Defesa & Geopolítica

FX-2 e PROSUB: “TUDO IGUAL A DANTES NO BRASIL DE ABRANTES…SERIA NATURALMENTE TRISTE…SE NÃO FOSSE TRÁGICO…NA VERDADE É CÔMICO”

Posted by

100730-F-1830P-005

Por Gérsio Mutti

O blog Poder Naval  e o blog Poder Aéreo, postaram duas matérias para análise sobre tampões que se avizinham para a FAB e a MB para preencher lacunas operacionais:

“PROSUB: A Marinha está pensando na aquisição de fragatas de segunda-mão como uma solução “tampão” e considerando a aquisição de navios da classe “Maestrale” que estão sendo desativados pela Itália ou navios da classe “Oliver H. Perry” excedentes da Marinha dos EUA.

FX-2: Militares da FAB vão para o Arizona avaliar estado das células. Opção seria por aviões Block 40/42.Na imagem capturada do Google Earth , há centenas de caças F-16 armazenados no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG), localizado na Base Aérea de Davis-Monthan, Tucson, Arizona. Clique na imagem para ampliar.

Em tempo, já sem tempo, segue artigo de O Globo (O Globo, País, página 3, domingo, 10/03/2013) postado no blog Poder Aéreo  por sugestão de Gérsio Mutti, à época em que o Plano Brasil encontrava-se fora do ar, onde o então Ministro da Aeronáutica (FAB), Márcio de Souza e Mello (*) prestava esclarecimentos ao Congresso Nacional sobre a real situação da Defesa Aérea do Brasil, caso sofresse um ataque inimigo:

“Documentos secretos da Câmara dos Deputados de 1947 a 1976, agora tornados públicos, revelam que em março de 1968 o Ministro da Aeronáutica, Márcio de Souza e Mello, informava que a FAB estava “praticamente desprovida de equipamentos para a Defesa Aérea ”. A informação foi dada como resposta a um questionário enviado pela Câmara dos Deputados. ”

Nos 15 comentários  postados acerca do assunto, o primeiro, do Baschera, considero lapidar:

“Baschera disse:

10 de março de 2013 às 13:35

 fab-estava-praticamente-desprovida-de-equipamentos-para-a-defesa-aérea-em-1968

Tudo igual a dantes no Brasil de abrantes…..

Sempre passando o pires…… sempre a mesma novela….. de roteiro manjado…..

E tem gente que acredita em seis submarinos nucleares, quinze SSK…. dois porta-aviõies…. duas esquadras….. dezenas de escoltas …… aviões de reabastecimento….. cento e vinte caças….. Osório II…. fabrica de helicópteros….. mísseis de cruzeiro…… hahahahaha….

Seria naturalmente triste..se não fosse trágico….. na verdade é cômico.

Há 500 anos que este país sobrevive de migalhas…. da ajambração…. do jeitinho…. do tapa nas costas….. do vamos ver… do amanhã que nunca chega, do stop-and-go.

Sds.”

(*) Sobre Márcio de Souza e Mello 

38 Comments

shared on wplocker.com