Espionagem dos EUA evidencia sua prepotencia e desprezo contra o resto do mundo

(*) Artigo não tão recente, mas, muito oportuno

Quando se dão muitas entrevistas em diferentes países e se diz essencialmente a mesma coisa repetidas vezes, como eu, os veículos quase sempre se dedicam a reembalar aquela mesma coisa, para que a entrevista que publicam dê a impressão de conter novidades, mesmo que não traga novidade alguma. É o caso do artigo da Reuters em 13 de Julho, [1] que pretende resumir minha entrevista ao jornal argentino La Nación.[2]

Como tudo que tenha a ver com os vazamentos da Agência de Segurança Nacional dos EUA, essa entrevista também está sendo ferozmente distorcida, para desviar a atenção das revelações propriamente ditas. Tudo é reescrito para atacar Edward Snowden e, secundariamente, para me atacar pessoalmente, por estarmos, supostamente, “chantageando” e “ameaçando” o governo dos EUA. Absurdo.

Que Snowden criou uma espécie de “conexão do homem morto” – para que documentos sejam divulgados no caso de ele ser assassinado pelo governo dos EUA – já havia sido noticiado há várias semanas [3] e o próprio Snowden já várias vezes sugeriu fortemente que fizera, sim, exatamente isso. Não significa que ele pense que os EUA estejam tentando assassiná-lo – e não pensa –, apenas que tomou precauções contra inúmeras eventualidades, inclusive essa (afinal, é perfeitamente razoável preparar-se para essa eventualidade, se se está enfrentando não qualquer inimigo mas, precisamente, o governo que passou a última década invadindo, bombardeando, torturando, ‘entregando’ prisioneiros a torturadores em prisões estrangeiras, sequestrando, encarcerando sem acusação formalizada, assassinando ‘à distância’ com drones, apoiando e financiando os piores ditadores e assassinos, e matando seus próprios cidadãos em golpes de assassinato pré-definidos).

Eis o que eu disse na entrevista ao jornal La Nacion – afirmações verdadeiras e nenhuma das quais, nem remotamente, teria algo a ver com ameaçar alguém:

1) O argumento sempre repetido de que Snowden teria a intenção de ferir os EUA é absolutamente desmentido pelo fato de que ele tem, sim, todos os tipos de documentos que mais rapidamente e mais seriamente podem hoje causar dano aos EUA, se divulgados. E não publicou nenhum desses documentos. Quando nos entregou os documentos que entregou, Snowden várias vezes repetiu que aplicássemos a eles o nosso mais rigoroso critério de avaliação jornalística, para decidirmos que documentos deveriam ser publicados, com vistas a atender ao interesse público; e quais deveriam ser escondidos, sob o argumento de que o dano gerado pela publicação ultrapassaria o valor público que tivessem.

Se Snowden visasse a causar dano aos EUA, poderia já ter vendido todos os documentos, por quantia astronômica de dinheiro, ou já os teria divulgado indiscriminadamente, ou os teria entregado a inimigo estrangeiro. E não fez nada disso.

Snowden examinou cuidadosamente cada um dos documentos que nos entregou e ainda, depois disso, pediu que só se publicassem os que pudessem ser publicados sem causar nenhum dano desnecessário a quem quer que fosse: o mesmo critério que todos os veículos de imprensa comercial e whistleblowers usam sempre. A ampla maioria das revelações já feitas é um sinal de alerta, um ‘apitar de consciência’, para alertar contra a vigilância secreta e total, sobre todos nós, que o governo dos EUA estruturou e mantém em operação.

O meu argumento sobre isso, naquela entrevista, era claro, e o repeti várias e várias vezes: se Snowden quisesse agredir o governo dos EUA, poderia tê-lo feito facilmente, mas não o fez, o que está bem comprovado – como eu disse na entrevista – pelo fato de que tem, mas não divulgou, documentos que, sim, poderiam causar grave dano a inúmeros programas mantidos pelo EUA.

Snowden não tem qualquer desejo de prejudicar os EUA. O que ele quer é lançar luz sobre os programas de vigilância, para que o problema possa ser democraticamente debatido. Por isso, nenhuma das revelações já publicadas pode ser apresentada, nem de longe, como danosa à segurança nacional dos EUA ou à reputação e credibilidade de funcionários dos EUA que fizeram aquelas coisas e, na sequência, mentiram sobre elas.

2) O governo dos EUA está agindo sob o ímpeto da mais feroz irracionalidade.

