FX-2 e PROSUB: “TUDO IGUAL A DANTES NO BRASIL DE ABRANTES…SERIA NATURALMENTE TRISTE…SE NÃO FOSSE TRÁGICO…NA VERDADE É CÔMICO”

100730-F-1830P-005

Por Gérsio Mutti

O blog Poder Naval  e o blog Poder Aéreo, postaram duas matérias para análise sobre tampões que se avizinham para a FAB e a MB para preencher lacunas operacionais:

“PROSUB: A Marinha está pensando na aquisição de fragatas de segunda-mão como uma solução “tampão” e considerando a aquisição de navios da classe “Maestrale” que estão sendo desativados pela Itália ou navios da classe “Oliver H. Perry” excedentes da Marinha dos EUA.

FX-2: Militares da FAB vão para o Arizona avaliar estado das células. Opção seria por aviões Block 40/42.Na imagem capturada do Google Earth , há centenas de caças F-16 armazenados no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG), localizado na Base Aérea de Davis-Monthan, Tucson, Arizona. Clique na imagem para ampliar.

Em tempo, já sem tempo, segue artigo de O Globo (O Globo, País, página 3, domingo, 10/03/2013) postado no blog Poder Aéreo  por sugestão de Gérsio Mutti, à época em que o Plano Brasil encontrava-se fora do ar, onde o então Ministro da Aeronáutica (FAB), Márcio de Souza e Mello (*) prestava esclarecimentos ao Congresso Nacional sobre a real situação da Defesa Aérea do Brasil, caso sofresse um ataque inimigo:

“Documentos secretos da Câmara dos Deputados de 1947 a 1976, agora tornados públicos, revelam que em março de 1968 o Ministro da Aeronáutica, Márcio de Souza e Mello, informava que a FAB estava “praticamente desprovida de equipamentos para a Defesa Aérea ”. A informação foi dada como resposta a um questionário enviado pela Câmara dos Deputados. ”

Nos 15 comentários  postados acerca do assunto, o primeiro, do Baschera, considero lapidar:

“Baschera disse:

10 de março de 2013 às 13:35

 fab-estava-praticamente-desprovida-de-equipamentos-para-a-defesa-aérea-em-1968

Tudo igual a dantes no Brasil de abrantes…..

Sempre passando o pires…… sempre a mesma novela….. de roteiro manjado…..

E tem gente que acredita em seis submarinos nucleares, quinze SSK…. dois porta-aviõies…. duas esquadras….. dezenas de escoltas …… aviões de reabastecimento….. cento e vinte caças….. Osório II…. fabrica de helicópteros….. mísseis de cruzeiro…… hahahahaha….

Seria naturalmente triste..se não fosse trágico….. na verdade é cômico.

Há 500 anos que este país sobrevive de migalhas…. da ajambração…. do jeitinho…. do tapa nas costas….. do vamos ver… do amanhã que nunca chega, do stop-and-go.

Sds.”

(*) Sobre Márcio de Souza e Mello 

38 Comentários

  1. Pra poder ajudar Cuba, Bolívia, Argentina e Venezuela, a cúpula do PT sempre da um jeito, mas para as nossas Forças Armadas, descaso.

  2. Eu não acredito sequer na vinda de F-16 ou Gripens C/D como tampão. Acho que vamos ficar com os F-5EM mesmo, dentro daquele projeto de redistribuição das aeronaves. Pelo menos até 2015, isto é, após o ano de eleição.

    • Nunca defendi caça nenhum para a FAB. SEMPRE defendi o que a FAB escolhesse e só. Sempre defendi a decisão TÉCNICA, fosse ela qual fosse.

      Ao contrário do amiguxo que acha que um analfabeto funcional que não sabe ler nem gibi do Tio Patinhas, assessorado por uma corja de vermelhos incapazes antiamericanos, tem condições de escolher avião de caça.

