Espionagem: “Todas as explicações dadas, desde o início desses episódios, revelaram-se falsas” – Paulo Bernardo

Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira que não se sustentam as respostas que os Estados Unidos deram, até o momento, ao Brasil sobre as denúncias de espionagem, incluindo de dados pessoais da presidente da República, Dilma Rousseff, e de assessores diretos. “Todas as explicações dadas, desde o início desses episódios, revelaram-se falsas, tanto as que recebemos da embaixada norte-americana e que as nossas equipes receberam na visita aos EUA”, disse o ministro.

Na avaliação de Bernardo, a denúncia de espionagem é um “embaraço que eles (EUA) nos causam, assim como estão causando para outros países, como México, Alemanha, França”. Ele disse também que o governo brasileiro não tem a “ilusão” de achar que os americanos iriam espionar dados nacionais por achar que “tem alguém tramando ataques”.

“Isso é espionagem de caráter comercial, industrial, é interesse (dos EUA) em saber questões sobre o pré-sal e outras de peso econômico e comercial. Portanto, é mais grave do que parecia à primeira vista”, disse, ao participar do lançamento do livro Segredos do Conclave, do jornalista Gerson Camarotti.

Para o ministro, a situação pode ser solucionada de forma diplomática. “O que o governo fez, pedir explicações, é adequado. Nós somos amigos, temos relações diplomáticas há 200 anos, e a diplomacia é o caminho para resolver isso.”

O presidente da República em exercício, Michel Temer, que também esteve no evento, concorda com a avaliação do ministro. “Acredito que em brevíssimo tempo, diplomaticamente, se resolverá essa questão mantendo, em primeiro lugar, a soberania do Estado brasileiro e da figura da presidenta da República.”

Para Temer, a situação pode ser resolvida “a tempo de a presidenta poder ir aos Estados Unidos, se houver essa solução harmonizadora”. Dilma tem uma visita marcada para os EUA no dia 23 de outubro, primeira ocasião em que viajará ao país com honras de chefe de Estado. Em meio às denúncias, a presidente examina a possibilidade de adiar ou até mesmo cancelar a visita. Em entrevista coletiva ontem, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, evitou comentar o tema.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que o governo já demonstrou repúdio ao caso. Sobre a possibilidade de um cancelamento da viagem da presidente aos EUA, a ministra respondeu que “vai ter posicionamento de governo e quem está tratando são os ministérios da Justiça, das Comunicações e das Relações Exteriores”.

O Senado instalou hoje uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), que investigará as denúncias de espionagem. Segundo o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a CPI “tem limitações do ponto de vista de convocações, mas o fundamental é que estas coisas sejam esclarecidas e não se repitam mais”.

Agência Brasil

 

Fonte: Terra

 

14 Comentários

  1. A espionagem norte-americana era algo há muito discutido onde a maioria imaginava coisas do tipo – Por que os americanos iriam se importar com o que fazemos? Os americanos não precisam da gente, eles estão acima de nós, etc. – Vítimas de uma patologia endêmica no Brasil (a Síndrome do vira-latas) que causa um prejuízo muito maior do que a maioria das doenças que superlotam os corredores dos hospitais.
    O Brasil precisa com urgência se tornar independente, educar sua população e desenvolver sua indústria, sem que para isso sofra de uma outra endemia regional tão perigosa quanto: A Síndrome do cachorro-louco bolivariano. Penso que é por aí…

  2. Povo 100% culto é um patrimônio inalienável. Educação, Cultura, Tecnologia e Defesa, o resto de bom vem de arrasto.
    Porém os de sempre, politiquinhos e papagaios de pirata, que nunca pensam, ou melhor pensam no deles, agora ficam brabinhos porque foram vigiados patendo punheta… e agora? Continuam só pensando neles.
    A Dilma bem que podia abrir as porta pra Rússia em parcerias e até mesmo fechar acordo para produção de avião com a Rússia e a SAAB, que venham os dois. Chute nos tomates. O Brasil pode, não é pequeno não… Só o Senado queima um dinheirão todos os anos para nada…fecha aquela casa que sobra dinheiro… um parlamento é suficiente, somente a Camara dos Deputados para legislar. Igual aos Estados e Municípios.

    • Ta bom , so porque vc quer ,nao adianta meu ,sair do espeto e cair na brasa, para esta bagaça deixar de ser uma composteira, deve-se caçar a esquerda e castrar aqueles com QI inferior a 135, ai sim esta banana podre pode se regenerar,do contrario vamos ser colonizados por cuba kkkkkkk,quer desgraça maior ?