A crítica mais recente é que Snowden está na Rússia, não em outro país ‘neutro’. Mas Snowden não está na Rússia porque tenha escolhido o país. Só está lá porque os EUA o impediram de sair: primeiro, lhe caçaram o passaporte (sem qualquer devido processo legal ou sentença); depois, pressionaram países aliados para que lhe negassem direito de voar em espaço aéreo territorial daqueles países (chegando ao cúmulo de forçar o pouso de avião presidencial no qual viajava presidente democraticamente o eleito de um estado soberano, apenas porque havia a suspeita de que Snowden estivesse a bordo); depois, forçaram pequenos países a impedir que o avião pousasse para reabastecer.

Dada a quantidade extraordinária de documentos que Snowden carrega com ele e a gravidade de muitos daqueles documentos, eu disse, naquela entrevista, que me parecia inacreditavelmente ridículo que o governo dos EUA tivesse praticamente obrigado Snowden a permanecer na Rússia – o que faz sentido zero, se se pensa nos documentos que Snowden carrega.

3) Perguntaram-se se eu imaginava que o governo dos EUA empreenderia algum tipo de ataque físico contra Snowden, caso tentasse viajar para a América Latina, ou, mesmo, que os EUA chegariam ao ponto de derrubar o avião em que ele viajasse. Foi quando eu disse que nada seria tão completamente contraproducente, uma vez que – como vários jornais e blogs já haviam noticiado – qualquer ataque desse tipo imediatamente dispararia uma avalanche de revelações, porque nos libertaria, a nós, jornalistas, de ter de examinar cada documento e decidir responsavelmente, como sempre fizemos até agora.

E eu disse também, naquela entrevista, que o governo dos EUA deveria, isso sim, rezar e pedir a Deus pela segurança de Snowden, em vez de se por a ameaçá-lo ou tentar agredi-lo ou feri-lo.

Nada disso tem qualquer coisa a ver comigo: não tenho acesso aos documentos do “seguro” de Snowden e não tenho papel algum no plano que ele construiu para se proteger. Reporto os documentos que ele diz que tem as precauções que disse que tomou para se proteger contra a ameaça que ele pressente contra seu bem-estar. Isso não implica qualquer ameaça. São fatos. Lamento se não agradam a todos, mas nem por isso deixam de ser fatos.

Antes de a identidade de Snowden ser revelada como ‘apitador de consciência’ (no original whistleblower), escrevi:

“Desde que o governo Nixon invadiu o consultório do psicanalista de Daniel Ellsberg, a tática do governo dos EUA sempre tem sido atacar e demonizar os ‘apitadores de consciência’, como artifício para distrair a atenção do que eles expunham de malfeitorias do próprio governo, e para destruir a credibilidade do mensageiro, para que as pessoas deixassem de dar atenção à mensagem. O que se vê hoje, no caso de Snowden é, só, repetição da mesma tática.” [4]

E é o que é: mais um esforço para distrair a atenção, para que ninguém se atenha à substância das revelações. (Hoje, Melissa Harris-Parry, âncora do noticiário matinal na rede MSNBC, culpou Snowden pelo fato de a mídia estar dando mais atenção a ele do que às revelações sobre a Agência de Segurança Nacional dos EUA: [5] como se ela não tivesse programa seu, que vai ao ar duas vezes por semana, no qual poderia falar o quanto quisesse sobre as revelações que diz considerar tão importantes.

Compare-se (a) a atenção que tem sido dada ao drama do asilo de Snowden e a alegados traços do seu caráter, e (b) a atenção dada à substância das revelações sobre espionagem em massa, indiscriminada, pela Agência de Segurança Nacional dos EUA.

Ou comparem-se (a) as repetidas manifestações em órgãos da imprensa norte-americana, no sentido de que Snowden (e outros que estão trabalhando para denunciar a espionagem em massa na Agência de Segurança Nacional) sejam tratados como criminosos, e (b) a virtualmente nenhuma manifestação, na mídia dos EUA, no sentido de que o diretor da Inteligência Nacional, James Clapper, seja tratado como criminoso por mentir ao Congresso.

A invenção de alguma nova “ameaça” é, só, mais um esforço para falar de qualquer coisa, exceto as revelações de que o governo dos EUA mente ao Congresso e de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA, apoiada em premissas muito duvidosas do ponto de vista da legalidade, espiona todos os cidadãos norte-americanos (além de espionar o resto do mundo).

Ontem era outra coisa, amanhã inventarão uma terceira ou quarta coisa. Como já disse nessa entrevista a Falguni Sheth publicada hoje em Salon, [6] é atitude típica dos EUA: no resto do mundo mídia e analistas focam-se no conteúdo das revelações; nos EUA, os jornalistas e especialistas midiáticos mantêm-se obcecadamente a falar de qualquer coisa, exceto do conteúdo das revelações.

