PANTSIR-S1, MD liberado para iniciar as negocições

Pantsir1

Fonte: MD Clique aqui para ler o edital

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, atendendo ao disposto na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e no Decreto nº 2.295, de 4 de agosto de 1997, combinado com a Lei nº 12.598, de 22 de março de 2012, e considerando as conclusões do Grupo de Trabalho Interministerial instituído pela Portaria Interministerial nº 1.808/MD/MCT/MDIC/MF/MP/MRE, de 12 de junho de 2013, resolve:

Nº 2.555 – Art. 1º Autorizar a abertura de processos de negociação com vistas à aquisição de:

I – Sistema de Artilharia Antiaérea, composto basicamente por duas baterias de baixa altura, de origem russa – IGLA, por dispensa de licitação, baseada na padronização requerida pelas estruturas logísticas das Forças;

II – Sistema de Artilharia Antiaérea, de origem russa, com transferência irrestrita de tecnologia, por dispensa de licitação, baseado no comprometimento da segurança nacional, composto de três baterias antiaéreas de média altura, de origem russa – PANTSIR-S1, com demais itens logísticos, de simulação e capacitação de operação e manutenção;

III – Subsistema de controle e alerta do Sistema de Artilharia Antiaérea de média altura, composto de três sensores e três centros de operações de artilharia antiaérea, nacionais, em fase de desenvolvimento, que integrem as referidas baterias ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro.

§ 1º As negociações a que se referem os incisos I e III deste artigo serão conduzidas pelo Comando do Exército.

§ 2º As negociações a que se referem o inciso II deste artigo serão conduzidas pelo Comando da Aeronáutica.

§ 3º Os processos de negociação deverão estar respaldados nos resultados dos Grupos de Trabalhos, constituídos com representantes das Forças, a fim de avaliar o sistema PANTSIR-S1, sob a ótica dos ROC 40/2013, contidos na Portaria Normativa nº 1.984/MD, de 3 de julho de 2013; e refinamento dos requesitos e definição dos objetivos contratuais dos sistemas e subsistemas a serem adquiridos.

Art. 2º Os Comandos do Exército e da Aeronáutica deverão apresentar ao titular do Ministério da Defesa proposta de contratação, especificando:

I – comprovação da razoabilidade dos preços;

II – percentual mínimo de índice de nacionalização;

III – processos de transferência de capacitação e de tecnologia.

Art. 3º O Sistema de Artilharia Antiaérea de média altura terá prioridade no processo de contratação.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CELSO AMORIM

60 Comentários

    • Alguma coisa não amigo Resistência,esse sistema é o melhor do mundo em sua categoria,estou até surpreso com a velocidade das negociações,e curioso para saber se os russos vão transferir tecnolocia,por mim esse sistema tem que ter a AVIBRAS na absorção de conhecimento.
      ,

      • Odebrecht? Coincidentemente e a maior doadora de campanha do iluminado de Garanhuns e contumaz em emprestar seus jatinhos ao mesmo. Cada vez mais a minha tese de que os “ Cumpanheros” aprenderam a faturar em cima de contratos de defesa ganha consistência. Não demora e vai surgir alguma empresa a se meter com equipamentos de defesa que seja do Dantas do Lula, o Sr. Farsante do mundo “ X”

      • Atrair os grandes conglomerados empresariais para dar suporte as empresas de Defesa, foi o que de melhor fez o Governo Federal neste setor.

        Ao que parece, os trolls críticos gostam de ver as nossas empresas deste setor (Defesa) sendo compradas por estrangeiros…

        A Odebrecht adquiriu o controle da Mecton, investido na empresa ao aumentar-lhe, substancialmente, o capital…

        No tocante as doações de campanha, é preciso dizer o que qualquer pessoa honesta intelectualmente sabe: a Odebrecht é grande doadora de campanhas, e entre os partidos que dela recebem vultosas doações está o … PSDB.

