Líbia avança rumo à desintegração

Libia-Mappa

O filho de Kadhafi foi capturado por rebeldes em novembro de 2011 e desde então se encontra numa prisão na cidade de Zintan. As autoridades locais ignoram exigências do Governo de transferir Seif al-Islam para a capital. Hoje, as regiões da Líbia vivem de fato independentemente e não se subordinam ao poder central.

Zintan não é a única cidade que não se subordina às autoridades oficiais líbias. Atualmente, um poder único real falta de fato na Líbia, considera o copresidente do Comité Russo de Solidariedade com Povos da Líbia e da Síria, Oleg Fomin:

“A Líbia é cindida em várias regiões que não se subordinam ao poder central. O país está sendo fragmentado a um nível ainda mais baixo. Na realidade, é governado por formações criminosas e agrupamentos armados que ditam suas leis nas localidades em que se encontram, implantando ali as suas próprias regras. Um poder central não existe e o poder local pertence a estes agrupamentos armados que brigam constantemente entre si”.

A província de Cirenaica é uma das regiões mais problemáticas do país, em que se extrai aproximadamente 80% do petróleo líbio. Mas as receitas de sua venda não entram no orçamento federal, porque a maior parte do petróleo se espolia por formações tribais e agrupamentos islamistas locais. O ministro do Interior da Líbia, Mohammed Khalifa al-Sheikh, tentava lutar contra eles, mas, dando-se conta da inutilidade destas tentativas, apresentou recentemente um pedido de demissão. Na opinião de peritos, a situação ainda piorará mais no futuro. Segundo o diretor do Centro de Parceria de Civilizações do Instituto de Relações Internacionais de Moscou, Veniamin Popov, o poder central enfraquece, sobretudo no que diz respeito a relações entre a Tripolitânia e Cirenaica:

“Em 1950, quando a Líbia anunciou a independência, o Estado formou-se de três regiões: Cirenaica, Tripolitânia e Fezzan. A última é uma grande, mas deserta região no sul. Por outro lado, a Tripolitânia, onde se encontra a capital Trípoli, e a Cirenaica, com o centro em Bengasi, sempre competiram entre si”.

Muammar Kadhafi nasceu em Sirta, uma cidade na Tripolitânia. No período de Jamahiriya, os habitantes da Cirenaica consideravam que o governante era mais benevolente em relação a seus conterrâneos, sentindo-se prejudicados. Não é surpreendente que primeiras manifestações contra Kadhafi começaram nomeadamente em Bengasi. Mas após a derrubada de Kadhafi tornou-se claro que sua figura foi o elemento que consolidava a Líbia como Estado unido. O sistema começou a desintegrar-se depois de ter desaparecido este elemento, aponta Veniamin Popov:

“O país está a desintegrar-se aos olhos vistos. O comunicado de que Zintan não está disposto a entregar Seif al-Islam é muito caraterístico. As tribos da Cirenaica já declararam três vezes que têm grande vontade de Barca (nome da região em árabe) se tornar semiautônoma ou totalmente autônoma. Mas o principal, na sua opinião, é o fato de a região ter suas próprias leis e depender menos de Trípoli.

Destaque-se que a operação das forças da OTAN, que terminou com a destituição de Kadhafi, colocou não apenas a Líbia na beira de desintegração. O problema consiste em que nas tropas do líder de Jamahiriya prestavam serviço tuaregues, povo que habita a região na junção da Líbia, Níger, Burkina Faso, Marrocos, Argélia e Mali. Após a derrubada de Kadhafi, estes combatentes bem treinados regressaram à pátria, no norte do Mali, e anunciaram a constituição de seu próprio Estado – Azawad.

Em breve, o controle de tuaregues sobre algumas cidades no território de Azawad, inclusive sua capital Tombuctu, foi interceptado por islamistas. Foi possível suprimir os separatistas só após militares franceses terem chegado a ajudar o exército do Mali.

