Helicóptero de reconhecimento e ataque Kawasaki OH-1 “Ninja”

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1aVOjlj” standard=”http://www.youtube.com/v/xrK3DYW1kMM?fs=1″ vars=”ytid=xrK3DYW1kMM&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8091″ /]

Kawasaki OH-1 ( Ninja) light military reconnaissance helicopter Japan Ground Self-Defense Force, Military Attack Helicopters gunship OH-6 Loach Agustaexport AT129 Mangusta AH-1 SuperCobra Boeing AH-64 Apache  (1) Kawasaki OH-1 ( Ninja) light military reconnaissance helicopter Japan Ground Self-Defense Force, Military Attack Helicopters gunship OH-6 Loach Agustaexport AT129 Mangusta AH-1 SuperCobra Boeing AH-64 Apache  (2) Kawasaki OH-1 ( Ninja) light military reconnaissance helicopter Japan Ground Self-Defense Force, Military Attack Helicopters gunship OH-6 Loach Agustaexport AT129 Mangusta AH-1 SuperCobra Boeing AH-64 Apache  (3) Kawasaki OH-1 ( Ninja) light military reconnaissance helicopter Japan Ground Self-Defense Force, Military Attack Helicopters gunship OH-6 Loach Agustaexport AT129 Mangusta AH-1 SuperCobra Boeing AH-64 Apache CAIC

12 Comentários

    • O projeto é final, a produção começou em 1998. Esse helicóptero é considerado “leve” pelo exército nipônico! Destina-se ao reconhecimento armado, o helicóptero pesado deles é o AH-64 Apache. A aparência de “Fraco” é porque ele não está armado. Ele leva pod de foguetes, misseis Stinger, pod de canhões, e é bom lembrar que no Brasil essa função é desempenhada pelos HA 1 Fennec (esquilo) armados e com os americanos os MD 530 ou OH-58D (Jet Ranger), que levam quase nada de armas.

  1. Os Japoneses só aproveitando!!… Indo no Embalo… da Corrida armamentista de China Russia e Coreia do Norte X EUA, mostrando a que veio!…

    Dos que vem agora na mente… Porta-helicopteros ( – aviões f-35) E este heli de reconhecimento que parece um Cobra Americano!… Com uns Pods pra armamento!… Será perfeito pra guerrilha urbana… pequeno… esguio… ágio… difícil um rojão pegar!..

  2. Os Japoneses escolheram um local bem inconvencional para os sensores. O que eles tem na cabeça? Aquela posição é cheia de pontos cegos e não permite ver nada diretamente abaixo da aeronave.

    • Lucas Senna,

      Pelo contrário… Normalmente um helicóptero de ataque não precisa ver diretamente para baixo; apenas em um angulo menos acentuado para baixo… Afinal de contas, ele nunca atacará estando diretamente acima do alvo; ele sempre o fará a grande distância horizontal… A posição dos sensores acima, teoricamente também permite apontar armas a distancias maiores estando mais baixo. Isto é, a ideia é atacar voando baixo, aproveitando o terreno para camuflar-se, e fazendo-se surgir somente na altura dos sensores para atacar, visando expor menos o helicóptero.

      Pra mim, o ideal seria ter os sensores acima do rotor, tal como no OH-58D Kiowa…

      • Como o Konner disse, comentário perfeito. E caso precise de mais subsídios, veja o Eurocopter Tiger. Todo equipamento óptico de pontaria está acima da cabine, exatamente como o OH-1 Ninja (até o artilheiro do Tiger, está na posição mais elevada), e em sua versões mais recentes os equipamento estão em um mastro acima das pás do rotor (como no Kiowa).

      • Realmente RR, depois de que eu já tinha feito o comentário que eu me toquei nisso. Como o helicóptero será de reconhecimento não haveria tanta vantagem em colocar os sistemas no nariz, sendo mais importante uma visão de longo alcance. Ainda mais que a aeronave nem sequer possui um canhão automático. Ao menos não de fabrica.

    • O OH-1 Ninja está em produção desde 1998 (quando foi entregue a primeira unidade). O projeto começou em 1992 (oficialmente), mas já estavam burilando desde 1980.

  3. E´uma otima constataçao deque os japoneses estao se reequipando com meios domesticos,otimo pra eles ruim para a china !

Comentários não permitidos.