Possível ataque à Síria gera temor de caos regional em Israel

130828120129_israel_304_304x171_reuters
Israelenses retiraram máscaras para se prevenir em caso de ataque contra a Síria

Guila Flint

De Tel Aviv para a BBC Brasil

A possibilidade de um ataque americano iminente a Síria coloca a vizinha Israel em estado de atenção, em meio a temores de que uma eventual queda do presidente Bashar al-Assad coloque o país árabe em situação caótica e fortaleça grupos associados à Al-Qaeda – e de que israelenses sejam alvo de alguma retaliação.

Nesta quarta-feira, segundo a rádio do Exército israelense, o gabinete ministerial do país autorizou a convocação parcial de reservistas no norte, que faz fronteira com o Líbano e com as colinas de Golã, ocupadas na Guerra dos Seis Dias (1967).

Israel também alocou novas unidades de defesa antimísseis no norte, como proteção a um eventual ataque perpetrado por Damasco em retaliação à ofensiva ocidental, disse à BBC um porta-voz do Exército.

A imprensa israelense acompanha de perto cada passo dos preparativos e declarações do governo americano sobre um possível ataque contra a Síria, em represália às acusações de uso de armas químicas contra civis na semana passada.

Analistas e políticos israelenses se preocupam com a possibilidade de que a operação acabe levando à queda do regime sírio.

Para o general da reserva Gadi Shamni, que foi conselheiro militar do ex-primeiro ministro Ariel Sharon, o risco é o da fragmentação do Estado sírio.

“Se Assad cair, haverá caos na Síria, (que acabará) dividida entre grupos étnicos e religiosos. Nessas circunstâncias, os Estados Unidos devem se perguntar: o que é melhor, Assad ou Al-Qaeda?”, disse Shamni em entrevista à radio estatal Kol Israel.

Segundo o analista político Chico Menashe, a avaliação do governo israelense é de que a ofensiva americana será “pontual” e não terá o objetivo de derrubar o presidente sírio.

“Se Assad entender que o objetivo do ataque não é derrubá-lo, é bem provável que não reaja, para não agravar ainda mais a sua situação”, opina Menashe.

Implicações para Israel

Mas a possibilidade de que Assad (ou o Hezbollah, grupo xiita libanês aliado da Síria) responda a um ataque americano atingindo Israel – o principal parceiro dos Estados Unidos no Oriente Médio – gera nervosismo no país.

Desde que a eventualidade de um ataque à Siria começou a ser mencionada pela imprensa, milhares de israelenses têm se dirigido a centros de distribuição de máscaras de gás, temerosos de que cidades israelenses sejam atingidas por mísseis ou bombas portando substâncias químicas.

O premiê Binyamin Netanyahu disse que as tropas israelenses estão “prontas” para reagir a eventuais ameaças sírias, mas pediu que a população seguisse com a vida normalmente.

Ao mesmo tempo, vários analistas argumentam que “Assad não teria interesse de atacar Israel, que tem um grande poder de dissuasão”.

Porém, de acordo com Itzhak Ben Israel, diretor do programa de estudos de segurança da Universidade de Tel Aviv, “no Oriente Médio nem sempre a lógica prevalece”.

“Devemos levar a sério as ameaças da Síria e fazer os preparativos necessários para tal cenário”, afirmou Ben Israel, “mas considero o perigo de um ataque com armas não-convencionais quase inexistente, pois Assad sabe que a reação de Israel seria terrível”.

Fonte: BBC Brasil

23 Comentários

  1. Bom, desculpa por desculpa, os caras não gostam mesmo dos israelenses, mas não acredito em pesadas baixas, acredito que vão tentar, conseguir já é outra estória.

    Israel tem capacidade comprovada de defesa.

