Rússia e África do Sul apoiam uma reforma do Conselho de Segurança da ONU

russialavrovafrica1

Sergei Lavrov e Maite Nkoana-Mashabane em Moscou

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da África do Sul, Sergei Lavrov e Maite Nkoana-Mashabane, se mostraram a favor de uma rápida reforma da ONU. Após a realização de uma reunião bilateral em Moscou nesta segunda-feira, 2, o chanceler russo agradeceu à colega sul-africana pelo apoio na reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em busca de uma “representação equitativa das regiões da Ásia, África e América Latina”.

O Conselho de Segurança tem atualmente 15 Estados membros. Cinco deles, França, Reino Unido, China, Estados Unidos e Rússia, são permanentes e têm poder de impedir qualquer resolução do órgão. O enviado russo à Assembleia Geral das Nações Unidas, Vitaly Churkin, havia declarado que seu país está pronto para considerar qualquer proposta “razoável” sobre a reforma do órgão da ONU, o que exclui aquelas que sugerem a eliminação do direito de veto por parte dos membros permanentes, argumentando que este é um mecanismo importante que incentiva a busca de soluções equilibradas entre os seus membros.

 

Fonte: Diário da Rússia

1 Comentário

  1. A russia ja nao tem peso nestas decisoes, a china substituiu os russos neste quisito, alias, nao e´a primeira vez que passam atropelando os russos,a primeira foi na decada de 60,70 ,80,agora no novo milenio ,possuem mais peso politico,cabera´aos russos segui-los ou serem sufocados kkkk, nao e´novidade deque china e eua eque estao travando qualquer tentativa de reformulaçao do conselho de segurança,isto e´puro bla bla bla de moscou !

Comentários não permitidos.