Senador boliviano Roger Pinto diz que quer reconstruir a vida no Brasil

senador Bolivia

Após 455 dias abrigado na embaixada do Brasil na Bolívia, o senador de oposição Roger Pinto Molina, 53 anos, disse neste domigno que sonha em reencontrar a família, reconquistar a liberdade e reconstruir a vida.

Sofrendo de cálculo renal e demonstrando sentimentos que intercalam tristeza e melancolia, Pinto Molina se disse “muito agradecido” à presidenta Dilma Rousseff e à sociedade brasileira. “Só tenho a agradecer à presidenta e ao povo brasileiro por compreenderem o que se passava comigo”.

Para chegar ao Brasil, o senador boliviano enfrentou 21 horas e meia de viagem de carro, saindo de La Paz, a capital boliviana, passando por Cochabamba, Santa Cruz de La Sierra, Puerto Soares até chegar à cidade brasileira de Corumbá (MS).

Como está enfrentando um problema renal, ele pediu para o carro parar por duas vezes, porque teve náuseas e mal-estar. Mas, agora, já em Brasília, o senador se disse feliz e confiante. A seguir, os principais trechos da entrevista de Pinto Molina à Agência Brasil.

O que senhor planeja fazer agora que está no Brasil?

Roger Pinto Molina – Quero reencontrar minha mulher e minhas filhas [elas estão no Brasil desde o ano passado] e tomar decisões de forma conjunta. Não é fácil pensar em reconstruir a vida. Mas tenho fé em Deus e confiança, que tudo se acertará. Sou advogado por formação profissional.

O senhor se sente seguro agora?

Pinto Molina – Só tenho a agradecer a presidenta Dilma [Rousseff] ao povo e toda a sociedade brasileira por terem compreendido o que se passava comigo. Todos entenderam que havia ausência de justiça e que eu, um senador de oposição, era um perseguido.

Mas o senhor deixou bens, propriedades e uma vida na Bolívia.

Pinto Molina – Sim, é verdade. Mas a liberdade vale mais do que qualquer bem material. Por isso, estou aqui. Passei 455 dias sem ver a luz do sol e privado da liberdade. A vida sempre encontra alternativas e eu confio nisso.

O governo da Bolívia diz que o senhor é acusado de vários crimes, como desvio de recursos públicos. O que senhor responde a isso?

Pinto Molina – Todas as acusações são políticas. Não sou um criminoso, nem perseguido pela Justiça do meu país, mas, sim, um perseguido pelo governo [atual] da Bolívia. Essa é a realidade.

O senhor pensa em um dia voltar à Bolívia?

Pinto Molina – Oxalá isso ocorra mais cedo do que parece. Confio na possibilidade de retornar à Bolívia. Defendo a liberdade e a democracia, e acredito que um dia meu país poderá viver isso plenamente.

Agência Brasil

Fonte: Terra


10 Comentários

  1. Em uma operação digna de filme de espionagem corrupto Boliviano é resgatado por comboio de duas viaturas com diplomata e escolta militar de FZOs Navais Brasileiros que passaram por umas quatro barreiras Bolivianas ate chegarem ao Brasil.
    Tudo isso sem o conhecimento do Itamarati e do comando das forças armadas.
    Sobrou foi para o MRE florzinha que vai agora desmunhecar na ONU kkkkkkkk Rodem também o Morim Térnim de Tergal kkkkk

  2. Patriota dançou nessa,o Itamarati pisou no tomate trazendo esse senhor para o Brasil fazendo uso de veículos diplomáticos brasileiros,chega a ser uma afronta ao povo brasileiro.

    • Afronta por que? Porque um diplomata solitário mostrou coragem e humanismo, batendo de frente com a subserviência do nosso governo aos regimes bolivarianos que infestam e assolam a América Latina? Você se solidariza com Assange e Swonden mas criminaliza um perseguido político do nefando regime do índio cocaleiro. Qual é a sua lógica?

      • Afrontou a grande nação Bolivariana, da qual os interesses estão acima de qualquer nação, ideologia, religião etc.. etc… etc…
        Nem discuta Tireless, quando foi o Zé Laya, ninguém xiou, agora vai ter pinico batendo pra todo o lado.
        Patriota já vai tarde porque como ministros das relações exteriores, foi um excelente Ministros dos interesses exteriores…
        Tenho dito

      • Concordo integralmente com você amigo E.M Pinto! Tanto na denúncia da hipocrisia dessa gente como também na crítica à Patriota. Espero que o próximo chanceler seja melhor!

      • Bem o caso do Manuel Zelaya foi diferente, ou houve uma operação dessas para traze-lo ao Brasil !
        Eu estou discutindo o ato cometido pelo Itamarati ,não a ideologia política do personagem em questão !

      • Foi uma afronta ,porque tudo indica que a cúpula do Planalto,ou seja a Presidente Dilma, não sabia do ocorrido tudo foi feito à sua revelia, ou seja houve uma quebra da hierarquia !
        E um governo não funciona assim,o personagem em questão poderia ser até o Mandela,que mesmo assim estaria errado,deve sempre se respeitar a hierarquia para que não haja surpresas e falta de comunicação dentro do governo !
        Pouco importa a origem do asilado,o ato foi uma patuscada do Itamarati !

  3. O que tem de maconheiros,gays,lesbicas e simpatizantes lantejolas cintilantes nesse governo Brasileiro encaixasse como luva com a atual doutrina Obama-Rede Globo.
    Dar o rabo agora não é mais necessidade leitera anal mas simplesmente opção na moral tipo Bial.
    Embebedar,entorpecer e boiolizar é mesmo a tatica mais letal de subjugação.
    Vai nessa peregrino Francisco,enquanto pregas o desapego por traz das batinas queimam as hostias ops ou melhor as roscas se apegando ao desejo carnal.
    Vai ser engraçadinho Dilmona a Bolivariana do clitóris roxo voltar com F18 chipado de Washington,afinal de contas neste Brasil boiola solidario coitadinho satisfazem-se todos os gostos e viva a geração de empregos e contratos para terceiros e previlegiados.O povo babaca agradece.

  4. Dois fuzileiros e cinco agentes da PF se envolveram na feliz operação do corrupto coitadinho.
    Veremos se esse governo embusteiro tirara o dele da reta e empurrara nos mais fracos,os agentes que apenas cumpriram ordens sabe-se la de quem.
    Na boa se fosse um pais serio sobraria para muito pirocudo mas como é um pardieiro sem moral e prostituido vão empurarem a naba em trouxas.

Comentários não permitidos.