EUA cogita apoiar à pretensão brasileira de ocupar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU

IGOR GIELOW

O governo dos EUA cogita dar apoio à pretensão brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU para tentar aplacar a crise decorrente da revelação de espionagem americana de comunicações da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores.

O cenário vem sendo discutido desde anteontem, segundo a Folha apurou, após o Brasil ter usado termos duros para exigir uma resposta à revelação de que a NSA (Agência de Segurança Nacional) americana tinha acesso ao conteúdo de conversas no alto escalão brasileiro.

O principal defensor da medida é o vice-presidente Joe Biden, que já vinha atuando junto ao Palácio do Planalto, tendo telefonado para Dilma logo após a eclosão do escândalo de espionagem em julho –antes, porém, da revelação de que o caso atingia a própria presidente.

A vontade americana mais urgente é salvar politicamente a visita de Estado de Dilma a Washington, em outubro, que ela pode cancelar. E, se possível, recolocar nos trilhos o principal negócio que poderia avançar nela –a venda de caças Boeing F/A-18 Super Hornet ao Brasil.

Há consenso nos meios diplomáticos de que desculpas não resolverão o problema, e de que Biden queimou-se como interlocutor por não ter jogado abertamente no telefonema de julho.

Como já ficou claro à delegação brasileira que foi discutir o monitoramento nos EUA, tampouco há disposição de Washington para mudar protocolos ou compartilhar mais dados.

Assim, restaria o gesto político. Isso ocorreu em 2010, quando Obama fez uma delicada visita à Índia. Naquele momento, o país asiático questionava os elos entre EUA e Paquistão, seu rival histórico, e uma série de questões comerciais.

Obama então fez o anúncio de apoio à pretensão indiana de ter uma vaga no Conselho de Segurança.

Desde então, os laços entre os países se aprofundaram, ainda que a cadeira na ONU permaneça no campo das ideias.

Diplomatas esperavam que o presidente pudesse falar com Dilma amanhã, na reunião do G20 em São Petersburgo, mas até ontem não havia essa sinalização.

A titularidade no conselho, hoje privilégio dos principais vencedores da Segunda Guerra Mundial (EUA, Rússia, Reino Unido e França) mais a China, dá poder de veto em questões como autorização para atacar outros países.

É objeto de desejo da diplomacia brasileira desde o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Há fortes restrições, contudo, à ideia dentro do Departamento de Estado –que era contrário ao endosso a Nova Déli. Setores creem que, além de ser uma promessa de difícil implementação, o apoio causaria desequilíbrio regional em favor do Brasil.

Em relação aos caças, a Folha apurou que o escândalo caiu como uma bomba entre os negociadores da Boeing e do governo americano.

Os norte-americanos haviam tomado a dianteira no negócio, que pode chegar a mais de R$ 15 bilhões, e agora enfrentam um significativo empecilho político na disputa com França (Rafale) e Suécia (Gripen).

Fonte: Folha

30 Comentários

  1. Aceitar isso sera admitirmos para nós mesmos que nós os Brasileiros não passamos de meras putas vendidas.
    Dilma jamais aceitara isso e não é somente pela possibilidade de ser bombardeada eleitoralmente e poder vir a ter sua aceitação publica despencada a níveis irreparáveis.
    Não se enganem,ela é burra,limitada mas tem personalidade e é muito mais sujeita mulher que muito macho pensa ser sujeito homem.

  2. cara tai uma boa oportunidade, o brasil tem que e chorar para cima disso agora(sei que todos vao dizer para esquecer os EUA que se dane o CSO eu tb até acho valido), porem o que os EUA fez nao vai se reverter e o brasil pouco tem a fazer em respeito aos EUA entao se vier isso do “assento no CSO” ta bom rsrsrsrsrs.

  3. Ainda tinha gente jurando com toda sua fé que o F/A-18 seria o vencedor.Até os negociadores mais ferrenhos estão com um frio na espinha.Os EUA só podem vencer esta concorrência na força bruta,porque essa já era.Vou delcarar Snowden o homem do ano.Foi preciso um americano pra mostrar aos vassalos tupiniquins o quão nociva elite americana é para o mundo(eu separo bem o povo e o estado da elite globalista que controla o mundo) esse maldito grupo de pessoas colocam o estado e o país para satisfazerem seus mesquinhos interesses e não tem escrúpulos em fazer guerras baseadas em mentiras mal contadas.

