Análise: Potências usam novas estratégias para manter status quo

Hetalia_countries_and_bosses_by_Phobs

VITOR STUART GABRIEL DE PIERI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ouvir o texto

A “Realpolitik” aplicada pelas potências ocidentais em decadência, lideradas pelos Estados Unidos, perpassa por uma geoestratégia muito bem planejada, a favor do status quo da ordem internacional.

Por um lado, busca-se o domínio da Bacia do Pacífico através da contenção da integração sul-americana por meio do apoio e implementação da Aliança do Pacífico e da forte pressão contra os movimentos políticos anti-sistêmicos na região.

Também fazem parte desta estratégia a reativação da 4ª frota e da permanente presença em território subcontinental (vide Malvinas, Guiana Francesa e Plano Colômbia) e o esforço pela limitação da expansão chinesa e russa ao Pacífico, através da efetiva presença militar em determinados países e das 3ª e 7ª frotas navais dos Estados Unidos.

Por outro lado, as enormes fragilidades político-institucionais nos países do Magreb e Oriente Médio, impulsionadas pela Primavera Árabe, serviram como justificativas às ações de coerção e dissuasão contra alguns países da região que não seguiam a ‘cartilha persuasiva’ das potências ocidentais.

Estes buscavam novos parceiros geoestratégicos e geoeconômicos, frente a um cenário internacional caracterizado pela ascensão de novos atores, como os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e pelo declínio de países do eixo da OTAN, como Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (PIIGS, em inglês), da ZE e da própria União Europeia.

Eis o cenário que está se formando, trata-se da busca desesperada de um modelo de reprodução hegemônico, produzido através do apoio à desestabilização de países não alinhados, das intervenções e guerras cirúrgicas por meio dos ataques preemptivos e preventivos aos catalogados Estados Frágeis.

Os Estados Unidos ainda promovem a contenção de novos atores no cenário internacional, do enfraquecimento de alguns Estados via dependência do Sistema Financeiro e da desmoralização midiática de modelos políticos anti-sistêmicos.

Com isso, implementa uma verdadeira estratégia de contenção por meio do cercamento dos novos atores internacionais –ou seja, um novo “Rimland”– que se espalha como uma mancha de petróleo aniquiladora aos pequenos países resistentes ao modelo.

Mas que, na verdade, está direcionada a todo o mundo emergente que tem buscado reconstruir as relações de poder em escala internacional.

VITOR STUART GABRIEL DE PIERI, é doutorando em Geografia pela UNICAMP e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Bolonha, na Itália. Autor de livros no Brasil e no exterior sobre temas de relações internacionais é professor universitário e diretor do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (CENEGRI).

Fonte: FSP

14 Comentários

  1. Achei um bom comentário , intelectualmente técnico , o que ele quer dizer é que os
    EUA junto com o Reino Unido estão tendo muita oposição ,outros países estão enxergando a verdade, e estão indo a campo com políticas próprias em economia e alianças .
    Isso tem provocado nos donos do mundo uma reação agressiva em inteligência, economia e se necessário for militarmente.
    Por enquanto muita ameaça militar , pois os prejuízos de um movimento bélico errado pode isolar EUA e Reino Unido mais ainda.
    Na minha opinião pessoal não quero ver o Brasil de joelhos nem pros EUA, Reino Unido, Rússia , China, etc etc etc .

  2. Boa análise, consegue a proeza de em poucas palavras descortinar todo um panorama, coisa de quem tem clareza sobre o assunto…

    E interessante a expressão “movimentos políticos anti-sistêmicos na região”, no segundo parágrafo, evita de cair na armadilha plantada da cizânia ideológica de direita/esquerda.

  3. stadeu
    5 de setembro de 2013 at 17:15

    Achei um bom comentário , intelectualmente técnico , o que ele quer dizer é que os
    EUA junto com o Reino Unido estão tendo muita oposição ,outros países estão enxergando a verdade, e estão indo a campo com políticas próprias em economia e alianças .
    Isso tem provocado nos donos do mundo uma reação agressiva em inteligência, economia e se necessário for militarmente.
    Por enquanto muita ameaça militar , pois os prejuízos de um movimento bélico errado pode isolar EUA e Reino Unido mais ainda.
    Na minha opinião pessoal não quero ver o Brasil de joelhos nem pros EUA, Reino Unido, Rússia , China, etc etc etc . ==== Falou e disse, Sds.

    • E falo mais Giancarlos, como os EUA tem as costas largas , é ele quem está segurando a bronca toda como um pára-raios … mas na verdade ele não está sozinho, com ele estão numa relação de “”reino-unido”” como unha e carne :
      Austrália, Canadá , Inglaterra e seus satélites
      Como subconjunto os EUA e seus aliados estabeleceram em cada zona de influência :
      Arábia Saudita, Colômbia, Coréia do Sul , com uma colcha de retalhos de influência política instável na África devido a influência do Islã
      Sds.