        O esquecimento relativo ao PSDB, por parte dos trolls comentaristas é típico, afinal, ele também acomete o Ministério Publico, a nossa Mídia Tradicional, bem como o nosso sistema Judiciário…

        Nós entendemos.
        😉

      • “esse sistema é o melhor do mundo em sua categoria”

        Será? Ou apenas os russos dizem que é?

        Não me leve a mal, amigo.
        Só não acredito muito nas promessas russas. Muita gente já morreu acreditando no que os russos dizem.

        Sem ofensa.

      • jpc 3 não acreditam no sistema russo
        —————
        Eu li o seu absurdo em Cavok de MIG-29 é muito pouco que você sabe

        Você pode ter ouvido falar sobre a genialidade de armas russo Arkady Shipunov ?isso aqui é o último Carapace sua obra-prima e um diamante assistir o vídeo abaixo é verdadeiro para russo, mas é divertido, para o seu desenvolvimento.

        Agora compare este produto com Crotal e Roland e se você não é um fã cego do oeste, você vai entender que é melhor

      • Com todo o respeito Rustam.

        Você também é um fan incondicional de armas russas.

        Você da grandes contribuições, mas também não conhece direito as armas do próprio país, apenas repete o que está nos catálogos.

        Na boa, você também não prova nada.

        Sei que você é um forista sério e não quero brigar com você, mas não adianta tentar obrigar os outros a acreditar na propaganda russa.

        EU RESPEITO A SUA OPINIÂO E SEUS COMENTÀRIOS, MAS ELES NORMALMENTE NÃO TRAZEM GRANDES NOVIDADES.

      • O primeiro eu não o admirador vivo neste país abaixo do nome a Rússia como sei praticamente tudo sobre a nossa arma e os nossos sistemas como o funcionário público serviu no exército e agora!
        Segundo os catálogos conhece-se por você e é visível segundo aqueles catálogos que se fazem pelas forças armadas ocidentais da companhia, a subavaliação de características dos sistemas russos é um negócio de algo mais

        E graças ao editor deste blog e outros blogs independentes abro-me à informação das pessoas (digo a verdade) nos sistemas de primeira classe russos sobre os quais muitos aqui não sabem!
        Mas a única coisa que me agrada que as pessoas no Brasil que aprendem e se apreciam pelos nossos sistemas para tornar-se cada minuto cada vez mais

        Embora esteja pronto ao diálogo honesto.

        E agora chame-me o sistema ocidental da mesma classe que pode vir mais perto à Armadura?

        Assim, que sistemas tal коасса estão no seu Oeste adorado? Roland, Adats ou Krotal?

        Todos eles admitem à Armadura russa como na variedade da derrota, o tempo da reação e como pela quantidade de objetos atacados ao mesmo tempo

        Lave-lhe o conselho – ser honesto tanto tirar conclusões honestas como não idolatra todos ocidentais e americanos

      • “Rússia como sei praticamente tudo sobre a nossa arma e os nossos sistemas”

        Rustam, com todo o respeito.

        você não sabe tudo sobre armas russas.
        Se soubesse nos traria grandes novidades e não apenas repetições do que é divulgado na Web.

        Sem ofensa, amigo você sabe muito bem do atraso da sua tecnologia em relação aos ocidentais e não admite isso.

        agradeço as suas contribuições aos blogs brasileiros. Mas normalmente o que você faz é propaganda.

        Se quer ter mais credibilidade comece admitindo as limitações da tecnologia russa para mostrar que é uma fonte imparcial.

      • Na sua categoria, semi-ativo com alcance até 16~20km, aquele que rivaliza em desempenho também é russo? TOR M-2, da Almaz-Antey.
        O Pantsyr é um produto da KBP Tula.

