Representante da Fundação Nobel comenta a possibilidade de privar Obama do Prêmio da Paz

Evgueni Sukhoi

Em 2009, o presidente dos EUA, Barack Obama, foi galardoado com o Prêmio Nobel da Paz “pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre os povos”. No contexto dos acontecimentos na Síria, muitas pessoas consideram agora que Obama deve ser privado do título de laureado com o Prêmio Nobel. Annika Pontikis, assessora de relações públicas da Fundação Nobel, falou em entrevista à Voz da Rússia se for possível fazê-lo.

– Como um laureado com o Prêmio Nobel da Paz pode ser privado deste título? Se os Estatutos preveem este procedimento?

– Em conformidade com os Estatutos da Fundação Nobel, um prêmio não pode ser anulado. Os Estatutos prescrevem que a decisão sobre a concessão de um Prêmio Nobel não é apelável.

– E não houve precedentes?

– Não. Nunca. Isso é impossível.

– Redes sociais escrevem que Thorbjörn Jagland, presidente do Comitê Nobel Norueguês, dizia que Obama deveria pensar em devolver o prêmio. Não poderia comentar estas afirmações?

– Não disponho de tais informações. Se alguém estiver interessado em conhecê-lo, deverá dirigir-se ao Comitê Nobel Norueguês que atribui os Prêmios Nobel da Paz.

– Membros do Comitê Nobel não falam que a decisão de atribuir em 2009 um prêmio a Obama foi mal pensada ou não justa?

– Represento a Fundação Nobel que apenas distribui a parte monetária dos prêmios. Repartimos e entregamos o dinheiro e procuramos não intervir em outros assuntos. Fazemos com que a atribuição dos prêmios não dependa de nós. Não discutimos as decisões do Comitê Nobel e nada conhecemos sobre eles até que seja anunciada a sua entrega. A nossa tarefa consiste em cumprir a vontade do testador dos meios, ou seja de Alfred Nobel. Se você estiver interessado em conhecer como são tomadas as decisões no Comitê Nobel Norueguês, pode dirigir-se diretamente ao Comitê.

– E se o próprio laureado quiser devolver o prêmio? Poderá fazê-lo?

– Houve casos em que as pessoas galardoadas com o Prêmio Nobel renunciaram a recebê-lo. Tal é de fato possível.

 


Fonte: Voz da Rússia

17 Comentários

  1. Em 2009 os suecos concederam o Nobel da Paz para Obama por puro “puxa-saquismo e babação explícita de ovo”, agora, que a fixa caiu, e por estar escancarada a falta de critérios do povo de cabelos amarelos, falam em “privá-lo” do prêmio, como se isso apagasse a falta da má escolha…

    Suecos… Há quem os compre, para mim não valem centavos…

    • Não é a Suécia que querem os “nossos” socialistas caviar imitar ???… não entendi essa sua alusão a hipocrisia sueca… talvez porque ambos, suecos e socialistas latrino americanos possuem na hipocrisia seu maior valor moral ???… também para mim, tanto um como outro não valem centavos…

  2. Ilya Ehrenburg
    7 de setembro de 2013 at 20:17

    Em 2009 os suecos concederam o Nobel da Paz para Obama por puro “puxa-saquismo e babação explícita de ovo”, agora, que a fixa caiu, e por estar escancarada a falta de critérios do povo de cabelos amarelos, falam em “privá-lo” do prêmio, como se isso apagasse a falta da má escolha…

    Suecos… Há quem os compre, para mim não valem centavos…=== Se esse ataque ocorrer, tem + é q perder esse prêmio…sds.

  3. por LUCENA.
    .
    .
    .

    Com toda as mentiras e as malandragem de Obama,este ainda não ofuscou o seu predecessor, Bush e as suas torturas pelo mundo todo,um que deveria sentara no banco Tribunal internacional,que aliás há na Suíça uma orem de prisão para este.
    .
    Afinal de contas,em um país onde há presidentes descentes como Abrão Lincoln,Jimmy Carter ,por exemplo;também há seus vilões,e ultimamente há uma imensa escassez desse tipo de homem na política Mundial, em especial a americana.
    .
    Essa política americana que alguns retardados insistem em achar que ali é o ultimo pilar da decência e da moral na política mundial. 😀

  4. “– Redes sociais escrevem que Thorbjörn Jagland, presidente do Comitê Nobel Norueguês, dizia que Obama deveria pensar em devolver o prêmio. “==

    Então a Noruega é Bolivariana, esquedopata, vermelhusca, PeTralha e coisas do tipo?

    O Obama deveria ter recebido o Nobel da Guerra isso sim, mas como todos são Cumpanheros recebeu o da “paz”, o da paz eterna.

    • O único estado realmente intocável são os EUA, pois segundos alguns bêbados esquizofrênicos, devemos tudo que somos(??) a esse maravilhoso país.

      E quanto ao Obama, é só mais um bandido assassino disfarçado de bom moço.

      • Eu critico o obamis porque ele é esquerdalha… já os esquerdalhas o criticam só porque ele é americano… rsrsrsrsrs… isso que é fogo amigo… rsrsrsrsrsrs… depois não querem ser chamados de idiotas úteis… rsrsrsrsrs…

      • Boa…?

        Você é um tremendo defensor das ações do governo dus americanus, um pais governado por um esquerdalha, então tu es um PeTralha comunista.

        Caracas, é facim pensar como o zóio azul ai em cima.

      • Na boa, Edison… o Vader não é pró americano a toa… é porque a cultura americana é muito superior a tudo que os latinos produziram, tanto tecnologicamente como culturalmente… isso vc não tem como negar… uma simples comparação em termos musicais ou literários, que dirá científicos seria suficiente para demonstrar isso… não se trata de menosprezar a cultura brasileira… muito pelo contrário… é mostrar em quem devemos nos espelhar para que sejamos também tão desenvolvidos qnto eles… o que não dá é para nos espelhar em cuba… seria triste ver o Brasil se transformar em uma cuba continental… seria uma lástima, tendo em vista nosso grande potencial… só precisamos mudar esse viralatismo que temos em relação a latinice contida em nossa cultura… temos que ser mais pragmáticos e menos populistas… temos que matar essa alma macunaímica que carregamos… saudações…

  5. “Então a Noruega é Bolivariana, esquedopata, vermelhusca, PeTralha e coisas do tipo? “… não, bobão… o obamis é que é… entendeu, ou quer que desenhe ???… a Noruega está certa… errada foi ao presenteá-lo com o Nobel… o obamis é um esquerdalha democrata da mais baixa vigarice… simples assim…

  6. Ter dado o Nobel pra esse cara foi uma das piores decisões da fundação… trouxe descredito ao Nobel… e o Obama ter aceitado o prêmio sem merecer foi uma das maiores caras de pau que eu já vi!!

  7. Franncoorp Ter dado o Nobel pra esse cara foi uma das piores decisões da fundação… trouxe descredito ao Nobel… e o Obama ter aceitado o prêmio sem merecer foi uma das maiores caras de pau que eu já vi!!
    Responder E aíh.. falou é disse amigo, falou e disse. Sds.

Comentários não permitidos.