Vladimir Putin adverte Ocidente contra ação unilateral na Síria

O presidente russo Vladimir Putin advertiu o Ocidente contra a tomada de uma ação unilateral na Síria, reforçando a necessidade de um aval do Conselho de Segurança da ONU, mas afirmou que “não exclui” um apoio da Rússia a uma resolução do órgão internacional em uma ação militar punitiva se for provado que o regime do presidente Bashar al-Assad usou armas químicas contra a própria população. O mandatário russo também criticou os Estados Unidos na condução do caso Snowden e negou que o país tenha uma política antigay.

Putin fez esses comentários durante entrevista para a agência Associated Press e ao canal de TV russo Channel 1 em sua residência nos arredores de Moscou – a única que concedeu antes da cúpula do G20 que se inicia nesta quinta-feira em São Petersburgo.

O encontro, que supostamente deveria se concentrar na economia global, deve ser dominado pela crise síria e o suposto uso de armas químicas pelo regime de Damasco contra a própria população.

Putin afirmou que forneceu alguns componentes do sistema de defesa contra mísseis S-300 para a Síria, mas cancelou novas entregas. O mandatário sugeriu, no entanto, que pode vender o sistema para outras nações se os países ocidentais atacarem a Síria sem o apoio do Conselho de Segurança da ONU – o governante fez questão de enfatizar essa autorização pelo seleto grupo composto por Estados Unidos, Reino Unido, França, China e a própria Rússia.

O presidente russo lamentou o cancelamento do encontro que teria com Barack Obama antes do início da cúpula do G20, mas expressou esperança de que os dois tenham sérias discussões sobre a Síria, entre outras, durante o encontro em São Petersburgo. “O presidente Obama não foi eleito pelo povo americano para ser simpático com a Rússia. E seu humilde servo (se referindo a si mesmo) não foi eleito pela população russa para ser simpático com alguém também”, comentou Putin sobre a relação com o colega americano.

O líder da Rússia disse que seria um “absurdo” que o governo do presidente Assad – um aliado de Moscou -, usasse armas químicas em um momento em que estava detendo as forças rebeldes.

“Do nosso ponto de vista, parece absolutamente um absurdo que as Forças Armadas, que estão na ofensiva hoje e em algumas áreas encurralaram os chamados rebeldes e estão os derrotando, nessas condições elas começariam a usar armas químicas proibidas, percebendo que isso poderia servir de pretexto para a aplicação de sanções, incluindo o uso de força”, analisou.

Putin compara situação com invasão do Iraque e pede evidências para apoiar ataque

A administração Obama diz que 1.429 pessoas morreram no ataque de 21 de agosto nos arredores de Damasco. O governo sírio culpa os rebeldes que tentam derrubá-lo pelo incidente. Inspetores da ONU estão esperando por resultados laboratoriais após coleta de amostras na região.

“Se há dados de que armas químicas tenham sido usadas, e usadas especificamente pelo Exército, esta evidência deveria ser submetida ao Conselho de Segurança. E deveria ser convincente. Não poderia ser baseada em rumores e informações obtidas por serviços especiais por meio de algum tipo de espionagem de conversas e coisas do tipo”, explicou Putin.

Ex-oficial da KGB, serviço-secreto da antiga União Soviética, o presidente russo comparou a evidência apresentada por Washington com aquela usada pela administração Bush para justificar a invasão do Iraque, em 2003. “Esses argumentos (armas de destruição em massa) se tornaram insustentáveis. (…) Nós nos esquecemos sobre isso?”, questionou.

Putin afirmou que não exclui o apoio ao uso da força contra a Síria na ONU se houver evidência objetiva provando que o regime de Assad usou armas químicas contra a população, mas alertou os Estados Unidos contra uma ação militar sem a aprovação da ONU, o que representaria uma agressão.

Apesar de ser bem enfático quanto à necessidade de aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU, o mandatário russo disse que é “muito cedo” para uma possível resposta do país em caso de ataque americano sem o apoio do Conselho de Segurança, no qual a Rússia tem poder de veto, mas afirmou que “temos nossos planos” sobre o que e como fazer.

Fonte: Terra

Rússia envia navio de guerra ao Mediterrâneo

A Rússia está enviando um cruzador ao leste do Mediterrâneo para assumir as operações da Marinha russa na região, disse a agência de notícias Interfax nesta quarta-feira, citando uma fonte militar, à medida que os Estados Unidos se preparam para um possível ataque militar na Síria. O cruzador está previsto para chegar em aproximadamente 10 dias ao leste do Mediterrâneo, onde vai se juntar a outros navios da unidade naval regional da Rússia, disse a fonte não identificada.

