Planalto quer fechar empresa que ajuda espião

nsamgnonline

Sugestão: Karoline Pinto

Pode ser banco, empresa de telefonia’, diz ministro das Comunicações sobre alcance da futura medida

Lu Aiko Otta – O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – Dilma Rousseff quer incluir na legislação brasileira um dispositivo que permita suspender a operação de empresas que cooperarem com esquemas de espionagem internacionais. A presidente também encomendou o fortalecimento da rede interna de comunicação do governo, pois ainda hoje muitos de seus auxiliares usam serviços vulneráveis como o Gmail.

Veja também:
link ‘Se violação atingiu Dilma, o que dizer de cidadãos?’, diz Cardozo
link Ministro de Relações Exteriores fala em ‘violação inaceitável’ da soberania
link Estamos em ‘situação de emergência’, diz Carvalho
link Líder do governo no Senado defende CPI da Espionagem

As duas medidas foram discutidas ontem na reunião de Dilma com os ministros diretamente envolvidos no caso das suspeitas de espionagem dos EUA. “Pode ser banco, empresa de telefonia”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre a suspensão de operações de empresas. “Se cooperarem com esses esquemas, terão a licença de operação aqui no Brasil cancelada”, disse ao Estado.

O dispositivo deverá ser incluído no marco civil da internet, em discussão no Congresso, ou no projeto de lei de segurança de dados pessoais, que está em elaboração pelo governo. Dilma pediu a Bernardo e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para rever os textos e incluir modificações.

Além da possibilidade de punição às empresas, ela quer obrigar sites estrangeiros, como o Facebook e outros, a armazenarem dados de brasileiros no Brasil. Hoje, eles ficam guardados nos EUA. Isso deverá constar do novo marco da internet.

A denúncia que as comunicações de Dilma e seus principais assessores estariam sendo monitoradas levou a presidente a pedir o fortalecimento da rede de comunicação do governo.

“Vamos ter de construir uma intranet em áreas sensíveis”, disse Bernardo. Além da Presidência, ele citou os ministérios da Defesa, Relações Exteriores e Advocacia-Geral da União.

Hoje, os e-mails de Dilma são criptografados, assim como seus telefones. Porém, não é raro que ela utilize aparelhos não criptografados para se comunicar com os seus ministros.

Na equipe de governo, nem toda troca de correspondência se dá de forma segura. “Tem gente que manda e-mail pelo Gmail, com cópia para o Obama”, disse Bernardo. A ideia é estabelecer protocolos mais seguros.

Aplicativos. Dilma pediu também uma análise dos aplicativos mais utilizados no País. Há suspeitas de que aplicativos possam ser utilizados para acessar outros dados do usuário.

O governo quer, ainda, oferecer um e-mail criptografado gratuito para brasileiros. O projeto está em estudos pelos Correios e deverá ser lançado no ano que vem. O aporte de recursos públicos, se houver, será pequeno.
Fonte: Estadão

18 Comentários

  1. Agora assim estamos conversando. A medida é bem sensata. Quem colabora contra os interesses nacionais tem mesmo que sentir o peso da mão do estado. Mas só isso não basta. A ideia do email dos Correios é muito boa, minha única reticência é que a empresa tem passado por umas crises de má gestão ultimamente, só espero que volte a ser aquele velho Correios que já foi o melhor do gênero no mundo.

    Vamos lá Wanda(como diz o Vader) reage, isso ai já é um começo, tá tão difícil assim somar 2 com 2 e ver que o caminho é investimento em defesa? Raciocina mulher…

    • Como vcs são tolinhos, tem hora… rsrsrsrsrs… eles sempre souberam da suposta espionagem… na verdade essa quizumba toda está sendo usada como mote para nos desligar do mundo virtual através de legislações draconianas que nada mais terão como objetivo do que nos controlar e controlar a internet e o fluxo de informações… é o estado leviatã metendo os dentes no pescoço da NOSSA liberdade… ACORDA BRASIL !!!…

  2. Tava na hora de acordar!E jogar duro mesmo, se não serve aos nossos interesses não pode levar nosso dinheiro pros EUA!Se o Facebook ou Google não se estabelecer aqui dentro, nas nossa regras, então que se autorize concorrente que plagie eles para aqui funcionar, quebre direitos autorais e patentes em beneficio do nacional!Igual os genéricos dos remédios!Tem similares do Google na China e até agora os EUA não reclamou, e se o fizer vai ter que ir lá desligar!A nossa segurança nacional legitima o ato!Não é assim que os americanos fazem?Então que provem do próprio veneno!