  4. Não vejo o possível apoio a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da Onu como relevante, a India está em banho maria a três anos, a Rússia tem seu voto respeitado apenas com ameaças de retaliação militar a qualquer ação dos EUA e seus aliados caso o C.de Segurança não seja obedecido. É um Conselho morto .
    Enfim , tem voz no Conselho quem tem armas e capacidade de reação militar , o resto é blá blá blá político e vaidade .
    A perda de tempo que o Brasil não pode mais é apenas uma jogada americana para ganhar tempo e renovar uma relação que sempre foi artificial .

  5. Considerando que não podemos mesmo impedir a ação dos EUA em nosso território, temos que nos fazer de cínicos e tirar vantagem da situação!Afinal o mundo não é dos inocentes!Contudo, não podemos dormir e começar logo a preparar mecanismo de defesa cibernética! E poderíamos ainda dar uma bofetada neles não comprando os aviões!

  6. Papo furado!!…

    O Governo deve ter sido grampeado nao so pelos EUA mas por todo mundo!…. Gmail! Putz… dá licença!… E dá pra se comprar um sistema de interceptação de celular através da internet!!!! Já como entrar é outra historia!… Deve ser pelas mesmas vias dos armamentos… drogas… produtos ilicitos…

    DUVIDO que grupos com centenas de milhões de receita nao vao investir pelo menos 1% disso em inteligencia competitiva… Então… Isto é completamente fora de nexo!… Não encaixa tamanho absurdo!…

    Deve ser pra o Min. de relações exteriores ficar quieto com relação à síria… irã… e só! Vão embromar o Brasil como sempre…

    http://www.assuntosmilitares.jor.br/2013/09/chanceler-diz-que-acao-sem-onu-e-ilegal.html

    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/11731/Power-destaca-necessidade-de–lideranca-americana–na-ONU/

    Cala a boca! Brasil! 😉

  7. As vezes eu me pergunto se o desgoverno brasileiro é tão trouxa, inocente e burro quanto os estadosunidos acham que é.
    Lá vem a história de trocar espelhos por ouro novamente.
    Será que eles acreditam que isso vai abafar o caso das espionagem. Porque de concreto não vai sair nada. Eles nunca vão aceitar o Brasil no conselho de segurança, ainda mais com o governo pró China e Rússia.
    Ou será que eles estão certos mesmos e os otários vão realmente cair nessa.
    Observação: o mesmo discurso foi usao pelo Sarkozy quando queria vender o Rafale.

  8. estados unidos e sua tática de jogar areia nos olhos dos outros
    quanto a viagem aos estados unidos alias visita de chefe de estado a dilma tem que ir
    pois tem muita coisa para ser discutida ,quanto aos caças esse já dançou faz tempo
    o brasil tem que ser cara de pau como os gringos são
    para os soldados estamos em ataque ,mas para nossos políticos e representantes ,esse tem que usar óleo de peroba na cara para a visita e discutir formas de parceria em varias áreas pois apesar de tudo tanto estados unidos como o brasil são dois gigantes em vários setores estratégicos
    mas o caça danço chupa quem queria aquela jaca ,e outra a nova geração esta absorvendo essas informações e nunca mais ira ter e nascer tanto puxa saco de yanke como teve a umas décadas atrás isso é uma vitória da pátria pois esses adoradores de yankes gostam mais dos estados unidos do que do brasil chupa adoradores de yankes malditos!!!!!!!

    • No fundo vc gostaria de morar na Califórnia, viver a vida como uma onda, ser artista de cinema, o seu destino é popstar, garoto… deixe aflorar esse yanke capitalista que está dentro de vc, pézinho… sai do armário e seja feliz… já pensou em qntas doletas tu iria ganhar ???… deixa de neuras…

  9. Parece que bateu o desespero no tio sam,daqui a pouco vai prometer a própia mãe,segura essa tio sam parece que sonho do F/A-18 tá evaporando.

