Defesa & Geopolítica

Japão Cancela o lançamento de Foguete Epsilon

Posted by

epsilonTÓQUIO, 27 de agosto (RIA Novosti) – A Agência Espacial do Japão cancelou o lançamento do seu novo foguete transportador de satélite classe-leve Epsilon pouco antes de decolagem na terça-feira, em um comunicado publicado em seu site.

Um representante da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), disse à Associated Press que o lançamento, previsto para 13:45 hora local, foi cancelado depois que “uma irregularidade na postura foguete foi detectada.”

Nenhuma indicação sobre a causa desta irregularidade foi dada, mas JAXA disse no comunicado em seu site que está investigando a causa.

O Epsilon foi criado para levar  satélites de pesquisa científica A-SPRINT em órbita baixa da Terra para coletar dados sobre a atmosfera de Marte, Vênus e outros planetas.

Epsilon, conhecido como o “mais barato, mais inteligente” foguete do Japão, foi construído para substituir o M-5, que estava em serviço de 1997 a 2006. Os lançamentos do Epsilon estão previstos para custar 47.000 mil dólares cada, em comparação com o M-5 de 94.000 mil dólares.

Fonte: Ria Novosti

Comments are closed.

shared on wplocker.com