Governo apressa projeto de satélite antiespionagem

Lu Aiko Otta

O governo espera iniciar em outubro a construção do satélite geoestacionário brasileiro, um projeto orçado entre US$ 600 milhões e US$ 660 milhões. A iniciativa, que já estava em andamento, ganhou impulso após as denúncias de que as comunicações de dados do Brasil, inclusive as da presidente da República, estariam sendo monitoradas pelos Estados Unidos. Ele deverá entrar em órbita em 2016.

Hoje, o País está numa situação vulnerável. Comunicação de dados, telefonia, sinais de TV paga e até comunicações militares passam pelo satélite da Embratel, empresa que já foi estatal mas foi privatizada em 1997. Hoje, está nas mãos do empresário mexicano Carlos Slim, dono da operadora Claro.

“Alugamos satélite de uma empresa estrangeira”, disse ao Estado o presidente da Telebrás, Caio Bonilha. “Hoje, se tivermos algum problema, não temos controle nenhum sobre ele.” Assim, numa situação de guerra, por exemplo, o satélite pode ter sua posição alterada e inviabilizar as comunicações no País.

O governo quer comprar o satélite e a tecnologia. No mês passado, foi escolhido um grupo franco-italiano, o Thales Alenia Space, para fornecê-los. O satélite vai ser construído pela Visiona, uma joint venture entre a Telebrás e a Embraer, que será uma montadora de satélite. A tecnologia ficará com a Agência Espacial Brasileira (AEB), que vai irradiá-la a partir de um polo em São José dos Campos.

Com o novo satélite, pretende-se também aumentar a segurança das comunicações. Hoje, boa parte dos dados que transitam pelo satélite da Embratel é aberta. No futuro modelo, os dados passarão pela Telebrás.

O equipamento brasileiro também terá dispositivo que desligará terminais não autorizados. Segundo denúncias feitas a partir de documentos do ex-técnico americano Edward Snowden, informações podem ter sido coletadas nas comunicações por satélite. Outro objetivo do satélite brasileiro – para Bonilha, o mais importante do ponto de vista social – é levar internet banda larga a todo o País. Ao longo deste ano, a Telebrás implantou uma rede de fibra ótica na Esplanada do Ministério. “A rede está lá, basta instalar os equipamentos e ligar os pontos”, disse Bonilha, destacando que o equipamento é 100% nacional.

‘Falsas’. O presidente em exercício, Michel Temer, e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, repudiaram ontem a atitude do governo dos EUA de espionar a presidente Dilma Rousseff mas não opinaram se o episódio deve levar ao cancelamento de sua visita a Washington, em outubro. A questão, segundo eles, deve ser resolvida pela via diplomática.

Segundo Bernardo, os Estados Unidos não apresentaram, até agora, “nenhuma explicação razoável” para o “lamentável” episódio, e todas as justificativas sobre a espionagem “revelaram-se falsas”. Dias depois da revelação sobre o caso, o governo americano alegou que a espionagem se destinava também “a proteger outros países” contra o terrorismo.

Fonte: Estadão

18 Comentários

  1. o fernando henrique maldito tinha que ser preço por colocar nossa patria em risco vendeu nossos satelites para aquele empresario milionario mexicano que trabalha para cia americana
    o mais ridiculo é perceber que os adoradores dos yankes e anti brasil sao tudo eleitor dessa sigla ridicula e entreguista
    sao um bando de separatistas !!!!

    • Tenho serias duvidas em relaçao a seus comentarios,ou vc e´´ imbecil ou demorou para respirar apos ter nascido , vomita besteiras contra o tal psdb e esquece que o seu pt so difere no modus operanti ,porque tambem sao uns vagabumdos entreguistas !

      • primeiramente o teropode imbecil é quem te pos no mundo
        e segundo quem vendeu os satélites brasileiros foi o seu candidato lixo que hoje vocês não conseguem mais defender então vem tentar jogar todos no mesmo barco
        o mais ridículo e ver agora os ingenuos que votou no entreguista fingir que não tem culpa também!!!!!!!

      • Teropode… Ficou magoado porque?
        A verdade é FHC foi o mais canalha de todos os brasileiros. Eu preferiria o Collor no lugar dele e olha que sou contra o Collor também. Quantos bancos estatais e empresas de comunicação foram privatizadas com FHC? Todas. A Vale do Rio Doce foi privatizada e suas minas “reservas” minerais na terra não foram avaliadas com a desculpa de ser preciso investir para sua extração, é o mesmo que vender um supermercado cheio de mercadoria nas gôndolas e não contabilizar o valor das mercadorias: é um grande negócio, mas não para o BRasil. Pode falar mal do pt e que achar, mas elogiar psdb e seus sanguessugas é muito.
        Posso colocar meus argumentos neste site livremente e não preciso te rotular: educação vem de berço e não das barrancas.

