Planalto confirma que Dilma conversou com Obama para tratar de espionagem

Foto: Roberto S. Filho

O Palácio de Planalto confirmou o encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a 8ª cúpula do G20, iniciada nesta quinta-feira na Rússia. De acordo com o twitter do Blog do Planalto, a reunião ocorreu logo depois da abertura do evento. A conversa era esperada após denúncias de que os americanos espionaram brasileiros, entre eles a própria presidente.

Presidente Dilma Rousseff e Presidente da Rússia Vladimir Putin

Encerrada a cerimônia de boas-vindas do G20, líderes das 19 maiores economias mundiais participaram da primeira reunião de trabalho. Depois, se dirigiram ao Palácio Grand Peterhof, em São Petersburgo, onde o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu um jantar aos chefes de Estado. Dilma e Obama chegaram atrasados ao local.

Presidente Dilma Rousseff e o Presidente da Republica Popular da China Xi Jinping

O governo americano confirmou o encontro, mas não deu qualquer detalhe. Antes, Ben Rhodes, vice-assessor de segurança para comunicações estratégicas da Presidência americana, disse que Obama buscaria fazer com “que os brasileiros tenham um melhor entendimento sobre o que fazemos e o que não fazemos”.

Presidente Dilma Rousseff e o primeiro ministro do Japão Chinzo Abe

No último fim de semana, reportagem do Fantástico revelou documentos mostrando que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos monitorou conversas entre Dilma e seus principais assessores.

Chefes de estados que formam o grupo dos BRICS

As revelações de espionagem causaram mal-estar na relação bilateral e colocaram em dúvida a visita que Dilma deve fazer aos Estados Unidos em outubro. Nesta quinta-feira, o Planalto confirmou o cancelamento da ida a Washington, no sábado, de uma equipe que faria os preparativos da viagem.

Agência Brasil

 

Fonte: Terra

Obama assumiu responsabilidade e responderá por espionagem

Foto: REUTERS

Diogo Alcântara

Em reunião reservada com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a presidente Dilma Rousseff demonstrou sua “indignação” com os casos de espionagem a cidadãos brasileiros, inclusive de autoridades. Ela também manifestou ceticismo com as promessas americanas para a resolução do problema e aguarda um contato de Obama na próxima quarta-feira.

Nas palavras de Dilma, ele assumiu a responsabilidade direta e pessoal pela apuração do caso. “Eles vão me informar primeiro o tamanho do rombo”, disse a presidente, que exige que os Estados Unidos revelem todos os dados que foram acessados do Brasil.

A presidente afirmou que não irá a Washington “se não houver condições políticas”. Ela participaria de uma visita de Estado aos EUA no dia 23 de outubro, mas pode cancelar sua viagem, o que demonstra um gesto diplomático de insatisfação.

Na entrevista coletiva concedida em São Petersburgo, na Rússia, ao final do encontro da cúpula dos líderes do G20, Dilma cobrou ainda resposta imediata sobre o caso. “Não quero esclarecimentos técnicos e não quero desculpas”, afirmou. Um dos casos que mais irritou o governo brasileiro foi a reunião inconclusiva entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o vice-presidente americano, Joe Biden, na semana passada.

A presidente também rechaçou o argumento dos EUA de que a segurança nacional e o combate ao terrorismo seriam razões para sua politica de inteligência. Segundo ela, o Brasil não possui conflitos étnicos nem abriga grupos terroristas, e esses fatos “jogavam por terra qualquer justificativa que tais atos (de espionagem) tinham a ver com segurança nacional”.

Na avaliação da presidente brasileira, a relação entre grandes democracias, como é o caso do Brasil e dos EUA, “é incompatível com atos de espionagem e incompatível com a convivência que temos entre amigos”.

Na próxima quarta-feira, Dilma Rousseff e o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, conversarão por telefone com Obama e sua conselheira de Segurança Nacional, Susan Rice. Dilma pediu que não sejam criadas expectativas sobre essa conversa. “Não pretendo transformar quarta-feira no Dia D, mas em um dia de avaliação”, afirmou.