        O Pantsyr é um bom produto, ganhou um radar Phased-Array recentemente…

        Mas, precisamos compor as outras camadas da nossa defesa antiaérea…

        Podemos comprar licenças, como os chineses fizeram, ou partir para adaptações, colocando busters no A-Darter e Piranhas…
        Vá saber o que se passa na mente de quem decide… Só não quero a hipótese ventilada de se comprar um projeto vetuso, Pechora, apenas por ser grande e robusto o bastante para incorporar elementos eletrônicos de origens diversas… Façam-me o favor, míssil da era do Stalin, não!

      • Barca, não me referi a qualidade do equipamento mas ao ineditismo da noticia… vamos aguardar o tal TOT… saudações…

    • olhos azuis
      você nenravitsya sistema de defesa aérea russo?
      então me diga, e nomear o melhor complexo no oeste?

      Você pode ter ouvido o nome de Arkady Shipunov? Acho que não, isso aqui é o mais recente Shell e da grande obra de gênio armas russas complexo do século 21
      O Yankees ainda não pode vir e fazer algo semelhante em características

      • Caro Rustam, minha resposta está acima… mas já tinha ouvido falar do Shipunov, grande designer de armas russo, em revistas especializadas… a Rússia deve muito a ele e é indiscutível sua capacidade em desenvolvimento de mísseis e demais armas antiaéreas… pena que já é falecido… realmente o ocidente não possui certos equipamentos no estado da arte como possui os russo… nunca duvidei disso… minha exclamação se dá num contexto de falta de qualquer novidade no campo de aquisição de material bélico de ponta pelos nossos governantes dos últimos 30 anos… mas já é um avanço memorável, não tenha duvidas… saudações… em tempo: não tenho procuração para falar em nome dos yankes, mas entendo que tecnologia para produzir algo semelhante ou até melhor não lhes falta… talvez lhes falte alguém com os méritos do Shipunov…

      • Olhos azuis , obrigado que você sabe o nome do Shipunov , mas poucas pessoas no Brasil que falar honestamente sobre o sistema russo , mas o mais importante é que eles se tornam mais e mais

  1. “””””Art. 3º O Sistema de Artilharia Antiaérea de média altura terá prioridade no processo de contratação.”””””

    Eu acho muito bom a aquisição desse sistema para a copa e olimpíada, mas sinceramente acho que temos que pensar mais ALTO tanto para os mísseis como para o radar do sistema.

    • STADEU toda a fanfarronice envolta do FX2 foi para desviar a atenção da mais importante decisão que teriamos de tomar,justamente a nossa maior deficiencia,Defesas Aereas.
      Logicamente temos ainda pela frente a maior e mis importante decisão que é o SISFRON.
      Os Caças vem posteriormente e podem ate mesmo serem anunciados publicamente antes do SISFRON mas com a decisão do mesmo ja ter sido tomada e mantida em segredo.
      Tenho quase que total certeza que compraremos caças Sukhoi e o mais esperado com ansiosidade pelo EB sera mesmo o sistema de defesa aeroespacial oferecido pela Russia ao Brasil e exposto a meses atraz o sistema no Pravda http://port.pravda.ru/russa/05-02-2013/34261-sistemaaero-0/
      Mais detalhes da apresentação do Sistema ao brasil pela Eurasian Defence http://eurasian-defence.ru/sites/default/files/doc/ps4bra_en.pdf

  2. Pena que são apenas três baterias antiaéreas.
    O meu único medo é:

    § 2º As negociações a que se referem o inciso II (refere-se a aquisição do pantsir ) deste artigo serão conduzidas pelo Comando da Aeronáutica. Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao isso vai dar merda.

    • Não apenas tres baterias meu camarada.estamos comprando o direito ao acesso a tecnologia e as demais serão construidas aqui.
      Tudo isso ja existe no papel e chamasse sistema de defesa aerea Parana.
      Essa filosofia é a mesma usada durante os governos militares de pagarmos serviços para termos acesso e criarmos.
      Os Russos nos acessorarão a planejarmos,desenvolvermos e fabricarmos com percentual nacionalizado as mesmas que serão produto Brasileiro.
      Existe tambem uma oferta semelhante desde 2010 para um caça 5.0 nacional.Nós pagariamos a assessoria e a tecnologia.
      Russos são os melhores criadores de tecnologias aeroespaciais e militares e tem problemas economicos para desenvolverem as mesmas.Eles sempre propuseram ao Brasil sociedades entrando nós com as aplicações e eles com as tecnologias.A ganancia politica e privada que sempre impediram a concretização destas coisas.

