Defesa & Geopolítica

Representante da Fundação Nobel comenta a possibilidade de privar Obama do Prêmio da Paz

Posted by

Evgueni Sukhoi

Em 2009, o presidente dos EUA, Barack Obama, foi galardoado com o Prêmio Nobel da Paz “pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre os povos”. No contexto dos acontecimentos na Síria, muitas pessoas consideram agora que Obama deve ser privado do título de laureado com o Prêmio Nobel. Annika Pontikis, assessora de relações públicas da Fundação Nobel, falou em entrevista à Voz da Rússia se for possível fazê-lo.

– Como um laureado com o Prêmio Nobel da Paz pode ser privado deste título? Se os Estatutos preveem este procedimento?

– Em conformidade com os Estatutos da Fundação Nobel, um prêmio não pode ser anulado. Os Estatutos prescrevem que a decisão sobre a concessão de um Prêmio Nobel não é apelável.

– E não houve precedentes?

– Não. Nunca. Isso é impossível.

– Redes sociais escrevem que Thorbjörn Jagland, presidente do Comitê Nobel Norueguês, dizia que Obama deveria pensar em devolver o prêmio. Não poderia comentar estas afirmações?

– Não disponho de tais informações. Se alguém estiver interessado em conhecê-lo, deverá dirigir-se ao Comitê Nobel Norueguês que atribui os Prêmios Nobel da Paz.

– Membros do Comitê Nobel não falam que a decisão de atribuir em 2009 um prêmio a Obama foi mal pensada ou não justa?

– Represento a Fundação Nobel que apenas distribui a parte monetária dos prêmios. Repartimos e entregamos o dinheiro e procuramos não intervir em outros assuntos. Fazemos com que a atribuição dos prêmios não dependa de nós. Não discutimos as decisões do Comitê Nobel e nada conhecemos sobre eles até que seja anunciada a sua entrega. A nossa tarefa consiste em cumprir a vontade do testador dos meios, ou seja de Alfred Nobel. Se você estiver interessado em conhecer como são tomadas as decisões no Comitê Nobel Norueguês, pode dirigir-se diretamente ao Comitê.

– E se o próprio laureado quiser devolver o prêmio? Poderá fazê-lo?

– Houve casos em que as pessoas galardoadas com o Prêmio Nobel renunciaram a recebê-lo. Tal é de fato possível.

 


Fonte: Voz da Rússia

17 Comments

shared on wplocker.com