 

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Passaram foi malagueta no toucinho do bifinho role da louca e ela esta uma arara.
    Duvido que ela aceite justificativas e como eles não vão abrirem mesmo ja era a visita mes que vem.
    E não para por ai,a louca ja avisou cogitar romper acordos e como aproxima-se o fim do ano e inicio de ano eleitoral ela vai baixar a borduna nos EUA e aproveitar que a maioria do povo se sentira contente com isso.
    Na embraer
    na embraer
    so não empurra quem não quer.
    kkkkkk
    Adeus vespão sem ferrão.
    Desde a queda do semi-deus Jobim o traira mais confiavel do governo Obama os bostéricos so vem levando bola nas costas kkkk Super drone jameado kkkk So falta fechar com chave de ouro um fiasco na Siria.
    O que sera dos baba ovos heim heim heim kkkkkk

    • Falas como se conhecesse intimamente a Wanda… rsrsrsrsrs… agora também passou para o lado dos odiadores duzamericanos maus… rsrsrsrsrs… mais um bostérico histérico como seus amiguinhos ???… como vc mesmo diz MELANCIA , vais levar um no tonho assim que os vermelhuxos implantarem a sua “democracia” albanizada … rsrsrsrsrs… se prepara, cabeça de penico… como bom botafoguense, vc devia saber o que é uma fúria enraivecida… rsrsrsrsrs…

  2. Chamou-me a atenção algumas palavras ditas pelo Brigadeiro Saito no congresso.
    Ele manteve uma postura de servidor mas ao perguntado sobre algumas coisas deu respostas bem diferentes daquelas que estavamos acostumados a ouvir.
    Sobre o FX ele afirmou que queremos é ter a capacidade de fabricarmos os caças no Brasil e que transferencia irrestrita é determinante.
    Quando perguntado por um congressista se o fornecedor vencedor teria de instalar uma base aerea no Brasil ele disse que sim ou seja uma fabrica completa uma verdadeira base aerea.
    Essas afirmações me fazem cada vez crer mais em uma joint venture e so existe um interessado nisso a Russia.
    Todos os demais apenas querem nos venderem produtos e serviços nos iludindo que repassarão tudo com exceção dos EUA mas que sabemos que jamais repassarão ao Brasil o que é determinante,transferencia irrestrita de tecnologia e tecnicas especiais.
    Cada vez se evidencia mais que teremos armamentos Russos diversos.
    As Exceções são os carros de combate,navios,submarinos.

    • Não trolla Maluco (Jesus tá vendo…), o TB Saito não falou coisa nenhuma de ToT irrestrita. Isso é coisa daquele homúnculo que gosta de baixar a cueca pro Evo, não do TB Saito, que é homem sério.

      Também não falou coisa alguma de “base aérea” (daonde tú tirou essa parceiro? Base Aérea é para abrigar caças prontos!) ou de fabricação inteiramente no Brasil: o máximo que ele falou foi de customizar os nossos caças segundo as necessidades da FAB.

      No mais, já falei até aqui: a FAB vai voar um caça russo no mesmo dia em que se tornar possível assobiar “O Morcego” e chupar laranja ao mesmo tempo. 🙂

  3. Hoje a noite o Fantastico divulgara reportagem que confirma espionagem Americana na Petrobras.
    Muita coisa ainda tem pra ser divulgada envolvendo o Brasil neste assunto e tudo vai azedar de vez.
    Dilma ja tinha ameaçado ate romper contratos e espero que rompa tambem tratados.
    Vizitinha em Outubro eu duvido.
    Antes do inicio da cupula do G20 ela conversou em reunião secreta com os governos Russo e Chines sendo com este ultimo mais prolongadamente.
    A simpatico mundo blue de voces BOSTÉRICOS que alem de baba ovos de Yankees são inimigos do Brasil e do povo Brasileiro pois sempre preferiram verem o Brasil subjugado e submisso a Yankees acabou.
    Vão fazerem o que agora heim ! Vão dar golpe de Estado ?
    O Brasil é o pais Ocidental mais anti-yankee.
    Ja se foi o tempo que uma minoria traira e vendida impunha na marra o capaxismo ao povo Brasileiro.
    Voces verão apos esta divulgação a indignação e repudia de nosso povo por estes canalhas Americanos.
    Voces Bostéricos continuarão insistindo ou todos colocarão o rabinho entre as pernas e ficarão quietinhos.
    Apartir de agora defender esses FDPs dos EUA é mtrair o Brasil e os Brasileiros.
    Não sentirei pena nenhuma antes de matar Americanos matar primeiro todos voces porque traidores merecem é aço quente por dentro da cara mesmo.

    • Anti-yankee o Brasil? Fala pra turma que pega o bolsa-esmola pra pagar R$ 300 numa calça jeans de marca, rsrsrsrs… Que se mata de trabalhara pra comprar um iPhone. Que vai na lLan-house pra entrar no Facebook…

      Acorda Maluco: esse Brasil que vc quer só existe na sua cabeça… 😉

  4. Larga de firulas, MELANCIA… ce não mata nem barata, só se for na base do penico… rsrsrsrsrsrsrs… agora abraçou o partidão, né ???… vc e a globo nunca me enganara… dançam conforme a musica… e agora tá tocando um ritmo romântico… vai dançar de rostinho colado com a Wanda, vai ???… rsrsrsrsrsrsr…

Comentários não permitidos.