  10. Vaga permanente no Conselho de Segurança….. sei… talvez de ascensorista vitalício do elevador da ONU! Quem não tem domínio geopolítico regional e poderio militar “e NUCLEAR!!” não pisa em definitivo no CS!!
    E por falar em ONU, depois do Iraque, Afeganistão, Líbia, e agora Síria….. ela serve pra quê mesmo ??

  11. ”O governo dos EUA cogita dar apoio à pretensão brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU para tentar aplacar a crise decorrente da revelação de espionagem americana de comunicações da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores.”

    O Governo Brasileiro é tolo se crer nestas promessas deslavadas dos EUA,pois a vaga no conselho ( caso haja) não terá como excluir o Brasil,se realmente houver uma mudança séria na ONU não haverá como deixar o Brasil fora do conselho permanente !
    E como podemos acreditar em um país que sorrateiramente nos espionava ?só se formos tolos !

  12. Atenção !!!!!!!

    Há noticias não confirmadas oficialmente, que um caça F-22 foi abatido na Síria(provavelmente por baterias S-300 ou S-400) e que o piloto foi capturado vivo e existe um vídeo que será exibido na reunião do G-20.
    Se forem verídicas as informações os S-300 e S-400 vão vender igual água e o F/A-18 não vai servir nem como papel Higiênico.Talvez valha de papel Higiênico para a turma da Disneylândia , ou seja pateta e Cia.

  13. To lokinho pra ver um NAe jamantão afundar no mar vermelho.
    Jamais os integrantes do CS permitirão um outro pais no mesmo.
    Sempre tera algum deles impedindo o ingresso de quem quer que seja.
    A muito digo que o Brasil deveria aproveitar sua liderança e aceitação na comunidade emergente e global geral e promover um racha na ONU.
    Que comunidade de nações representa um planeta onde os Estados da mesma não tem poder de voto.
    Uma verdadeira comunidade de nações todos tem mesmos direitos e tudo é decidido pelo voto da maioria.
    O Conselho não passa de um clube de cafagestes

  14. Ninguém entendeu porra nenhuma… eles querem mesmo é colocar o JAPÃO como titular e para isso terão que levar alguns “azarões” junto… nesse caso, quem melhor que um cavalo magro desdentado do que o Brasil ???… não iria fazer diferença mesmo e isso iria colocar um espinho tremendo na garganta chinesa… é esse o caso… simples pragmatismo…

    • Mas que eu me lembre, originalmente o grupo era Alemanha, Brasil e Japão. Será que estarão dispostos a colocar os Alemães lá? Porque isso pode terminar em um monumental tiro no pé… Mesmo porque como bem sabemos, japonês é tudo, menos trouxa, duvido que eles pretendam ficar fazendo o jogo americano por muito tempo.

      • Sem duvidas… mas hoje, o que interessa é barrar a expansão imperialista da China… pra isso eles podem muito bem engolir o Brasil puftencia por algum tempo… por isso essa oportunidade é única para nós… o pt tinha que largar de ser otários e deixar de lado esse projeto demagogo de união comunista latrino americana e por os pés no chão… mas como eu acho que eles estão vendidos, para mim não vão aproveitar NADA, exceto continuar com essa IMBECILIDADE arrogante…

      • Nisso concordo plenamente contigo. Aliás os EUA já tem movido muitas peças para parar a China, o Conselho de Segurança me parece ser a ultima fronteira. A questão vai ser convencer Rússia e China a não vetarem, porque ambos tem seus problemas com o Japão. Colocar o Brasil no meio de uma chapa, junto com a Alemanha poderia ser uma maneira. Se não funcionar indisporia de maneira gratuita ambos os russos e a China com o Brasil e Alemanha.

    • Você sempre tenta dizer coisas pra se pensar..
      Mas essa, infelizmente, foi pra perder o raciocínio… rsssss…
      O mundo gira… gira… gira…
      Outro abraço.

Comentários não permitidos.