      Quanto ao Gripen NG, é um projeto bom demais para o Brasil. O Gripen NG é que não merece o Brasil…

      • “Quanto ao Gripen NG, é um projeto bom demais para o Brasil. O Gripen NG é que não merece o Brasil…”

        Gostei!… Por isto o quero como vencedor. E a FAB encima. Pelo menos vai aprender alguma coisa sobre projeto e construção de caças… Porque se for pra comprar… vai uns f-16 mesmo!… então.

        Um governo sério teria laços estrategicos com a suécia. O País tem muito a nos ensinar e nos recolocar no caminho correto como nação!… Que nos foi tirado a mais de 100 anos atrás!… Começando por uma revolução na educação. Investimento maciço na educação de base!!…

      • A Suécia podia começar nos ensinando como voltar a ser uma monarquia, rs…

        Meu grande temor quanto ao Gripen sempre foi o de que dada a nossa incapacidade governamental crônica, aliada à habitual descontinuidade de verbas levasse-nos a ter um AMX2: um caça desdentado e inacabado.

        Tirando isso não tenho dúvidas de que no que depender da SAAB-AB será um caça fantástico.

      • Rsrs… mas pra isto o povo precisa descobrir por si só!…

        E pra isto é necessário que se abra as mentes!… E só educação mesmo pra poder reconhecer o outro e com isto ter ciência da sua identidade…

        Vê se fazem isto!.. Estão é burrificando ainda mais o brasileiro.

  3. INACREDITÁVEL! (10000 X)

    O cara da Lockheed Martin que disse que o FX2 não era sério e seria cancelado estava certo????

    E 20 anos depois estaremos adquirindo a aeronave que esnobamos lá atrás, em 1990? Aquela que era para estar sendo construída aqui desde o Governo Collor?

    Esse é o Bravfil-PuThânfia dos esquerdopatas… Arrota, arrota, late, late mas no final mete o rabicó no meio das PaTinhas e vai gemendo implorar pro Tio Sam nos vender a xêpa do deserto dele, rsrsrsrs…

    Se isso acontecer eu vou rir muito, rárárá…

    “Pruquê nóis num tamu mais comprano aviãozinhu di pratelêra cumpanhero; nóis agora somo ricu i só compramo si tivé transferênfia di tecnurugia” 🙂

    (by Nonedáctilo Apedeuta da Silva, vulgo o Iluminado de Garanhuns, aquele que segundo a bruxa velha da PUCUSP quando fala espalha a luz…)

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

    Só rindo desse governico ridículo…

    Mas falando sério, a se confirmar a notícia, e o PA tem credibilidade para tanto, não será de todo ruim. Ao contrário.

    Em primeiro lugar de se pontuar que o TB Saito afirmou no Congresso que a FAB tinha espaço em seu orçamento para adquirir os caças do FX2, desde que o governo do PT decidisse (o que evidentemente ele não fez).

    Assim, se supõe que a FAB tenha verbas de seu orçamento para comprar estes caças agora, que são evidentemente muito mais baratos que qualquer um do FX2, e modernizá-los.

    Os F-16 C/D são caças EXCELENTES e com a maior escala de produção da 4a geração. Podem ser modernizados no Tio Samuel Wilson a toque de caixa e por preço de banana, pela própria LockMart. Aqui via Embraer/Elbit, com a demora de sempre. Na OGMA em Portugal. Na Holanda. Em Israel. Em Singapura ou Taiwan. Etc. Ou misturando: um pouco em algum lugar, um pouco aqui no Brasil.

    Enfim, tais caças podem ser completamente reconstruídos DO JEITO QUE A FAB QUISER/PUDER! Com AESA, sem AESA, enfim: podem mesmo ser transformados em caças exclusivos, parecido com o que foi feito com os Block 60 dos EAU, versão ÚNICA de F-16.

    O que também vem de encontro com o que o TB Saito disse no Congresso: que nossos FX seriam “customizados” DE QUALQUER MANEIRA.

    E SERÃO NECESSARIAMENTE aeronaves que a FAB poderá MANTER! Com manutenção barata, nacionalizada ao máximo, essa é provavelmente a única aeronave que a FAB pode voar com o orçamento atual.

    Enfim, o F-16 na FAB não será a melhor solução (não é a minha preferida), mas ninguém poderá negar que será a realização de um sonho longamente acalentado pela Força.