      • A foto pode não ser veridica mas circula na net de diferentes fontes informações que um F22 foi abatido na fronteira Jordania-Siria …Fato.
        Veremos se a confirmação deste fato e mais interceptações de tomahawk podera azedar de vez a relação Russia-Siria pois podem terem sido interceptados por S-400.
        Voces so acreditam no que existe no google e na rede globo né!

    • Caro, Barca.

      Nada é impossível.
      Mas por enquanto essa notícia está parecendo uma mentira das fracas.
      Também acho difícil que os americanos usasem F-22 e Tomahawks para testar as defesas sírias. Existem aeronaves e drones especializados para isso.

      Se tivessem usados tomahwks já teria sido um início de guerra e não um mero teste. Essa estória está mais é com cara de boato de quem não tem o que fazer.
      Além disso, se os sírios tivessem S-300 ou S-400 a inteligência americana já saberia, não precisaria invadir de caças para descobrir isso.

      Respeitosamente.

  3. Bem…
    Se esta expresso TRANSFERENCIA IRRESTRITA DE TECNOLOGIA do Sistema Pantsir S1 é porque tudo ja esta fechado e acordado e esta materia é apenas a notificação para os Comandos mexerem as bundas.
    Não pensem que estão sendo tratados apenas o exposto nesta materia pois os entendimento são ,ais amplos e expressivos e teremos novidades.
    Estou ansioso para saber algo sobre o Brahmos,Tor,Caças,Misseis e mais ainda sobre o SISFRON.
    O sistema de defesa aeroespacial não pode ser uma colcha de retalhos e sim perfeitamente integrado nos minimos detalhes.
    Que tenham o bom senso e resolvam logo sobre o SISFRON pois tudo o mais deve ser compativel a ele.

    • Tomara!

      E não sei do que estão reclamando!… O PantsirS1 é tecnologia no estado de arte! Transferencia de tecnologia!… Isto mostra que os russos estao dispostos e criar laços mais fortes com o Brasil… Já pra a FAB quanto ao fx-2 tenho minhas duvidas!… Está dominada pelos EUA.

      Tomara que venham helicopteros de ataque russos também!!

      defesa aérea de longo alcance… acho que virá fruto da nacionalização e expansão dos sistemas do pantsirs1 e radares nacionais… saberm120… mísseis etc

    • Não foram revelados o preço total dessa negociação porque não estaremos apenas pagando as mesmas mas tambem o direito a tecnologia e fabricação como prduto nacionalizado.
      O mesmo deveria ser logo acordado em relação ao SU35 e tambem a entrada no programa SU50.
      O Brasil não é apenas liderança emergente e lider regional mas tambem potencial alvo de cobiça externa e mesmo na filosofia de integração regional o icone da mesma tem por obrigação ser mais potente não so economicamente como militarmente tambem.
      Quase que a totalidade da America do Sul optou por apartar-se de Washington e a culpa não foi nossa e nem do comunismo mas culpa dos proprios Americanos.
      Isso é irreversivel desde que não tenhamos mais um capaxo FHC New Generation no poder.
      FHC nunca mais e FHC-NG nem pensar.
      Lula esta morto.
      Viva o povo Brasileiro e morte a todos adversos.

  4. Multiplica isso por 100, tem muita estrutura neste país que precisa de defesa, apesar de precisarmos de defesa de longo alcance também…já é o início.

  5. O Pantsir é um bom sistema, mas está longe de ser o melhor do mundo. Não é nem mesmo o melhor da Rússia.

    Mas para quem não tem nada, tá valendo.

