China pede “calma” e “contenção” em relação à Síria

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei

A China pediu nesta quinta-feira que a comunidade internacional mantenha a “calma” e que “contenha” suas ações diante de uma possível intervenção militar na Síria impulsionada pelos Estados Unidos, depois que o governo de Barack Obama recebeu o primeiro sinal verde para uma ação no país árabe do Congresso americano.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, voltou a manifestar a oposição de Pequim a uma ação militar na Síria, o que segundo ele contradiz a “lei internacional e as normas básicas das relações internacionais”. “Uma ação militar unilateral poderia complicar mais a situação assim como a instabilidade da região”, advertiu.

Perguntado sobre o cenário no qual a China “aprovaria” uma intervenção, Hong se limitou a reiterar que “é preciso esperar os resultados da investigação independente, profissional e imparcial da ONU” sobre as denúncias de uso de armas químicas na Síria.

Na opinião da China, uma operação na Síria deve ter o aval da ONU e não de apenas um único país, neste caso os Estados Unidos, que acusam o regime de Bashar al-Assad de ter empregado armas químicas.

No entanto, ao mesmo tempo em a China descarta uma intervenção na Síria, também se opõe ao uso das armas químicas “por parte de qualquer lado”. “Caso se confirme, aqueles que usaram armas químicas devem ser responsabilizados”, disse o porta-voz.

O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA aprovou ontem uma resolução que autoriza um ataque militar na Síria, enquanto o presidente Barack Obama procura apoio internacional para punir o regime pelo suposto uso de armas químicas, o que tentará fazer durante a cúpula do G20, que começa hoje em São Petersburgo, na Rússia.

O governante americano deverá se encontrar durante a cúpula com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. E me parece que a coisa tá degringolando, vejamos…

    – Impasse no Mediterrâneo: Os EUA vs Marinha da Rússia

    Standoff In The Mediterranean: The US vs Russian Navies
    http://www.zerohedge.com/news/2013-09-05/standoff-mediterranean-us-vs-russian-navies

    – China enviou navios da PLA Navy para a costa da Síria

    Китай отправил корабли ВМФ НОАК к берегам Сирии
    http://telegrafist.org/2013/09/04/83711/

    – Itália envia navios de guerra para a área da costa Síria

    Италия направила в район побережья Сирии боевые корабли
    http://telegrafist.org/2013/09/05/83956/

    é interessante os senhores lerem isso aqui também.

    O MUNDO COMO CONHECEMOS IRÁ PELOS ARES

    Русский гамбит Путина. Скоро мир, каким мы его знаем – пойдет к праху
    http://telegrafist.org/2013/09/05/83955/

    Grato.

    • Nao sou favoravel a este estrupo que pretendem cometer com a Siria, mas estes discursos de china e russia sao apenas para marcar posiçao, querem apenas resgardar seus direitos na hora da partilha do bolo(Siria),a russia quer manter sua base naval e a china quer manter a imagem de que faz uma oposiçao aos EUA,mesmo que seja uma oposiçao leve, se depender destes dois a siria ja era, sou capaz de afirmar que o Irao corre o risco de se envolver bem mais caso haja conflito !!!!

  2. Síria, a fronteira final.
    .
    Pela primeira vez após a segunda grande guerra, eu vejo os EUA inseguros quanto a uma ação militar digamos, de certa envergadura.
    .
    Nitidamente, os EUA ‘tinham’ um plano para o Oriente Médio, ao chegar à Síria, sua execução encontrou um obstáculo, eles tentam agora trazer as coisas para dentro do seu proposito original, contudo, estão inseguros se realmente conseguirão.
    .
    Novos cenários estão se desenrolando neste ‘agora’, improvável teatro de operações.
    .
    De repente o crupiê começa a ficar nervoso, as apostas estão ficando muito alta e se os jogadores não desistirem, a casa não terá meios para pagar o vencedor.
    .
    Eu sugiro a quem pode…, ‘compre ouro’.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  3. Vai ser definitivamente o fim da humanidade. O Calor da explosão de uma vai acionar as outras! A Terra não aguenta tamanha quantidade de arsenal nuclear. Será explodida mais de 10 mil vezes em questão de minutos.

    • Eu so queria entender que danado tamanha concentração de navios de guerra de varias nacionalidades por ´lá…. se os EUA vai atacar de qualquer jeito!… Queria entender qual o plano dos russos… chineses… Principalmente a China… São os que menos confio de todos!

  4. The blue print sempre existiu e toda pessoa minimamente interessada nas ditas teorias da conspirações sabia que isso iria acontecer cedo ou tarde.
    Hoje os EUA parece que está prestes a engolir seco sua arrogância ou vai ter um gosto amargo seja na vitória ou derrota, ainda estou curioso o porque desta mudança repentina de postura.
    So pra lembrar uma entrevista do general Wesley Clark.

    http://www.youtube.com/watch?v=sCDRWEpz5d8

  5. Estas teorias de que o conflito vai se alastrar pelo OM e´pura pirotecnia, oque vai ocorrer e´uma chuva de tomahanks e alguns sobrevoos de rafalecos ,depois disto a oposiçao avança,logo em seguida ocorre-ra a fuga de milicos sirios, depois Assad pega o primeiro trem para alguma republiqueta da federaçao russa, GAME OVER,no mais somente alguns atentados e guerrilhas contra o fantoche estabelecido , LAMENTAVEL !!!

Comentários não permitidos.