    E será muito adiante de qualquer coisa que tenhamos voando no Brasil.

    • Eu também acho o F16 uma aeronave fantástica Vader, mas será que o Tio Sam liberaria tecnologias mais sensíveis para nos, como o radar AESA, com nosso atual desgoverno alinhado a governos de ideologia claramente anti americanas ?
      Eu acredito que infelizmente, vamos voar do jeito que vier mesmo por muitos anos, continuando a ser a 4°/3° força aérea da America do sul, atras de Chile e Venezuela, disputando o terceiro lugar com O peru

      • CAPA PRETA,

        A vantagem do F-16 é justamente um parâmetro abordado pelo Vader: tem várias opções de modernização em vários países… Teoricamente, as conversas seriam mais simples, haja visto que não envolve somente tecnologia americana e os itens eletrônicos mais sensíveis pertenceriam a outros que não EUA… E não creio que os americanos simplesmente vetassem, haja visto que algumas dezenas de F-16 não seriam lá uma grande ameaça para eles…

  4. Eu não sei o por que do frenesi, tem gente rasgando calcinha com essa informação.

    Com essa informação vejo quatro derrotados , a Boing, a Saab, a Dassault e

    principalmente o Brasil.

    O FX-2 não foi decidido, continua empacado e provavelmente será anulado. Mais

    importante que essa informação é a decisão brasileira de fazer submarinos nucleares

    e helicópteros com a França, mais importante que isso foi o acordo Brasil e Alemanha

    na área nuclear a mais de 30 anos atrás, mais importante que isso vai ser o próximo

    leilão do pré sal, mais importante que isso é a compra de empresas estratégicas

    brasileiras por estrangeiros, mais importante que isso é o KC 390 andando, mais

    importante que isso é a infiltração de ONGS e agora médicos estrangeiros.

    Se já era ruim o FX– 2 com tijolão e gripe, ficou pior ainda passar num museu no

    deserto e pegar gambiarra aos montes e/ou navio velho .o Brasil comprou navios de

    patrulha oceânica do reino unido junto com o projeto e transferência de tecnologia nem

    por isso o pro super foi decidido, o Brasil comprou MI-35 da Rússia nem por isso

    comprou seus caças. A imbecilidade subserviente não tem limites.

    E pra findar essa cunversa, depois da trairagem da espionagem isso me parece nada

    mais nada menos que :

    UM BELO AMANSA CORNO.

    • Não há caças franceses disponíveis em lugar algum do mundo.

      Amigo acostume-se: nosso próximo caça virá do Tio Sam, seja ele F-18 ou F/A-18 (ou os dois segundo dizem alguns).

      Como aliás tem que ser, dado que 90% da frota da FAB voa aeronaves de procedência americana.

      Se eu quero vinho ou queijo vou na França. Se eu quero aviões de combate vou nos EUA.

    • Meu deuuuuus ! eles vao negar peça pra reposiçao kkkk,quanta besteira esquerdopata, se isso fosse verdade os f5 ja estariam no chao ha pelomenos 10 anos, eles estao voando porque oque nao falta sao peças sobressalentes ,MENOS BATISTA<MENOS !!!!!!

  5. A FAB já está bem municiada com seu esquadrão VIP renovado e com seus A-29 para contra-insurgência, se necessário.

    Sds.

  6. Na quantidade certa, o F-16 block 40 seria bom o bastante para o atual cenário sul americano…

    Contudo, seria muito mais interessante moderniza-lo… Essas aeronaves, se adquiridas esse ano e submetidas a esse processo, provavelmente começariam a estar disponíveis após 2015… Até lá, serão somente os F-5M… No mais, somente seria interessante se já viessem com a aquisição de uma nova aeronave já planejada…

