñ interfira na decisões do CS..eu acho.Q à China e Russia continue dizendo ñ a esse ataque louco aos Sírios, um erro ñ se corrije c outro ainda > .Sds.

  2. helveciofilho says:

    por LUCENA
    .
    .
    .
    Se os EUA passam por cima da ONU,porque a Russia não faz o mesmo,armando-a com os seus mísseis…..faz uma experiência de tiro usando os avões dos EUA como alvo,derruba todos e mostra para o mundo que muita coisa que falam da inatigibilidade sobre os americano é só propaganda para enganar os bestas…. ;D

    • helveciofilho says:

      CORRIGINDO
      .
      .
      Se os EUA passam por cima da ONU,porque a Russia não faz o mesmo,armando os sírios com os seus mísseis…..faz uma experiência de tiro usando os avões dos EUA como alvo,derruba todos e mostra para o mundo que muita coisa que falam da inatingibilidade sobre os americano é só propaganda para enganar os bestas…. 😉

  3. Rafa_positron says:

    Ta certíssimo o Putin

    Só os atordoados americanopatas com curso de piloto e pagos a soldo da BAG BANANA pra apoiarem essa excrescência …..

    .

    • Amigo Rafa…

      Dentro de um “Pinico Preto” o que tem??

      Só tem excrementos mesmo… dejetos humanos líquidos e sólidos!

      Valeu!!

      • X-tudo says:

        Kkkkkkkkkkkkkk

        O Blog tá virando uma Faixa de Gaza!!!

      • Blue Eyes, Na Resistência says:

        Franco, não faça auto constatações em público… é feio…

shared on wplocker.com