      • teropode de novo com essa istorinha de castrar quimicamente outros povos e ate o seu pais se essa pessoa tem qi de tanto por cento
        isso eu já te disse era ideia dos nazistinha ,e esses tomaram tanto ferro que eles que acabaram ficando castrados ate hoje

      • O pé de poodle é um forte candidato a tal desalento… rsrsrsrs… mas no caso dele não há necessidade… com um QI de 35 ele ainda não descobriu pra que serve a mangueirinha, senão não molhava as patinhas toda as vezes que fizesse pipi… rsrsrsrsrsrs…

      • Terapode, eu também tive esse mesmo pensamento… sem uma mudança radical na sociedade vamos ser ESCRAVOS DE FIDEL como os médicos cubanos… que coisa linda… fomos invadidos por uma ilhota sem que eles dessem um tiro… isso que é entreguismo… tudo graças a falta de educação e civismo de um povo banana… TA DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO… pela IGNORÂNCIA… “deitado eternamente em berço esplêndido” !!!…

  3. Eu queria saber o que o Governo Brasileiro quer. Será que não entendem que os EUA não irão pedir desculpas, não irão parar a espionagem etc. Cabe aos brasileiros acordarem para a realidade que se apresenta que o mundo é um grande oceano cheio de tubarões e peixinhos onde cabe ao mais fraco se camuflar e se proteger. No caso do Brasil como uma grande nação que é e com muitos recursos ainda inexplorados investir em tecnologias. Todos sabemos que a espionagem americana teve como cunho o terrorismo, mas que preferencialmente se deu pela parte econômica, comercial e politica.
    O episódio serve para todos verem que americanos não são confiáveis, não devemos nos desligar deles, mas aproveitar as oportunidades e aprender com eles. Devemos acordar e investir em Alcântara nada de alugar o espaço para o tio Sam, devemos comprar os aviões, independente do fornecedor e aprender a fazer o próprio, investir na defesa cibernética etc. Assim, fazemos um país forte e independente. Pra que um assento na ONU se lá a palavra final é dos americanos. Observo os coitados que por uma voz no conselho mandam muitos coitados para lutarem as guerras criadas pelos EUA.

  4. o governo estya corereto esta usando sua diplomacia para poder dar na cara dos americanos com luva de pelica
    o que ira acontecer primeiro proteçao ao jornalista segundo politicos irao a russia conversar com snouden terceiro satelite brasileiro se torna mais significativo quarto investimento em segurança sibernetica quinto o povo esta discutindo o assunto e por ai vai
    antigamente aqui mesmo no plano brasil uns 2 anos atras saiu a materia que osgringos espionavam o brasil
    a resposta da truminha dos vbermes separatistas que ficam de quatro para tomar dedade de yanke respondeu assim voces acham que eles estao preocupados com os bananas comos bolivarianos voceds nao sao nada para eles eles os americanos nao vao perder tempo com um paizinho como o brasil era isso que esses vermes separatistas diziam
    o que hoje é diferente os separatistas agora tentam falar que isso é noirmal e o brasil nao pode e nao vai fazer nada
    mais uma vez essa turma errou na geopolitica
    o caça americano comemorado por alguns como o vencedor ,já era !!!! mais uma vez de geopolitica eles nao entendem nada
    sobre a viagem da presidente ela tem que ir sim pois nao existe apenas o caça na pauta
    e com certeza os americanos vao fazer um pedido de desculpa escrevendo algumas mentiras ,eo governo brasileiro tem que aceitar sim pois o pedido ,mas fazer o dever de casa e esta fazendo pois o fhc deixou o brasil sem satelite ,para arrumar o brasil falta tirar esse governo lixo do psdbesta do governo de sao paulo e libertar o nosso estado a voltar a conduzir o brasil

    • Comece a usar guardanapos, caro baba ovo… sua baba tá encharcando sua camiseta do che quervara… rsrsrsrsrsrs…

  5. Dilma não esta hospedada em um hotel em São Peterburgo e sim em um complexo presidencial altamente protegido.
    Não tem agenda oficial para hoje mas esta em contato com integrantes dos BRICS e com o governo Russo.
    Obrigado Sr.Obama Bin Laden.A tradicional arrogância e intransigência unilateralista americana com o episodio da espionagem tornara possível o sonho do Exercito Brasileiro com defesas aéreas,SISFRON e armamentos Russos e esperançosos na expectativa estão nossos caçadores.

    • é realmente uma oportunidade e se o governo da dilma for atento da para buscar ate documentos com o snouden pois não apenas do brasil eles espionavam mas do próprio estados unidos
      nessa os gringos se deram mau !!!
      e se for firmar compras de defesa com os russos que se faça o quanto antes

    • Como vcs viajam na maionese maluca feita com miolos moles mexidos com baba canina… até parece que Brasília pensa sem W.DC…

  6. Estava lendo o Grande Livro e em determinados trechos e por várias vezes fica claro que : VER é uma coisa , ENXERGAR é outra .

    Abs.

    **Não troque seus dominadores, continuaria sem ver.

Comentários não permitidos.