    Quanto as fragatas, dando uma rápida espiada na internet, a maior parte dos modelos americanos que estão encostados foram produzidos entre 1983 e 1985… Difícil saber quais seriam mais barata. As Perry tem maior tonelagem e são melhor equipadas, mas como os EUA poderiam oferecer melhores condições pra venda , é de se esperar que venham em preço bem em conta… As fragatas italianas, por outro lado, são de porte mais modesto, tendo sido comissionadas entre 1982 e 1985. Assumindo que a Itália esta renovando sua frota, provavelmente esses seriam navios dos quais eles não hesitariam em se livrar… Assim sendo, pode-se conseguir um preço muito bom também…

  7. NEM VOU COMENTAR… vou deixar pro rafinha que é mais prolixo que eu… ou seria prolixo ???… rsrsrsrsrsrsrs… VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA = pt… 13 AN0S DE EMBROMEICHAN… putz…

  8. Como eu ja desconfiava, nada de caças novos, somente usados mesmo, e não se enganem, a quantidade será minima, não devendo chegar a duas dezenas,isto enterra de vez o programam FX, estes F16 ( se vierem) vão voar na FAB por pelo menos 30 anos, primeiramente do jeito que vierem mesmo, depois devem passar por um upgrade via AEL mesmo.

  9. Solução para nossos problemas….., como dizia Raul Seixas

    A solução pro nosso povo
    Eu vou dá
    Negócio bom assim
    Ninguém nunca viu
    Tá tudo pronto aqui
    É só vim pegar
    A solução é alugar o Brasil!…

    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free!
    Tá na hora agora é free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Esse imóvel tá prá alugar
    Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!…

    Os estrangeiros
    Eu sei que eles vão gostar
    Tem o Atlântico
    Tem vista pro mar
    A Amazônia
    É o jardim do quintal
    E o dólar dele
    Paga o nosso mingau…

    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free!
    Tá na hora agora é free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Pois esse imóvel está prá alugar
    Alugar! Ei!
    -Grande Solução!…

    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    Agora é free!
    Tá na hora é tudo free
    Vamo embora
    Dá lugar pros outro entrar
    Pois esse imóvel tá prá alugar
    Ah! Ah! Ah! Ah!
    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    Agora é free!
    Tá na hora é tudo free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringos entrar
    Pois esse imóvel
    Está prá alugar…

    Está Prá Alugar Meu Deus!
    Nós não vamo paga nada!
    Nós não vamo paga nada!
    É tudo free!
    Vamo embora!

  10. Se repararem… os investimentos nas forças armadas não são em pró da defesa nacional… mas tão e somente oportunidade de investimento… e tornar as FA uma companhia terceirizada de serviços ao governo 😉

    E o que mais fico admirado…

    OS MILITARES DA ATIVA ESTÃO NEM AÍ!… QUEREM GARANTIR O DELES E F…-SE O BRASIL.

    OS DA RESERVA… PODE SE REUNIR 200 GENERAIS DA RESERVA NUM CLUBE QUALQUER QUE ISTO E NADA É A MESMA COISA. NÃO TEM INFLUENCIA NOS DA ATIVA.

    … OS MILITARES NÃO ESTÃO CUMPRIDO COM SEUS DEVERES COMO DEFENSORES DA SOBERANIA NACIONAL. SIMPLESMENTE ESTÃO APÁTICOS.

  11. Piada!
    Agora deram para publicar no Plano Brasil, a dor de cotovelo de comentaristas do Monte das Três Oliveiras…
    Neste momento, imagino as risadas dos amigos no Skype.

    Pois é… A majestosa base naval de submarinos, conjugada ao estaleiro para a construção destes, deve mesmo afetar a mente de muitos, que gostariam que o Brasil continuasse de joelhos para os germânicos (e ao grande patrão do norte). Pois, que pulem todos da Rio – Niterói…

    • Olha só meu caro Pepê, o senhor já teve boas fontes na FAB, mas se queimou com sua insistência em fazer lobby, primeiro em favor dos russos, depois em favor dos franceses, por cumprir determinações de seus superiores de ParTido/governo.

      As fontes da Trilogia são fortes, goste o senhor ou não. O senhor, que já teve as suas, e as perdeu por pura burrice (pra não dizer outras coisas), deveria respeitar a informação jornalística que os outros obtém por meios lícitos.