Haveria inúmeras vias acessíveis para que Snowden divulgasse os documentos que decidira divulgar. Ele escolheu a que lhe pareceu mais responsável: procurar jornais e jornalistas nos quais confiava e cobrar que a divulgação fosse feita com responsabilidade. O esforço para desmoralizá-lo e apresentá-lo como uma espécie de traidor não encontra nenhuma confirmação nos fatos. Toda a entrevista tratou desse aspecto.

Quem queira saber quem, de fato, teve comportamento criminoso e causou dano grave aos EUA, não terá dificuldades para descobrir [7] [8] [9] – e fará trabalho mais produtivo que o de demonizar quem tanto se arriscou para tocar o apito e alertar as pessoas contra, precisamente, aqueles crimes. Mas, como já disse, e aqui repito, nada disso nos impedirá, nem por um momento, de continuar a informar sobre os muitos casos de espionagem e vigilância interna pela Agência de Segurança Nacional dos EUA que ainda não vieram a público.

Autor: Glenn Greenwald

Fontes:

[1] http://www.reuters.com/article/2013/07/13/us-usa-security-snowden-greenwald-idUSBRE96C08Q20130713
[2] http://www.lanacion.com.ar/1600674-glenn-greenwald-snowden-tiene-informacion-para-causar-mas-dano
[3] http://www.thedailybeast.com/articles/2013/06/25/greenwald-snowden-s-files-are-out-there-if-anything-happens-to-him.html
[4] http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2013/jun/07/whistleblowers-and-leak-investigations
[5] http://tv.msnbc.com/2013/07/13/edward-snowden-come-on-home/
[6] http://www.salon.com/2013/07/13/qa_with_glenn_greenwald_americans_reaction_surprising_and_gratifying/
[7] http://www.salon.com/2013/07/01/this_man_is_still_lying_to_america/
[8] http://www.nytimes.com/2013/06/28/opinion/the-criminal-nsa.html?pagewanted=all&_r=2&
[9] http://www.ibtimes.com/fisc-will-not-object-release-2011-court-opinion-confirmed-nsas-illegal-surveillance-1305023#

O original encontra-se em http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2013/jul/13/reuters-article-dead-man-s-switch, com tradução de Vila Vudu.

14 Comentários

  1. “Espionagem dos EUA evidencia sua prepotencia e desprezo contra o resto do mundo”

    Sim eles tem, mas e ai / vamos fazer o que a respeito ?

    Vamos tomar uma medida bolachona e populista, a la Chaves ? e f*der nossa economia ?
    Vamos abaixar mais a cabeça, e arreregalar mais o r@bo ?

    Vamos fazer birrinha pra maior economia do planeta,. e virar um balde de lixo socialista como Cuba?

    Ou vamos tomar vergonha na cara como Alemanha, Russia, China, e negociar com eles de forma pragmatica, a Russia, e hoje forte opositora dos EUA nos assuntos estrategicos, mas tem uma economia totalmente atrelada a eles, de forma pragmatica, e não coitadista, eu não tenho admiração pelo Putin como personalidade, mas tenho que admitir que o cara e um patriota, que pensa nos interesses de seu país, e não fica com o pires na mão, implorando um: “pede esculpas ai pó, senão fica feio pra mim”

    ELES NÃO VÃO PEDIR DESCULPAS, E NEM DEVEM.
    nos e que devemos nos dar ao repeito, e se dar ao respeito não e fazer uma guerra comercial e diplomatica contra o maior mercado comercial do planeta, pois ai quem perde e o produtor brasileiro,o gerador de empregos, e consequentemente o povo.

    Devemos ter mecanismos pragmaticos de negociação contra inteligencia e diplomacia, como a Alemanha, e não fazer birrinha ideologica imbecil .

    Eu sempre me preocupei mais com o que pensamos sobre nós mesmos, e não com o que os outros pensam sobre nós, DANE-SE O QUE ELES PENSAM OU DEIXAM DE PENSAR, vamos deixar de ser esquerdistas coitadistas provincianos, isso e coisa de vira-latas.

    • “ELES NÃO VÃO PEDIR DESCULPAS, E NEM DEVEM… Devemos ter mecanismos pragmáticos de negociação contra inteligencia e diplomacia, como a Alemanha, e não fazer birrinha ideológica imbecil”

      Concordo.