  3. Sinto q vamos ter problemas… Isso está cheirando à censura de internet…

    às vésperas de eleição, ela não tá com a popularidade em alta, as redes sociais só criticam negativamente, é óbvio q isso vai servir de pretexto pra censura.

    • E a culpa será de quem….?
      .
      Da “esquerda fabiana”,controlada pelos Rockefeller’s e os endinheirados de Wall Street….Hahahaahah…essa vai ser difícil de esquecer…Hhahahhahah….esses mamíferos da resistência….Hahahahahah….Hahahahahahahh…………

      • Você não e mamífero ?

        Eu sempre desconfiei que esquerdistas não tinha genitores humanos ( pai Mãe) o coletivismo fanático deles me levava a crer, que eram produzidos em serie, em alguma oficina estatal de fundo de quintal, pro escravos do socialismo, como na China.
        mas depois de um tempo, descobri que na verdade, eles brotam…. sim são plantados, em algum terreno de assentamento estrategicamente favelizado, e cultivado por algum professorzeco de pseudo história gramscista, com muito agrotoxico ideologico.

        A salada que se faz deles picados, depois de colhidos, tem um sabor horrivel, amargo tipo agrião, mas tem gosto pra tudo 😉

      • “Da “esquerda fabiana”,controlada pelos Rockefeller’s e os endinheirados de Wall Street….Hahahaahah…”
        ——————————————————————–

        Advinhe aonde esta aplicado todo o capital das estatais socialistas chinesas “jenio” ????

      • capa preta que estória de problema é essa quando o pais começa a acordar você fica com medo ,ou quer um brasil soberano ou quer um pais de joelho na mãos dos yankes

      • Você desconfia que anti-americanismo e uma falacia não ?

        Você sabe que so fica de joelhos, quem se poe de joelhos não sabe ?

        e que interagir com outros povos e cultura, e diferente de ser submiso a eles ?
        Você sabe que esta neste exato momento, ao utilizar as ferramentas digitais, para comentar aqui, e interagir conosco, se utilizando de uma criação, de um estadunidense não ? ( americano eu também sou , e você idem)
        Porque se limita a adiar um povo que nem sabe de sua existência ?
        Não e melhor gastar energia, nos aperfeiçoando, investindo em nos mesmo, para podermos nos por a altura dos desafio que nos lançam ?
        uma nação prospera e soberana, se faz com cidadãos orgulhos de sua cultura, com unidade de povo, e não com divisões classistas, mas mesmo dentro desta unidade, respeitando a sagrada individualidade de cada filho teu, rejeitando o coletivismo fanatico.

        Inventar inimigo
        s externo a torto e a direito, somente nos levará para a ruina, não que eles não possam existir, mas porque e somente combatendo dentro de nossa casa, que poderemos ser fortes para resistir ao que nos ameaça por fora.

        não precisamo repetir os erros dos alemães, e crer em um “salvador carismatico” basta observarmos a história deles, e veja o que eles são hopje, aprenderam a lição, será que vamos precisar passar oppelo o que eles passaram para aprender também ?

        Enquanto não expulsarmos os ratos coletivistas fanaticos, que correm os nossos alicerces com revanchismos, e pregam o terror revolucionário, não teremos força e unidade para resistirmos e nos adaptarmos a nova ordem mundial.

        Pense guerreiro, você pode mais.

        Quer acreditar em algo ou alguem, acredite em si mesmo,não se entregue ao discurso facil coitadista, e orgulhe o seu povo com um cidadão capacitado para o crescimento.

  4. por LUCENA
    .
    .
    .
    É só verificar como a china faz com relação a sua defesa ciber,basta lembrara o quanto os chineses praticaram em cima das empresas de segurança dos EUA,que tanto fora protestada pelos EUA 😉
    .
    O Brasil tem mais que regaçar as mangas e sair desses torpor em que se encontra e correr atrás do prejuízo,que é bem grande 🙂

    • QUEM É QUE MANDA?
      .
      por: Adrian Salbuchi
      .
      ,extraído do texto – A guerra pelo controle total sobre as pessoas – o que fazer?
      .
      .

