Nota à Imprensa: atuação de fuzileiros navais na embaixada brasileira na Bolívia

CFN ombreiraA propósito de informações veiculadas na imprensa sobre a participação de fuzileiros navais na viagem que levou o senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz à cidade brasileira de Corumbá (MS), o Ministério da Defesa esclarece o seguinte:

1 – Os dois militares que acompanharam, de carro, o trajeto até a fronteira do Brasil com a Bolívia integram o destacamento de fuzileiros navais, cuja atribuição é prover a segurança da embaixada, do chefe do posto e dos demais integrantes do corpo diplomático brasileiro na Bolívia;

2 – Os militares participaram da viagem ao serem convocados pelo encarregado de negócios da embaixada brasileira em La Paz. De acordo com informações já prestadas pela Marinha do Brasil, a participação dos fuzileiros teve o objetivo exclusivo de garantir a segurança do diplomata brasileiro;

3 – No dia da viagem, os três adidos militares brasileiros na Bolívia encontravam-se fora de La Paz, na cidade de Cochabamba, participando de evento oficial do Exército daquele país;

4 – Os adidos afirmaram que, em momento algum, foram informados da ação de deslocamento do senador boliviano para o Brasil. Dessa forma, nenhuma autoridade brasileira, no âmbito do Ministério da Defesa, foi consultada ou tomou conhecimento da viagem antes de o senhor Roger Pinto ter ingressado em território brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Fonte: Ministério da Defesa

5 Comentários

  1. Viajar 22 horas pelas sinuosas estradas da Cordilheira dos Andes, descer de mais de

    4.000 aos 400 mts de altitude, 1.600 kms, de dia, de noite, frio, gelo … o diplomata é

    bom mesmo.

    Abs.

  2. Sei não Blue Eyes, Patriota não caiu, o boliviano estava pedido de morte em território estrangeiro , é uma bronca pesada demais … a cúpula tá tirando da reta e o diplomata é para-raio da história…. não sabemos tudo… nem vamos saber…

  3. Eu fico imaginando um acontecimento tipo o ocorrido com o avião militar brasileiro em 2011… os caras encontram o cidadão no porta malas… aí sim ia feder. Isto se os militares na escolta não oferecessem resistência, o que eu duvido muito… O pior é que sei que nada faríamos à respeito. O máximo que este elemento morales merece é um pedido de desculpas e já era. Deixa tudo como está.

    • Concordo Willian, fazer que nem os EUA no no caso de espionagem, primeiro nega, depois pede desculpas … mas avisa que não vai parar. Pronto.
      E tem mais, já está na rede que a família do senador já sabia da fuga 03 dias antes do fato.

Comentários não permitidos.