Reino Unido apresenta à ONU resolução condenando Síria por ataque químico

Leia também: Representante da ONU atesta ter evidência de que o ataque de armas químicas teria partido dos rebeldes

siria

Gabinete de premiê diz buscar ‘medidas necessárias para proteger civis’ na Síria sob o Capítulo 7 da Carta da ONU

Reino Unido apresentou nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, uma resolução condenando o governo da Síria pelo suposto ataque químico que deixou ao menos centenas de mortos há uma semana nos arredores de Damasco.

Galeria de fotos: Veja imagens do suposto ataque químico na Síria

Reação: EUA e aliados buscam opção fora da ONU para justificar ação na Síria

Uma declaração do gabinete do primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que o Reino Unido buscaria uma medida “autorizando as medidas necessárias para proteger os civis” na Síria sob o Capítulo 7 da Carta da ONU. Força militar é uma das opções que podem ser autorizadas sob essa seção.

No passado, a Rússia – um membro permanente do Conselho de Segurança – se opôs a ações contra a Síria, um aliado de longa data.

2012: Rússia e China vetam pela terceira vez resolução contra Síria

A decisão de tentar o apoio da ONU surgiu enquanto parece crescer a intenção de uma ação militar ocidental contra a Síria , com os EUA e França dizendo estar prontos para um ataque .

Secretário da Defesa:  EUA estão prontos para lançar ataque contra a Síria

WPost: Obama considera ataque limitado contra Síria após armas químicas

Cameron convocou o Parlamento britânico para uma sessão de emergência na quinta para um debate sobre a Síria e para uma votação, que deve endossar ou rejeitar possíveis retaliações militares contra o governo sírio.

Alguns políticos britânicos questionaram se um ataque militar seria legal sob a lei internacional se não tiver o apoio do Conselho de Segurança da ONU. O Partido Trabalhista, de oposição, indicou um desejo de ter o apoio da ONU antes do debate e votação de quinta.

Kerry: Uso de armas químicas por Síria é ‘inegável’ e ‘obscenidade moral’

Assista: Vídeos mostram vítimas de suposto ataque químico na Síria

A perspectiva de uma intervenção liderada pelos EUA na guerra civil síria tem como base a afirmação ocidental – ainda não endossada por inspetores da ONU no país árabe – de que o regime de Bashar al-Assad era responsável por um suposto ataque químico contra civis nos arredores da capital no dia 21, algo que a Síria nega .

Veja imagens da guerra síria desde o início deste ano:

Tanque velho sírio é cercado por fogo após explosão de morteiros nas Colinas do Golan, território controlado por Israel (16/07). Foto: AP
1/34

Alerta: Assad diz que eventual intervenção militar dos EUA fracassaria na Síria

De acordo com os Médicos Sem Fronteiras, 355 morreram por fogo de artilharia das forças do regime no ataque, que incluiu o uso de gás tóxico. Ativistas e líderes da oposição disseram que entre 322 e 1,3 mil teriam morrido no suposto ataque químico.

Os especialistas em armas químicas da ONU se dirigiram nesta quarta para Ghouta Oriental, um grande subúrbio de Damasco, em sua segunda jornada nas áreas supostamente atacadas por gás venenoso, disseram três ativistas sírios antigoverno.

Entenda: Saiba o que é o sarin, arma química supostamente usada na Síria

O grupo conduziu sua primeira investigação em Moadamiyeh, no oeste de Damasco, na segunda, coletando amostras e testemunhos depois de seu comboio ter sido atingido por franco-atiradores .

Acredita-se que as forças de segurança sírias tenham amplos estoques não declarados de gás mostarda e do agente neurológico sarin . A Síria é um dos sete países que não assinaram a convenção de 1997 banindo armas químicas.

*Com AP

Fonte: Último Segundo

6 Comentários

  1. Não sei se a fonte é confiável.

    Um memorando classificado como urgente foi expedido pelo escritório do Presidente da Russia, Vladmir Putin, o memorando ordena um ataque massivo da Rússia contra a Arábia Saudita caso as forças da OTAN ataquem a Síria.

    A ordem seria semelhante á um ordem de Guerra, um mês atras a Arábia Saudita havia delcarado que caso a Rússia não aceitasse a derrota de Bashar Al Assad a Arábia Saudita iria ordenar terroristas da Chechenia “aterrorizar” as Olimpíadas de Inverno que a Rússia irá sediar.

    Fonte: http://www.eutimes.net/2013/08/putin-order

    • Não sei sobre a fonte, mas a meses que a atuação de Qatar, Emirados e Arábia Saudita é apresentada no blog “Redecastosphoto” através dos artigos de Pepe Escobar (Asia Times). De fato ocorreu uma reunião entre Putin e o Príncipe Bandar, que falou em nome da Arábia Saudita. Mas parece que este último não conseguiu o que queria de Putin.
      Há, de fato, disputa entre estes países sobre o controle do mundo islãmico e, de quebra, controle dos oleodutos que irão passar pelo Oriente Médio. Recomendo a leitura. Abs

  2. É claro que o jogo estava armado há muito tempo.
    Nações pacifistas deveriam sair dessa idiotice que é a ONU e o Irã precisa acelerar seu programa nuclear para não ser o próximo.

  3. Reino Unido não tem moral para dar uma de bonzinho, está citado várias vezes no

    Comitê de Descolonização da ONU e nem sequer responde .

    Mas como o Cameron deu uma de valentão dizendo que lutaria nas Malvinas , convido

    ele agora a botar um camuflado e cair pra dentro na Síria.

  4. lucena.
    .
    .
    .
    Esse filme é tão velho quanto as rugas da sua majestade…..quem não se lembra das mentiras dessa corja para atacar o Iraque…só os americanófilos é claro…Hahaha.

Comentários não permitidos.