  4. por LUCENA.
    .
    ..
    O NOSSO INIMIGO OCULTO
    .
    .
    Lendo o texto da Folha de São Paulo (FSP),percebo que há um viés que os ” americanófilos” a classificaria esquerdista….rsrsrsr…só se for aquela fabiana….Rsrsrss
    .
    Além disso que é de surpreender,soma-se os último editoriais da GLOBO com relação a tudo isso que se passa pelo mundo em especial,o caso da Síria e da bisbilhotice americana;até parecem coisa da “teoria da conspiração”,por serem tão sulreal.
    .
    Para mim,estes acontecimento que podemos mensurar desde os acontecimento do fatídico 11 de setembro,não é uma coisa que esteja do controle estado nação,como é o caso da Síria;onde a população americana já demostrou ser contrária a intervenção.
    .
    Para mim,os interesses escusos de corporações extranacionais,como grandes instituições financeira,as mesmas que quebraram a economia dos EUA e da Europa,estão por trás disso tudo,com seus objetivos trevosos.
    .
    O establishment norte-americano e europeu,como sempre,conspiram contra a humanidade com as suas guerras;mutilando os corações e as mentes fracas,basta vê os americanófilos,vejam em que estado mental deplorável estes mamíferos chegaram.
    .

  5. Mas a vocaçao do brasil e´ser dominado por A,B,C,D ou E ,muda a situaçao politica mundial e o brasil permanece na mesma posiçao de vira-lata, um dono mete o pe~ e o cachorro vai pra perto de outro ,assim que este lhe der outro chute no saco ele corre para perto de outro dono e assim vai passando o tempo,para romper este ciclo de vagabundo , deve-se iniciar a caça aos esquerdopatas entreguistas que querem deixar o brasil de quatro para um urso ou dragao lhe preencher ois intestinus !!!!!

    • :)… rsrsrsrsrsrsrs… essa foi no “alvo”, terapode… quem f… esse país é essa mentalidade boçal esquerdopata de coitadismo… querem mudar o país para melhor ???… invistam em educação CONSERVADORA 10% do PIB e em 20 anos seremos O MAIOR PAÍS DO MUNDO… o resto é mimimi de esquerdopata… qnto a empalação, hoje nosso sodomita é chinês… mas já foi americano, inglês, português… assim não pode… assim não dá… rsrsrsrsrsrsrs…

  6. Poucas vezes nos últimos tempos li um lixo mais tendencioso e desinformador que esse.

    Comentário típico de um Petralha latrino-americano enrustido.

    Se ele me mostrar UM ÚNICO NAVIO pertencente à tal 4a frota eu mudo de opinião sobre ele.

    LIXO! Pftui, pftui, pftui!

    🙂

  7. Para aonde olhar ?
    Para a telinha que tem toda uma programação doutrinaria com filmes escolhidos a dedo e novelas que disvirtualizam conceitos eticos em nome de um falso moralismo e liberdades !
    Senós os Brasileiros não compreendermos e aceitarmos que nada mais nos importa a não ser nossos interesses,soberania,riquesas e nos conscientizarmos que isso é INQUESTIONAVEL,INEGOCIAVEL.
    Assim como chantagearam a débil Turquia que vive uma indecisão de identidade pois sente-se com laços que inexistem um pouco Arabe e com nadegas Europeias.Chantagiaram a Turquia ameaçando-a de deixa-la desprotegida das redes de satelites e escudos de misseis da OTAN somente porque a Turquia cogitou apreciar armamentos Russos e Chineses.
    Certamente usam da mesma chantagem contra Coreia do Sul,Japão e Taiwan.
    O que pensarmos das bases Ocidentais na America do Sul e Atlantico Sul,que não são para conterem o narcotrafico,terrorismo,pirataria mas sim para cercarem o Brasil que é o unico pais que podera a vir fazer real resistencia contra a dominação vampira.
    Sera que a mumia paralitica Saito Jaspion Usaf Medalha demonstrou ter acordado para a realidade da vida saindo do simpatico mundo de Bob quando afirmou no congresso que o fornecedor da tecnologia a ser escolhida no programa FX2/3 tera de ter uma base aerea no Brasil e seria muita idiotice prever que a mesma seria Americana,Francesa ou Suéca.
    Sera mesmo que os Jurassicos da FAB acordaram para a realidade?Os do Exercito acordaram desde a segunda metade da decada de 70 e os jurassicos da MB quando deixarão de sentirem-se suditos da Rainha careca ?
    Não nos restam mais duvidas,somos um dos principais atores entre emergentes e liderança entre emergentes e pobres e desta forma o maior objetivo de desestabilização por parte dos Vampiros.
    Quem dominar o Brasil condicionara o mundo emergente.

  8. Interessante o artigo. Na prática o domínio político e econômico de certos países se dá pela corrupção e subserviência de outros. Gaddafi tentou sair desta doutrina econômica criando o Dinar de Ouro da Africa para pagamento do petróleo Líbio e foi prontamente sabotado (por militares que se venderam) e alvejado pela OTAN. Sadam citou que trocaria o Dollar pelo Euro nas transações comerciais de petróleo e foi detonado também. As ditaduras na América Latina também serviram bem aos interesses americanos com militares formados (doutrinados) pela Escola das Américas no Panamá…. ou seja, na prática, certos países do eixo sempre trabalharam para dominar geopoliticamente o mundo em volta porém sempre dependeram da subserviência e corrupção alheio para promover isso. Para lidar com isso não adianta os países emergentes baterem de frente sem estarem científica e militarmente preparados ou mesmo independentes e culturalmente fortes (educação de base e formação cívica realmente de qualidade).

    • Quando falha a submissão e subserviencia capaxo voluntaria chantagiam com espionagem ameaçando atirarem as merdas levantadas no ventilador e todos,politicos,milicos e privados põem os rabos entre as pernas e fazem o jogo.

Comentários não permitidos.