      Não significa dizer que a FAB vai necessariamente adquirir os F-16. Mas que estão avaliando essa possibilidade, isso estão. Goste ou não o senhor.

      • Pode saltar da Ponte Rio – Niterói, maluco, pois só você, como troll master, para me chamar de Pepê.
        Uma coisa é ser alucinado, outra, imbecil. Você consegue ser as duas.

      • Sem rasgar a calcinha vermelho,afinal , suas gratificaçoes por serviços prestados ao partidao estao sendo devidamente depositadas, entao nao se extresse, tua hora vai chegar !

      • Ah Pepê, pára de palhaçada parceiro, você foi expulso da Trilogia justamente por usar dois avatares, esse de Ilha e o seu “real” (Pepe Rezende, ou algo assim), para trollar, um respondendo para o outro.

        Ou vc esqueceu que os caras lá tinham acesso ao seu IP e puderam constatar a identidade de IPs?

        Coé cara, não dou a mínima com que avatar vc escreve. Mas num dá uma de sonso comigo, que a gente se conhece ok? 😉

    • Nobre Ilya:

      Do que adianta ter, segundo suas próprias palavras, uma majestosa Base de Submarinos e um majestoso estaleiro se a marinha de superfície está caindo aos pedaços, com apenas 6 escoltas em condições de operar e um Porta-Aviões que há quase 10 anos não opera, passando a maior parte do tempo docado? Basta ver que enquanto constrói um submarino nuclear a MB está caçando escoltas descomissionadas. Qual é a lógica meu caro? A verdade que você teima em não enxergar é que essa turma descobriu que ao invés de superfaturar uma escola ou uma estrada, é melhor se locupletar em contratos de defesa. Basta ver quem são os maiores doadores de campanha do Partido?

      Como se vê, a realidade é teimosa em desmentir a fábula do “Brasil – PuTênfia”

      • A Marinha está neste exato momento com duas Fragatas em mares distantes, uma outra (F-22) no litoral, com dois navios de desembarque de Carros de Combate operativos, um deles retornou de missão há pouco, isto sem falar da Barroso, que circunavegou o Globo…

        Nunca esteve ela tão operativa…
        Mas, se você quer tocar esse refrão ridículo, vá em frente… Conheço editores especializados, Galante Tireless, que morrem de rir quando dão de cara com esse argumento…

        Até mais.
        😉

      • Eu gosto do Ilya porque ele sempre nos dá a munição certa para pregarmos fogo na trupe esquerdalha sem reservas… vai gostar de marcar gol contra assim lá no Flamengo… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  12. Então bostéricos e peidabundarios deste Brasil vara a mil a solução de todos os descasos é a aquisição de 36 aviõezinhos chipados e condicionados né !
    Isso chega a ser um insulto a 200 milhões de Brasileiros que tirão leite de ´pedra para sobreviverem pagando o mais altos impostos do mundo e trabalhando como escravos.
    Seja qual for a escolha desta short list sem vergonha é atrelar o pais a 30 anos no minimo de dependencia e condicionamento.
    Então os milicos estão que nem os estudantes do passe livre né basta dar-lhes bolsismos e todos retornam alegrzinhos para casa.
    O descaso geral com o pais se agrava quando o proprio brasileiro se vende por qualquer coisa isso mesmo qualquer coisa e ficam alegrezinhos.
    Um pais de merda tem o governo de merda que merece ter,as forças armadas que merece ter e o povo de merda que merece ter…fato…
    O Brasileiro é prostituido faqcilmente e os dominadores não permitem que avancemos e nos contentamos com migalhas que caem dos banquetes dos vendidos.
    E assim a galinha dos óvos de ouro continua a postura.