    Não entendi porque que é a FAB que vai negociar o Pantsir.

    A merda é essa tal de “transferência irrestrita de tecnologia”.

    Isso é a piada do dia desse homúnculo que assina a Portaria…

    • Vader-Diga-me que tipo de sistema desta classe no oeste é o melhor? ADATs Roland Ou talvez Crotal?

      Nenhum deles pode competir com a concha , como aoradeniya altura , distância e tempo de reacção e de queima simultânea

      Carapaça pode atacar apenas 4 gols

      • Rustam,

        Ilya Ehrenburg,

        Dentro da mesma categoria, poderia colocar aí o VL MICA e o Spyder, que são sistemas extremamente avançados.

        Quanto ao BAMSE, ele reúne basicamente todas as vantagens do Pantsir, anexando também uma mobilidade estratégica interessante, podendo até mesmo ser transportado por um C-130. Adicione a isso o fato do sistema ser modular, simples, e de operação remota, e descobrir-se-á que é um sistema que tem os seus atrativos…

        http://www.youtube.com/watch?v=9zOyeypv9Gg

        Enfim, todos os sistemas tem suas características particulares, que podem ou não se constituir em vantagem para aplicações pelo operador.

      • RR,

        O BAMSE já é uma discussão antiga, ele é monocanal, e não é autopropulsado, apenas rebocado. Ou seja, é incapaz de prover cobertura em marcha…
        Possui uma cabeça de combate diminuta, a mesma do RBS-70, isso é o mesmo de uma cabeça de combate de um MANPAD!

        Isso tudo sem falar que ele é inferior ao 57E6 em termos de desempenho…

        Abs.

      • Caro Rustam, não se deixe levar por quem acredita no pensamento único… qualquer um que desafie a bandeira do Sr. Ilya é eivado como um qualquer… continue nos rendendo informações valiosas e a interagir com os demais forenses mesmo quando não concordar… o direito a manifestação é sagrado nesse site e por isso eu me considero um felizardo por fazer parte dessa comunidade… saudações…

    • O Pantsyr S-1 é superior ao Ronland; Crotale NG, ao ADATS e ao BAMSE. Para rivalizar com ele apenas um outro produto russo: TOR-M2 da Almaz-Antey.

      E a KBP Tula acaba de dotar-lhe de novo radar e sistema de controle de tiro, que reduz o tempo de resposta. Ou seja, ficou melhor!

      • Sim tem só razão o metro quadrado Torahs também é magnífico, mas em Torah não há nenhuma arma, mas tem a tecnologia única do lançamento vertical de foguetes

      • Como você diz que é superior aos ADATs se você nem sabe da capacidade de resistência eletrônica desses sistemas?
        O Pantsy S-1 pode ser um bom sistema, mas como ele interage com sistemas de guerra eletrõnica.
        Embora tenha menor alcance o ADATS é muito mais difícil de jamear do que o Pantsyr, por exemplo e isso já uma grande vantagem.

  6. Estranho. Dizem que esse sistema tem capacidade de atirar em movimento, mas em todas as fotos que vejo, atirando ou não, ele aparece com bases pneumáticsa bem fixas no solo.

    Alguém saberia explicar?

    • JPC3,

      O tiro em movimento é sim possível. Contudo, creio que seria uma situação na qual o desempenho ver-se-ia naturalmente limitado…

      http://www.youtube.com/watch?v=TjsUCQ_nH80 – observe as 0:50

      As bases pneumáticas reforçariam a segurança quando em posições fixas, permitindo uma operação em máximo desempenho da unidade de tiro, tanto com os mísseis quanto com os canhões…

  7. Vader ( 6 de setembro de 2013 at 16:36 ),

    Sendo a FAB responsável pela defesa do espaço aéreo, nada mais natural que ela negocie. Afinal de contas, integrar um sistema de defesa anti-aérea a rede de defesa aérea seria responsabilidade da FAB…

    Deve se entender que não seria como Igla ou Mistral, que são armas essencialmente táticas e de oportunidade ( embora possam ser empregadas de forma estratégica )… O Pantsir, pelo que ele agrega e pelo seu alcance, é uma arma com empregabilidade estratégica.