      O que nos leva à questão fundamental: quem está no comando? Quem realmente dirige a Austrália, a Grã-Bretanha, a França e a Alemanha? O Japão, a Índia e o Brasil? Os EUA e o Canadá? A Argentina e a África do Sul? Até mesmo Israel??
      .
      Vemos “líderes eleitos” acessando os altos cargos no governo usando os “democráticos” mecanismos de votação do século 19, que são todos controlados por um século 21 de alta complexidade tecnocrática sobre o mundo, incorporado dentro do governo dos EUA, do Reino Unido, da UE e a maior parte dos outros países. Funciona de dentro desses países – mesmo usando o poder militar dos EUA e países da OTAN – mas de modo algum os faz estar atentos, apoiar ou dar resposta aos interesses desses povos. Foram realmente os EUA, Grã-Bretanha e França, que invadiram e destruíram o Iraque, o Afeganistão e agora a Líbia? Ou existe algo muito mais ardiloso e poderoso embutido dentro deles, mas controlado de uma maneira a partir de hoje completamente ultrapassada, corroída, fatalmente enfraquecida – e seguindo nesse ritmo – logo irá desaparecer a ‘soberania do Estado-Nação’?
      .
      É tempo de darmos os saltos necessários de quantidade que vai nos permitir começar a juntar os pontos. Precisamos nos afastar dos paradigmas da mentalidade de casulo, e seguir para uma Weltanschauung muito mais holística.
      .
      Ficamos demasiadamente ‘especializados’, isso nos leva ao estreitamento da mente. Falamos sobre finanças mas nunca juntamos os pontos sobre o harmônico geopolítico. Falamos sobre a política mas somos cegos a forças sociais fundamentais.
      .
      Pensamos que Hollywood é só ‘sobre o entretenimento’, não percebendo como eles implantam idéias e modelos de comportamento na nossa psique coletiva.
      .
      Sobrecarga de informações e dados geram confusão, como ficamos esmagados por trillões de bits de dados que afundam os nossos cérebros cada dia, a hora, o minuto e o segundo.
      .
      Uma dica saudável : tome a sua distância adequada e de perspectiva para que todos possamos começar a ver o grande retrato. Só então vamos poder descer até o detalhe mais fino, porque a floresta é muito, muito mais importante do que a árvore… pelo menos nesta fase em que todos nós precisamos de vir a enfrentar uma questão que deve ser cada vez mais elevada em sua mente, não importa onde você vive ou quem você é: o que na Terra está acontecendo?
      .
      É melhor encontrar as respostas rapidamente, porque nós estamos rapidamente chegando a uma bifurcação histórica de proporções mundiais na estrada do destino humano. Nos elevamos sobre o alto caminho que leva a evolução humana o que implica necessariamente a destruição dolorosa, mas necessária da Elite do Poder Global e todos os que a apóiam, consolidam, fortalecem e dão combustível ao seu crescimento, ou… vamos caír na estrada baixo em um abismo escuro de morte, destruição, hipnose em massa, e o fim do espírito humano, uma visão muito próxima do que os homens ao longo dos tempos têm descrito como o Inferno…
      .
      Que caminho você vai tomar? Ainda podemos tomar a decisão certa. Não há, no entanto, muito tempo.
      .
      .
      (*)fonte:dinamicaglobal.blogspot.com.br/2012/04/guerra-pelo-controle-total-sobre-as.html

      • é por ai mesmo fazer como a china faz ,fogo se combate com fogo ,mas vai ter puxa saco de gringo contrario a isso pois para os puxa dos gringos só o titiu sam pode

      • Falou o puxa saco de comunistas… rsrsrsrssrs… grande diferença para vc… não puxa de um mas puxa de outro… idiota…

  5. mais uma boa medida ,mas nao apenas empresas tem que ter uma lei para o cidadaoespiao atrasa lado da patria tem que ter pena de mais de trinta anos decadeia regime fechado nem banho de sol tem que ter joga direto no seguro ,para quando ter rebeliao ja ser usadode refem para os outros presos
    traidor cobra cega tem que morrer mesmo !!!!pau no gato!!!

    • Vc é do tipo de pessoa abestada que estão lhe introduzindo um bastão de beisebol e vc acha que são caricias afetivas… como é trouxa !!!… ou seria vendido por uma bolsa mensaleira ???…

Comentários não permitidos.