  2. Uma das coisa q + causa pavor aos judeuss são perdas na sua infraestrutura, tanto q eles levam a guerra ao terrítorio dos outros….e c misseis a perdas vão até eles, é isso e bom. Se isso começar à acontecer, os Palestinos,( olha nós aíh!) poderam esboçar uma reação, uma intifada….afinal. estão matando Palestinos mesmo.E essa capacidade de defesa foi testada pelo HAMAS e pelo HESBOLLAH e fizeram um buraco na mesma…enfim, vamos continuar a observar . A Siria está destruida,é os judeuss ainda ñ…um bom momento.Quem viver verá.Sds.

    • giancarlos argus dos anjos vieira,

      Pode ter certeza que os israelenses estão esperando somente uma desculpa para neutralizar de uma vez por todas todos esses grupos fundamentalistas que são uma ameaça a sua segurança…

      Mesmo esses caras sabem das consequências de um ataque total a Israel… Eles conhecem o poderio da máquina militar israelense e sabem o que seria vê-la a toda força…

  3. “Israelenses retiraram máscaras para se prevenir em caso de ataque contra a Síria”

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 100 mil K’s!!!

  4. Ao “cabeca de jarro ‘the har head'”

    Sobre a informação que você citou do site eutimes.net: ela saiu também em sites reconhecidos internacionalmente, como o Al-monitor (www.al-monitor.com/pulse/politics/2013/08/saudi-russia-putin-bandar-meeting-syria-egypt) e o Asia Times (www.atimes.com).

    E não é sobre um ataque da Rússia a Arabia Saudaita, mas sobre uma conversa que o Príncipe Bandar (saudita) teve secretamente com Putin para desistir da Síria (redecastorphoto.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-08-28T01:08:00-03:00&max-results=8)

    Então, pra mim, a fonte tem crédito.

    Sobre Israel: o medo sempre será o melhor aliado do canalha. Em uma população em que não se permite deixar de ter medo o controle é total por parte dos governantes.

    Abs

  5. Não Acredito que a Siria vai ser ataca pela OTAN e a Grande russia nao vai fazer nada, cade o compromisso todo que a russia tinha com a siria, onde esta os Spetsnaz
    S-300 e o porta aviões russos lotado de su-33

    • Sr.Andrews27
      .
      .
      O Império da maldade e os seus asseclas(OTAN),não teriam nenhum remoço em arrastar o planeta inteiro para a 3° GM.
      .
      Eles não estão nem ai se houver uma hecatombe nuclear,diga-se de passagem que até hoje, o único país que jogou bombas atômica em outro país foi os EUA,e as duas grandes guerras mundiais foram patrocinada pelos países europeus.
      .
      Com todo esse currículo do mal, que esses párias tem,o senhor tem alguma dúvida que eles não seriam capazes de fomentar mais outra ?
      .
      A Rússia tem condições,se for arrastada pelos autores do terrorismo mundial a uma guerra,de destruir este planeta inúmeras vezes e tem,pasme o senhor, imbecil aqui no PB que adoraria a 3º GM só para vê quem é o melhor,se é os EUA ou a Rússia….realmente é um mamífero sem nenhuma noção…..Rsrsrsr.

    • Andrews27,

      Os russos jamais se arriscarão a um confronto direto com a OTAN ( e suas imprevisíveis consequências )… Mesmo que a Síria seja um aliado importante, é extremamente improvável que os russos se arriscassem a uma guerra contra cerca de 2/3 da Europa e EUA…

  6. iSSO TUTO TÁ MAIS PARECENDO ENCENAÇÃO DE UM GOLPE DE GUERRA PSICOLÓGICA. QUEM PRETENDE ATACAR NÃO FAZ ALARDE, NÃO. PREZA PELA SURPRESA E PELA FURTIVIDADE. NÃO LEMBRAM DE COMO FOI COM A LÍBIA? OBAMA FICOU DE FAZER UM DISCURSO HISTÓRICO NA PRAÇA DA CINELÂNDIA, E QUANDO DECIDIU ATACAR MUDOU PARA O TEATRO MUNICIPAL, FOI A SENHA.

