Obama buscará voto no Congresso para lançar ataque contra a Síria

Em discurso na Casa Branca, líder dos EUA diz esperar que congressistas apoiem sua decisão de retaliar Damasco

Em uma decisão surpreendente, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou neste sábado que buscará autorização do Congresso para retaliar ao suposto uso de armas químicas lançado pelo regime de Bashar al-Assad contra rebeldes nos arredores de Damasco no dia 21.

EUA: Ataque químico da Síria deixou 1.429 mortos, incluindo 426 crianças

Em pronunciamento na Casa Branca, o líder americano afirmou que, apesar de ter a autoridade para tomar essa decisão sozinho e acreditar que os EUA deveriam retaliar, é importante fazer um debate e uma votação no Congresso. O legisladores voltam do recesso em 9 de setembro.

Obama tomou a decisão apesar de, na quinta-feira, o Parlamento britânico ter rejeitado o pedido do prêmie David Cameron para que autorizasse uma ação militar.

O líder americano disse esperar que o Congresso endosse sua decisão de lançar um ataque. “Não podemos fingir que não vimos o que aconteceu na Síria”, afirmou Obama, reiterando que uma ação é necessária pelo fato de Damasco ter descumprido normas internacionais sobre armas químicas.

Leia: Saiba os principais pontos de relatório dos EUA sobre o ataque químico

Ele também desafiou os legisladores a considerar “qual mensagem enviaremos a um ditador” se ele tiver a permissão de matar centenas de crianças com armas químicas sem sofrer nenhuma retaliação.

Na sexta-feira, os EUA divulgaram um relatório de inteligência afirmando que o ataque químico lançado pela Síria deixou 1.429 mortos , incluindo 426 crianças. O governo sírio nega ter realizado a ação e responsabiliza os rebeldes que há mais de dois anos e meio tentam depor o regime.

ONU: Inspetores deixam Síria com amostras de suposto ataque químico

Para Obama, o ataque químico é uma ameaça ao mundo e aos interesses dos EUA na região, afirmando que o uso de armamento não convencional pela Síria ameaça Israel e Jordânia – aliados americanos no Oriente Médio.

Obama reiterou que qualquer ação militar contra a Síria seria limitada em duração e forte para deter quaiquer novos ataques químicos.

O pronunciamento de Obama foi feito no mesmo dia em que inspetores da ONU, que investigavam o suposto uso de armas químicas, deixaram a Síria. Eles já chegaram à Holanda, onde entregaram as amostras coletadas durante quatro inspeções no país árabe à Organização para Prevenção de Armas Químicas, em Haia.

A ONU afirmou que seus inspetores realizaram uma ampla atividade de verificação de fatos, mas seu mandato é limitado à determinação de se armas químicas foram usadas ou não, e não sobre quem é o responsável.

*Com BBC

Fonte: Último Segundo

 

8 Comentários

  1. Bronca pesada, Obama não quer entrar nessa sozinho, há vários riscos, todos

    imaginam que será jogar uns foguetinhos aqui … bombinhas ali … e sair fora na boa ,

    imaginando como o teatro de operações somente a Síria …mas…

    Com o aparecimento de corpos de mais mulheres e crianças a opinião pública

    americana poderá voltar-se contra , outros países poderão ser atingidos por efeito

    dominó , inclua-se Irã , Arábia Saudita e Israel … grupos extremistas poderão levar as

    operações para dentro do território da Otan, lembre-se de Madrid 2004 :

    https://www.youtube.com/watch?v=NVlqFl2Opfg

    Navios russos podem ser atingidos por operações de contra-inteligência e corpos de

    marinheiros russos podem aparecer decepados e boiando … isso conduzirá a opinião

    pública da Rússia numa direção o qual Putin vai ser obrigado a agir.

    Tudo isso é uma hipótese … mas eles devem pensar nisso… problema deles … risco

    deles…a Unasul já fez sua parte : NÃO CONCORDA.

  2. Se Obama quer punir militarmente os responsaveis pelo ultimo uso de armas quimicas na Siria vai ter que bombardear a Arabia Saudista, pois as ultimas noticias no assunto, um artigo publicado no Mint Press pelo jornalista norete americano correspondente da Associated Press no Oriente Medio por mais de 20 anos, diz que foi um acidente que causou a morte de mais de 1000 pessoas perto de Damasco. A Arabia Saudista, atraves de um seu agente, Abu Ayesha, forneceu armas aos militantes rebeldes sirios, entre as quais, uns tubos e garrafoes de gaz. Entrevistando alguns residentes da cidade de Ghouta, entre os quais Abdel Moneisan, cujo filho morreu juntamente com mais 12 rebeldes do local, este senhor disse que os saudistas forneceram as armas aos rebeldes, mas nao os treinaram no seu manuseio. as armas foram depositados num tunel na cidade, e que 13 rebeldes morreram quando tentaram manuseiar os garrafoes e tubos de gaz.O Mint Press, um site de jornalistas independentes, se tornou hoje inacessivel, censura?, mas o artigo foi republicados em outros sites, Planet Prison, Examiner.com, Global Research. Google Breaking news: Rebelds admit gas attack result of mishandling chemical weapon. Na verdade eu pessoalmente tendia acreditar que o uso de armas quimicas tinha sido feito por agentes da Mossad. Debka.org, um site com vinculo aos servico de inteligencia de Israel admite ter sido eles quem primeiro publicou as informacoes sobre o massacre em volta de Damasco. Agora, sou obrigado a mudar de opiniao.

  3. Com certeza no congresso americano Obama irá ter apoio dos políticos americano para o bombardeio humanitário na Síria…..não tenhamos nenhuma dúvida.
    .
    O congresso americano nada mais é,assim como aqui no Brasil,um antro de prostitutas que vende os seus favores ao lobe(corrupção),das industrias bélicas e aos tamultistas de sião,que ganham muito dinheiro com o terrorismo internacional….Heheheh..

Comentários não permitidos.