Brasil teria exportado à ditadura Pinochet toxina que pode virar arma biológica

Por Vasconcelo Quadros – iG São Paulo |

Comissão da Verdade vai investigar a procedência dos lotes produzidos entre 1980 e 1981; Instituto Butantan informa que a exportação da toxina botulínica se destina exclusivamente a finalidades terapêuticas

A Comissão Nacional da Verdade vai investigar a procedência de lotes da toxina botulínica produzidos, supostamente, no Instituto Butantan em São Paulo entre 1980 e 1981, e encontrados em 2008 numa ala do Instituto de Saúde Pública (ISP), que funcionava num porão anexo ao Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.

Leia mais:

Brasilianista critica resistência dos militares em abrir arquivos da ditadura

“Vou botar mais lenha na fogueira”, diz coordenador da Comissão da Verdade

Peritos preparam exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart

“Vamos apurar o fundamento da notícia e colaborar com o governo chileno”, disse a advogada Rosa Cardoso, ex-coordenadora da CNV e responsável pelo grupo de trabalho encarregado de esclarecer como funcionou a articulação entre as ditaduras do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile na chamada Operação Condor – a cooperação entre os órgãos de informação dos regimes para reprimir militantes da luta armada no exílio.

Reprodução

O governo de Pinochet no Chile foi marcado pela violência e repressão política, sendo responsável pela morte e tortura de opositores

A informação de que o regime do ex-ditador Augusto Pinochet tinha em seu poder um agente biológico de alto poder de destruição foi revelada há três semanas pela ex-diretora do ISP, Ingrid Heitmann em entrevista a agência de notícias alemã DPA.

Heitmann afirmou que os frascos tinham rótulos indicando como procedência o Instituto Butantan e que a quantidade de toxina encontrada “era suficiente para matar meia Santiago”. Ela contou que ao encontrar as caixas com os frascos optou por destruí-los sem, no entanto, formalizar uma apuração e nem informar a presidente do país à época, Michele Bechelet.

Juscelino Kubitschek:  Novos depoimentos reacendem dúvidas sobre morte 

Procurado pelo iG , o Instituto Butantan informou, através de sua assessoria de imprensa, que a exportação da toxina botulínica se destina exclusivamente a finalidades terapêuticas (tratamento de doenças oftalmológicas e neurológicas, por exemplo) e jamais para servir como arma biológica.

O instituto não soube informar se os lotes encontrados em Santiago foram mesmo comercializados entre 1980 e 1981, quando as ditaduras do Brasil e do Chile ainda estavam firmes. Um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, o Instituto Butantan é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde do governo paulista.

A toxina botulínica é considerada a mais potente já descoberta. Provoca paralisia progressiva dos músculos e da respiração. Na guerra biológica é despejada em reservatórios de água ou estoques de alimentos. Sem alternativas de tratamento, mata em até 48 horas.

O governo chileno decidiu investigar se a ditadura Pinochet usou armas químicas para eliminar opositores. Segundo Ingrid Heitmann eram duas caixas cheias de ampolas com toxina, guardadas no porão do ISP por 27 anos. Ela diz que incinerou o material.

Fonte: Último Segundo

12 Comentários

  1. “Comissão da Verdade” Criminosa!!!

    Agem contra o Brasil!!!

    Desgraçados!!!

    Por mim o Brasil teria até armamento biológico sem antídotos!!!

    DISSUASÃO.

  2. Carnificina no Egito. Aparece um ataque com arma química na Síria.
    Todo mundo esqueceu o Egito.
    Escândalo da espionagem dos estadosunidos sobre o Brasil. E aparece a notícia acima.
    Pararam de jogar fumaça em nossos olhos e começaram a jogar areia.

    • E bom esquecer mesmo. Como escrevi sobre o assunto assim que os militares tomaram o poder com o apoio da esquerda, que celebrou em carnaval de rua o golpe, depois que a Irmandade fosse destruida os militares iriam fazer o pagamento a esses esquerdistas liberais que os apoiaram. Estao fazendo o pagamento, prendendo todo mundo. Falei que esperaria esse momento pra rir, estou sorrindo.