REUTERS

Fonte: Terra

22 Comentários

  1. os russos podem atacar as posiçoes rebeldes da siria ,e se eventualmente as duas forças se chocarem pode sim começar a terceira grande guerra
    as guerras por muito menos que isso ja aconteceram
    e o brasil que fique esperto pois na segunda guerra mundial nosso navios foram atacados pelos alemaes ,mas os americanos para nos forçar a entrar do lado deles nos atacaram e colocaram a culpa apenas nos alemaes,
    tambem pois naquela epoca o brasil era o maior pais com numero de mercantes do mundo ,
    os estados unidos em uma guerra nuclerar dispararia para todos os lados ,pois esses yankes querem envolver todo mundo nessa guerra
    foi assim que eles se manteram como ricos no mundo mas dessa vez com armas nucleares só quem ira escapar sao os sionistas americanos que ja fizeram seu abrigo nuclear

  2. Eu não duvido da capacidade militar russa, mas duvido se realmente vão fazer algo caso os EUA ataquem de fato as forças regulares Sírias.

  3. Se não for provado que Assad não usou arma química e sim os terroristas, se Assad for atacado injustamente a Russia vai dar apoio maior para Assad e possivelmente entrar diretamente na guerra contra os terroristas que tentam derrubar o Assad.

    A Russia não vai enfrentar diretamente os EUA, porém vai apoiar diretamente o Assad, principalmente na defesa aérea do país.

    Vai ser mesmo apoio que a Vietnã durante a guerra contra os EUA…

  4. O urso ja foi devidamente conduzido ao seu lugar, irao ficar se lamentando enquanto a siria leva porrada dos viciados em petroleo, para a proxima decada ja se planeja a separaçao das regioes islamicas da confederaçao russa !

    • Você viu isso em documentário da Discovery foi?
      Quero ver a cara de todos vocês quando o tiro sair pela culatra e as regras no mundo mudarem ai sentirão saudades dos tempos da brilhantina.

    • mesmo? já foi colocado no seu devido lugar? esse ataque vai acontecer nesse século ainda? sabe me dizer? quando os eua passaram por cima da onu e foram ao iraque, a RUSSIA não interviu, pelos mesmos motivos que não interviram na líbia onde também havia interesse russo; seria mais caro enviar tropas do que deixar para lá. dessa vez o buraco é mais embaixo, alguém aqui acredita que o obama tá preocupado com os “pobres” civis vítimas das armas químicas? eles querem o maldito gazoduto e de quebra invadir o irã, só que a síria amigo, compra bilhões em armas da rússia, é seu principal aliado no oriente médio, não quer os radicais rebeldes no poder etc…estão falando que o eua vai atacar, fazer e acontecer? estou ouvindo esse blá blá a semana inteira. um país com capacidade de destruir o mundo várias vezes, assim como os eua também tem, um país que com metade do preço fez um caça de quinta geração que faz o F22 parecer um 4,5++, um país que investiu pesado em sua força de submarinos nucleares ( os eua optaram por dar destaque a força de superfície ), vai ter medo de alguém? meu comandante mesmo fala, síria não é iraque, não é líbia, e o primeiro aliado dos tio sam a ser atacado vai ser a arabia saudita. sou militar a 9 anos, terceiro sargento e nas fileiras militares das FFAA isso ja é assunto, mas os comandantes estão unânimes que os eua não terão coragem de arriscar um confronto com a RUSSIA, assim como a RUSSIA faria tudo para evitar um com eua. caso permita esse ataque, quem mais vai sofrer com isso, será a economia russa, a gazpron principalmente. quem lê, sabe do que to falando, o monopólio do gás que a rússia detem , deixa o tio sam louco !!!

  5. Vocês se esquecem da China não é !
    Qual atrativo tem a Siria ? Nenhum !
    A Siria é apenas estratégica do ponto militar pois é meio de acesso e transposição da Europa para a Asia e Oriente e uma peça importante no cerco ao Irã.
    Eu tenho certeza que ao reverter os Rumos da guerra Assad não cometeria a tolice de usar armas químicas.Foram os rebeldes ou os mercenários ou agentes ArabesJudeus ou Americanos que fizeram isso.
    Jamais o poder de veto havia sido usado no CS contra uma ação militar,quando um lado ou outro não concordava se abstinha.
    O uso do veto por parte da Russia e da China foi mais um basta no unilateralismo corsário da OTAN.
    O próprio secretario geral da ONU classificou de grave e ilegítimo um ataque a Siria sem a aprovação do CS da ONU o que seria uma afronta a toda comunidade de nações.
    Os EUA estão apenas por motivos econômicos e ganancia querendo mais uma vez implantarem o unilateralismo e dessa vez apesar de apoio formal de alguns governos Europeus Ocidentais que não se envolveriam diretamente acabarão sozinhos e a terceira guerra sera o mundo contra eles.
    A França parece mesmo uma putinha que acostumou-se a ser devastada e invadida e dessa vez a torre Eiffel sera um monte de ferro retorcido.
    Tudo o que eu mais quero é que os EUA se aventurem e que a França va com eles e que a Arabia Saudita e Israel peguem a rebarba.O mundo precisa disto para vermos se a humildade entre as nações gere aceitação e entendimento.
    Que todos ardam em chamas.

