“Intervenção na Síria é uma catástrofe”, diz Lavrov

"Não entendo essa posição", disse Lavrov sobre comportamento norte-americano Foto: RIA Nóvosti
“Não entendo essa posição”, disse Lavrov sobre comportamento norte-americano Foto: RIA Nóvosti

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguêi Lavrov, declarou em entrevista à Sky News Arabia que a Rússia se surpreendeu com o desejo dos EUA de resolver a crise na Síria ignorando a Organização da Nações Unidas. Lavrov negou que Moscou apoie Bashar Assad e destacou que a decisão sobre a renúncia do presidente sírio pode ser tomada apenas pelos cidadãos do país.

Após reunião em Genebra entre os representantes dos cinco países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) e outros que fazem fronteira com a Síria, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Patrick Ventrell, disse que a ausência de uma resolução pela organização não impededirá as ações dos Estados Unidos.

“A Rússia e a China bloquearam três vezes a resolução da ONU sobre a Síria. Tentamos convencê-los a mudar sua posição, mas não conseguimos”, disse Ventrell em junho passado.   “Temos que continuar o trabalho sob a égide das Nações Unidas, mas também temos uma estratégia mais ampla que deve ser respeitada. Não pretendemos parar de fazer o nosso trabalho só porque não há uma resolução”, completou Ventrell.

“Os Estados Unidos manifestaram sua intenção de intervir ignorando o Conselho de Segurança da ONU”, rebateu o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguêi Lavrov, durante entrevista à Sky News.

O ministro afirmou que a decisão sobre a renúncia de Bashar só  pode ser tomada pelos sírios.

“Acredito que as afirmações de Washington e outras capitais de que a declaração de Genebra é letra morta são completamente irresponsáveis. Esse documento representa o consenso mais importante alcançado em cooperação com os países ocidentais, a Rússia, a China, a Turquia e os principais países árabes”, completou o ministro russo.

Lavrov acrescentou que na Síria existe uma mistura étnica e religiosa extremamente complexa. “As minorias que se reuniram em torno de Assad esperando ajuda na proteção de seus direitos, também fazem parte do povo sírio”, disse.

Durante a entrevista à Sky News, Lavrov também negou rumores de que a Rússia tivesse assinado novos contratos com o governo da Síria para fornecimento de equipamento militar. “Já declaramos várias vezes que não temos intenção de assinar novos acordos”, completou Lavrov.

Anteriormente, o assistente do secretário de Estado dos EUA para assuntos europeus e eurasiáticos, Philip Gordon, havia criticado a Rússia as vendas de armas para a Síria.

Fonte: Gazeta Russa

12 Comentários

  1. Serguei Lavrov prova minha opiniao. Russia vai abandonar Assad. Eles reconhecem que nao estao em condicao militar de defender seus proprios interesses. Sua oposicao a intervencao militar americana e retorica. Reacao raivosa de gente eunuca, impotente. Vao comportar-se como cachorro que late de longe e depois foge com o rabo entre as pernas. Vai ser interessante ver aqueles oficiais e soldados russos que vivem na Siria arrumarem as trouxas e regressarem cabisbaixos para Russia. A oligarquia russa esta entrelacada com vastos setores da burguesia norte americana.O processo de desmantelamento da estrutura economica da Uniao Sovietica fez muita gente russa e norte americana milionaria, senao bilionaria. Os interesses economicos que os unem e e muito forte. Por parte dos russos eles nao vao por em riscos essas fortunas, que estao depositados em bancos no Ocidente, por causa de Assad. Eu diria Assad esta fu…

    • Sábias palavras de um COMUNISTA de verdade e não dos tresloucados vermelhuxos que por aqui aportam… contra fatos não há argumentos… certíssimo caro Jojo…

    • Amigo, vou me limitar aos fatos, sem considerações sobre a bravata russa:

      1. Excetuada a inimaginável hipótese de um ataque nuclear, a Rússia não possui capacidade expedicionária. O máximo que ela pode fazer é mandar seus navios fazerem alguns bombardeiros costeiros na Arábia Saudita e algumas escaramuças com seus submarinos. Seus bombardeiros são velharias da década de 70/80 que mal se sabe se tem ALCANCE para atingir a AS;

      2. No momento em que escrevo, a Real Força Aérea Saudita possui operacionais 83 F-15 C/D, 70 F-15 Strike Eagle, 24 Tornado ADV, 87 Tornado IDS (ground attack), 120 F-5E/F e, principalmente, 24 Eurofighter Typhoon. E estão esperando receber mais 84 Strike Eagle´s da versão SA (exclusiva), bem como mais 50 Typhoon´s. São ativos 408 caças, fora os 134 já encomendados. Fora os AWACs, demais aeronaves de suporte, sistemas defensivos, etc.

      Diante disso, os russos querem atacar a Arábia Saudita pelo ar? Boa sorte, irão precisar… 😉

      3. A Arábia Saudita é o berço do islamismo. Não do sunismo ou do xiismo ou do salafismo, etc. É O BERÇO do Islã. A Terra do Profeta. A Terra Santa. Para o Islã a Arábia Saudita é mais sagrada que o Vaticano para os cristãos, ou Jerusalém para os judeus.

      Qualquer ataque contra a Arábia Saudita detonará uma onda de repúdio à Rússia que VARRERÁ O MUNDO! Até mesmo xiitas como os iranianos irão repudiar tal ofensiva, e acabarão por condenar a Rússia. TODOS os países do Islão, do Marrocos à Indonésia, mediante uma simples fatwa expedida pelos mutis de Meca se unirão para fazer os russos pagarem caro por este ataque. Não duvidem que um Jihad MUNDIAL seria declarada contra qualquer nação que atacasse a Terra Santa.

      De modo que, na boa, os russos precisam parar de beber vodka antes de falar besteiras…

  2. Os Russos movimentam os seus barquinhos de guerra e seus silenciosos subs..os melhores do planeta, q fora os Naes iankss, são a + formidável esquadra de destruição do planeta…vide o Pedrão e os Moskava…eu pensaria 30x…antes de de encontrar os mesmo…+ vão esboçar uma reação.quem viver verá.trágico.Sds.

  3. O que eu falei…A Inglaterra já peidou na farofa e vai ficar apenas os unilateralistas esquizofrênicos EUA e Israel e se fizerem gracinhas vão tomarem um sacode.
    Não são os fodões e vivem pagando geral e dizendo que fazem e acontecem,cai dentro e voltem pra casa com o rabo entre as pernas e as perdas serão bem mais amplas do que imaginam.

    • Isso mesmo 1Maluquinho, e tem gente que ainda fala por ai que a russia nao e mais potencia e etc… isso que acabo de acontecer prova totalmente o contrario

      • Pra quem nunca saiu do morro, tá com conhecimento de causa sobrando
        .
        .
        .

        Hahahahahah….esses mamíferos preconceituosos são uns porqueira mesmo…Hahahah…principalmente quando vemos umas perolas como essa ai, do rei das mancadas…Hahahahahahahahahahah…..

    • Acorda Maluquinho, se os EUA quiserem eles não precisam de GB, França, de mais ninguém pra retornar a Síria ao séc. IX.

      Mas não se preocupe que sua adorada França irá ajudar “usamericanu malvadu i cumedô di criancinha” a detonar com o Assad. Eles não perderiam mais essa vitrine pra seus Rafales de jeito nenhum, ainda mais agora que não terá a concorrência dos Gripen suecos ou dos Typhoon britânicos.

      Deixa Israel de fora disso. Assad era um dos melhores amigos de Israel, apesar da retórica.

  4. Eu também não acredito que a Russia compraria tal briga… é muito por muito pouco retorno. Espero que o sinal fique claro para países que quiserem ‘no futuro’ se garantir via ‘outros países’… no final, quem pode mais chora menos.

Comentários não permitidos.