  3. E vocês acham que não pesquisamos e ate desenvolvemos armas químicas e bacteriológicas a algum tempo kkkk Já fazemos isso já vai pra quase 40 anos kkkk
    Na década de 80 uma grande negociação que envolvia algo envolvia também embutido tecnologia de acesso a armas químicas.
    esses assuntos não são apenas assuntos de Estado mas super secretos onde ate o invisível existe sem o conhecimento.
    Para bom entendedor o pingo é letra.
    Que mundinho florzinha heim então o mundo hipócrita acha que guerras são evento entre cavaleiros né mesmo.
    Sobrevive quem for mais letal e sanguinário e as regras são únicas,vale ate dedada na bunda.

  4. Idiotas, investigam aquilo que não devem, ainda vão abrir a caixa de pandora. Depois não adianta se dizer arrependido. Será que não enxergam o tamanho das consequências que o país pode sofrer se “descobri-se” que no passado vendemos armas biológicas? Ou pior, que temos armas biológicas? Ou são muito burros ou são pagos para isso, só pode…

      • Desculpem o segundo link nem me liguei… mas se querem saber… mostra!!.. a completa ignorancia!…….. da mídiA anti-brasil!!!!… É ANTI-BRASIL!… Amigo… Esqueça EUA… RUSSIA… Tava o BRASIL despontando a 100 anos atrás!!!!!…. E mais… nao é só o link http://www.monarquia.org.br... tem outras vertentes genealogicas!… ^^ E O POVO QUE DECIDIRÁ! POR VOTO DIRETO!… NÃO SERÁ SUPRAPARTIDÁRIO!…
        Espero estar vivo neste dia… O Dia que o ensino fundamentario e medio serão federalizados e com parcerias nos países de melhor padrão educacional e cultural!… que o país sempre teve a vocação!…

    • ENTREGUISMO PURO… agora vcs estão me ouvindo ???… OS ESQUERDALHAS SÃO TODOS VENDIDOS… simples assim… não tem patriotismo… só pensam em DINHEIRO… e estão recebendo a ufa para manterem-nos em berço esplêndido eternamente… ACORDA BRASIL !!!…

  5. Ingrid Heitmann eram duas caixas cheias de ampolas com toxina, guardadas no porão do ISP por 27 anos. Ela diz que incinerou o material……

    Ela queimou o que nunca existiu ¬¬

  6. quando era de menor e fazia informatica industrial veio um aluno e pediu para eu nao contar para ninguem ,ele me disse que era neto do pinoche
    eu perguntei porque voce esta no brasil e ele falou por causa do parente famoso dele ,do jeito que se expressou parecia que o famoso nao era muito querido pelo seu povo e pediu descriçao
    o brasil é o irmao mais velho da america latina nada mais normal que os outros paises o sigam e peçam ajuda a ele na epoca os governos eram e seguiam a mesma cartilha de oprimir sua naçao em favorecimento dos americanos simples ,isso é a realidade dos fatos historia do brasil
    nao vejo o porque de nao soltarem as noticias que tanto eram escondidas naquela epoca ,tem que falar tudo que aconteceu mesmo faz parte da historia do pais e tem que ser feito corretamente

  7. Ultimamente a impressa tem jogado o Brasil as cobras com reportagem toscas como essa baseadas em ”achismos ”,tem se tentado fazer a caveira do Brasil de qualquer jeito ! Daqui a pouco a ONU/OTAN vai querer votar uma resolução contra nós !

  8. Regime de direita bonzinho esses né?
    Gente é como falo pra vcs; não importa o nome do regime e sim como ele se comporta. “Direita” e “Esquerda” são só palavras que alguns homens inteligentes criaram para que muitos homens burros morressem por eles.

Comentários não permitidos.