      • Ilya Ehrenburg,

        De fato…

        Entendo que o Pantsir seria apenas um começo. Haveria sim a necessidade de algo para cobrir as camadas superiores… Minhas escolhas: Vityaz e S-400 ( no mínimo o Vityaz )…

  8. Lembrem deste video caseiro filmado com uma camera de celular em 2010 nos céus de Cuiaba.
    Tanto a Alemanha quanto a Russia disponibilizam armamentos ao Brasil para serem testados.
    Quanto aos Alemães sempre é ventilado nos meios mas quanto a armamentos Russos é mantido segredo.
    Muitos sabemos pelo desejo do EB pela plataforma Tor mas como queremos transferencia irrestrita de tecnologia as negociações são prolongadas.
    tanto a maioria dos senhores vivem chorando 36 aviõezinhos que receberiamos jamais completos e reclamam das roubalheiras politicas não conseguem enchergarem que tudo antes iniciava-se por analise tecnica e culminava com decisão politica.Agora tudo mudou e as decisões não serão mais tecnicas e nem politicas e sim ESTRATEGICAS.
    A festança das Ratazanas deu pra ruim e quem se enriquecia assim ou enquadrasse ou fica de fora.
    O Brasil é BRICS,lider entre os emergentes,a segunda economia que cresce,voz dos escluidos e acima de tudo por todos nossos potenciais o maior alvo de cobiça externa do mundo.
    Ontem imploravamos que comprassem nossos produtos ou que nos vendessem algo.
    Não dependemos mais do consumo Americano pois temos muitos outros clientes e todos eles precisam de nós.
    É natural que emergentes fortaleçam seus mercados entre si assim saimos fora do jugo Ocidental e não nos afetamos muito pelos problemas deles.
    Tudo esta a nosso favor mas desfavoravel ao Brasil sempre foi a ganancia e a trairagem de alguns Brasileiros.
    Se preferem serem capaxos mudem-se do Brasil porque cada vez mais prosseguiremos na vontade da maioria que é um Brasil livre,desenvolvido.
    Vazem enquanto é tempo pois quando não tiver mais tempo vossas visseras e vossos sangues alimentarão os vermes da terra.

  9. Ilya Ehrenburg ( 8 de setembro de 2013 at 0:59 ),

    Concordo que o BAMSE não é “supra-sumo”. Contudo, o que acho extraordinário nesse sistema é a sua simplicidade em opera-lo. Apenas um operador pode dar conta da unidade de tiro, se necessário. E remunicia-lo é tarefa muito mais simples. É, a rigor, um sistema bem rústico.

    Quanto a cabeça de guerra do míssil… Se há um ponto no qual o míssil é inferior, de fato é nesse, mas convenhamos que se isso fosse mesmo um problema, então MANPADS não derrubariam nada… E sempre foi creditado com excelente precisão…

    O fato de ser rebocado, ao contrário do que parece, pode se constituir em imensa vantagem… Em essência, ele é rebocado pela viatura de remuniciamento. Por tanto, já se conta aí um veículo a menos com que gastar. Graças a isso, seu tamanho e peso são diminutos e conferem a ele uma mobilidade e empregabilidade estratégica maior que o Pantsir, muito embora não possa realmente acompanhar uma força em deslocamento dando proteção a ela, como faria o sistema russo…

    Em suma, considero o BAMSE melhor aplicável em defesas de pontos estratégicos fixos, principalmente aqueles localizados onde o Pantsir certamente não iria; isto é, pontos isolados ou onde não é possível fazer o Pantsir chegar rapidamente… Por isso, acredito que o sistema sueco deveria sim fazer dupla com o sistema russo ( que também considero excelente e superior ao BAMSE em certos parâmetros )…

Comentários não permitidos.