  7. Pessoal…

    Se os sírios ousarem lançar um ataque que seja estarão a cometer suicídio! Israel varre a Síria a fogo… E não serão os russos e muito menos os chineses que irão impedir…

    • E tu acha que a Síria não vai ‘sambar’ de qualquer jeito?… JA ERA. Se tiver incursão estrangeira por aquelas bandas. Mas que levarão muita gente junto levarão!… E com perdas a peso de ouro!…

      • Hehehe, levarão quem, com os DDGs americanos e britânicos lançando Tommies a 2.000 nm de distância? 😉

        Quem viver verá amigo, mas eu não apostaria 10 centavos no poder de reação sírio…

        PS: na NBC tá dando que o ataque começa hoje à noite, hora de Beirute. Samicas daqui a pouco…

      • Não se esqueça da precária fiscalização da logistica mundial!… Os militares e ainda mais mergulhados a centenas de metros de profundidade e milhares de distancia com certeza… se o Mundo inteiro acabar sobreviverão!..
        Já os civis!… =}}

      • X-tudo,

        A questão é: perder de muito ou perder de pouco…?

        Levar Tomahawks significa ter sua infraestrutura destroçada… Mas ainda tem chance de sobrar alguma coisa e até esboçar alguma reação…

        Agora… Se os sírios lançarem um ataque de armas químicas contra Israel, não vai sobrar nada da Síria… O país vai voltar a idade da pedra. E Israel já provou ser capaz disso. Afinal, sua aviação entra e sai da Síria quando quer…

        E aí fica a pergunta? Os sírios, por mais alucinados que possam estar em algum momento, vão pagar pra ver…? Vão se arriscar a ver sua própria terra natal varrida a chamas por causa de um ato de desespero…? Não creio que o governo sírio cometa essa insanidade. E mesmo que alguém dê a ordem, pode ter certeza que haverá hesitação em obedece-la, pois todos sabem das consequências de uma retaliação…

        Quanto a outros grupos fundamentalistas, tenha certeza que se fizerem algo assim, Israel vai busca-los onde quer que seja…

      • Eu acho que os srs. não estão a par da situação… como a da Líbia por exemplo!…

        Pau e Pedra!… Amigo. É destino! Destino por destino que se exploda mais gente junto!… O Assad deve ter pensado quanto à reação contra tomahawks… Teve 20 anos pra pensar nesta estratégia! Aplicada inclusive em vários países.

        A Líbia foi ignorante, acreditou nos tapinhas nas costas do Sarkozy e companhia… Sambou!…

      • X-tudo,

        O problema não é só o governo sírio; são todos… Teriam coragem de levar adiante…? Isso é o que me pergunto…

  8. nao sera uma boa ideia para a siria atacar israel(israel aniquilaria a siria) e por mais que pareça que é certa a açao militar por parte do ocidente na siria ainda nao esta totalmente confirmada e pode ser ainda que não aconteça(vai ser dificil nao acontecer ,alias estou achando uma bela de uma burrada o que estao fazendo mas tudo bem, é o “”jogo””), e a Russia esta mostrando que de força mesmo estão bem fracos, ja perderam até para a china pois acho que a china “peitaria” mais o ocidente do que a Russia.

  9. RR_
    29 de agosto de 2013 at 14:28

    giancarlos argus dos anjos vieira,

    Pode ter certeza que os israelenses estão esperando somente uma desculpa para neutralizar de uma vez por todas todos esses grupos fundamentalistas que são uma ameaça a sua segurança…

    Mesmo esses caras sabem das consequências de um ataque total a Israel… Eles conhecem o poderio da máquina militar israelense e sabem o que seria vê-la a toda força.==== Só se usarem armas nucleares, no +, os Palestinos,Hesbolah leva vantagens, vide o último embate..Sds.

    • giancarlos argus dos anjos vieira,

      Não creio que os israelenses utilizassem armas nucleares tão próximo de seu próprio território. Seria loucura…

      A vantagem desses grupos é a guerra de guerrilhas que fazem. Mas contam com apoio externo para lutarem, o que será bastante complexo se a Síria cair… Se encararem de frente Israel, eles perdem. Se Israel estiver mesmo motivado, empurra essa gente para longe ou para o mar…

Comentários não permitidos.