Rússia: Projeto para um caça de 6ª geração

fgfa

Víktor Litóvkin

Às vésperas da abertura do Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço Maks-2013 em Moscou, o ex-comandante da FAR (Força Aérea Russa) Peter Dejnékin afirmou que a Rússia começou os trabalhos de desenvolvimento de um avião de caça de 6ª geração. Sem divulgar suas especificações técnicas nem a data de sua apresentação, o general disse que o novo veículo aéreo não será tripulado.

As revelações do general são ainda mais relevantes pelo fato de a Rússia ter apresentado de uma só vez três aviões de caça de quinta geração T-50 nesta edição do Maks. Assim, o país demonstrou que não está atrasado em tecnologias em relação aos EUA e seu F-22 e pode assumir a liderança mundial nessa área.

O caça avançado T-50 havia sido exibido pela primeira vez em 2011. Nesta edição do Maks,  três T-50 executaram acrobacias aéreas, incluindo os famosos Sino e Cobra, que nenhum outro avião de caça do mundo pode executar.

O T-50, previsto para ser adotado pela FAR em 2016, é o avião mais moderno da Rússia com a tecnologia stealth, um radar inteligente altamente sensível, armas de alta precisão, supermanobrabilidade e aviônicos supermodernos. Por tudo isso, se distingue radicalmente dos aviões de caça de 4ª geração. Nesse contexto, as declarações sobre um avião de 6ª geração são, certamente, otimistas, mas infundadas, pois ainda não se sabe quais exigências serão feitas pelos militares à uma aeronave do tipo.

Nuances

Para os especialistas do Pentágono, um avião de combate de 6ª geração deve ser praticamente invisível, possuir supermanobrabilidade, desenvolver uma velocidade de mais de Mach 5 e ser dirigido opcionalmente por uma tripulação ou robô.

Guívi Janjgava, engenheiro-chefe do Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Eletrônicas de Ramenscoe, na região de Moscou, conhecido por ter construído os aviônicos para o Su-30, Su-35 e T-50, compartilha a opinião de que o futuro da aviação militar está no veículo aéreo não tripulado. Para Jangjava, muitos dos elementos de um veículo aéreo não tripulado de 6ª geração já foram criados na Rússia e são usados pelos novos aviões de combate russos.

Mas a questão é saber se vale a pena continuar avançando nesse sentido. Jangjava concorda que colocar um robô ao volante de um avião é mais prático do que um ser humano. O treinamento de pilotos leva anos e custa milhões de dólares. A perda de um piloto é um problema sério para a Força Aérea. Além disso, o piloto pode ficar doente, ter dificuldades psicológicas e, no final das contas, ser incapaz de cumprir a missão. Já o robô pode agir em quaisquer circunstâncias. Mas será que é isso mesmo?

Segundo o diretor dos programas de veículos aéreos não tripulados do consórcio Vega, Arkádi Siroejka, o calcanhar de Aquiles de todas as aeronaves não tripuladas é o de que não é possível fazer ajustes ao programa de voo conforme a mudança da situação durante sua missão. A preparação do robô norte-americano MQ-1 Predator para uma missão leva vários meses. Se, durante a missão, algo não estiver dando certo, o robô será trazido de volta à base. Meses de trabalho de centenas de pessoas serão desperdiçados e a missão acabará descumprida. Já o piloto-chefe da corporação Mig, Mikhail Beliaev, acredita que, ao contrário do robô, um piloto é capaz de não só avaliar adequadamente a situação mas também tomar decisões necessárias ao cumprimento de sua missão e cumpri-la.

Velocidade hipersônica

Até recentemente, a velocidade hipersônica era vista como um dos principais elementos de aeronaves do futuro. Todavia, falando em um encontro com jornalistas sobre o projeto de um novo bombardeiro avançado russo, o comandante da FAR, Víktor Bôndirev, disse, para surpresa de muitos, que o novo avião será subsônico. Isso quando muitos peritos consideram que o novo avião deve ser hipersônico, já que o atual bombardeiro estratégico russo Tu-160 atua a velocidade superiores a 2.000 km/h e pode executar missões no espaço circunterrestre.

O porquê da FAR querer uma aeronave subsônica é simples. Em primeiro lugar, ela é mais barata do que uma aeronave supersônica e muito mais barata do que uma aeronave hipersônica. Além disso, hoje em dia, um bombardeiro moderno não precisa cruzar as fronteiras de seu país para atacar alvos no outro hemisfério. Pode fazer isso com mísseis de cruzeiro de longo alcance. A mesma tendência, aliás, é observada na aviação de caça. O F-22 tem elevada capacidade de manobra, mas, se precisar atacar um alvo, irá usar mísseis em vez de canhões para não entrar em contato com aviões inimigos e não invadir a área de ação da defesa antiaérea inimiga.

Sem adversário digno

As discussões entre os engenheiros e os pilotos mostram que ninguém sabe, até agora, como deve ser o avião de caça de 6ª geração. O mesmo aconteceu na hora de se decidir sobre o caça de 5ª geração. O F-22 foi criado quando a Guerra Fria estava no auge e as duas potências se preparavam para destruir totalmente uma à outra, competindo entre si em tecnologias. No entanto, o primeiro Raptor viu a luz do dia quando os governos de Moscou e de Washington decidiram que eram “parceiros” e que não haveria nenhuma guerra global entre os dois países.

Como resultado, a carteira de encomendas do F-22 foi cortada em dois terços. O Ministério da Defesa russo também não pretende comprar muitos T-50, dando preferência aos aviões “velhos”, tecnologicamente “ensaiados”, de geração “4 + +”, o Su-35 e MiG- 35, compreensíveis em termos de emprego. Uma tendência semelhante se verifica também na Força Aérea dos EUA.

Para iniciar os trabalhos no avião de sexta geração deve haver um adversário adequado. Esse pode ser um novo avião de caça chinês, que supere em performance o F-22 e T-50, ou um disco voador de invasores alienígenas. Tanto uma coisa como outra são pouco prováveis. Portanto, é pouco provável que Moscou ou Washington comecem a construir um avião que ainda não tem adversários dignos no mundo e, portanto, não tem missões a cumprir, e aloquem para tanto enormes verbas.

 

Fonte: Gazeta Russa

2 Comentários

  1. Honestamente, eu acho essas ideias de usar robôs como piloto coisa completamente utópica para o momento e um completo desperdício de dinheiro. Não vale a pena. Hoje. Essas ideias terão sentido no dia que produzirmos nossa primeira auto consciente inteligência artificial, ai sim, poderemos ter algo para substituir humanos. Até lá, não passaram de algoritmos variados e avançados, mas extremamente limitados, que só podem executar um determinado cenário sem capacidade de se adaptar para novos cenários. Como o texto bem lembrou dos caso dos drones, ainda assim precisam de um piloto remoto para poder executar a missão a contendo sem correr risco de falhar porque as condições mudaram e o drone não previu tais possibilidades. E num cenário de guerra assimétrica, os parâmetros mudam o tempo inteiro.

  2. Isto e´a opniao mundial( especialistas),os russos modernos nao irao queimar dinheiro se antes nao existir um adversario para seu sexta geraçao, eles agem com moderaçao e foco, o F22 foi vitima desta falta de adversario, talves o F35 tenha mais sorte e encontre J20,J30 e T50 nestes espaços aereos ! Otima materia .

Comentários não permitidos.