Fonte: Voz da Rússia

 

18 Comentários

  1. E tem gente que apoiou e continua apoiando as americanalhice……esses americanófilos são umas piadas……rsrsrsrsr

    • por LUCENA
      .
      .
      As novas colônia com as suas novas ditaduras implantadas pelo império da maldade….eis o esboço do futuro mapa no Oriente Médio….rsrsrsr

    • é alvez depois do oriente médio esses vermes vao vir para a américa latina ,pois isso é um ciclo ,se o bin ladem não derrubasse as torres eles estariam avançando na nossa amazonia ,e tentando dividir nosso pais a qualquer custo ,mas se deram mau e tiveram que ir para o oriente médio
      enquanto estão por lá a américa latina se recupera dos piratas

  2. Como ja foi dito por ai, estes povos devem ser governados por ditadores,uma vez que eles sentem esta necessidade, amam estar sub o julgo de um monarca ou similar, basta dar uma espiadela na fe´que pratica este povo e verao que estao prontinhos para serem submissos, portanto o ocidente viciado em petroleo e ATEU cometeu uma lambança na libia e tudo leva a crer que irao fazer mais merda na SIRIA, nao reconhecer isto, e´estar sendo imbecil semelhante aos esquerdopatas, nao se deve praticar a incoerencia so porque uma vertende de pensamento que odiamos possui uma opiniao acertada (mesmo que seja algo raro ),por isto afirmo, o fato de ser americanofilo nao e´sinonimo de hipocrisia e imbecilidade ( como alguns vermelhos catedraticos teimam afirmar)!

  3. O artigo nao diz se a exportacao de petroleo esta paralizada. Quem controla a producao e exportacao? Quando a desintegracao da Libia, isso ja fazia parte do plano de remapeamento do norte da Africa e Oriente Medio.Os proximos a serem desintegrados serao a Siria, Libano Egito, Iram, Turquia e Arabia Saudita. esta sera dividida em 3. O atual rei da Arabia Saudistga so vai controlar Meca. Os kurdos no Iraques ja sao independentes, maas a redivisao la ainda nao terminou, mas esta em andamento. Esse plano foi escrito quase vinte anos atras. Nada de novo.

    • Aqui eles já começaram… os “médicos” cubanos já começaram a tomar o nordeste e norte… em 20 anos o Brasil poderá ser dividido em 3, no mínimo, se nós não nos prepararmos para enfrentar este desgoverno traíra que ai está… esses “comunistas” não ligam para o Brasil… eles só pensam em controlar a AL como se fosse uma URSAL fragmentada para que eles possam tomar conta sem ter quem os enfrente…

      • Na escala norte americana de paises que potencialmente poderia se tornar hostil aos interesses norte americanos, Brasil em 2002/3 estava em 25. Iraque de Saddan Hussein era o inimigo numero 1. Nao creio que Cuba esta em condicao de rachar o Brasil, ao contrario sera destruido antes pelos EUA assim que Fidel morrer. Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina?, Sao Paulo e Triangulo Mineiro? Quanto o Nordeste nao creio que sao bestas. Sao Paulo os carrega na costa.Potencial para cisao territorial no pais existe, mas isso nao e de hoje, mas pode ser um dia ser reativado se a politica externa brasileira se tornar mais independente. Mas com esses arslickers que ocupam a tem ocupado a presidencia da republica do Brasil nao tem porque os gringos se preocupar com Brasil. Brasil e vassalo bem comportado.

      • Não tenho preocupações com os yankes… como disse acima o problema são os nossos “gestores” gananciosos que podem sim querer nos dividir para que tenham mais facilidade em reinar e controlar as massas… essa novela já vimos em outras circunstâncias e em outras paradas, como já comentei em outros posts… saudações…

  4. É… o plano Francês de recolonização da África vai indo perfeitamente bem… Tudo é válido no afã de parar a maquinaria chinesa, até financiar terroristas. Principalmente financiar terroristas. A CIA já virou especialista nessa área. E o Brasil nada. Dormindo em berço esplêndido enquanto vão tomando lentamente todo o continente africano, numa região que devia ser de nossa prioridade.

  5. É o que poderá acontecer com a Síria caso seja realmente atacada pelo Ocidente. Será fragmentada e ao contrário dos demais pode haver um racha que se espalhará por todo o Oriente. Os americanos sabem disso e creio que por isso ainda não atacou. Os ditadores dessa parte do mundo são os piores, são loucos, aliás, o povo do Oriente são fanáticos religiosos. Iraque é um belo exemplo da merda que os americanos fazem. Assad é um mal necessário. Morreram 100mil desde os conflitos, se realizada o ataque do Ocidente os vários grupos rivais se degladiarão pelo poder e ai não serão 100mil, mas milhares e por muitos anos.