      • mas ele disse exatamente isso: FHC, lula, dilma e demais petralhas são todos IGUAIS, uns traidores do país… não entendi sua ironia ???…

      • rsrsrsrsrsrsrsrsrs… também suspeito que ele tenha alguns parafusos soltos… rsrsrsrsr… a começar pela “dicção”… deve ter aprendido com o lula molusco… rsrsrsrsrs… é uma puftencia em processamento mental… rsrsrsrsrs… esse pé de poodle é sensacional… um cômico… rsrsrsrsrs… é diversão pura… só faltou os demais débeis que vomitam diariamente suas cotas de sandices… é o samba do crioulo doido… rsrsrsrsrs…

  2. Pois é Pé de Cão, eu realmente acredito que algumas empresas deveria ser privatizadas, mas tem coisa que é melhor ficar sobre o controle do estado, pois indiferente da sigla que esteja no poder será sempre brasileiro. ^^

    • é tiago aqui em sampa eles continuam privatizando ,e agora querem alugar o ginásio do Ibirapuera e outras coisas ,pois já privatizaram quase tudo
      o pmdb fez mais metro que essa corja ,em 20 anos de psdb 40 km de metro construídos em vinte anos em taiwam 400 km de metro construído tem boi na linha esses cupins de aço acabaram com nosso estado
      o rodoanel é um muro de Berlim que fechou acesso de bairros e sem entrada para podermos utilizar o mesmo além de décadas para ser concluído não terminaram ainda ,
      resumo são entreguistas sim ,
      o caso do metro no brasil tem uma companhia para construir trens ,mas os tucanalhas escolheram quem pagou mais a eles
      os trens são refugo de trens espanhóis
      pedágio para todo lado onerando o custo do produto em são Paulo e por ai vai

    • Pois é Tiago, na época dos militares, nunca antes na história desse pais tivemos tantas empresas estatais e depois que eles foram forçados a entregar o poder elas foram para o vinagre nas mãos dos esquerdalhas… mas me explica uma coisa… porque então que os esquerdalhas sempre falam que havia entreguismo entre os militares se os mesmos sempre fizeram ao contrario do que prega a cartilha esquerdalha ???… sabes a respostas para tal contradição ???… ou não seria o caso de começarmos a desconfiar que entreguistas mesmos tivemos a partir de 1985… saudações…

  3. Oh as simpáticas Embraer,Telebras,Ambratel,AEB não tem espiões e colaboradores Americanos infiltrados não né ! Conta outra Térta.
    Oh os simpáticos amigos parceiros Europeus Ocidentais nos proverão com o maná dos Deuses totalmente e altamente a prova de tudo né !
    Oh e esse simpático buscapezão esfumaçante contendo nosso geoestacionário subira apartir de Alcântara né !
    Jamais conseguiremos por no espaço um geoestacionário com fins militares apartir da base de Alcântara,ele simplesmente explodira.So sobe se for chipado pelos EUA.
    Nem mesmo se o lançássemos de uma base Russa ele subiria.
    O geoestacionário Brasileiro deveria ser desenvolvido em parceria com Chineses e Russos e ser lançado ao espaço apartir de base Chinesa.
    Escrevam o que vos afirmo para mais na frente se lembrarem de minhas palavras.

    • De acordo! Quem não domina sua própria tecnologia de defesa terá sempre uma dependência perigosa da indústria militar (e política) mundial (ao primeiro sinal de perigo nada como um Bug ou interruptor de Shutdown). Nossos vizinhos argentinos já provaram isso na guerra das Malvinas… nem munição (que não fabricavam) conseguiram comprar no mercado internacional. O FHC vendeu a Embratel e este foi um crime à nação, mesmo achando que melhoraria as telecomunicações civis. O PT e Cia Ltda., grande patriótico e estratégico conglomerado de parasitas após três mandatos não fez nada para mudar isso. Cadê a reestatização de áreas estratégicas que tanto alardeavam quando em campanha! Desde o “descobrimento” que este país vive politicamente de vantagens, concessões, favores, má fé e PREGUIÇA institucional.

  4. Se estão fazendo isso é porque não terão coragem de nacionalizar nada, estamos na

    mão de estrangeiros essa é a verdade. A boa notícia disso é que o vencedor da

    licitação é um consórcio franco-italiano … de novo a Itália e França, excelente … estão

    enxergando alguma coisa , isso é bem diferente de somente ver.

    Bom, a luta pela independência recomeça de novo … botem esse satélite no ar,

    acelerem projeto de mísseis, comprem Rafale no FX-2 ou cancelem e imediatamente

    comprem vetores russos .

    Avisa pro manteiga fazer as contas como se estivéssemos em guerra e manda ele

    abrir a reserva estratégica de guerra que sabemos que tem, pára de enrolar.

    • Mas lhe garanto que os chips são TODOS made in USA… então, de que adianta tal “independência” ???…

  5. Precisamos desses satélites para ontem,mas tudo indica que continuaremos nas mãos dos outros ainda por muito tempo,pois o Brasil é amador no quesito inteligência para deixar que ocorresse esse fato tão grave !

  6. Engraçado que neste caso de espionagem ninguém é responsável por nada. Ninguém foi demitido.
    Avisa para Dilma demitir o Ninguém já que ele é incomPeTente.
    E manda lá para ABIN um buquê de flores.

Comentários não permitidos.