  6. Agora passo ter minhas duvidas. Sei que Putin nao so e karate ou judoca como tambem pratica o jogo de xadres. Deixo para outros comentar suas pericias tecnicas como espiao mestre da KGB. Ele disse que se o EUA atacar Siria sem que a ONU apresentasse documentos provando a culpabilidade do governo de Assad, provas reais, evidencias reais, nao fabricacao, ele consideraria a acao militar norte americana um ato de agressao contra um pais aliado da Russia. Nao ha tres saidas para ele agora. Se a acao norte americana for considerada agressao ou ele defende a Siria, isto e terceira guerra mundial ou ele mostra ao mundo que a Russia como potencial militar mundial acabou. Se ele fazer a primeira escolha, eu vivendo no hemisferio norte so posso esperar que nao sobrevivo essa guerra. Nao creio que sera um mundo maravilhoso para se viver. radioatividade. Lembro-me que na decada de 1960, o antigo lider sovietico Nikita Khrushchev advertiu Inglaterra que se houvesse um ataque atomico norte americano ao territorio sovietico a partir de bases ianques localizada no territorio britanico, a ilha britanica se transformar em po. Que a Uniao Sovietica tinha em seu arsenal atomico, bombas com 100 megatons. Hiroshima foi destruido com bomba com menos de 1 megaton. Confesso que nao sou especialista no assunto. Escrevo do que tenho na memoria.Eu creio que 50 anos mais tarde esse tipo de bomba ja nao e nada.Mesmo que os EUA venca uma guerra termonuclear contra Russia nao a fara sem que sofra vasta destruicao. Creio que Europa e Oriente Medio se evaporam. Inda que EUA saia vitorioso, seu territorio se tornara um vasto Chenobil. Creio que a elite dos EUA vao querer sair do hemisferio norte por causa da radioatividade. Dai adeus paises independentes no hemisferio sul.

  7. Esse é o tal de CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU , SÓ funciona com AMEÇAS.

    Sai fora dessa Brasil e também das tais operações de paiz … paiz … paiz … me engana

    que eu gosto … e a gente acaba fazendo parte de uma massa de manobra para

    desestabilizar países e governos .

    Qual a malandragem nisso ??

  8. Um adendo, antes que alguem me venha dizer que era pura bravata de Khrushshev. Dias apos esse discurso, a Uniao Sovietica explodiu bombas de 100 megatons como testes.

  9. Alguém ficou sabendo da matéria que saiu no Oklahoma Post?
    caças F-22 Raptor americanos baseados no norte da Jordânia foi abatido por mísseis antiaéreos.

  10. de LUCENA,
    .
    .
    .
    Detonando mitos
    .

    O mito da invencibilidade dos aviões “invisíveis” já a muito tempo fora derrubada, começando famoso avião morcego F-117A Nighthawk, no antigo território da Iugoslávia, em 27 de março de 1999, durante a Guerra do Kosovo.
    .
    Se levarmos em conta outros episódios como a do famoso top-secret EUA zangão furtivo RQ-170 Sentinela,que fora jameado pelos iranianos com assistência técnica russa… Hehehehe…ai sim,fica mais complicado,não é mesmo….heheheh
    .
    Então por essas e tantas outras,não ficaria supresso por mais uma…Rsrsrs…quem não vai gosta disso é a turminha….Rsrsrsrs…as periquetes que subiram nas tamancas por aqui….Rsrsrsr
    .
    O que é mais surpreendente nesta historia toda,não é o fato do patão,super- hiper F22 ,que custou ao contribuinte americano os olhos da cara, que fora derrubado más,que o mesmo esteja sendo em missões de risco,como se não bastasse para o pobre pilodo do patão super-caro,se arriscar em um avião que demonstrou até o momento muitas falhas de projeto….Rsrsrsr
    .
    Seria interessante os russos mandarem para lá o seu projeto de avião de 5° G e ver o que este pode fazer também,seria uma boa oportunidade de sabermos até o quanto há de mito e realidade aqui…Rsrsrsrsr
    .
    A glamorização que os americanófilos fazem com made’s USA,também foi colocado em xeque,quando se descobriu que nos F-22 e o F-35 estavam usando peças
    “tiguim-ling-ling”,made CHINA…..Rsrsrsr…até isso….rsrsrs
    .
    Para os caçadores de mito,aqueles lá da telinha…..estes mitos seriam detonados,ou melhor …já foram detonado….Hahahahah…

Comentários não permitidos.