Irã diz que atuará para impedir ataque contra Síria, que ‘destruiria Israel’

Segundo TV estatal, presidente diz que trabalhará com Rússia para evitar ação. Chefe militar ameaça Estado judeu

O presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que o Irã avançará com esforços para repelir uma ação militar dos EUA e de seus aliados contra o regime sírio de Bashar al-Assad, aliado de Teerã, informou a TV estatal nesta quinta-feira.

Reino Unido: Ação militar na Síria seria legal mesmo sem aval da ONU

AP

Presidente do Irã, Hasan Rohani, dá sua primeira coletiva desde que assumiu o cargo (6/8)

Obama: Ação dos EUA enviaria ‘forte aviso’ a líder da Síria

Entenda: De que lado ficam os países na crise da Síria

Segundo a emissora, as declarações foram feitas na quarta durante uma conversa telefônica entre Rouhani e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Rohani foi citado dizendo “uma ação militar trará altos custos para a região” e “é necessário aplicar todos os esforços para preveni-la”.

O general Mohammad Ali Jafari, chefe da poderosa Guarda Revolucionária, usou uma retórica mais dura enquanto falava com o site de notícias Tasnim, afirmando que um ataque contra a Síria envolveria Israel e seria um “segundo Vietnã” para os EUA.

Reação: EUA e aliados buscam opção fora da ONU para justificar ação na Síria

“Os sionistas deveriam saber que, se o Exército dos EUA atacar a Síria, não salvará o regime falso da resistência, significando a imediata destruição de Israel”, disse Jafari. “A Síria vai se transformar em um campo de batalha mais perigoso e mortal do que a Guerra do Vietnã, e na verdade, a Síria se tornará o segundo Vietnã para os EUA”, disse.

Reuters

Ativistas sírios inspecionam corpos de supostas vítimas de ataque químico na região de Ghouta, no bairro de Duma, Damasco (21/8)

De acordo com a TV estatal, Rohani disse que Irã e Rússia trabalhariam em uma “cooperação extensa” para evitar qualquer ação militar contra a Síria. Rohani também chamou tal ação militar de uma “aberta violação” às leis internacionais.

Dia 21: Oposição síria acusa governo de matar centenas em ataque químico

Apesar de condenar as armas químicas, Rohani foi citado dizendo que “prejulgamentos podem ser perigosos antes de que possam ser esclarecidas” asalegações de que a Síria usou armas químicas .

Galeria de fotos: Veja imagens do suposto ataque químico na Síria

“Os países ocidentais encontraram algums desculpas para preparar o caminho para enfraquecer a posição da Síria em conversas adicionais” depois que o governo sírio ficou em vantagem em seu confronto contra os rebeldes, disse Rohani.

O líder também previu consequências regionais para qualquer ataque. “A Síria tem uma situação estratégica e sensível, e qualquer tipo de invasão militar levaria a instabilidade a todo o Oriente Médio”, afirmou.

Veja as imagens da guerra na Síria desde o início deste ano:

Tanque velho sírio é cercado por fogo após explosão de morteiros nas Colinas do Golan, território controlado por Israel (16/07). Foto: AP
1/34

Entenda: Saiba o que é o sarin, arma química supostamente usada na Síria

Assad é o principal aliado do Irã no Oriente Média, e sua queda representaria um sério golpe a Teerã e a suas forças de apoio: o Hezbollah , no Líbano, e o grupo palestino Hamas. O Irã não reconhece Israel.

O Irã, muçulmano xiita e arqui-inimigo de Israel, apoia Assad contra os rebeldes principalmente muçulmanos sunitas que tentam derrubá-lo em uma revolta que já dura mais de dois anos.

Assista: Vídeos mostram vítimas de suposto ataque químico na Síria

O Irã culpou os rebeldes pelo suposto ataque com armas químicas em 21 de agosto, quando ao menos centenas de civis morreram. Ativistas de oposição culpam as forças de Assad, no que Washington concorda. O presidente Barack Obama indicou considerar o caso suficiente para justificar um ataque militar limitado contra a Síria, em resposta ao uso de armas químicas.

Fonte: Último Segundo

*Com AP e Reuters

6 Comentários

  1. Sabem o que tem de diferente o pragmatismo russo… iraniano… com a nojeira das ações da OTAN? Extremamente NADA!!!… Cada um se pudesse… em uma situação de oportunidade LIMPA… dariam Machadada na Cabeça!!!… É um embate secular!… De povos, ideologias… Cada ente querendo expandir-se! Da forma que lhe convém!… Vai além dos sionistas!… É embate de culturas seculares!… Por mais que no primeiro plano vejamos a situação de uma forma diferente!

  2. Apenas mais bravatas do regime fascista iraniano. Quanto ao, assim dizer, “general”da tropa de proteção desse odioso regime (qualquer semelhança com as SS não é mera coincidência) ele se esqueceu de mencionar que as melhores forças armadas pertencem aos israelenses, em especial a melhor força aérea da região, quiçá do mundo. Sem falar que o botão de disparo dos Jerichos, que podem transformar Teerã em um infecto aterro, está na mesa de Netanyahu.

    Agora vamos esperar o que as concubinas iranianas, as mesmas que dormem agarradinhas com o boneco de pelúcia do Ahamadinejad, antes ou depois de tomar uma empaladinha, vão dizer disso…..

  3. Eu ñ quero q a siria seja atacada, e mt menos os judeuss,e q o Palestinos tenham seu ESTADO livre de verdade…essa de aniquilar os judeuss e bobeira, e impossível, a ñ ser q usem armas nucleares…Se cuida Siria( q o BRASIL se mire nesse rolo no OM).Quem viver verá.Sds.

  4. Retórica… O Irã não tem meios para destruir Israel, já o Estado Judeu possui, como declarado por um denunciante, 200 ogivas nucleares, e mísseis “Jericho”, para lançá-las…

    Vai acontecer o seguinte: Os americanos vão lançar Tomahawks, que v]ao destruir instalações vazias, pois um ataque anunciado com tanto tempo, certamente fez com que os sírios dispersem as sua forças e arsenais… Após o ataque, teremos uma profusão de imagens dos civis atingidos, que serão, é claro, sobejamente censuradas pela mídia ocidental, acompanhado de uma retórica agressiva e alguns atentados contra embaixadas americanas mundo afora… E os russos vão suprir qualquer perda material que os sírios venham a sofrer…

    Em dois anos, ou pouco mais, Assad ganha essa guerra.

Comentários não permitidos.