EUA dizem ter provas sobre uso de sarin na Síria

As provas teriam vindo de fontes dos EUA e não dos inspetores da ONU
As provas teriam vindo de fontes dos EUA e não dos inspetores da ONU

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse neste domingo que os Estados Unidos têm provas de que o agente químico nervoso sarin foi usado em um ataque mortal em Damasco no mês passado.

Kerry disse que amostras de cabelo e sangue, reunidas após o ataque de 21 de agosto, “testaram positivas para o uso de sarin” .

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu ataques punitivos contra a Síria, mas quer o aval do Congresso antes.

A Síria rejeitou o atraso e disse que estava pronta para qualquer ataque.

Especialistas da ONU estiveram na Síria coletando provas para determinar se armas químicas foram utilizadas em diversas ocasiões.

O maior, e mais mortal ataque ocorreu no dia 21 de agosto, no leste de Damasco. Os Estados Unidos dizem que mais de 1.400 pessoas foram mortas.

Washington acusa o governo sírio, dizendo que só ele tem a capacidade de lançar um ataque.

Kerry deu a entender que as evidências que os Estados Unidos têm foram fornecidas por suas próprias fontes, e não pelos inspetores da ONU.

Eles disse que ao programa da NBC Meet the Press que “o caso está sendo construído e será concluído”.

Os Estados Unidos já haviam falado de evidências similares do uso do sarin em outros ataques.

Kerry também disse estar confiante de que o Congresso vai dar sua aprovação para o lançamento de um ataque contra a Síria depois de se reunir novamente no dia 9 de setembro.

O vice ministro das Relações Exteriores da Síria disse que a decisão de Obama de adiar o ataque até que ocorra uma votação no Congresso era apenas “uma manobra política e midiática ” .

Ele disse também que a Síria “ainda está” preparada para qualquer ataque.

O presidente do comitê de segurança do Parlalmento sírio, Ibrahim Mahmoud, disse à BBC que “os nossos aliados ofereceram sua assistência integral, mas não precisamos de ninguém para lutar nossas batalhas” .

O jornal estatal sírio Al-Thawra disse que a decisão de Obama foi “o início da histórica retirada americana”.

Fonte: BBC Brasil

14 Comentários

  1. O fato de Sarin ter sido usado é irrelevante. Isso não prova o envolvimento do regime com tal ato.

    http://www.voltairenet.org/article179983.html

    Esse artigo, que inclusive tá em português, é muito bom, e fala bem sobre a situação. Até agora tudo aponta para os rebeldes, já tem inúmeras provas disso. Sorry Obama, but you lost this round…

  2. … Kerry deu a entender que as evidências que os Estados Unidos têm foram fornecidas por suas próprias fontes, e não pelos inspetores da ONU.

    Ele disse que ao programa da NBC Meet the Press que “o caso está sendo construído e será concluído”….

    Tranquilo, as provas vão aparecer desta vez (diferentemente do Iraque).

  3. Isto se não inventarem nos próximos dias que terroristas nos EUA estavam se preparando para um ataque com substancias químicas… Aí a população no desespero pressiona o congresso por uma ação mais agressiva.
    Se eu fosse sírio, morando sozinho, solteiro lá… daria algum jeito de cair fora rápido!!..

  4. 31 DE AGOSTO DE 2013 13:24
    Agências de inteligência dos Estados Unidos envolvidos em ataque químico na Síria

    A situação na Síria ainda está no foco da mídia mundial. Especialistas prevêem outra agressão dos EUA de “direitos humanos”. Washington declara regularmente a sua disponibilidade para atacar a Síria. A versão oficial – para punir al-Assad eo exército sírio para o uso de armas químicas contra a população civil.

    Enquanto isso, a mídia tem se espalhado novas provas do envolvimento de inteligência dos EUA ao ataque químico perto de Damasco. Hacker teve acesso à correspondência de inteligência dos EUA e publicado correio dos EUA coronel do Exército ANTHONY J. MacDonald. Macdonald é diretor-Maior, Operações e Planos de Gabinete do Vice-Chefe de Gabinete de Inteligência Estado Maior do Exército. Trata-se de ataque químico na Síria.

    Na mensagem de 22 de agosto Eugene Furst parabeniza o coronel em operação bem sucedida e se refere a ele para Wasington Mensagem publicação sobre ataque químico na Síria. Do diálogo esposa do Anthony com sua amiga é claro o vídeo com as crianças mortas no ataque químico perto de Damasco foi encenado pela inteligência dos EUA.

    Os dados publicados indicam Washington está disposto a fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos no Oriente Médio. Apoio à oposição síria com meios políticos e armas não trouxe os resultados esperados.

    Nestas circunstâncias os EUA estão prontos mais uma vez a violar o direito internacional e atacar a Síria sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU. O mundo ainda é o mesmo – se a política não funciona, os porta-aviões começar a agir!

    Fonte: http://my.telegraph.co.uk/debatableopinion/debatableopinion/16/u-s-intelligence-agencies-involved-in-chemical-attack-in-syria/

  5. O governo americano está sendo redundante e evasivo nas suas acusações contra o governo sírio.
    .
    Redundante em afirmar que houve um ataque químico,isso já é consenso,não há duvida nenhuma que houvera;e só pelo fato que a Síria tenha no seu arsenal armas química,isso não basta para acusá-lo de ter feito tal atentado monstruosos.
    .
    Evasivo ,por não ter provas concretas que vincule o ato terrorista com o governo sírio.
    .
    Condenar o governo sírio por ser uma ditadura,é uma retórica bem utilizada para caracterizar muitos governo daquela região,até o sultanato saudita deve classificar o Assd com um déspota pois,se sabe que até entre os déspotas não existe tolerância…rsrsrsrsr
    .
    E a pergunta continua,quem foi o terrorista do atentado,duvido que o tio Sam fale a verdade !

