Cabeça de guerra “escalável” demonstrada com sucesso

Scalable_Warheads1_TDWAo longo de uma série de ensaios, engenheiros da empresa alemã TDW GmbH, subsidiária da MBDA Deutschland, conseguiram recentemente demonstrar com sucesso a tecnologia para obtenção de cabeças de guerra “escaláveis”. A demonstração, realizada no Technical Center 91 da Bundeswehr (localizado em Meppen, Alemanha), 100kg de explosivo acondicionados na carcaça de uma bomba Mk.82 foram detonados, causando efeito comparável ao de apenas 10kg de alto explosivo.

O propósito do ensaio era reduzir significativamente o raio de destruição, para minimizar o dado a prédios e veículos próximos. A idéia é de que cenários assimétricos demandam alta precisão e cabeças de guerra adaptáveis aos alvos (ver ilustração, fornecida pela TDW). Com a nova tecnologia, é possível ajustar a cabeça de guerra para que apenas a parte selecionada do explosivo detone.

Fonte: Segurança&Defesa

4 Comentários

  1. Interessante.

    Não raro, oportunidades de ataques são perdidas porque não se tem a arma específica para o ataque naquela ocasião… Com esse novo artefato, mesmo que se tenha disponível somente uma arma para lançar, ela pode ser ajustada a necessidade imediata… Isso, teoricamente, dispensa a necessidade de se levar bombas com cargas diferentes…

    Contudo, me pergunto o custo disso… Se essa arma num repente se mostrar mais cara, então poderá compensar levar armas de categorias diferentes…

Comentários não permitidos.