    • Errado Daniel. Os EUA juntamente com Israel planejaram remapear o Norte da Africa e Oriente Medio desde 1992. O Plano involve rachar a Siria em varios cantoes de acordo com os grupos etnicos e religiosos. O mesmo se passa com o Libano. Com a Libia e espera um pouco mais vai chegar la a propria Arabia Saudista. Mas esta so depois que racharem o Iram nas mesmas bases difentes paises baseados cm grupos etnicos e religioso. O EUA e Israel acreditam que uma vez o Irao e Siria sao rachados eles poderao entrar em ralacoes comerciais e diplomaticas mais cordiais com os Shias. E na Arabia Saudistas, os Shias vivem onde concentram os grandes campos petroliferos da Arabia Saudista. Eles controlaram aquele territorio. O Rei da Arabia Saudista so vai ficar com Meca.

  6. A LÍBIA ANTES DA INVASÃO:

    http://www.youtube.com/watch?v=aJURNC0e6Ek

    http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/livroverde.html

    A LÍBIA DEPOIS DA INVASÃO:

    http://www.youtube.com/watch?v=EQNuw81A4sQ

    http://www.youtube.com/watch?v=Br1WRb30KZA

    😉

    http://a.abcnews.com/images/International/ap_clinton_mandela_jp_120806_wg.jpg

    A pergunta que faço é se… realmente estas ações são necessárias para impedir uma destruição da sociedade e ideologia ocidentais!!!…

    Ou se não é motivado apenas pela a crise do capitalismo!!…

    • A política internacional dirigida ao Oriente Médio é uma catástrofe! Quem irá pagar pelos crimes à humanidade e crimes de guerra cometidos naquela região? Destruir nações virou brincadeira de tabuleiro para alguns por puro interesse econômico ou mesmo por não aceitar riscos de “subversão”….
      Aonde estão os “Direitos Humanos” e o Tribunal de Haia para aqueles que dizimaram povos, mentiram para justificar intervenções, leiloaram pedaços de países para extração de petróleo, financiaram guerrilheiros terroristas (os mesmos que seus soldados morreram combatendo no Afeganistão), quebraram economias, etc.. etc.. etc..
      Repetindo: o Brasil que se cuide pois quando não houver mais “entretenimento” no Oriente Médio já imaginamos aonde as potências “econômicas” irão mirar seus Tomahawks! … “Free Indian Nations from Amazônia”….

      • Sem poder coercitivo NEUTRO não existe JUSTIÇA!…

        E os EUA tem poder coercitivo pra detonar o mundo inteiro!…

        Daí se tira sob qual “justiça” estamos sujeitos!

    • A sociedade ocidental esta em crise ha muito tempo. E crise de decadencia. Nao leu Oswald Spengler, Decadencia do Ocidente?. A sociedade ocidental comecou se autodestruir assim que o sistema capitalista passou ser a forma economica predominante. Forcou a separacao do campones da terra onde trabalhava, a terra transformou-se em mercadoria, propriedade individual, forcou os que ate entao vivia do suor do trabalho na terra a abandonar o campo e mudar para cidades cada vez maior, onde o celula da sociedade a familia se destroi, onde o vinculos entre as pessoas desaparecem, e cada um pra si. E quando o capitalismo chegou aquela fase de privilegiar uma area do mundo, a Europa Ocidental e os Estados Unidos como os consumidores previlegiados os trabalhos dos outros, sociedade de consumo de massa, a forma do sistema capitalista na era Dollar, chegou aquela fase onde consumir tornou-se a forma de as pessoas se realisarem.A sociedade ocidental esta em processo de decadencia ha muito tempo. O imperio romano capengou por mais de 200 anos ate ser completamente destruido.Agora, guerras conquistas sao necessarios para o sistema capitalista sair da crise. Nao so porque o parque industrial belico faz pressao para que haja guerra, como ha necessidade de redividir o mundo, recolonizar os paises do hemisferio sul e do leste europeu, como tambem ha guerra faz o publico esquecer a crise do capitalismo. Guerra acirra o sentimento de patriotismo. Samuel Johnson disse gue patriotismo e o ultimo recurso de um patife. Dai se entende o seu valor numa epoca de crise do capitalismo.

      • “Samuel Johnson disse gue patriotismo e o ultimo recurso de um patife.”… não é o que os esquerdalhas de plantão pensam, caro JOJO, comunista de verdade… rsrsrsrs… ou seria simplesmente ufanismo barato da parte deles ???… 🙂

Comentários não permitidos.