  6. Tem prova de coisa nenhuma nada ( como se precisassem, hipocritas)
    Acontece que a lucrativa maquina de guerra não pode enferrujar, e desagradar os “financiadores de campanha”

    Olha para quem criticava a politica externa do Bush, o Obamis esta me saindo “melhor que a encomenda”

    Prova que discursos demagogicos não se sustentam diante da realidade.

    Agora vão la esquerdinhas, ocupem Wall Stret ?!!

    • concordo com vc capa preta, o dinheiro e o “poder” infelizmente passam por cima de tudo neste mundo, e este é o jogo “mundial” infelizmente(sei que o mundo cresceu fazendo isso mas nos dias de hj poderíamos desenvolver novas formas de avançar o mundo sem o capitalismo selvagem e é obvio sem o comunismo “pacato”(débil) que ainda reina nas mentes de alguns, o mundo precisa da mistura dos dois para que se consiga avançar de forma mais correta não digo inteiramente correta pq para dizer a verdade o que é inteiramente “correto”)(esta é uma questão muito difícil).

      • Capitalismo selvagem e comunismo são os dois irmãos siameses filhos do “tudo vale pelo poder” dos cumpridores dos protocolos…

      • é bem por ai mesmo amigo Blue Eyes, assisti a um mês atras um documentário(uma serie) do canal de History Channel sobre os gigantes da industria(sei que o history é bem pró americanos alias é um canal americano mas esta “serie” ficou muito boa) e eu ja sabia como era o capitalismo na sua forma mais extrema, mas ao assistir esta serie vi “bem” mesmo como o capitalismo pode ser destrutivo, onde um dos comentaristas que é o neto do rockefeller tb nao achava que a forma que o avo tinha conquistado tudo nao era das mais certas(quem competia com John D. Rockefeller era praticamente jogado na “merd.”, perdia tudo, exemplo foi um famoso dono de ferrovia daquela época que agora esqueci o nome, que perdeu tudo ao querer fazer negocio com o Rockefeller, pois ele ficou preso a apenas ao Rockefeller como cliente, nesta serie mostra outros protagonistas como o JP MORGAN que tb passou por cima de muita gente um deles foi “Tomas Edson”), e o comunismo eu nao preciso nem falar a podridão que é tb onde a grande verdade do comunismo é que de “igualdade” não tem nada, os que “reinam” são como ditadores nada mais que isso.
        então acho que o mundo precisa é da competição(capitalismo) e tb do social(socialismo), para que consiga andar de forma mais “correta”.

      • Concordo com quase tudo caro amigo Leonardo,pricncipalmente com o fato do capitalismo selvagem, sem regulação, se tornar um aambiente hostil, ao equilibrio social.
        Só permita-me discordar de um ponto, o socialismo nunca foi “pacato” mas sim uma ideologia de desconstrução social, que prega o classismo, e consequentemente a guerra entre as classes, o coitadismo , e o coletivismo fanático, minando a livre iniciativa, e criando um monstro estatista.

        Se aproveita da impusividade juvenil, para cooptar seus peões descartaveis, por isso se infiltra sempre entre estudantes, lhes estimulando o desejo de “utopia, e se no conceito deles. a sociedade não for capaz de se adequar a esta utopia, que seja reduzida a pó a sociedade então.

        Basta ver os resultados do socialismo onde foi aplicado, ao longo da história.

        – URSS, 20 milhões de mortos
        – China, 65 milhões de mortos
        – Vietnã, 1 milhão de mortos
        – Coreia do Norte
        2 milhões de mortos
        -Alemanha ( siiiim, aelmanha do NACIONAL SOCIALISMO) 6 milhões de mortos.
        – Camboja, 2 milhões de mortos
        – Leste Europeu, 1 milhão de mortos
        – América Latina, 150.000 mortos
        – África, 1,7 milhão de mortos
        – Afeganistão, 1,5 milhão de mortos

      • acho que exagerei ao falar em comunismo débil e pacato é verdade, mas dizendo de forma mais coerente o comunismo não passa de uma ilusão, é obvio que nos seres humanos precisamos que o “pensamento social” esteja envolvido em nosso cotidiano que deve caminhar junto com a nossa evolução, só que o socialismo(comunismo) levado como unica bandeira por si só ja é um fracasso, não a como desenvolver um pais e o tornar prospero carregando apenas os ideais do bem social, o mundo precisa de competição precisa de rivalidade, acho que a meritocracia é muito importante(é ela que faz boa parte das pessoas evoluir, serem os melhores pq quem faz mais ou tem ideias melhores “ganha mais” e …. enfim), são tantas coisas que é impossível que apenas o socialismo caminhe por si só.(mas tb não pode ser jamais deixado de lado).

      • Esplêndidas considerações, caro Leonardo… como sempre… o Fábio é um craque também… mas sempre temos as notas dissonantes para estragar a minuta… mas não podemos perder a fleuma com essa gentalha… como diria o Kiko do Chaves… rsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.