      • Concordo plenamente,o brasil deve parar de ficar bancando o coitadinho,fazer -se respeitar, parar de andar com o lixo bolivariano e manter uma relaçao economica isenta de picuinhas politicas,picuinhas estas que so servem para agradar a ilha dos castros !

      • Concordo plenamente… Isto torna ainda mais evidente a falta de seriedade com o brasil, mas sim somente com ideologias criminosas… E assim a boiada é levada…

        Vão reeleger este governo só pra nao perderem as bolsas… A maioria é miseravel!…Nao sabe a diferença de nada!… Então…

        Confundem voto obrigatorio com democracia!…

        Entao vai continuar esta M… de política.

    • exatamente capa preta, o brasil tem que aprender a andar com os próprios pés sem depender de ninguém, viver botando a culpa nos “outros”(fazemos parte do jogo mundial e o brasil não sabe jogar direito, e saiba que com qualquer pais do mundo nada é “diferente”) fara com que sejamos o que nos somos, um exemplo de quem nao quer ser tratado como o brasil é, é a China, a Russia a Índia(que por mais qe talvez não façam por completo a lição de casa eles fazem grande parte já o brasil… melhor deixar queto), e sei que vcs vao falar que china e Russia é do socialismo e tal até podem ser mais estes dois países estão bem mais capitalistas do que nunca.
      e uma coisa eu tb acho que os EUA nao devem pedir desculpa, pq se o brasil tivesse vergonha estaria fazendo o mesmo assim como o mundo inteiro(russia, china, india, UE, israel, e sei la mais quem) faz, é bem capaz de a venezuela e a argentina nos espionarem.

    • Ah, garoto… falou tudo, Fábio… como sempre os conservadores sabem o que dizem e não ficam por ai trollando como certos vaga-lumes do rabo vermelho, querendo chamar a atenção sem argumentos factíveis, qndo muito ainda citam alguma fonte “fidedigna” como o carta estatal ou o vermelho.org ou ainda a voz da Rússia… rsrsrsrsrsrs… tutano é pra quem tem e não pra quem quer… valeu garotinho…

  2. estados unidos sao o cancer do mundo que tem que ser combatidos
    parabens ao governo primeiro por ter instaurado a cpi que pode mandar a autora da proposta a ira a russia se reunis com eduard snoden
    segundo por esse governo dar proteçao da policia federal para o jornalista que mora no nosso pais
    indo lá para a russia entrevistar o snouden os nossos politicos podem saber o modo operante dos vermes yankes e encontrar meios para se defender ,dessa ghoverno obamis que é apenas um ventrilogo da elite sionista ,o povo americano é um coitado escravo do sistema sionista
    mas o governo americano é sim o mal do mundo moderno

      • zoinho azul com a bandeira branca e de calças arriadas esperando ,os zamericanos bons virem salva-lo de nos latinos maus ,
        como pode ser um espirito tao opaco ,zoinho
        o brasil é terra de guerreiros ,seu viralatismo tem que ser vacinado esta cheio de raiva rsrsrs você e seu viralatismo contamina os mente fraca!!!!!!!

  3. “…a Russia, e hoje forte opositora dos EUA nos assuntos estrategicos, mas tem uma economia totalmente atrelada a eles…”
    ———————-
    A Russia tem negócios com o EUA, más está muito longe de ser “totalmente atrelada a eles”, na verdade nem é tão significativo o comercio entre ambos…Por exemplo, o comercio com o EUA tem para o Brasil, um peso muito maior do que tem para a Rússia…

  4. A velha piada “Os Estados Unidos não sabiam o que era o resto do mundo…” nunca foi tão atual…

    É, certas coisas nunca mudam.

  5. “”””Espionagem dos EUA evidencia sua prepotência e desprezo contra o resto do mundo””””””

    Prepotência :

    É um sentimento falso de superioridade, ou de auto afirmação, da pessoa que se acha superou as demais.
    Sinônimos : absolutismo autocracia despotismo prepotência autoritarismo arbitrariedade ditadura opressão tirania afogo algema angústia ânsia aperreação aperto canga carregamento confrangimento garra jugo peso sufocação vexação vexame violência dominação

    Desprezo :
    Indiferença
    Sinônimos :
    Sinônimos: altivez desabrigo desalinho desamparo desapego desarrimo descuido deserção deserto desistência desleixo desprezo desproteçajo esquecimento olvido rejeição renúncia repúdio desamor crueldade desafeição descaso desatenção desestima indiferença desconsideração desfeita desrespeito desdém abandono

    http://www.dicionarioinformal.com.br/

Comentários não permitidos.