1º de setembro de 1939: Alemanha invade a Polônia – Começa a Segunda Guerra Mundial

hitler

Adolf Hitler saudando a Wehrmacht após a invasão alemã em Varsóvia, 5 de outubro de 1939

A Alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial, havia perdido seus territórios ultramarinos, a Alsácia Lorena e parte da Prússia. As altas indenizações impostas pelos Aliados causaram o colapso da moeda e desemprego em massa, fatores que, explorados pelos nazistas, contribuíram para o fortalecimento de Hitler no poder (assumido em 1933).

As relações entre a Alemanha e a Polônia já eram tensas desde a República de Weimar. Nenhum governo do Reich nem partido alemão concordava com a nova delimitação da fronteira leste do país (com um corredor polonês, neutro, separando o país da Prússia Oriental), imposta no Tratado de Versalhes.

Ambicionando as matérias-primas da Romênia, do Cáucaso, da Sibéria e da Ucrânia, Hitler começou a expansão para o Leste. Embora as potências ocidentais temessem o perigo nazista, permitiram seu crescimento como forma de bloqueio ao avanço comunista soviético.

Conquistas passo a passo

Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Ao mesmo tempo, aproximou-se da Itália fascista de Benito Mussolini; de Francisco Franco, na Espanha; do Japão; e anexou a Áustria, em 1938, com a visível concordância dos austríacos.

No ano seguinte, com a conivência da França e da Inglaterra, incorporou a região dos sudetos, que abrigava minorias alemãs, na antiga Tchecoslováquia. Por fim, aproveitou o ceticismo ocidental em relação à União Soviética e assinou com Josef Stálin um acordo de não agressão e neutralidade de cinco anos.

Estava aberto o caminho para atacar a Polônia, exigindo a devolução da zona conhecida por “corredor polonês” e do porto de Danzig (neutra, a atual Gdansk).

Diante da negativa da Polônia em ceder Gdansk, as tropas alemãs invadiram o país em 1º de setembro de 1939 e travaram uma guerra-relâmpago (Blitzkrieg) com a frágil resistência local. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, fazendo eclodir a Segunda Guerra Mundial.

 

Fonte: DW.DE

 

9 Comentários

  1. Esse post é perfeito pra quem curte simbologias!…

    Imaginem se os EUA tivessem começado a atacar a Síria hoje(01/09)!! Ia dar o que falar!!!

  2. a Alemanha de um lado e Russia(união soviética) do outro, aniquilaram a polonia, e olha que os russos mataram mais poloneses que alemães nesta invasão (a Russia executou todos os “altos” oficiais poloneses).

    • Bem lembrado: a Segunda Guerra Mundial não começou com uma invasão alemã à Polônia: começou com uma invasão SOVIÉTICA à Polônia, também (Pacto Molotov-Ribbentropp).

      Sem falar no Massacre da Floresta de Katin, onde 20.000 oficiais poloneses foram executados a mando de Stálin e enterrados em valas comuns, um crime que só foi admitido por Bóris Yeltsin, quase 70 anos depois, quando o Império do Mal Soviético ruiu.

  3. Que sirva de lição ,alguns não ficam de joelhos para sempre.
    É uma escolha entre a derrota total ou a vitória final.
    A Alemanha hoje é a locomotiva da Europa, engole isso dona queen.

    • stadeu,

      Plano Marshall… É bem verdade que os alemães tem seu mérito na reconstrução de seu país, mas se não fosse a “ajudinha” do Tio Sam, é improvável que a Alemanha fosse essa potência econômica que é hoje… O mesmo para Reino Unido, França e outros europeus, que estavam totalmente quebrados…

      • _RR_ , concordo, só que os aliados e a união soviética se beneficiaram e muito tb das tecnologias alemãs, entao foi até de interesse americano ajudar os alemães(que tinham os melhores fisicos e cientistas da epoca) e tb o resto da europa.

      • leonardo_sp,

        A bem da verdade, o principal interesse dos americanos era preparar a Europa Ocidental para o que seria a terceira Guerra Mundial… Natural, portanto, que desejassem a recuperação dos países do bloco… Os soviéticos também pensavam o mesmo para com a Europa Oriental, mas tendo uma parcela significativa de seu próprio território arrasado, não puderam fazer o mesmo que os americanos…

        Quanto a tecnologia, é fato que ambos os lados se aproveitaram dos trabalhos alemães, mas foram os ocidentais que ficaram com a “nata” do terceiro Reich…

      • exato _RR_, e so para complementar o que vc disse, os EUA queriam mostrar tb que o lado ocidental era bem mais “evoluído” que o lado oriental(qualidade de vida e tecnologia/desenvolvimento entre outras “coisas”).

Comentários não permitidos.