  13. kkkkkk ainda tem otario que sonha com F16 kkkk tem que ser muito baba ovo iludido mesmo kkkkk so tem bostérico kkkk

  14. Dilminha vai de Gripen NG para desespero de voces kkkkk a defesa aerea do brasil sera feita por um esquadrão de mosquitos da dengue kkkk Sambarilove Boeing kkkk

  15. Interessante que montamos as Vosper Mk 10 no Brasil e não aproveitamos a experiência para desenvolver e construir nossos próprios meios e em quantidades adequadas ao país. O mesmo com os submarinos Alemães onde chegamos ao IKL 209 Tikuna e paramos por aí (queremos um Sub Nuclear que não lança mísseis.. piada), o AMX que foi um projeto muito interessante para a indústria aérea mas na prática, como diz um colega do Blog, ficou desdentado até a pouco. Só espero que não construam (montem pra falar mais claro) os quatro Scorpene aqui e depois digam que não é viável fazer mais, que os franceses são iguais aos alemães e boicotam, etc…etc…blá…blá..blá.. e percam todo o know-how e ferramental adquirido. Levamos também 15 anos discutindo um FX para compra de MÍSEROS 36 caças para um país deste tamanho auto intitulado de “Puthência” ! Na prática os grandes inimigos do Brasil são nossos próprios governantes (tanto de esquerda como de direita) pois não sabem o que é estratégia, o que é ordem, o que é contrato ou gestão deste, e principalmente o que é PATRIOTISMO! Tivessem feito como o Chile, quietinho e sem soberba, e adquirido o que é viável e efetivo, não estaríamos nesta penúria de hoje! Quero ver quando não tiver mais entretenimento no Oriente Médio … aonde as potências irão querer descarregar seus Tomahawks … talvez libertando alguma “nação indígena” da Amazônia……..

    • É por ai mesmo Henrique,fica um bando de politicos,milicos e empresarios todos umas verdadeiras putas a oferecerem abrirem as pernas a quem der mais.
      Ninguem ou melhor nenhum deles importa-se com o Brasil e os Brasileiros e somente com ganhos proprios,estatus.
      A cupula das forças armadas é capacho dessa quadrilha dos irmãos manguaças,importam-se apenas com cargos e comandos.
      Jamais dos anos 90 pra ca ninguem se importou realmente com autosuficiencia,capacitação,qualificação e persquisa.
      É revoltante ver todos esses filhos das putas tirarem milhõs dos cofres publicos para aplicarem no que ja somos,linhas de montagens e ainda usando a mentira da busca por autosuficiencia tecno-industrial-cientifica.
      Deveriam todos alem de serem acusados de corrupção e desvios serem acusados tambem de traição ao Brasil pois na verdade não passam todos de verdadeiros traidores safados.
      Ate o virus imundo da corrupção e da trairagem eles levaram para a caserna.
      Tenho pena do povo,tenho pena de nossos guerreiros que não tem culpa nenhuma desses safados todos que implantaram um sistema bandido,covarde e traidos.
      Tudo o que gastamos em aprendizado na fabricação de corvetas,fragatas e submarinos não se dá prosseguimento.Escolher novos itens,outras parcerias é mais viavel e o longo prazo é a estrategia pois mamam nos contratos,nas conceções,na logistica,nos serviços por longo tempo.
      Ate quando vamos engolir tudo isso???
      E o pior é ver bostéricos virem para a NET defenderem o capaxismo condicionado.
      Voces apenas culpqaqm politicos e absolvem milicos,ms saibam que infelizmente neste Brasil acometido por banditismo generalizado bandidos tambem vestem fardas.
      Comprar caças todos sabemos que teremos de comprar e as \circunstancias indicam que a Boeing dançou mesmo e que nem em outubro a presidenta la vai.A escolha que seria tecnica passou a ser politica e agora encaminha-se para uma decisão estrategica e decisão estrategica a nós so existe uma : SU35,SU30,SU50,defesas aereas Russas e SISFRON Russo e ponto.

  16. “Bostéricos” foi ótima….rsrs
    Vamos ver se nossos “mega, hiper..estrategistas político/militares” vão aproveitar o cenário mundial + a crise de espionagem (grande novidade..) e cancelam de vez o tal FX e compram logo equipamento russo só pra contrariar. Se a China e Índia aproveitaram e aproveitam pra desenvolver, clonar, mudar, copiar, imitar ou sei lá mais o que os equipamentos russos… porque nós não? …

Comentários não permitidos.